Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Doutorado
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Item Atividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção(2014-01-08) Veiga, Cristiano Henrique Antonelli daO motivo que impulsionou o desenvolvimento desta tese foi a necessidade de compreender teoricamente um processo de reelaboração de ciclos de ação didática que possibilitassem o entendimento pedagógico do conteúdo de Administração da Produção, cujos aprendizados fossem para além das técnicas de cálculo convencionalmente utilizadas. Para isso, foi estabelecido o objetivo de investigar limites e potencialidades de uma “Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens”, com vistas a compreender como conhecimentos e situações da atuação profissional são dinamicamente relacionados, nesse campo do saber, num ambiente que possibilita interações sociais diversificadas. O aporte teórico que norteia a tese está pautado no referencial histórico-cultural, com foco na teoria da atividade, em conjunto com abordagens referentes à constituição da docência. A organização e o desenvolvimento da investigação foram inspirados na pesquisa-ação, como orientação teórico-metodológica. O processo qualitativo de construção, análise e interpretação dos dados abrangeu a modalidade de análise textual discursiva. Como categorias de análise foram definidas, a priori, aquelas referentes à mobilização de conhecimentos, de interações sociais e de relações políticas. O campo empírico da pesquisa abrangeu aulas com acadêmicos regularmente matriculados em duas turmas de um Curso de Administração em uma Universidade Federal no interior do RS, sendo que uma delas serviu para a fase piloto da pesquisa. A Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens oportunizou a articulação do conteúdo pela compreensão das relações conceituais em conjunto com ações interconectadas com processos e operações colaborativas em aula. Foi possível a tomada de consciência de que, para atingir o objetivo proposto, é necessário que ele seja um motivo capaz de conduzir o sujeito, na dinâmica do trabalho colaborativo, nas relações interpessoais. Para alguns estudantes, a atividade propiciou novos motivos com deslocamento de sua atividade principal para novos objetivos, cujo cumprimento exigiria novas dinâmicas, com vistas à superação de problemas que emergiram. Como limite, observou-se que alguns estudantes não se envolveram conforme era esperado, o que pode ser atribuído à dificuldade inicial de mobilizar os conhecimentos estudados, na relação com situações-problema vivenciadas no decorrer das aulas. A tese possibilitou avançar no entendimento do processo de ensino e abre um convite para novas oportunidades de investigação, a exemplo da reestruturação da atividade para que seja realizada ao longo de todo o semestre letivo, com articulação dos conteúdos curriculares, em suas significações e contradições, com vistas à expansão da aprendizagem para além das fronteiras da aula.Item A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica(2014-01-08) Wenzel, Judite SchererA discussão que perpassa a tese está inserida num contexto real de ensino de química; contempla a significação conceitual em processo de escrita e de reescrita orientada e aspectos da constituição docente. Para isso, nas aulas de química, acompanhadas pela pesquisa, diferentes instrumentos pedagógicos foram intencionalmente inseridos por possibilitarem a escrita e a reescrita de textos pelos estudantes num processo orientado pedagogicamente. Aliado a isso, fez-se um acompanhamento das aulas pela escrita em diário de bordo que, possibilitou a qualificação da reflexão do processo pedagógico vivenciado, ressignificando-o, num movimento de constituição docente. Os textos produzidos no decorrer das aulas constituem o corpus da pesquisa e para a sua análise a opção metodológica consistiu em princípios da análise textual discursiva mediante a elaboração de categorias a priori e emergentes. O referencial teórico que perpassa a tese é de cunho histórico cultural, com interlocuções entre os estudos vigotskianos e a teoria da enunciação de Bakhtin. Também foram trazidos para a discussão autores que discorrem sobre a especificidade da linguagem química e da sua importância para a significação conceitual. No percurso da tese a linguagem química é entendida como constitutiva do discurso escolar e por isso, necessária de ser significada pelos estudantes para possibilitar o seu entendimento químico. Com o referencial teórico e com a prática de ensino vivenciada foi possível depreender que o uso consciente da linguagem química pelos estudantes é condição para a formação do seu pensamento químico. E o caminho que é defendido, para isso, com base nos dados de pesquisa construídos, consiste na prática da escrita e da reescrita num processo qualificado de orientação, que estabeleça interações discursivas favoráveis. Em suma, a tese consiste num convite para repensar o ensino da química considerando-o como um processo interativo sempre mediado pelo uso intencional dos meios, pelo uso das palavras e dos conceitos próprios da química, para com isso possibilitar a significação conceitual para os estudantes.Item O livro didático, o professor e o ensino de ciências: um processo de investigação-formação-ação(2014-03-10) Güllich, Roque Ismael da CostaNesta investigação-ação tomo o livro didático como objeto de análise para compreender como se dá a relação entre o livro, o professor e a formação docente em Ciências, a partir de uma compreensão de que processos formativos que se utilizem da reflexão como categoria formativa possam ser uma possibilidade de enfrentamento ao uso exclusivo do livro em salas de aula na produção do ensino de Ciências. Apoiado no referencial teórico da recontextualização do discurso educacional, da perspectiva histórico-cultural e dos pressupostos da investigação-ação, analiso, através da abordagem microgenética e do paradigma indiciário, um processo de formação de professores de Ciências desencadeado pela implementação de um grupo de estudos e pesquisa na área de que participam licenciandos e professores formadores de uma Universidade e professores de Ciências e Matemática da rede de educação básica do município em que se insere o Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química. A análise pormenorizada dos indícios evidencia que o processo de constituição docente foi mediado através do diálogo formativo, que levou ao desencadeamento de transformações nas atitudes dos participantes frente ao grupo, nas interações entre os sujeitos envolvidos; uma recontextualização do uso livro didático na prática dos professores em formação; possibilitou também a qualificação da discussão das temáticas nos encontros, mudanças no cenário investigado e desencadeou a retomada da autonomia dos professores participantes no grupo. Dessa análise é possível