MBA em Finanças e Mercados de Capitais
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Item Análise do perfil dos investidores de uma cooperativa de crédito(2015-02-25) Tusset, TamaraO presente artigo tem como objetivo identificar o perfil dos investidores associados a Cooperativa Sicredi Grande Santa Rosa, incorporada em 2010 a Cooperativa Sicredi União RS, dentro dos produtos ofertados pela Cooperativa para investir. Tema escolhido devido ao grande aumento de investidores e do montante captado, o que gerou o questionamento sobre o perfil destes investidores. O trabalho foi realizado com base em informações internas da instituição – Sicredi União RS, onde se obteve os produtos ofertados com o determinado valor investido, correspondendo ao período de 2007, 2008 e 2009. Período este em que se teve a Crise Financeira de 2008. Será através da análise destes dados que será possível identificar o comportamento dos investidores, podendo assim qualifica-los dentro dos perfis de investidor conservador, moderado ou agressivo.Item Valuation: um estudo de caso voltado para a abertura de capital(2015-03-23) Kapp, RafaelItem Análise financeira e gestão de risco na formação de uma carteira de ações(2015-03-23) Schumann, Keli JaquelineA partir do ano de 1970, o mercado financeiro, experimenta profundas transformações. O interesse dos investidores está no estudo da análise do risco. Acrescese o rompimento do acordo de Bretton Woods que generalizou a queda do mercado de ações nas principais bolsas de valores. Após esses fatos, diversos estudos foram ampliados, especialmente, o método desenvolvido por Markowitz em 1950. Embora a teoria estudada seja relativamente nova, com pouco mais de 60 anos, sua implementação decorreu de importantes inovações, como a simplificação das metodologias de cálculos. Para compor uma carteira eficiente é necessário realizar estudos e análises para tomada de decisão, pois o investidor se defronta com um mercado financeiro instável e uma diversidade de opções para investir.Item Estratégias de relacionamento entre produtores e indústria na comercialização do leite(2015-11-18) Porto, Mateus KwiatkowskiEste trabalho acadêmico versa sobre o tema marketing de relacionamento entre a cooperativa/indústria e os produtores de leite. Procura-se compreender a respeito do papel do agronegócio na cadeia produtiva do leite, a fim de averiguar através da ótica reversa, a percepção do produtor de leite sobre as principais estratégias incorporadas pelas diferentes empresas na fidelização do fornecedor de leite, na comercialização do produto, considerando que cada indústria utiliza a ação competitiva que melhor convém. Com intuito de descobrir esses questionamentos realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa com 80 produtores leite do município de Catuípe/RS. Como resultado deste estudo percebeu-se que o produtor de leite é o elo mais frágil da cadeia e que o principal motivo para este ser fiel á cooperativa/indústria é o preço competitivo e o preço pago pela qualidade do leite.Item Desempenho do mercado acionário da Cyrella Brasil Realty S/A e da Gafisa S/A, comparado aos índices do setor imobiliário: Imob e Ibovespa – janeiro/2010 a dezembro/2014(2015-11-18) Ziegler, AirtonEste estudo visa realizar uma avaliação do desempenho do mercado financeiro das ações das maiores empresas mobiliárias do segmento da construção civil: a Cyrella Brazil Realty S/A e a Gafisa S/A, comparadas com o índice do setor imobiliário IMOB e o Ibovespa, no período janeiro de 2010 a dezembro de 2014. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, predominantemente bibliográfica e também documental. A coleta dos dados foi feita a partir de uma busca no site da Ibovespa, de onde foram extraídos os dados históricos diários das ações no período de 2010 a 2014. Utilizou-se, para tanto, o Índice de Sharpe como método de análise de risco, medindo o retorno dessas duas empresas em um período de 60 meses. Inicialmente apurou-se a rentabilidade mensal dos ativos selecionados mediante análise das suas cotações mensais. Na sequência realizou-se uma análise do cenário econômico do período, buscando compreender os fatores determinantes para as