Pedagogia
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Item Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: articulação necessária e possível(2013-04-19) Heck, Cristiane SchevinskiEsta monografia intitulada como: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Articulação necessária e possível, trata de refletir o processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, considerando a inserção da educação infantil na educação básica e a implantação da Política do Ensino Fundamental de nove anos a qual prevê, entre várias transformações, o ingresso da criança, a este nível de ensino, aos seis anos de idade. O principal objetivo que impulsionou a produção desta pesquisa foi o desejo de conhecer e entender a Política Pública do Ensino Fundamental de Nove Anos, quais suas implicações e impactos no sentido de poder, enquanto educadora da infância, participar dos debates e construir propostas nas quais possam me inserir como protagonista. As razões por esta escolha também se deram pelo fato de presenciar a ruptura existente entre a educação infantil e o ensino fundamental e as dificuldades das crianças e familiares de entenderem esta descontinuidade e se adaptarem à nova realidade. Os aportes teóricos que sustentaram o trabalho são basicamente as pesquisas e contribuições de educadores e especialistas em educação infantil que defendem a infância e concebem a criança como sujeito cultural, produto de cultura, mas também produtora de cultura. Para este estudo, a metodologia de pesquisa empregada foi basicamente bibliográfica. Para ilustrar e/ou buscar elementos empíricos, crianças foram entrevistadas para que pudessem socializar seus entendimentos sobre escola. Os dados obtidos indicaram a pertinência da pesquisa e o quanto ainda precisa ser feito para que a teoria sobre a infância realmente ilumine as práticas nas escolas. Em relação à resultados, é possível dizer que a proposta da Política do Ensino Fundamental de Nove Anos apresenta fundamentos muito importantes, mas que precisam ser conhecidos e entendidos por todos os educadores, pois fica bastante evidente de que quando o professor não se sente pertencente, incluído no processo dos debates, não sente responsabilidade pelo processo.Item Contribuições da contação de histórias no desenvolvimento das linguagens na infância(2013-04-19) Rigliski, Adriane SchreiberNa fase do 0 aos 6 anos – educação infantil há um notório desenvolvimento linguístico, físico, perceptivo, motor e social que pode ser acentuado e estimulado com a contação de histórias, principalmente nas escolas. Esta pesquisa destaca como ocorre o desenvolvimento das diferentes linguagens na infância, bem como, os aspectos positivos e a influência da contação de histórias na vida das pessoas. Além de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma entrevista com professoras da educação infantil acerca do assunto.Item Alguns entendimentos do número racional na representação fracionária produzidos por alunos no início do 6º ano(2013-04-19) Gaviraghi, AnaluciaO foco central da pesquisa que fundamenta a presente escrita é o entendimento do conceito de números racionais na sua representação fracionária na relação parte-todo. A referida pesquisa se faz ao investigar: Quais as significações que alunos do 6º ano de uma escola da rede municipal do interior do município de Coronel Bicaco – RS – apresentam em relação ao conceito do número racional na representação fracionária, ideia parte-todo? A pesquisa se faz numa abordagem qualitativa e se configura como um estudo de caso. Os dados empíricos são produzidos a partir da proposição de oito questões que envolveram os três modelos propostos por Walle (2009), ao considerar a representação fracionária – ideia parte-todo: modelos de área ou de região, modelo de comprimento ou medida e modelos de conjunto, e do recorte de um pequeno episódio – gravado e transcrito –, obtido no desenvolvimento das questões. As análises fazem-se a partir de diálogos estabelecidos com referenciais teóricos baseados em Vigotski (2001), Caraça (2002) e Walle (2009). Os dados coletados revelam que os alunos demonstram algumas apropriações, considerando a significação do número racional na sua representação fracionária, ideia parte-todo.Item Manifestações do pensar através do desenho