Gestão de Cooperativas (MBA)
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Item A qualidade dos serviços prestados à carteira de pessoa física do Sicredi Noroeste de Horizontina - unidade 03(2012-01-31) Schubert, Cristiane RaquelCom a pretensão de abordar a temática atrelada à qualidade em serviços financeiros, este artigo apresenta e analisa os resultados da aplicação de uma pesquisa, baseada no modelo SERVQUAL, a uma amostra não probabilística de associados do Sicredi, Unidade de Atendimento 03 de Horizontina. O presente estudo objetiva avaliar os níveis de expectativas e percepções dos associados desta Cooperativa em relação as cinco dimensões da qualidade de prestação de serviços, bem como a importância destas. A pesquisa caracteriza-se como sendo exploratória, por meio de investigação bibliográfica e descritiva devido à realização de um survey que avaliou as dimensões de confiabilidade, segurança, aspectos tangíveis, presteza e empatia. Foram analisados os dados de 86 questionários por meio de distribuição de freqüência, média aritmética simples, média ponderada e dos indicadores de qualidade. Percebe-se que a dimensão que apresenta maior relevância é a confiabilidade, sendo esta considerada mais importante para os pesquisados. Percebe-se também que a dimensão relacionada aos aspectos tangíveis é a que está mais próxima do desejado. Apesar disso, esse grupo é considerado o menos importante para os pesquisados. Portanto, ao observar as Medidas de Adequação, Medidas de Tolerância e Medidas de Superioridade permitem identificar os itens a serem melhorados e aqueles que trazem o diferencial para a unidade estudada, possibilitando melhorar a satisfação do associado.Item A participação da mulher no cooperativismo rural na ótica de lideranças participantes do sistema: uma abordagem na região fronteira noroeste(2012-01-31) Ames, Marise WaschburgerUm dos principais objetivos de uma organização cooperativada é congregar pessoas com afinidades comuns. De caráter mais social, atende as necessidades específicas dos cooperados e da sociedade onde está inserida, otimizando a distribuição e a circulação da renda, podendo atuar como agente de desenvolvimento local. Atuando em defesa de interesses coletivos, econômicos, sociais e culturais, proporciona aos associados produção e subsistência, logística e assistência, assim como a defesa de direitos na luta de suas classes. A mulher emancipada e participativa em associações politicamente mais fortes passa a ter valorizado suas ações em função da gestão da organização, conhecimento e formação. A mulher tem um grande potencial para implementar ações que gerem renda, assim como gerenciar os negócios. Programas de implementação da equidade entre homens e mulheres para o desenvolvimento do sistema cooperativista estão previstos em diversas diretrizes governamentais, bastando apenas firmar parcerias e implementar ações de inclusão social no meio rural. O presente estudo teve por objetivo avaliar a participação da mulher no cooperativismo, explorando perspectivas e dificuldades organizacionais e proposições para o futuro. Com este objetivo, foi realizado o estudo de caso, de natureza exploratória e qualitativa, e quanto aos meios, uma pesquisa de campo, com entrevistas e consulta de documentos. Para a coleta dos dados e a realização das entrevistas foi utilizado um questionário semi-estruturado, participaram dirigentes sindicais, lideranças e assessores de cooperativas e outras entidades de apoio, envolvendo ao todo seis organizações: Sindicato das Trabalhadoras Rurais e Cooperativa Coogêmeos de Candido Godói; Cooperativa de Santo Cristo; Cotrirosa e Coopermil de Santa Rosa; Emater/Ascar de Novo Machado. Os dados foram sistematizados a partir das respostas de cada entrevistado, considerando cada uma das questões e analisadas de acordo com a fundamentação literária. A partir do estudo percebe-se a crescente participação das mulheres na sociedade, lutando pela igualdade de direitos e de espaço, também vem se manifestando no espaço do cooperativismo. A participação, que ainda é pequena, vem aumentando, como resultado da organização das mulheres e do trabalho de educação e de orientação das cooperativas, sindicatos e organizações de apoio. A articulação contínua e os avanços, como ajustes estatutários e a organização das mulheres, são fases decisivas para a consolidação da participação da mulher no cooperativismo, bem como, da própria sociedade.Item Fidelidade e lealdade: uma relação dos cooperados com sua cooperativa: o caso da Coopermil unidade de Cinquentenario(2012-01-31) Aimi, Valdemar JuniorEste trabalho tem como objetivo verificar e identificar os fatores que influenciam a lealdade e a fidelidade dos associados da Coopermil, unidade de Cinqüentenário interior de Tuparendi (RS). Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória, devido o estudo ser realizado em uma área na qual existe pouco conhecimento acumulado e sistematizado, e pesquisa descritiva porque tratou da exposição de características de determinados associados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas, aplicado diretamente aos sujeitos implicados no estudo. A coleta foi realizada nos meses de agosto a novembro de 2011, onde foram entrevistados vinte e dois associados. Os associados envolvidos neste estudo, foram escolhidos pelo método da acessibilidade e da conveniência de forma que representasse os diferentes perfis de produtores. A partir da análise dos questionários pode se construir um diagnóstico do perfil dos associados e verificar ações que podem contribuir para o fortalecimento da fidelidade. Pode se concluir através do estudo que a maioria dos associados entrevistados confia nos produtos e serviços que são oferecidos pela cooperativa, onde também a maioria dos associados entrevistados além de confiarem nos produtos e serviços estão satisfeitos com a qualidade dos mesmos. Constatou-se ainda que a Cooperativa precisa definir objetivos que orientem suas ações do plano de marketing. Para isso necessita em primeiro momento definir o que deseja alcançar, ou seja, precisam saber quais são seus objetivos.Item Fatores influentes na decisão do associado para tomar crédito rural no Sicredi de Três de Maio/RS(2012-02-01) Müller, MarceloO presente trabalho trata do assunto crédito, mais especificamente crédito rural, sendo assunto principal os fatores que levam um associado a decidir tomar ou não crédito rural. Trata-se deste tema pela relevância que o crédito rural possui dentro do contexto da instituição pesquisada, e pela possibilidade de auxílio a melhorias que podem ser feitas no que compreende os serviços e produtos inerentes a este segmento do assunto crédito. A Pesquisa foi desenvolvida por meio da aplicação de questionários com questões do tipo fechadas, onde se chegou a um total de 44 questionários. Posteriormente os resultados foram expostos de maneira descritiva, com auxílio de gráficos e tabelas. Buscou-se saber quais são os motivos que levam o associado a decidir por tomar ou não crédito rural junto à instituição financeira estudada, neste caso o Sicredi de Três de Maio – RS. Também se buscou averiguar, indiretamente, qual o comprometimento empreendido por parte dos colaboradores para que estes associados venham a movimentar seus recursos e acessar crédito junto à cooperativa. O estudo relata a importância do atendimento e da proximidade dos associados com gerentes e colaboradores nas instituições de crédito, às quais prestam serviços e a partir deles colocam seus produtos no mercado. Este trabalho deixa ainda como resultado principal a certeza de que a ideia de relacionamento estreito com a comunidade e associados está correta e é um grande diferencial, devendo ser reforçada nas ações internas para ser percebida como forma de posicionamento da Cooperativa em estudo frente ao mercado.Item O processo de vendas de serviços em cooperativas de crédito: um estudo das práticas adotadas por colaboradores nas unidades do Sicredi União RS(2012-02-01) Mueller, CláudiaAtualmente, num contexto de elevadas concorrências no ambiente de negócios, as pessoas, como recursos intelectuais são extremamente importantes para direcionar o sucesso de uma instituição. O objetivo desse estudo é identificar o comportamento dos colaboradores na área de negócios de uma Cooperativa de Crédito, no que diz respeito ao processo de vendas de serviços. Para alcance dos objetivos, inicialmente foram efetuadas as coletas de dados bibliográficos, onde são relatados conceitos sobre cooperativismo de crédito, serviços, caracterização dos serviços financeiros e sua importância, administração de vendas e processo de vendas. Após, na etapa quantitativa foi utilizado a pesquisa com o método Survey, através de um questionário relacionado ao Processo de Vendas. Diante