depreender que a reflexão presente nos processos formativos de professores a faz ser considerada como categoria formativa. A necessidade de instrumentos de reflexão para aperfeiçoamento dos processos formativos também é premente, entre eles aposto nas perguntas pedagógicas recorrentes nas discussões encaminhadas pelos professores formadores, qualificando o diálogo como reflexivo-formativo, e no diário de bordo como possibilidade de desenvolvimento da escrita reflexiva e investigação das práticas através das narrativas. O contexto educacional investigado e o referencial em que apoiei minhas reflexões acerca do papel da reflexão crítica em processo de formação, permitiram propor como interface do processo a expansão conceitual da investigação-ação para investigação-formação-ação. Ademais, acredito que o processo inicial acompanhado desencadeou a constituição docente por uma perspectiva dialógica, crítica e transformadora das práticas, em que a autonomia docente parece estar sendo resgatada; nisso incide o desejo de continuidade e o crédito dos professores envolvidos com o processo em continuar sua formação nesta via, o que também me faz refletir, como professor formador, na necessidade de uma articulação consistente entre formação inicial e continuada de professores, bem como no potencial da investigação-ação para o desenvolvimento de outros ciclos reflexivos no devir.Item A educação republicana em Condorcet(2014-07-17) Brutti, Tiago AndersonAs principais teses de Condorcet acerca da forma de governo republicana, da instrução pública e do exercício da cidadania, expostas à época das revoluções havidas nos Estados Unidos da América e na França, ao final do século 18, foram examinadas, neste texto, com o propósito de evidenciar a atualidade desses enunciados no contexto das sociedades republicanas e democráticas do século 21, em particular das instituições educacionais. A investigação, de base bibliográfica, constitui um esforço hermenêutico de revisitar a literatura em torno de textos do autor e de importantes comentadores. Ela se estrutura da seguinte maneira: o primeiro capítulo explicita ideias morais de Condorcet e as associa, sobretudo, a temas tais como a verdade na esfera pública, princípios racionais e direitos naturais; o segundo analisa narrativas e argumentos político-normativos do autor relativos à configuração de república e de suas instituições; o terceiro explana sua proposta de instrução pública, salientando que ela favorece o exercício da cidadania; o quarto enfatiza a atualidade de aspectos da obra de Condorcet nos cenários político e educacional do Brasil. Dentre as proposições matriciais presentes em textos do filósofo, foram elucidadas as que seguem: os âmbitos da moral, da política e da educação, a rigor, são indissociáveis; os sentimentos morais, ao serem racionalmente cultivados, asseguram uma interdependência entre a felicidade individual e a felicidade pública; a república e o exercício da cidadania exigem uma opinião pública ilustrada; ao contrário do que ocorre no caso de um despotismo político, a instrução pública e a instituição do cidadão republicano asseguram a independência do indivíduo, a igualdade, a liberdade e o bem-estar comum; a instrução compete ao poder público e não deve associar o cultivo da moral ao ensino de uma doutrina religiosa ou ideológica; o laicismo, estimulado entre os cidadãos nas instituições republicanas, garante na esfera pública o predomínio de um espírito público, ao invés de consagrar um espírito de facção, partido ou seita; a educação republicana deve conceder aos cidadãos condições de conhecer elementos das ciências e das artes, bem como direitos e deveres aos quais estão obrigados; deve estimular o respeito à lei, assim como o gozo de direitos tais como os de transformar a lei e resistir à opressão; deve corresponder às possibilidades abertas pelos progressos e pela perfectibilidade dos homens, assim como desvelar e desenvolver talentos e profissões; deve, além de transmitir definições, valores e rotinas de aplicação técnica, estimular o exercício da cidadania e, pela redução das desigualdades sociais, favorecer uma organização social mais equânime e livre; deve reconhecer e respeitar as diferenças nas capacidades de aprendizagem, bem como evitar hierarquias escolares discriminadoras; os indivíduos devem ser preparados para que continuem aprendendo depois de sair da escola, a fim de que possam reconhecer seus deveres e os motivos pelos quais devem cumpri-los; a desigualdade de riquezas constitui um problema nodal para a efetivação de princípios e direitos declarados inegociáveis e imprescritíveis. Em outros termos: a investigação, desse modo articulada, ateve-se à explicitação de conceitos-chave de Condorcet, tais como os de república, instrução pública, espírito público, cidadania e sentimentos morais, com o propósito de pensar elementos e justificativas da educação republicana atual.Item O professor: identidade e protagonismo - os muitos modos de dizer o ser e o fazer do professor e de se dizer(2018-05-07) Kuhn, MartinA identidade do professor, tomada como recorte de reflexão para esta tese surge de desafios do cotidiano da docência com alunas (os) em formação para professor, da coordenação do Curso de Pedagogia e, especialmente, da experiência intensa da formação continuada na região macromissioneira desenvolvida nos últimos 5 anos de minha trajetória profissional. Interrogar a identidade do professor volta-se à compreensão do conjunto de conhecimentos e saberes que o aluno em formação ou mesmo aqueles que já exercem a docência deveriam adquirir ou aprimorar para o exercício da profissão. Reconhecer uma identidade significa afirmar o pertencimento a algo constituído, a um grupo, a uma comunidade, a uma profissionalidade. Assim, o objetivo da tese é refletir sobre a identidade do professor pela via da identificação e do pertencimento a um conjunto de conhecimentos e saberes que configuram aquilo que denominamos de identidade docente. Não se trata de uma pesquisa empírica, embora atravessada pela experiência de formação continuada desenvolvida nos últimos anos. Orienta-se desde uma perspectiva teórica e metodológica crítico-reflexiva e interpretativa do fenômeno – a identidade do professor, para além dos métodos explicativos de causa e efeito, proposta da ciência moderna. Assume a racionalidade comunicativa como horiozonte de entendimento do fenômeno. A tese se estrutura a partir de três movimentos reflexivos e compreensivos. O primeiro movimento, primeiro e segundo capítulo, busca rastrear a questão da identidade e da identidade profissional historicamente. No primeiro capítulo, abordo o percurso histórico do desenvolvimento dos processos de identificação, como autores e teorias abordam a questão da constituição das identidades. No segundo capítulo, discuto como se constituem as identidades profissionais desde as corporações e