infantil(2013-04-19) Kramatschek, Fernanda PadilhaA presente monografia tem como objetivo mostrar como é a origem do desenho infantil e contextualizar o tema como a manifestação da linguagem infantil, sendo o desenho a primeira forma de expressão antes da linguagem oral, considerando que cada movimento ou rabisco tem significado para o desenvolvimento humano. Volto-me ao desenho infantil, pesquisando, analisando e interpretando através de teóricos da psicologia, da educação e também da arte. Os resultados observados foram de que as manifestações do pensar infantil acontecem quando as crianças se expressam entre tantas maneiras, no papel seus sentimentos, percebi que desta maneira seus desejos estão aliados ao imaginário, pois como já afirmei o desenho é uma forma de representação do pensamento, meio pelo qual a criança pensa o mundo.Item Aprendizagem de crianças e adolescentes vítimas de violências(2013-04-19) Junges, Karine MedeirosO foco central da pesquisa é a aprendizagem da criança e adolescente vítima de violência. Busca acontecimentos históricos para compreender que o problema da violência contra os mais indefessos não é algo recente, tampouco se apresenta somente de uma forma. Apresenta considerações quanto ao papel e função, que desempenha tanto a escola quanto o professor no que diz respeito a constatação do problema e no processo de aprendizagem do sujeito vitimizado. Expõe as causas e conseqüências que tem a violência na vida da vítima, concluindo com um alerta aos educadores dos sinais e marcas que cada violência (física, sexual, psicológica e a negligência) podem deixar no físico, cognitivo e emocional do menor violentado.Item A ludicidade como espaço constituidor dos sujeitos infantis(2013-04-22) Rosa, Tainan Suelen Gonzatto daItem Identidades docentes e discentes no ensino fundamental de nove anos: de quais sujeitos estamos falando?(2013-04-22) Cyzeski, Lisandra MarliseEsta monografia intitulada como: Identidades docentes e discentes no ensino fundamental de nove anos: De quais sujeitos estamos falando? Trata das identidades dos sujeitos que atuam no cotidiano das escolas da contemporaneidade, perpassadas pelas novas políticas públicas educacionais. O principal objetivo que impulsionou a produção desta pesquisa foi o de identificar e pensar os distintos sujeitos com os quais nos deparamos cotidianamente em nossas escolas, e refletir sobre o trabalho pedagógico que ai se está fazendo buscando compreender as práticas docentes de modo que estas venham a significar ações pedagógicas enriquecedoras de saberes e constituidoras de sujeitos críticos- reflexivos mais solidários e humanos. As razões por esta escolha surgiram a partir de questionamentos acerca da implementação da nova proposta do Ensino Fundamental de Nove Anos, que já está ai e que por sua vez necessita ser pensada reflexivamente, de modo que a proposta deve fazer sentido diante do processo de constituição dos sujeitos que a ela se entrelaçam, mesmo que de forma indireta. Os aportes teóricos que sustentaram o trabalho são Miguel Arroyo, Maurice Tardif e Claude Lessard, Paulo Freire, Philippe Meirieu, entre outros. Para este estudo, a metodologia de pesquisa empregada foi basicamente bibliográfica. Para ilustrar e/ou buscar elementos empíricos, foi realizada uma pesquisa de campo com leve viés etnográfico, a fim de coletar dados e também de oportunizar espaços para ouvir as manifestações dos sujeitos docentes e discentes. Os dados obtidos indicaram que tanto os mestres como os alunos estão desejosos de mudanças significativas e reais nos contextos educacionais pesquisados e apostam que a implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos, se bem desenvolvida e acompanhada poderá oportunizar as melhorias tão sonhadas na educação, mas destacam que para tal é necessário uma longa caminhada e que o profissional docente necessita dar continuidade a sua formação, do contrário não suportará os obstáculos decorrentes do processo. Em relação a resultados, é possível afirmar que as questões relacionadas à sociedade contemporânea estão interrelacionadas aos contextos educacionais e perpassam de maneira transversal os sujeitos docentes e discentes que nela interagem, o que reflete intimamente nas imagens que construímos e que ajudamos a construir de nós mesmos e dos outros sujeitos.Item A