variações dos rendimentos. Como indicador Risk-free utilizou-se o CDI e, finalmente, foram feitas considerações e apontadas tendências do setor. Apesar dos inúmeros incentivos do governo federal no setor da construção civil, as duas empresas – Cyrella Brazil Realty S/A e Gafisa S/A – apresentaram acentuadas quedas no valor de suas ações no mercado acionário no período estudado (2010 a 2014). Verificou-se, portanto, que no setor selecionado houve índice negativo, ou seja, além de não ter uma remuneração positiva em relação a uma aplicação em CDI, o investidor ainda poderia ter perdido seu capital investido.Item Estratégias de precificação em pequenas empresas do segmento comercial(2015-11-19) Göller, Tamires KryszczunO presente estudo visa analisar os principais métodos para formação de preços com ênfase no segmento comercial, norteada por um estudo de caso de uma loja comercial. A formação do preço de venda pode definir a lucratividade desejada pelos proprietários, mas isso não é um processo simples, pois existem diversas formas de precificação, as que são baseadas em custos (mark-up); concorrência e valor percebido pelo cliente. A precificação baseada em custos considera os elementos que compõem o custo do produto e sua margem de lucro desejada; o preço baseado na concorrência utiliza níveis de preços dos concorrentes em determinado segmento e finalmente o preço formado com base no valor percebido pelo cliente ou consumidor que leva em conta o quanto estes estão dispostos a pagar pelos benefícios que este produto trará a eles. O estudo se classifica como pesquisa aplicada, descritiva, de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a precificação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das empresas. Verificou-se que a empresa em questão tem considerável preocupação com a precificação de seus produtos, entretanto utiliza-se o método baseado no custo, sugerindo-se à adoção de um método de custeio que contempla a variável mercado e valor percebido, auxiliando na gestão da atividade comercial.Item Aposentados do INSS com crédito consignado em uma instituição financeira bancária (2013): um estudo de caso(2015-11-24) Carls, Leidi GracieliO atual modelo econômico do país vem incentivando o consumo mediante a liberação de crédito. O crédito consignado, uma das suas várias modalidades disponíveis no mercado financeiro, vem apresentando um crescimento contínuo a partir de 2008. A falta de controle ocasionada pela disparada do consumo, e das facilidades de obtenção de crédito, porém, tem levado muitos indivíduos ao endividamento. O presente estudo pode ser caracterizado como descritivo e bibliográfico, e visa entender a forma como ocorre o endividamento dos aposentados do INSS, principais beneficiados do crédito consignado. Para tanto, realizou-se uma análise dos dados referentes ao crédito consignado concedido no ano de 2013 nos municípios de Braga e Campo Novo, RS, tomando como amostra dados de 161 indivíduos, todos beneficiários do INSS que recebem seus benefícios em uma instituição financeira que atende os dois municípios. O estudo permitiu compreender que os clientes analisados apresentam uma renda média de 1,17 salários mínimos, e que aqueles que utilizam o crédito consignado comprometem, em média, 23,6% da sua renda com o pagamento deste tipo de crédito. O sistema de amortização utilizado para este tipo de empréstimo é o Price, sendo que mais da metade dos valores pagos para quitar o empréstimo (cerca de 65%) se destinam ao pagamento de juros. Apesar disso, o crédito consignado é uma das linhas de crédito com juros mais baixos do mercado. Considerando o total de benefícios consignáveis pagos na instituição (849) em 2013, observa-se que o maior percentual de clientes (81%) não têm sua renda comprometida com esta linha de crédito. Apesar disso não se pode afirmar que esses clientes possuem a renda livre de comprometimento, uma vez que existem inúmeras outras opções de crédito que não foram observadas neste estudo.Item Gestão ambiental: a responsabilidade socioambiental empresarial como nova forma de atuação e desenvolvimento de negócios em instituições financeiras(2015-11-24) Wilke, Angela BeatrizO aumento da