ofícios da Idade Média à Modernidade, chegando com aproximações entre a educação e a construção das identificações profissionais. No 3º capítulo e 2º movimento, percorro a educação brasileira, a formação de professores e suas identificações profissionais com a finalidade de compreender de forma crítica e interpretativa a formação de professores e a sua identidade. No capítulo 4 e 3º movimento, discuto que conhecimentos e saberes docentes têm orientado a formação de professores como constituidores da identidade docente que podem ser mais ou menos protagonizados pelos alunos em formação ou professores em exercício. A esses conhecimentos e saberes, incorporo a exigência ética e estética, recuperando a sua dimensão formadora humana para além das perspectivas instrumentais e práticas. O que posso afirmar sobre a formação de professores e sua identidade profissional é que essa tem se orientado desde uma perspectiva instrumental. Tomo a proposição dialógica, Hermenêutica, Teoria Crítica e Teoria da Ação Comunicativa, de Mario Osorio Marques como possibilidade de repensar a pedagogia, a formação do educador e as práticas educativas diretas em sala de aula. Incorporo a exigência de uma formação ética e estética como fundantes da educação e de que sem essas não se avança sobre os domínios da razão instrumental.Item Religiosidade e mística no movimento de mulheres agricultoras de Santo Cristo/RS: um processo de constituição de identidades por meio da educação popular(2018-05-07) Andrioli, Liria ÂngelaA presente tese tem o propósito de aprofundar a compreensão acerca dos efeitos da religiosidade e da mística na constituição das identidades femininas e as possibilidades de empoderamento a partir do Movimento de Mulheres Agricultoras, no caso específico, do município de Santo Cristo/RS. O foco é refletir sobre uma experiência de Educação Popular que apresenta em sua constituição identitária aspectos sociais e culturais que sofreram os impactos e os efeitos da religiosidade em seu modo de vida e no cotidiano de suas ações. O método utilizado foi a Educação Popular como caminho de constituição de sujeitos, de conhecimentos e de poder. Utilizando-se do processo de ação-reflexão-ação (práxis), os sujeitos da pesquisa também produzem conhecimento, ou seja, partem de sua realidade, de suas experiências de vida para produzir conhecimento. Refletir sobre a ação, em um movimento dialético entre teoria e prática, constitui-se como uma forma de aprendizagem, de realização de uma pesquisa. Na pesquisa de cunho qualitativo, foram realizadas entrevistas com algumas mulheres integrantes do movimento supracitado. Objetivando o entendimento da questão, a pesquisa buscou compreender como ocorre a constituição das identidades femininas a partir da religiosidade. Por isso, fundamentalmente entram em cena conceitos religiosos e também a relação histórica existente das mulheres com o meio ambiente natural. Na sequência, é evidenciada a dialética existente entre opressão e emancipação. Em seguida, a pesquisa ressalta os aspectos conceituais de opressão e a busca de autonomia a partir do enfoque dos movimentos sociais e da Educação Popular. Por fim, a análise centra-se na relação entre teoria e prática, enfatizando os efeitos da religiosidade na vida em comunidade e na constituição de uma identidade cultural e religiosa. Infere-se que há uma mística que transforma e empodera as mulheres em movimento e que o envolvimento eclesial com a base foi fundamental para a pastoral libertadora.Item Expectativas sociais para a educação escolar básica de qualidade: sentidos e significados para o desenvolvimento humano(2018-05-07) Basso, LaísA presente pesquisa teve como objetivo identificar e compreender as principais expectativas sociais acerca do que seja Educação Escolar Básica de Qualidade. A análise baseou-se no posicionamento de diferentes setores da sociedade: representantes da mídia, selecionados via um movimento social (Todos Pela Educação); referências republicanas, via legislação e avaliações em larga escala (ENEM e PISA); perspectiva histórico-cultural, em obras de Vigotski. A centralidade da pesquisa está na seguinte questão: o que se espera da Educação Escolar Básica brasileira de Qualidade? Essa temática teve sua origem em questionamentos que perpassam a carreira de professora ao experienciar situações diversas em que se evidencia a incompatibilidade da Educação Escolar Básica que vem sendo proporcionada, com aquilo que todos esperam ser o papel da escola. Em meio a situações de impotência e desânimo emergem caminhos possíveis na medida em que o acesso ao conhecimento e desenvolvimento humano é assumido como direito de todos os cidadãos e função central da instituição escolar. No decorrer da pesquisa constatou-se que os sentidos e significados para Educação Escolar Básica de Qualidade sinalizam para a corresponsabilização dos sujeitos com a potencialização dos processos de humanização e cidadania. A escola cumpre sua função por meio do acesso sistemático e intencional à tradição cultural, de forma a complexificar a experiência de viver e conviver em um país tão diverso. A educação escolar carece de ressignificação quando a excelência não tem relação com a coletividade e o cuidado com o outro. Tais sentidos extrapolam as exigências de avaliações em larga escala, embora essas apresentem potencial de induzir mudanças desejadas ao se constituírem instrumentos de gestão da educação. O exercício do direito à aprendizagem escolar é garantido pela significação cultural, com excelência e equidade, e com conhecimentos e saberes que corroboram com uma cidadania mais plena e convivência mais harmônica e menos competitiva. Educação Escolar Básica de Qualidade se constrói com trabalho colaborativo, com vistas à promoção da dignidade humana e à recriação da cultura e das condições sociais do país com vistas ao bem comum.Item Linguagem e experiência: pensando a educação física na escola republicana(2018-05-07) Almeida, Luciano deA pesquisa parte da hipótese de que a noção de experiência com que trabalha a hermenêutica gadameriana permite-nos “reaprender a ver a Educação Física”, potencializando-nos a justificar nossa tarefa educativa, a partir de nossa relação com a cultura corporal de movimento, sem estarmos condicionados (unicamente) a uma racionalidade (científica–instrumental), percebendo na linguagem uma via legítima de acesso e produção do conhecimento, para não perdermos de vista o tensionamento das especificidades de nosso campo de tematização com os propósitos educacionais de uma escola republicana. Para isso, essa investigação (de base bibliográfica) constitui um esforço hermenêutico de buscar em Gadamer (em especial na obra Verdade e Método), e em seus comentadores, a construção de um aporte teórico capaz de nos dar subsídios para pensarmos nas dimensões do conhecimento na Educação Física, mantendo uma tensão permanente entre o