construção de limites através dos vínculos afetivos(2013-04-22) Zeni, Talita MarchioroEsta monografia intitulada A Construção de limites através dos vínculos afetivos, trata do tema limites, especialmente na educação infantil, bem como a relação que este tema tem com os vínculos afetivos, sua construção na escola, em casa e juntamente com as crianças. Este estudo tem por objetivo analisar e refletir sobre a importância de construir limites com as crianças, uma vez que tal construção é fundamental para que a criança desenvolva noções importantes e essenciais para uma boa vida em sociedade, e também para que saiba ir além de suas próprias possibilidades, testando o novo, derrubando seus medos para assim caminhar rumo ao pleno desenvolvimento, motor, cognitivo e social. O estudo apresenta uma revisão bibliográfica apoiando-se nos estudos de Yves de La Taille sobre dois tipos de limites e como construi-los, aqueles que devem ser transpostos e aqueles que proíbem e auxiliam a sociabilidade da criança, e também em Rheta DeVries e Betty Zan, quando falam mais especificamente na moral infantil, a contrução dessa moral e sua importância. Justifica-se este estudo pelas constantes vivencias em sala de aula, quando havia crianças sem limites com as quais tornava-se mais complexo e conflituoso o trabalho, percebendo que a falta dos limites e também o medo de transpor alguns deles dificultava o aprendizado, o relacionamento da criança com os demais, a sociabilidade e a parte cognitiva da criança. Os resultados alcançados nos levam a conclusão de que é fundamental estabelecer limites, mas o que faz a diferença é o modo como construímos os mesmos com as crianças, levando a acreditar que o afeto, os vínculos afetivos são a melhor e mais efetiva maneira de trabalhar este tema com as crianças, visando sempre o bem estar e o pleno desenvolvimento das crianças.Item Os desafios de avaliar a aprendizagem por meio de uma prática emancipatória(2013-08-29) Picinin, Mariane UhdeO presente artigo traz uma reflexão acerca do conceito de avaliação, resgatando historicamente aspectos de sua evolução. A pesquisa foi permeada por um caráter exploratório a partir de uma abordagem qualitativa, em que se buscou na literatura, nas entrevistas realizadas com professoras dos anos iniciais e na análise de documentos, elementos que aprimorassem as ideias sobre o tema proposto. Ressalta-se que, nesta pesquisa, foi possível conhecer a avaliação em suas diferentes tendências na educação, abordando, no decorrer do estudo, a organização da avaliação e sua influência nas práticas escolares. Evidenciou-se os movimentos que vão desde a crítica aos processos consolidados no sistema educacional, por sua natureza classificatória e excludente, até análise e proposições que pretendem anunciar outro paradigma para a avaliação, qual seja a emancipatória dos sujeitos. Ficou evidenciado que não há fórmulas, mas esta contribui para o processo de produção do saber docente, bem como para as mudanças nos processos de ensinar e aprender. Os referenciais bibliográficos consultados e as entrevistas com professoras proporcionaram perceber que, avaliação nos diferentes espaços de produção do conhecimento, tem sido tradicionalmente considerada como uma prática que ocorre ao final do processo. Logo, foi fundamental aprender que a avaliação ocorre no decorrer de todo processo ensino aprendizagem, tornando-se assim instrumento de investigação sobre o conhecimento de cada aluno, sobre o coletivo do qual participam e sobre a própria ação como docente.Item Inclusão e formação de docente(2013-08-29) Ribeiro, Maria Gaudina BelonEste trabalho monográfico tem por objetivo estudar e compreender o paradigma da inclusão relacionando com a formação docente, verificando a formação inicial e continuada dos profissionais docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escola regular, bem como observar as práticas escolares no que tange a inclusão. Para obter os dados necessários para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a inclusão e a formação docente, posteriormente um questionário com três professoras da rede municipal e Coronel Bicaco, atuantes no sistema regular de ensino e que tem alunos com deficiência matriculados em suas salas de aula. Após ter realizado este estudo evidenciamos que a inclusão é