preocupação com a preservação do meio ambiente como referência ao respeito à vida humana proporcionou o surgimento de novos valores na sociedade, mudando seu padrão de consumo, exigindo das organizações novos produtos e serviços e determinação dos possíveis impactos que suas atividades possam causar. A partir dessa preocupação surge o conceito de gestão ambiental, o qual estabelece que o exercício da atividade econômica e social utilize os recursos naturais de maneira racional, baseando-se no tripé da sustentabilidade: economicamente viável socialmente justo e ambientalmente correto. A nova exigência da sociedade faz emergir, também, o conceito de sustentabilidade empresarial, abordando a gestão ambiental dentro das empresas, de forma a criar uma cultura de responsabilidade socioambiental nas instituições, como nova forma de atuação e desenvolvimento de negócios para que tragam melhorias sociais e ambientais, englobando todos os setores da mesma, já que essas transformam o ambiente em que atuam. A responsabilidade socioambiental orienta a estratégia empresarial em direção à busca da incorporação da subjetividade social como parte do negócio, sendo vista como um dos requisitos do desenvolvimento sustentável. O presente estudo busca analisar a responsabilidade socioambiental empresarial como nova forma de atuação e desenvolvimento de negócios, notadamente em Instituições Financeiras, identificando a importância da gestão ambiental dentro de uma Instituição Financeira, no sentido de torná-la socioambientalmente responsável, a fim de atrair mais investidores, ampliar seus negócios e melhorar sua imagem, apresentando e identificando os principais conceitos e elementos relacionados acerca da gestão ambiental, analisando como atuam instituições socioambientalmente responsáveis e, a partir dos conceitos apresentados, elucidar um case de uma Instituição Financeira bancária atuante na área de gestão ambiental, em busca das melhores práticas de responsabilidade socioambiental, inclusive aplicando questionário no intuito de verificar a real situação da responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável dentro dessa Instituição Financeira como forma de atuação em seus negócios. O questionário aplicado obteve resultados divergentes entre si. A falta de unanimidade das respostas e o número reduzido de administradores entrevistados que responderam ao questionário demonstra que nem todos conhecem as ações e programas de responsabilidade socioambiental existente dentro da instituição, ou, até mesmo, não percebem que algumas ações tomadas pela instituição tenham o objetivo de desenvolver os negócios de forma sustentável e façam parte da gestão ambiental da empresa. Apesar disso, percebe-se que a maioria dos administradores tem noção quanto ao assunto, visto que a maioria respondente elencou que ações de sustentabilidade devem ser pulverizadas dentro da organização para funcionar. Outros sim entendem que ações de responsabilidade socioambiental são aquelas em que se desenvolvem projetos/programas com a comunidade não necessariamente ligados ao negócio da empresa e o trabalho voluntário em si, o que melhora a imagem da instituição perante a sociedade. Mesmo com esse entendimento, apenas a minoria respondeu que a responsabilidade socioambiental deve estar inserida em todas as áreas de abrangência de uma empresa e deve ter o engajamento de todos os envolvidos no processo, mas, mesmo assim, todos responderam que consideram importante a atuação do Banco X na área de Gestão Ambiental e a maioria considera importante a existência de práticas de desenvolvimento sustentável para os negócios da empresa. Tal resultado leva a crer que, mesmo com tanta ênfase no assunto dentro da instituição, ainda há dúvidas em relação ao mesmo. O rol de ações e programas de responsabilidade socioambiental dentro do Banco X é bastante amplo, dificultando o conhecimento por parte de todos, o que pode ter causado as várias interpretações sobre o assunto como sendo parte dos negócios da instituição. Além disso, boa parte das ações vêm prontas até as agências para as mesmas apenas as executarem. Porém, tais ações tem monitoramento contínuo, exigindo envolvimento