fazer (se-movimentar), o saber com esse fazer, que nem sempre é conceitual (ideia geral e abstrata), e que incorpora também um saber não conceitual, que guarda (ou deveria guardar) “lugar” (não menos importante – ou não hierarquizado) para as dimensões estéticas (sensíveis e subjetivas) e éticas (sociais e intersubjetivas). Esse referencial fenomenológico-hermenêutico permite-nos atribuir dignidade e valor de verdade ao se-movimentar como fenômeno da linguagem, uma vez que reconhece a possibilidade de tradução entre as diferentes formas de linguagem (verbais e não verbais), potencializando-nos a lançar um olhar mais alargado acerca das dimensões do “conhecer” na Educação Física escolar, na tentativa de produzir um entendimento comum, mas sem a pretensão de trazer uma “novidade” para a área, apenas articular as perspectivas já desenvolvidas e/ou esboçadas pelos protagonistas dessa área, sob a chave de leitura escolhida (hermenêutica) e fazendo dialogar os conceitos centrais (Linguagem; Experiência) com o espaço institucional (escola republicana) e com a especificidade do “objeto” da Educação Física (cultura corporal de movimento).Item O conhecimento histórico na constituição do sujeito(2018-05-07) Trennepohl, Vera LuciaEsta pesquisa procurou investigar a importância do conhecimento histórico na sociedade atual e as possibilidades de desenvolver a consciência histórica no processo de formação profissional e constituição de um sujeito histórico-cultural. Em uma sociedade que evolui rapidamente, que vive em constante transformação, em que os rumos são definidos pelos sujeitos organizados que possuem capacidade para fazer a leitura da realidade de forma ágil e qualificada, o desenvolvimento da consciência histórica pode fazer a diferença. Parte de um resgate das três perspectivas teórico-metodológicas fundamentais (positivismo, historicismo e materialismo histórico) e da importância atribuída ao conhecimento histórico ou do papel que o estudo da História desempenha em cada uma delas. Em contraposição, apresenta um conjunto de informações da realidade empírica que denota a pouca valorização destes conhecimentos na percepção dos estudantes em processo de formação. Para analisar a realidade empírica foi realizado um esforço de sistematização da experiência de docente universitária no contato com estudantes e colegas de diversos níveis de ensino. Mediante entrevistas semiestruturadas foi dada voz aos estudantes recém-ingressos da universidade, no sentido de refletir sobre seu processo de formação histórica durante o Ensino Fundamental e Médio. Deste modo, apresentaram a sua percepção em relação à formação histórica, que influiu nas suas expectativas em relação à formação universitária. A partir do estudo teórico e da análise da realidade empírica, foi possível ressaltar a importância da consciência histórica na formação profissional, bem como a possibilidade de seu desenvolvimento por meio de estratégias pedagógicas inovadoras.Item Os princípios republicanos e a educação ambiental(2018-05-07) Puhl, Mário JoséEsta tese trata dos princípios republicanos e a Educação Ambiental e constitui-se num esforço de fundamentá-la teoricamente a partir de referenciais filosóficos pensados na perspectiva republicana da instrução pública e da organização democrática da sociedade. O encontro reflexivo que liga a EA e o republicanismo são as proposições do pensamento republicano para a instrução pública, definida como de caráter laico, universal, gratuito, permanente e gratuito e os sentidos da EA, baseado na pesquisa de caráter bibliográfico de autores como Rousseau, Condorcet, Arendt, Bignotto e Brayner e em fontes documentais de Tbilisi, a Constituição Federal, a PNEA, o ProNEA e os PCNs. Objetiva contribuir na proposição teórica dos desafios e tarefas estabelecidas pelo evento matricial da EA, que incentiva pesquisadores a elaborar e propor compreensões filosóficas, ao modo de uma fundamentação teórica capaz de sustentar os princípios, as diretrizes e os objetivos estabelecidos, em documentos internacionais e nacionais, para a educação ambiental. Teoria capaz de dialogar com a multiplicidade de agentes envolvidos nesta dinâmica educacional e os diversos campos das ciências presentes na educação, no intuito de congregar, minimamente, as diversas vertentes em torno de um eixo articulador comum. Uma proposta que possa dialogar com a educação escolar, em seu sentido amplo e a educação ambiental em sua especificidade. Os referenciais instituintes desta práxis educacional compreendem o meio ambiente em sua totalidade, que esta educação se constitua num processo contínuo e permanente, seja realizada pelo princípio da interdisciplinaridade e que objetiva o desenvolvimento de uma compreensão alargada da questão socioambiental, a futura participação individual e coletiva nos temas socioambientais e o desenvolvimento de competências para a inserção ativa no mundo público. Sustenta-se que são os referenciais educacionais de perspectiva republicana que fundamentam a EA, a partir do problema de quais seriam os fundamentos teórico-filosóficos a sustentar os princípios e as intencionalidades da EA. A República democrática requer a presença e a participação ativa da cidadania nos debates, nas deliberações dos assuntos públicos. Os cidadãos, instituídos, necessitam serem educados, instruídos pela instituição escolar, dela recebam os conhecimentos, desenvolvam as virtudes e as competências para que apostem e conservem as instituições democráticas e republicanas, os interesses comuns e as condições ambientais, bem de uso comum. Compete à escola, instituição republicana, a acolhida dos recém-chegados, a instrução e a inserção destes no mundo público, desenvolvendo as competências de pensar, de argumentar, de refletir, de deliberar e de estabelecer relações de confiança intersubjetiva e institucionais. A elaboração produzida, desta maneira articulada, delimitada à análise dos princípios, das diretrizes e dos objetivos da EA, aos princípios e objetivos da educação republicana, apresenta elementos para pensar e realizar esta atividade educacional com vistas à preservação da ordem política democrática, republicana e as condições socioambientais sustentáveis para a existência do mundo comum para todos.Item Identidade territorial na obra O Continente I de Erico Verissimo(2018-05-07) Moraes, Maristela Maria deAs preocupações com a formação para a cidadania têm sido tema recorrente nos debates da educação. Desta forma, a escola passa a ser compreendida como um espaço e tempo para a construção do conhecimento, assim como lugar privilegiado para a formação cidadã. Levando isso em consideração, proponho-me a pensar nas contribuições que a obra literária e os conceitos geográficos, trabalhados conjuntamente, podem possibilitar ao aluno na sua formação. Assim sendo, esta tese dedica-se a estudar a identidade territorial, presente na obra O Continente I de Erico Verissimo, como elemento importante no processo de formação cidadã do aluno. Para isso, foram selecionados conceitos geográficos de espaço, território, lugar e paisagem que serviram de base para analisar a obra. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, crítico-hermenêutica, Stein (1986), que permitiu interpretar para compreender os fenômenos que resultaram do diálogo entre o texto literário, os conceitos geográficos, as falas dos professores e dos alunos em uma perspectiva de interrogação e transformação. Para os fins que interessam discutir faz-se importante destacar que para analisar a realidade empírica foram aplicados questionários, com professores da educação básica de Literatura e Geografia e, proposta de atividade realizada por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A análise, que resultou do diálogo entre as muitas vozes, mostrou que a identidade territorial, aliada aos demais conceitos, é um elemento presente na obra em estudo, o que possibilita uma maior compreensão do texto literário, ao mesmo tempo que, trabalhada em um entendimento de pluralidade, permite ao aluno desenvolver o pensamento crítico diante de temas sociais implicando na formação e exercício de sua cidadania.Item Grupos de mulheres do meio rural: espaço educativo e de cuidado de si(2018-05-07) Busnello, Maristela BorinOs grupos de mulheres do meio rural se constituem em espaço de educação não formal e em sua organização se desenvolvem práticas educativas. Considerando este contexto, nesta tese de doutorado busco estudar de que forma os grupos de mulheres vinculados a um projeto de educação-extensão no meio rural, produzem espaço educativo e de cuidado. Apresento os elementos teóricos que situam a tese na confluência temática do debate sobre a saúde, a alimentação e a educação. Contextualizo o debate a respeito da saúde, a sua promoção e a educação nos espaços grupais, visualizando estes espaços como conformadores de práticas e potencializadores de mudança. Trago, ainda, elementos conceituais sobre a alimentação e a nutrição como categorias consideradas nas ações e práticas educativas. Tendo presente estes elementos, amparada nos pressupostos de Freire e da educação popular em saúde, investiguei como ocorrem as práticas educativas em um grupo de mulheres vinculado a um projeto de educação-extensão no meio rural de Ijuí. Na pesquisa participante utilizei diferentes estratégias para aproximação ao campo empírico. Além da observação participante junto ao grupo e registros no caderno de campo, desenvolvi um grupo focal e entrevistei os educadores envolvidos nas ações do projeto. A partir destas análises, defendo a compreensão de que os espaços grupais são espaços educativos onde convivem diferentes compreensões de educação. Quando o grupo considera e utiliza estratégias participativas, o diálogo e as realidades vivenciadas por cada uma das mulheressujeito do grupo pode-se alcançar empoderamento e provocar mudança. Aponto ainda, que, por ser espaço de encontro e de vivência, no grupo se estabelecem laços de solidariedade os quais potencializam o cuidado de si. Identificam-se entre as mulheres do grupo o pertencimento e a mobilização para “estar” neste local e se constituírem-se como sujeitos com identidade. Identifico ainda que o espaço grupal tal qual o vivenciado pelos grupos de mulheres, pode se manter como espaço de resistência ao cotidiano conformador e se constituir em espaço de esperança ao alcance de outros modos de pensar/fazer as relações com a produção de alimentos e a alimentação, com a vida de modo mais digno e responsável.Item A Socialização Profissional de Catadores de Materiais Recicláveis e a Constituição de Saberes Profissionais e Emancipatórios(2018-05-07) Scariot, NadiaO estudo apresentado no trabalho de tese tem como finalidade a compreensão de processos relativos à socialização profissional de catadores de materiais recicláveis, e as implicações desta na construção de saberes que lhes possibilitem uma emancipação, uma autonomia, em relação ao seu trabalho como profissão. Defendo a tese de que os catadores, muitas vezes, considerados refugos humanos, quando organizados, na perspectiva da educação popular e da economia solidária, têm a possibilidade de desenvolverem uma socialização profissional e saberes profissionais com sentido de emancipação social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, em sua metodologia, faz uso de referenciais teóricos comprometidos com o campo popular e, na parte empírica, utiliza-se dos relatos biográficos/histórias de vida para compreender a forma como os catadores encaram o trabalho na catação e os saberes e aprendizagens que emergem nesta atividade. Os resultados da pesquisa demonstram que uma socialização profissional está ocorrendo entre os catadores. Isso pode ser percebido pelo desenvolvimento de uma ação contínua, em que vão regularmente ao trabalho, de condições adequadas e tecnologias próprias de trabalho, devido a um espaço próprio, como o galpão da reciclagem e equipamentos de prensa, esteiras, elevadores, EPIs etc., e a observância de uma linguagem comum, em que passam a verbalizar nomenclaturas relativas à área da reciclagem, que expressa de que há um domínio de saberes, relativo à organização e às práticas da catação e reciclagem. E, assim, como ocorre em qualquer outra atividade profissional, na reciclagem é possível perceber que os diversos saberes que os catadores trazem consigo, os que desenvolvem no trabalho e a partir das formações das quais participam, contribuem de forma significativa para seu fazer profissional. Os dados do trabalho da pesquisa desenvolvida permitem concluir pela consistência da tese defendida.Item O paradigma da inclusão: dilemas e desafios entre as aprendizagens escolares e as possibilidades terapêuticas(2018-05-07) Monteiro, Mariliane AdrianaConsiderando a vigência do paradigma inclusivo no âmbito das políticas públicas de educação no Brasil, a pesquisa investigou as formas de sua implementação em escolas da rede pública do município de Santo Ângelo, RS. A partir do entendimento dessa política de inclusão por parte de gestores e de professores, bem como de suas práticas pedagógicas, a pesquisa buscou saber o quanto esses agentes educativos estão preparados para atender alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, como também alunos com dificuldade de aprendizagem. Foi analisada a intencionalidade estabelecida no âmbito da política pública e a sua consecução no cotidiano das escolas. Metodologicamente, a pesquisa se realizou como estudo de caso de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, do tipo estudo de caso na modalidade analítica e documental. Os sujeitos da pesquisa são 17 professores e 12 gestores que, dentre as 23 (vinte e três) escolas públicas municipais de ensino fundamental (primeiro ano à oitava série) do município de Santo Ângelo, atendem