um desafio, que somente será vencido quando os professores aceitarem a inclusão de alunos especiais nas classes regulares do ensino. A realidade escolar e seus profissionais se dizem não estar preparados para atender estes alunos porque entendem que no seu processo de formação tiveram nenhuma ou pouca informação sobre este assunto. Percebe-se que estes estão divididos entre aceitar a inclusão e permanecer do jeito que está. Por fim, acredita-se que para a inclusão realmente ocorrer é indispensável uma mudança nas formas de pensar, nas práticas e na organização do ensino na escola regular, para com isso garantir o aceso de todos os alunos na escola, sua aprendizagem e permanência.Item A educação na família e seus efeitos na escola(2013-08-29) Kern, Sabrina GonzagaO tema que está sendo investigado é sobre A Educação na família e seus efeitos na escola através de uma pesquisa de campo, que contém entrevistas com mães, gestora e professora para saber como estão lidando com a educação e quais os limites que impõem a seus filhos. O objetivo deste trabalho é analisar como as mães, gestoras e professoras lidam com os limites e veem a educação, que envolve a escola. Além disso, para poder ajudar a família a lidar com diversas situações que possam ocorrer no dia-a-dia. Na parte da avaliação, foram realizadas entrevistas para ver o ponto de vista de cada um dos entrevistados, podendo observar as diferenças que escreveram sobre as perguntas abordadas a eles. Cada um embasou as suas respostas da forma que achava mais correto a ser explicado para se ter um bom entendimento para ambas as partes. As falas apresentadas nesta monografia foram analisadas a luz dos autores que fundamentam esta reflexão.Item Educação de surdos: para além da libras(2013-08-29) Medeiros, DanielaEste artigo tem por objetivo problematizar o processo educacional dos surdos em um contexto inclusivo. Para tanto, utiliza-se de pressupostos políticos educacionais e referenciais teóricos pós-estruturalistas como necessários às problematizações desejadas. Utiliza-se de alguns conceitos como necessários e orientadores do trabalho. São eles: norma, governamentalidade e diferença. O trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico/problematizador das principais políticas públicas educacionais e de bibliografias pós-estruturalistas relacionadas ao assunto. Pretende, em suma, dar seguimento as discussões já iniciadas e, da mesma forma, problematizar questões tidas como indiscutíveis.Item Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária(2013-08-29) Dias, Isabel CristinaEsta monografia intitulada Educação Infantil e a Relação Professora- Crianças: uma Interlocução Necessária busca entender a influência do relacionamento entre professor e aluno no cotidiano escolar. Enfatiza também as relações afetivas em sala de aula e coloca este relacionamento como um desafio para o educador pós-moderno, devendo este agir de forma que expresse o seu interesse pela aprendizagem, e assim respeitando suas individualidades, criando um ambiente mais agradável e propício para a aprendizagem. A pesquisa justifica-se pela necessidade de produzir elementos que contribuam para a docência que ora estou me constituindo. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa são as teorias e autores que defendem a criança, como sujeito de direitos- produto e produtora de culturas, destacando Sonia Kramer, Manuel Sarmento e Miguel Arroyo. A metodologia de pesquisa empregada foi exclusivamente bibliográfica, apesar de buscar relações com o processo de formação acadêmica. As leituras indicam que o relacionamento professora- criança é de suma importância e, que para o professor estabelecer uma relação efetiva social e cognitiva, precisa de sólida formação, clareza do seu entendimento de criança, infância e aprendizagem. Estas apontam que, o querer saber e de ter desejo de aprender, são condições primeiras para que a criança possa de fato se constituir como sujeito e produzir aprendizagens significativas. A pesquisa permitirá compreender o conhecimento sobre a infância, a educação infantil e a formação do professor, assim como também a relação professor-aluno, o que auxiliará não só na discussão sobre o problema, mas para apontar as posturas existentes, implementando novos comportamentos e ações no que diz respeito