de todos, visto que busca-se solucionar desafios socioambientais das comunidades, impulsionar o desenvolvimento dos potenciais econômicos locais, com o objetivo de criar negócios sustentáveis para a empresa. Porém, o resultado dessa pesquisa não pode ser atribuído ao universo de todas agências do Banco X, visto que não se pode generalizar o resultado de uma região ao todo por consistir um número relativamente pequeno diante do número total de agências do mesmo. Trata-se apenas da realidade da região de abrangência da Superintendência Regional de Santa Rosa, a qual estão localizadas as agências entrevistadas. Uma empresa socioambientalmente responsável precisa gerar negócios sustentáveis. Ela precisa criar um sistema de gestão ambiental dentro da instituição, agindo de forma a provocar o mínimo possível de impacto ambiental. Os benefícios dessa empresa por atuar dentro dos preceitos de responsabilidade socioambiental são inúmeros, especialmente em relação a imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade, o que irá fidelizar e conquistar novos clientes e mercados, ampliando as oportunidades de negócio. A melhoria da qualidade de vida dos indivíduos depende da sustentabilidade dos recursos naturais com os quais se interrelacionam, sendo assim, analisando o meio ambiente a partir da abordagem econômica, percebe-se que os recursos naturais são escassos para atender necessidades ilimitadas. Por isso inovações em métodos de gestão, reciclagem, reuso, tratamento de resíduos, devem ter a participação dos usuários desses recursos, visto que são os maiores responsáveis por sua degradação, bem como de sua preservação. As decisões sobre a destinação de recursos escassos deve-se escolher a opção que apresente o maior benefício econômico e social e o menor custo global. Porém, há dificuldades em quantificar os benefícios e os custos sociais. O importante é usar a combinação mais econômica de insumos para a obtenção de uma dada produção. Gestão ambiental e responsabilidade socioambiental é uma tomada de posição, implicando na exposição a riscos, seja ele de crédito, legal ou de imagem, colocando em risco o tripé da sustentabilidade. Atuar de maneira ambientalmente responsável é ainda hoje um diferencial entre as empresas, destacando-as neste competitivo mercado. Porém, em breve, este diferencial se transformará em um pré-requisito e quanto antes as empresas perceberem esta nova realidade maior será a chance de se manterem no mercado. Responsabilidade socioambiental é um processo de contínua reflexão ética e de aprimoramento das práticas, pois requer a assunção de uma série de compromissos de curto e longo prazos. A responsabilidade socioambiental empresarial deixou de ser apenas uma postura frente às imposições para transformar-se em atitudes voluntárias, superando as próprias expectativas da sociedade.Item Ciclos econômicos: a escola austríaca como alternativa à teoria keynesiana(2015-11-24) Franco, Eduardo EvandroApós a crise de 2008, o debate sobre ciclos econômicos volta à tona. Mas o que se vê é uma discussão parcial, que sugere como causa das crises, e dessa em específico, os mesmos problemas que a causaram; relacionada, notadamente, a Teoria Geral de John M. Keynes. Se faz necessário então a apresentação de uma abordagem esquecida no debate: a Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos. O objetivo desse trabalho foi, em um primeiro momento, apresentar as duas teorias econômicos, e depois, realizar uma análise empírica a respeito da crise de 2008 nos EUA, e da atual crise vivida no Brasil. A conclusão que se chega é que a teoria keynesiana é insuficiente para o entendimento da crise, e os remédios sugeridos por Keynes tendem a causar os ciclos econômicos e a agravar seus efeitos, como foi lembrado pela Escola Austríaca de Economia.Item Desempenho das vendas de uma pequena empresa agropecuária em meio a gigantes do ramo (estudo de caso)(2015-11-24) Becker, César LuísO objetivo deste estudo é analisar a evolução das vendas da empresa Agropecuária X numa amostra de 22 municípios de sua abrangência no Estado do Rio Grande do Sul, no período de 2011 a 2013. O estudo pode ser caracterizado como descritivo e