alunos com necessidades educativas especiais (ANEE). A pesquisa foi feita através de entrevistas semiestruturadas, com questões que permitem configurar, a partir das respostas, tanto a compreensão dos professores e gestores de ensino fundamental das escolas públicas municipais de Santo Ângelo acerca da inclusão escolar, como também as práticas pedagógicas desenvolvidas com vistas ao atendimento das demandas da política de inclusão. Para a análise das entrevistas foi utilizado o método de “Análise de conteúdo”, que tem por objetivo compreender o sentido das comunicações, seu conteúdo e significações. O referencial teórico utilizado para a construção da tese constitui-se de autores do campo da educação, da psicologia e da psicanálise. São feitas considerações sobre possíveis contribuições para a educação e a formação dos educadores que atuam no contexto da educação inclusiva, na perspectiva de que a escola cumpre uma função terapêutica, exercendo, assim, um papel importante no processo de inclusão do indivíduo na sociedade. A escola é um espaço de circulação social e de humanização, desempenhando um papel fundamental nas aprendizagens das novas gerações. Este estudo busca mostrar a possibilidade de se efetuar um trabalho educativo na perspectiva de uma educação terapêutica, uma vez que a escola, a partir da sua função de ensinar e educar, pode oportunizar um lugar social para a inclusão, transcendendo o direito e o cumprimento da lei que ordena “todas” as crianças na escola.Item O currículo e o livro didático da educação básica: contribuições para a formação do licenciando em ciências biológicas(2018-05-07) Emmel, RúbiaEsta pesquisa teve como tema as contribuições para a formação do licenciando em Ciências Biológicas nos estudos sobre a relação entre o currículo e o livro didático da educação básica. Este tema foi proposto a partir: - do problema de pesquisa “Que indícios de constituição do conceito de currículo, pelos licenciandos em Ciências Biológicas, caracterizam o processo e identifica a associação ou não ao [uso do] livro didático como fonte organizadora deste currículo?”; e, - da definição da hipótese: os processos de formação inicial, mediados pela via da investigação-formação-ação, em contexto de um componente curricular de prática de ensino, permitem aos licenciandos diálogos críticos que (re)signifiquem o uso do livro didático e a complexa rede de relações entre professores em formação e o currículo em ação. A pesquisa teve como objetivo geral: conhecer o caráter constitutivo do currículo a partir da compreensão das relações entre as concepções de currículo e livro didático de licenciandos em Ciências Biológicas. Os movimentos formativos experienciados pelos sujeitos foram analisados nesta tese, através das escritas narrativas (CARNIATTO, 2002; CHAVES, 2000; REIS, 2004, 2008) em diários de bordo (participaram da pesquisa cinquenta e quatro licenciandos, o professor titular e a professora pesquisadora). Este recurso é descrito na literatura internacional como um mecanismo que facilita o processo reflexivo (ALARCÃO, 2010; ZABALZA, 1994; PORLÁN; MARTÍN, 1997; REIS, 2009). Ao assumir o papel de investigadora-ativa, mas também professora pesquisadora do componente curricular foi possível fazer as reflexões, que desencadearam problemas formativos, apresentados nesta tese em quatro espirais reflexivas: 1) Construindo o processo de investigação do currículo e livro didático na formação inicial de professores de Ciências Biológicas; 2) Espiral reflexiva desencadeada pelo planejamento e intervenção em um componente de Prática de Ensino, expressas nas constatações, marcas e amarras do currículo; 3) O livro didático no currículo e na Licenciatura em Ciências Biológicas; 4) A evolução e significação das concepções de currículo dos licenciandos de Ciências Biológicas no processo de formação inicial. Estas permitiram situar os contextos em diferentes temas e situações de formação inicial de professores da Licenciatura em Ciências Biológicas. Na quarta espiral reflexiva pude identificar e analisar as concepções de currículo dos licenciandos que foram se modificando e demarcaram quatro ciclos reflexivos que pelos processos formativos permitiram os movimentos desta quarta espiral reflexiva. Portanto, o valor formativo das reflexões em histórias narradas, deixou transparecer e destacou a necessidade e a importância da formação inicial reservar um tempo maior à discussão acerca das relações entre currículo e livro didático, para que os futuros professores possam exercer a reflexão ao usar o livro 8 didático e constituam-se autores do currículo. Defendo que a formação inicial use a investigação-ação, o diário de bordo e a escrita narrativa, para realizar um estudo que permita conectar teoria e prática, assumir a perspectiva de profissional reflexivo e tomar a investigação como uma dinâmica formativa para seu processo de formação e docência em Ciências.Item Proporcionalidade um conceito formador e unificador da matemática: uma análise de materiais que expressam fases do currículo da educação básica(2018-05-07) Soares, Maria Arlita da SilveiraA presente pesquisa teve por objetivos identificar e analisar o tratamento dado ao conceito de proporcionalidade e a presença das estruturas multiplicativas centrais do raciocínio proporcional e da proporcionalidade no currículo planejado e em ação da Educação Básica, considerando as escolhas de um grupo de professores. Bem como, verificar quais transformações cognitivas são consideradas nas situações apresentadas nos materiais curriculares e averiguar se a proporcionalidade é tratada como função. Para tanto, o referencial teórico foi construído sustentado nas teorias que tratam da aprendizagem matemática sob a ótica da psicologia cognitiva, neste caso, a teoria dos Registros de Representação Semiótica e a teoria dos Campos Conceituais; e nas teorias que versam sobre o desenvolvimento do raciocínio proporcional e conceito de proporcionalidade, principalmente, as categorias do campo das estruturas multiplicativas e os “nós” da rede elaborada por Lamon. A fim de atingir o objetivo, elaborou-se a seguinte questão norteadora: De que forma as estruturas multiplicativas centrais do raciocínio proporcional e o conceito de proporcionalidade vem sendo abordados em materiais que expressam o currículo planejado e o em ação, considerando as escolhas de um grupo de professores? O desenvolvimento seguiu o Modelo de Romberg-Onuchic, por meio de uma abordagem qualitativa e a produção de dados foi realizada, essencialmente, por análise de documentos. Estes documentos representam as diferentes fases do currículo, a saber: currículo planejado (coleções de livros didáticos de Matemática da Educação Básica) e currículo em ação (planejamentos de professores). O procedimento adotado para a análise dos documentos seguiu os princípios da Análise de Conteúdo. A análise das fontes de