aos pressupostos de sustentação, nas escolas, no que se refere à relação professor/aluno em suas múltiplas determinações.Item O atendimento educacional especializado (AEE) em escolas de ensino regular e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais: uma análise pedagógica(2013-08-29) Zanon, Caroline HermanyO presente artigo tem por objetivo comparar e analisar o atendimento educacional especializado que ocorre numa sala de recursos de uma escola regular e o de uma escola especial. Observar alguns aspectos técnicos e pedagógicos e principalmente dar ênfase a análise de critérios que permeiam o ambiente educacional. Sendo que este ainda é um assunto bastante questionador no âmbito da educação. Os dados foram produzidos a partir de conversas com as professoras responsáveis pelo AEE destes estabelecimentos de ensino, focalizando o olhar que cada um tem sobre o atendimento educacional especializado frente às políticas públicas de inclusão escolar de alunos com necessidades especiais.Item O tempo de ser criança na contemporaneidade(2013-08-29) Oliveira, Gilmara Tápia deEste trabalho foi motivado a partir das observações feitas no período de três anos em que atuei como auxiliar e educadora na Escola de Educação Infantil denominada ―Escolinha‖ no município de Cruz Alta, a presente pesquisa não pretende criticar as expectativas dos pais em relação às crianças, entende-se que a modernidade em que a sociedade está inserida cobra resultados devido à competitividade, desta forma percebe-se a preocupação que os pais tem em relação ao futuro de seus filhos. A partir dos relatos feitos pelas crianças onde narram suas experiências com atividades realizadas no período inverso a escola, como futebol, balé, língua estrangeira, Kumon etc. surgiu dessa maneira uma inquietação no que diz respeito a esta questão, seguindo tal perspectiva foi realizado uma pesquisa na qual foram entrevistadas trinta e duas famílias, percebe-se que as crianças estão disponibilizadas a realizar múltiplas atividades, portanto o tempo de ser criança acaba sendo minimizado restando um tempo limitado para brincadeiras inerentes a sua idade. Outros fatores abordados no presente trabalho baseados em referências bibliográficas foram a terceirização e o consumismo das crianças pertencentes da sociedade contemporânea. Para uma melhor compreensão sobre a infância atual o trabalho fundamenta-se a partir de referências bibliográficas e pesquisa.Item A escola de tempo integral e sua relação com o desenvolvimento integral dos sujeitos da educação infantil(2013-08-29) Wust, Aline Adelaide AlbrechtEste trabalho teve como principal objetivo de verificar como Educação Infantil de Tempo Integral ocorre e se esta desenvolvendo-se conforme os referenciais da Educação Infantil e Diretrizes Curriculares Nacionais Para A Educação Infantil . Foi realizado através de uma pesquisa com os pais de alunos das turmas: Maternal, Pré A e Pré B, crianças de 3 a 6 anos. Na parte teórica, apresentando a Escola de Tempo Integral – quais as suas intenções; origem da Educação Integral; conceitos da Educação Integral e Tempo Integral; conceito da Educação Integral na Educação Infantil; o desenvolvimento integral do sujeito infantil. O estudo foi realizado a partir de um questionário para identificar se a Educação de Tempo Integral ocorre conforme os referenciais e análise tratam de um estudo propondo-se analisar se ocorre ou não a Educação de Tempo Integral conforme a teórica. As análises mostram a análise dessa experiência, nos permite afirmar a Educação de Tempo Integral, conforme os referenciais da Educação Infantil, se realmente ocorre a Educação de Tempo Integral, verificando o desenvolvimento integral dos sujeitos da Educação Infantil.Item A violência doméstica contra crianças: histórias e contextos(2013-08-29) Silva, Michele Vargas daA pesquisa tratou da violência doméstica e suas evidências no cotidiano escolar. Sua contribuição para a formação do pedagogo situa-se no campo da atenção aos indícios da violência e às medidas de proteção. O campo empírico da pesquisa foi o cotidiano escolar em uma escola pública municipal de Ijuí/RS e o acompanhamento de dados junto ao Conselho Tutelar. Foi estabelecida relação entre os aspectos teóricos e a realidade vivida, com base nos autores Mariza Alberton, Viviane Nogueira