bibliográfico, e sua análise é quantitativa e qualitativa. O estudo contribui do ponto de vista econômico na região da pesquisa, pois comprova o montante de recursos que mensalmente entram na economia regional. Ao longo desses três anos o número de clientes e dos valores monetários da Agropecuária X cresceu, respectivamente, 192,2% e 207,2%. Verificou-se, também, que entre 2011 e 2013 houve um aumento de 116,67% no número de clientes, e um aumento de 7,37% nas vendas por cliente, e no período de 2012-2013 houve uma pequena queda nos valores das vendas, embora tenha havido um aumento no número de clientes. Já com relação ao montante de valores apurados nos períodos em análise constatou-se que estes apresentam um aumento de aproximadamente 132,62%. Os municípios de Criciumal, Alegria e Chiapetta possuem o maior número de clientes, enquanto os municípios de Ubiratan, Panambi e Criciumal apresentaram redução de clientes em relação a 2012. Conclui-se que, embora ainda seja uma empresa de pequeno porte, a Agropecuária X consegue competir e se manter no mercado, seus produtos concorrem com muitas marcas que estão no mercado há mais tempo, e que pertencem a gigantes empresas multinacionais. A conquista por este espaço no mercado se deve muito à audácia de seus proprietários, às inovações constantes feitas pela empresa, principalmente à busca pela melhor qualidade de seus produtos.Item Métodos de sistemas de amortização: dívidas de curto prazo(2015-11-24) Capra, MoniseO presente estudo constitui-se numa pesquisa quali-quantitativa, aplicada, exploratória e de estudo de caso. Apresenta alguns métodos de amortização existentes, bem como os aplicados pelas instituições bancárias em dívidas de curto prazo. Seu objetivo é verificar, por meio de cálculos e simulações, as vantagens e desvantagens que os diversos sistemas de amortização acarretam para as instituições financeiras. Para tanto, foi analisado um empréstimo de curto prazo, modalidade que, normalmente, é aprovada sem muitas garantias, como por exemplo, o crédito pessoal automático, o limite de crédito da conta corrente, o empréstimo pessoal com débito direto na conta bancária, etc. O método de amortização francês, mais conhecido como Sistema Price, é o modelo mais usado nas linhas de crédito de curto prazo em função da facilidade e da grande aceitação do tomador. Apesar de utilizar a mesma taxa de juros efetivos, este método tem maior rentabilidade para os bancos se comparado aos outros sistemas de amortização. Suas parcelas são fixas e não se alteram com riscos externos, como as oscilações do cenário econômico e quando se trata de crédito consignado, o risco de inadimplência é muito pequeno. Entretanto, este método também possui desvantagens, como o risco de o capital emprestado demorar mais tempo para ser devolvido, além de não possuir garantias extras. Em contrapartida, as instituições financeiras assumem os riscos, mas cobram juros mais elevados nas operações de crédito.Item Participação da taxa de câmbio e da bolsa de Chicago na formação do preço da soja gaúcha(2015-11-25) Pacheco, Jussiano RegisO presente estudo visa analisar os efeitos que as variações da taxa de câmbio e da cotação da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) possuem sobre o preço dessa oleaginosa no Estado do Rio Grande do Sul, no período de fevereiro de 1999 a dezembro de 2014. Utilizou-se para isso o modelo econométrico de Regressão Linear Múltipla. Constatou-se que o modelo se apresentou apropriado, pois permitiu analisar de maneira satisfatória a relação entre as variáveis, mostrando que o preço da soja gaúcha é sua função. Os resultados também permitem afirmar que as variações na taxa de câmbio nominal geram maiores alterações na variável dependente do que as mudanças de mesma proporção na cotação da CBOT.Item A evolução do investimento externo direto (IED) no Brasil: 1995-2013(2015-11-25) Gregori, Cleidi DinaraEste artigo tem como objetivo analisar a evolução do investimento externo direto, também conhecido como investimento estrangeiro direto, no Brasil no período de 1995 a 2013. Verifica-se que a evolução do IED, pós-Plano Real e com a privatização de vários setores da indústria brasileira, cresceu