produção de dados permitiu concluir que, a maioria das estruturas multiplicativas centrais do raciocínio proporcional foram constatadas nos materiais curriculares analisados, no entanto, estes aspectos são pouco explicitados, em outros termos, são abordados com foco no ensino de um conteúdo específico sem estabelecer conexões com outros, o que limita o entendimento da proporcionalidade como conceito unificador e formador da Matemática. Percebe-se, também, que há um isolamento da proporcionalidade em relação a Álgebra, pois as relações verificadas envolvem, principalmente, conceitos aritméticos e geométricos. Quanto as transformações cognitivas, verificou-se que a conversão foi a mais enfatizada nas atividades analisadas. Contudo, os sentidos das conversões na maioria das vezes foram explorados em um único sentido, restringindo a compreensão dos objetos matemáticos. Além disso, a representação auxiliar de transição, essencial à compreensão de enunciados de problemas multiplicativos, foi proposta em poucas atividades tanto nas coleções de livros didáticos quanto nos planejamentos dos professores. A proporcionalidade é tratada como função apenas nos materiais curriculares do Ensino Médio, confirmando que a igualdade de proporção, ainda, é o modelo mais utilizado nos materiais curriculares para abordar este conceito.Item Linguagem, arte e educação ético-estética em perspectiva hermenêutica filosófica(2018-05-07) Johann, Maria ReginaA Tese Linguagem, Arte e Educação Ético-Estética em Perspectiva Hermenêutica Filosófica trata da plausibilidade de um ensino (educação) que considera os fundamentos de uma hermenêutica filosófica e do que se expressa na reflexão acerca da especificidade da arte como dimensões próprias do aprender. Argumento, por isso, que é interpretando algum componente simbólico da tradição em perspectiva própria, traduzindo-o em um dizer, ou seja, alçando-o ao âmbito da linguagem posta no horizonte cocriativo de cada um, que se configura a aprendizagem. Reivindico, portanto, uma abordagem hermenêutica não somente para o ensino da arte, mas, inclusive, para as demais áreas do saber que também precisam contemplar no seu ensino esse modo humano de apreender, justificando que todo aprendizado, seja ao modo de visões, comportamentos, inclusive o que poderíamos chamar de habilidades, somente se efetiva, tornando-se uma realidade para o sujeito, quando se constitui em formas simbólicas, em regra, em expressões linguísticas. Para tanto, recorro a Heidegger e Gadamer para tematizar a linguagem como uma dimensão constituinte do humano evidenciando que por ela temos um mundo. Destaco, porém, o pensamento de Gadamer, afirmando que o homem interpreta a si e aos outros em um horizonte histórico, em que a tradição se constitui em herança pela qual sabemo-nos parte de um todo, sendo ela um patrimônio do mundo humano. Também, que a linguagem é o modo pelo qual o homem compreende e compreende-se em um jogo dialógico intersubjetivo, em que se expressa a relação essencial entre pensamento e linguagem, interpretação e compreensão. Essa noção nos leva à arte e sua possibilidade inesgotável de nos colocar diante de verdades, pois, como algo irredutível ao cotidiano, nós a interpretamos a cada vez que a trouxermos em nosso horizonte interrogativo. Essa verdade que a arte nos permite conhecer se dá ao modo de sua própria especificidade poética, sendo ela um jogo de velamento e desvelamento do ser, que garante sempre novos sentidos, ficando, desse modo, impedida de tornar-se uma verdade absolutizada. A partir dessa ideia, apresento a arte como uma linguagem estética e proponho pensar a possibilidade de um ensino de arte que permita ao aluno viver a experiência da sua inesgotabilidade, posto que na relação com a arte ordenamos cada vez mais aquilo que nos compõe, o nosso mundo. Recorro, para tanto, à noção de educação ético-estética, apresentada por Nadja Hermann, por ver nela um horizonte de ampliação da abordagem da arte na educação e, por isso, uma possibilidade da sua ressignificação escolar, propondo que seu sentido esteja atravessado pela especificidade de ser uma linguagem ético-estética. Isso significa, por sua vez, que os conteúdos de seu ensino são de natureza ético-estética, pois a arte traz em seu próprio modo de ser a abertura ao outro. Desse modo, destaco a noção de experiência estética na qual Gadamer afirma ser ela a possibilidade de viver a experiência como experiência e, no caso do ensino da arte, seria um vivenciar as linguagens artísticas como um modo de acesso e compreensão das questões da arte e, ainda, de uma compreensão e autocompreensão das questões referidas à condição humana. Assim, pergunto pela legitimidade de uma educação que considere o diálogo como a oportunidade de o aluno emitir a sua palavra em vista de ressignificar o conhecimento e os conceitos, tornando-os próprios, tendo no professor um hermeneuta que comunica um patrimônio, transmitindo uma herança e, ao fazê-lo não somente permite aos alunos a noção de pertencimento a uma tradição, mas, ainda, as condições para aprender a aprender visando a uma formação para a singularidade. Por isso, a noção de que a arte sempre exigirá de nós que a trazemos em nosso próprio horizonte intersubjetivo, no qual os sentidos necessitam ser construídos, constitui uma tônica deste trabalho, posto que essa especificidade da arte leva-nos a pensar na própria dimensão do aprender. Nesse sentido, apresentamos as noções heideggerianas de uma educação que visa à autonomia por meio de um ensinar/aprender em que, juntos, alunos e professores se percebem parte de um fenômeno de educação, que, no meu entender, se coaduna com a visão gadameriana de que educar é se educar, pois, ambas, visam à força do humano na realização de sua própria autoeducação em um mundo historicamente constituído.Item Processo formativo de professores articulado como movimento de reconstrução de concepções e práticas de avaliação no ensino(2018-05-07) Uhmann, Rosangela Ines MatosNesta tese descrevo e analiso um processo de investigação-ação que abrangeu o planejamento e realização de cinco encontros formativos com a participação de licenciandos/estagiários, professores da escola básica e da universidade (constituindo uma tríade) em contexto de interação na formação docente, com foco em estudos e discussões sobre a avaliação no ensino. Com base em dados construídos a partir de registros procedidos nos encontros, questionários, entrevistas e Diário de Bordo, busco responder: quais entendimentos sobre concepções e práticas de avaliação são expressas, implícita ou explicitamente, pelos sujeitos participantes dos encontros e como eles as relacionam com o processo formativo em construção? Esta pesquisa emergiu de inquietações, reflexões e estudos sobre concepções e práticas de avaliação, referidos por Saul, Esteban, Luckesi, Fernandes, Guba e Lincoln, entre outros, como indissociada