Guerra, Maria Amélia Azevedo e Paulo Freire. A investigação bibliográfica sobre conceitos, causas e efeitos da violência intrafamiliar com crianças, apontam aos professores possibilidades de reflexão, de compreensão, apoio e de orientação às crianças vítimas de violência. Os resultados obtidos mostram que historicamente a violência contra crianças não é recente, ela manifesta-se através de diversos tipos de agressões de acordo com os contextos vividos e chamam a atenção ao papel da escola e dos professores na constatação e encaminhamentos do problema, considerando as inúmeras consequências às vitimas deixando profundas marcas e interferências nas aprendizagens escolares.Item O uso das tecnologias da comunicação e informação - TCI'S na educação "formação de professores para a mediação tecnológica na educação escolar"(2013-08-29) Paz, Micheli da SilvaEsta pesquisa foi desenvolvida com objetivo de analisar como a Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s estão sendo usadas na educação por professores dos anos iniciais em algumas escolas da rede municipal de Ijuí e se os professores recebem apoio e formação para usar as TIC’s durante a prática em sala de aula, pois venho observando durante o decorrer do curso, em estágios, que todas as escolas possuem computadores com acesso à Internet, mas não via o seu uso por professores e alunos durante as aulas. Os professores precisam ter consciência da necessidade do uso das tecnologias, tornando o aprendizado mais dinâmico para ambos os lados, onde os alunos não recebem o aprendizado, ao contrário, o constroem de forma que não esquecem assim tão facilmente, apresentando a relevância da formação dos profissionais da educação para utilizar as TIC’s – no processo de ensino-aprendizagem, sendo assim, é apresentado algumas alternativas para a formação continuada docente que promova a inserção da TIC no cotidiano da escola. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, no qual buscou autores que abordam o uso das TIC’s na educação, sobre a necessidade da formação de professores para fazerem uso dessa ferramenta nas escolas e pesquisa de campo para saber a real situação do uso da tecnologia na educação.Item Em defesa dos direitos da criança(2013-08-29) Dalla Rosa, MarieliEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre a infância e os direitos da criança através de pesquisas feitas com autores como Corsaro (2009), Sarmento (2009) e Kramer (2009) os quais entendem a infância como categoria social, geracional e que a criança, além de ser produto de cultura também é produtora dela. Nas entrevistas feitas com crianças da educação infantil é possível observar que o brincar está fortemente presente na sua vida cotidiana, tanto na escola quanto em casa e o direito de brincar está assegurado pelas leis, Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/96, as quais defendem e protegem os direitos das crianças.Item O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil(2013-08-29) Guth, Camila KorbO desenho infantil, sendo um aliado da expressão da criança, é um meio importante para a reflexão quanto à valorização da intervenção deste sujeito no meio social e, principalmente, escolar. Para tanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil e suas contribuições ao desenvolvimento e intervenções da criança com o “mundo” que a cerca. Traz considerações quanto à valorização deste sujeito como capaz de colaborar no planejamento de espaços e organizações, inúmeras vezes destinadas aos adultos. Aborda, também, a intervenção do professor como importante durante os processos do grafismo, colaborando com mediações que incentivam a ação reflexiva e o prazer no ato de desenhar. A fundamentação desta monografia está baseada em bibliografias e pesquisas de campo realizadas com professoras da Educação Infantil e com crianças de 2 a 4 anos de idade. As constatações realizadas foram permeadas por um viés reflexivo, e permitiram análises quanto a concepções de criança e infância, a relação do desenho infantil e a escrita, a importância da utilização de diferentes materiais no ato de desenhar, as diferentes fases do grafismo, e outras considerações significativas ao conhecimento do educador, o qual enriquece a sua prática ao estar atento a todas as manifestações de seus alunos, inclusive o desenho.