bastante, embora a crise econômico-financeira de 2007/08 tenha freado o ímpeto em 2008. A metodologia adotada para o presente estudo foi a de recuperação bibliográfica, através de dados secundários, com uma análise qualitativa simples dos dados recolhidos. Conclui-se que o Brasil, nos anos 2000, se tornou um importante captador de IED, sendo que os setores industrial e de serviços têm sido os preferidos pelos investidores estrangeiros.Item Análise fundamentalista do mercado acionário da empresa Grazziotin S/A(2015-11-25) Klöckner, WagnerItem Análise da participação do complexo soja nas exportações do Brasil no período de 2004 a 2014(2015-12-04) Lourega, Lais de OliveiraO presente artigo tem como tema estudar as exportações do complexo soja brasileiro e sua participação nas vendas externas totais do país. O objetivo central é verificar em quanto o complexo soja contribui nas exportações brasileiras e se houve evolução positiva na participação do mesmo no período estudado. Para tanto, se adotou a metodologia de captação de dados secundários, no contexto de uma pesquisa exploratória, com análise qualitativa dos mesmos. Como resultado, nota-se que o complexo soja brasileiro assume uma importante participação nas exportações nacionais, porém, sua evolução no contexto geral tem sido pequena considerando o período estudado.Item O mercado do leite no rio grande do sul: evolução e tendências(2016-04-14) Medeiros, Flávio MelloO leite é um dos principais alimentos consumido em nosso dia a dia. O presente estudo visa destacar a evolução e as tendências do mercado do leite no Brasil e no Rio Grande do Sul, procurando descrever os problemas enfrentados para se continuar produzindo leite nesse Estado, assim como os desafios que virão nos próximos anos para os seus produtores e indústrias. No Rio Grande do Sul, a partir da década de 1970, a atividade é posta como alternativa econômica ao binômio trigo-soja. Assim, o presente estudo busca, igualmente, destacar os desafios que os produtores e as indústrias têm em termos da qualidade da matéria-prima até os investimentos necessários para produzir um produto de alta qualidade; em termos de estrutura do mercado lácteo e o processo de comercialização do leite entre o produtor e a Indústria, assim como a formação do preço junto a estes dois segmentos da cadeia, com destaque para os meios que a indústria utiliza para comercializar a produção do leite e seus derivados, e ainda definir cenários para os próximos anos quanto à produção e a comercialização do leite no Estado gaúcho. A metodologia utilizada se concentrou na recuperação da bibliografia existente sobre o assunto, complementada com entrevistas à campo junto a representantes do setor leiteiro gaúcho. Conclui-se, dentre outras coisas, que, apesar dos crescentes desafios, a atividade leiteira no Rio Grande do Sul é ainda promissora.Item Estudo das variáveis que impactam na formação do preço do milho no mercado futuro(2016-11-14) Lubini, Luanaconsideração determinados fatores que influenciam no seu preço no mercado futuro. Refere-se a uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com fases de pesquisa bibliográfica, descritiva e aplicada. Para análise e interpretação dos dados utilizou-se de técnicas estatísticas como: correlações, regressão e a R2 do modelo. Os dados foram analisados em um período de cinco anos (janeiro de 2011 a janeiro de 2016) a partir das cotações mensais. Os resultados apontam que os índices Dow Jones, Merval e Boi gordo são os que mais impactam na formação do preço futuro do milho, e que o modelo aplicado valida o impacto gerado nesta cultura, podendo os investidores formar estratégias de negociação no mercado financeiro, com um poder explicativo de 89% do R2.Item Operações de Long & Short no mercado de ações brasileiro como estratégia de investimento em cenários de alta volatilidade(2016-11-14) Dutra, Cleo NascimentoO presente estudo, classificado como qualitativo e exploratório, tem por objetivo avaliar uma alternativa de investimento que vise reduzir a exposição do investidor fundamentalista ao risco sistemático do mercado de ações brasileiro. A proposição de compra e venda simultânea de pares de