da ação educativa. Parto de um contexto formativo de professores (interação universidade-escola) com vistas a desenvolver estudos e discussões sobre a temática da avaliação reflexivamente estabelecidas, ante a visão de duas concepções: avaliação classificatória da reprodução (relação pedagógica de autoritarismo com alienação, silêncio e resposta repetitiva) e avaliação emergente da recriação (relação pedagógica de autoridade com emancipação, diálogo e pergunta). Apoio-me em Carr e Kemmis (1988) no embate divergente e convergente respectivo ao desenvolvimento de ciclos reflexivos na (re) construção das concepções e práticas de avaliação e de sua finalidade no ensino e na formação. No emaranhado de concepções e práticas na mediação assimétrica colaborativa na tríade, o entrelaçamento de ideias, teorias e vivências por meio do tensionamento que emerge, se faz e refaz em processo de recriação coletiva, reflexiva e responsiva frente ao complexo contexto da avaliação no ensino. É a transformação social das concepções e práticas avaliativas como possibilidade de recriação cultural no enlace do avaliar para ensinar e aprender melhor. É o movimento da reflexão formativa da verticalidade para a horizontalidade na relação assimétrica professor e aluno, consequentemente, também o movimento da avaliação classificatória da reprodução para a emergência da recriação em constante processo constitutivo no contexto social e educacional.Item A cooperação em práticas educativas da contemporaneidade(2018-05-07) Figueiredo, José WnilsonA presente tese intitulada, “A cooperação nas práticas educativas da contemporaneidade”, tem como intenção indicar possíveis caminhos para a edificação de outro mundo possível, a partir do horizonte da racionalidade da cooperação, nas escolas e demais espaços da vida social, que se contraponha ao mundo atual hegemônico, estruturado pela racionalidade técnica instrumental, balizada sob os auspícios do capital. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho hermenêutico fenomenológico, de base qualitativa, acerca da realidade social do mundo contemporâneo, sobretudo da realidade atinente ao espaço escolar do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, através da leitura, da compreensão e interpretação de alguns documentos oficiais regedores da educação brasileira, dos documentos oficiais que respaldam as ações político-pedagógicas do IFC- Campus Concórdia e das obras dos autores, que referendam teoricamente esta tese. Essa pesquisa foi efetuada sob o caminho do ver, julgar e agir como um todo interligado dialeticamente. Por intermédio dessa pesquisa, realizouse um julgamento acerca dos problemas sociais que acometem à humanidade, anunciando saídas para esses problemas por meio de processos de ensino e aprendizagem, aportados em princípios éticos, epistemológicos e políticos centrados na racionalidade da cooperação e, partindo desse julgamento, foram realizadas indicações de possíveis caminhos para a transformação social da realidade vigente dominada pela lógica do capital egoísta e competitiva. Esses caminhos são e devem ser erigidos pelo princípio da cooperação abarcado em quatro pilares fundamentais: reconhecimento da alteridade; responsabilidade e o cuidado com toda a comunidade da vida; a solidariedade e o diálogo intercultural. Nesta direção, defendemos que é possível construir um outro mundo possível mediante a convergência de vários movimentos de resistência à globalização neoliberal competitiva, que ainda são minoritários no mundo, em torno da esperança da efetivação de uma utopia concreta de uma globalização cooperativa fundada no convivialismo, cujo fim reside na ideia de um conviver juntos na diversidades de opiniões com vistas à presença de relações humanas fundadas na e pela ética da vida. Para tanto, é imprescindível que se rompa com a racionalidade técnica instrumental de uma educação pautada pelo capital e que, ao mesmo tempo, se instale uma nova racionalidade sustentada numa educação cooperativa, mediante a vivência de uma vida formada por uma comunidade de pessoas inseridas e integradas uma com as outras em escala planetária. É necessário que junto com a mudança na educação, aconteça também uma transformação da política, da cultura e da economia engendradas na visão de um crescimento econômico infinito fundado na ética do mercado, que utiliza e explora a natureza e os seres humanos, para uma política, uma cultura e uma economia apoiadas na solidariedade, na autogestão, na cooperação e na dádiva entre os seres humanos e na cautela destes no relacionamento com a natureza. Também ficou evidenciado que no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia há mais limites do que possibilidades para a implantação de uma educação como prática da cooperação.Item Experiência literária: uma abordagem a partir da hermenêutica gadameriana(2018-05-07) Oliveira, Maria Helena PavelackiA tese investiga os pressupostos necessários à compreensão de um texto, bem como as concepções de linguagem subjacentes às atividades de interpretação, vislumbrando a possibilidade de uma prática pedagógica balizada por um paradigma hermenêutico. Recorrendo à hermenêutica gadameriana, investiga a questão da compreensão a partir da reflexão sobre a linguagem enquanto médium constituinte do modo humano de ser no mundo. À luz desse pressuposto é feito um levantamento das categorias básicas da hermenêutica filosófica de Gadamer, as quais servem de embasamento para reflexões sobre a linguagem e, mais precisamente, sobre a linguagem literária. A abordagem teórica envolve, além da própria perspectiva filosófica central de Gadamer, a pesquisa de autores que dialogam com o referido autor. Busca responder como se dá a compreensão quando o compreender deixa de ser visto como procedimento para ser analisado como modo de ser. No desenvolvimento desta pesquisa a interpretação de textos é situada à luz do papel da linguagem na constituição da vida humana e no estabelecimento de uma tradição, destacando elementos constitutivos do cânone literário brasileiro, ao modo de uma crítica. Para demonstrar a fecundidade da hermenêutica gadameriana, esta é tomada como balizadora para a leitura de um texto literário, numa perspectiva concriativa que busca interagir com o mesmo, fazendo uma leitura, dentre as múltiplas possibilidades existentes que se manifestam no jogo da linguagem literária. Investiga como a compreensão hermenêutica pode operar como referencial crítico para a análise das práticas de leitura vigentes no âmbito das salas de aula, oferecendo, a partir da hermenêutica, indicativos de redimensionamento da forma pedagógica de trabalhar com textos literários. Questiona o que se espera que a leitura produza e o que produz a obra literária no sujeito leitor, esperando que a literatura seja vista e proposta como uma experiência, que possibilita a fruição e, com isso, o engrandecimento do leitor.