ações, selecionados por meio de análise fundamentalista, visa remunerar o investidor a partir das diferenças entre os preços relativos dos ativos, assumindo um desequilíbrio temporário entre as cotações que tendem a convergir. Para levar a cabo a estratégia, são propostas formas de assumir posição e definir o ponto de entrada e saída da operação, simulando a partir de dados de mercado o comportamento de uma carteira teórica de posições long & short. O estudo, além de evidenciar que o risco sistemático pode ser minimizado, pavimenta as bases para condução de uma pesquisa quantitativa para avaliar sua eficácia comparativamente a outras operações estruturadas e ainda demonstra que o uso desta estratégia está a alcance do público em geral, não se restringindo a investidores institucionais.Item Variáveis relevantes para a explicação da oscilação do preço da empresa AMBEV na bolsa de valores de São Paulo(2016-11-14) Fontana, FelipeO dinamismo de mercado de renda variável tem feito com que gestores e investidores busquem cada vez mais ferramentas e estratégias para gerar rentabilidade para suas carteiras de investimentos. Com a evolução da tecnologia, as análises estatísticas têm despertado interesse em novos estudos. O artigo em questão teve o objeto de analisar a influencia nas cotações de algumas variáveis que impactam o dia a dia das Organizações AmBev, hoje considerada umas das maiores cervejarias do mundo, a fim de construir um modelo explicativo para as oscilações das cotações diárias na empresa negociada em Bolsa de Valores. No artigo em questão foi analisado 11 variáveis de preços de ativos de commodities utilizadas pela empresa e ativos financeiros relevantes para a economia, levando em consideração a sua cotação diária negociada em bolsa entre os dias 01 de abril de 2015 a 01 de junho de 2015. Foi utilizado o software Eviews8 para compilação e análise dos dados com o objetivo de verificar a correlação das variáveis e medir o seu R². Os resultados demonstraram pouca correlação entre as variáveis com a cotação da empresa AmBev. O que chamou a atenção foi a correlação negativa entre milho e dólar que chegou a -82%. O coeficiente de determinação (R²) também teve um resultado muito baixo em relação a todas as variáveis, chegando ao máximo de 52%, ou seja, a oscilação das variáveis analisadas não explica o movimento das cotações da empresa AmBev nesse período. Para os próximos casos, o indicado seria realizar a análise em outros períodos históricos, já que houve um risco sistemático da economia brasileira no período em questão, prejudicando as cotações dos ativos nesse intervalo de tempo. Para projetos futuros, outras variáveis poderão ser analisadas a fim de melhorar o modelo e tentar explicar a volatilidade do ativo em certo período de tempo.Item A correlação entre rentabilidade e patrimônio de 30 entre os maiores fundos de previdência e rentabilidade efetiva ao contribuinte(2016-11-14) Dal Cero, JacóO Objetivo deste artigo é verificar e analisar a correlação entre 30 dos maiores Fundos de Previdência Privada ou Complementar classificados como Renda Fixa a relação e/ou influência da rentabilidade no patrimônio. Identificando as características dos Planos de Previdência e as variáveis que podem interferir de forma direta na rentabilidade e no valor acumulado para o investidor ou contribuinte, como a origem do Sistema de Previdência Social e de Previdência Privada. E como objetivos específicos ou complementares, verificar se o Patrimônio do Fundo está diretamente ligado a rentabilidade. Também verificar se a Rentabilidade do Fundo, significa rentabilidade ao contribuinte. O artigo tem como base um referencial teórico introdutório para alinhamento do conhecimento, seguindo com uma análise quantitativa de dados dos fundos de forma especifica o Patrimônio e a Rentabilidade, na qual vai ser possível visualizar que os fundos com Patrimônio maior em média possuem uma Rentabilidade maior. E que, para a escolha de um bom plano de previdência privada a rentabilidade é apenas um dos pontos à ser observado, os demais estão ligados aos custos como: taxas de administração e de carregamento.
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