disso, foi possível desenvolver uma análise e interpretação dos dados, utilizaram-se tabelas e matrizes que possibilitaram observar os percentuais de maior e menor incidência, onde cada colaborador mantém um comportamento frente às atividades do dia a dia, dando o devido grau de importância, ou não, para ser um verdadeiro profissional de vendas dentro de sua cooperativa. Como destaque em comportamento, a variável que apresentou melhor índice de desempenho foi procuro estabelecer uma boa relação inicial com o associado com 97,5% das indicações, enquanto a variável nunca desisto frente às objeções encontradas teve 57,5%. Quanto ao grau de importância a variável com melhor desempenho foi a conheço os produtos e serviços disponíveis no Sicredi com 100%, enquanto meu relacionamento com os associados fica restrito ao ambiente da Cooperativa, com 75%.Item Comportamento dos consumidores do vinho da Coopervino: um estudo a partir do processo decisório de compra dos associados(2012-02-01) Turra, CharlineEste estudo tem por objetivo avaliar o comportamento dos consumidores da Coopervino no que diz respeito ao processo decisório da compra do vinho. A compreensão do processo decisório possibilita criar estratégias relacionadas à venda, manutenção e busca de novos clientes/associados. Quanto à metodologia adotada, a abordagem pode ser classificada como quali-quantitativa. Quanto aos objetivos, é de modo exploratório-descritivo. A pesquisa foi realizada com 52 consumidores de vinho, no período de 01 a 30 de agosto de 2011, sendo eles associados da cooperativa e seus familiares, que tem conhecimento do produto. O estudo se baseou nas cinco categorias do processo decisório de compra para facilitar a análise: reconhecimento da necessidade, busca de informação, avaliação de alternativa de compra, decisão de compra e avaliação pós compra. Com esta pesquisa, pode-se observar que os aspectos atendimento, opinião de amigos e qualidade do produto são de maior relevância na tomada de decisão da compra. Percebe-se que o consumo de vinho pelos associados/clientes da Coopervino tem influência cultural, mantendo tradições de antepassados, principalmente da etnia italiana. A cooperativa possui um vasto campo de mercado a ser conquistado, visto que possui qualidade agregada em seu produto, que, mesmo sendo de valor acessível à maioria da população, este, não perde em qualidade e outros quesitos se comparado a vinhos finos produzidos com alta tecnologia, por grandes vinícolas estabelecidas na região da Serra Gaúcha.Item Mapeamento, descrição e análise de fluxos e processos em uma unidade da Sicredi União RS(2012-02-01) Fridriczewski, Cássio EduardoEste artigo procura identificar, mapear e descrever os principais processos do setor de caixas da unidade da Praça da Independência, da Sicredi União RS. O estudo também possui o propósito de desenhar o fluxograma de cada processo apontado, bem como descrever os mesmos, verificando as mudanças e gargalos existentes nos processos. Foram abordados os temas pertinentes ao entendimento do estudo. Os objetivos puderam ser constatados através da aplicação do focus group a uma amostra probabilística intencional e com a observação direta. Mediante as aplicações técnicas, identificou-se que os cinco principais processos de caixas na unidade são: o atendimento ao associado e público em geral, fechamento de caixa, retenção de cédulas falsas ou legitimidade duvidosa, processamento e autenticação dos malotes e o controle de previsões. Verifica-se que existe um fluxo eficaz destes processos acontecendo na unidade. No entanto constataram-se alguns gargalos existentes, remetendo a dúvida de que o fluxo é o mais eficiente possível atualmente ou pode ser melhorado. A partir do mapeamento apresentado pelo fluxograma, tornaram-se mais simples o entendimento dos processos bem como melhor a forma de analisá-los.Item A agricultura familiar e o consumo de alimentos na merenda escolar: o caso da Região Fronteira Noroeste(2012-02-01) Schröetter, Magnus RodrigoEste artigo discute, a partir de um estudo de caso, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) está sendo utilizado para reconstruir as relações de produção e consumo. Seu objetivo consiste em refletir sobre uma experiência de construção de cadeias alimentares curtas na região Fronteira Noroeste, Rio Grande do Sul/Brasil. Através deste trabalho buscouse entender como ocorre a consolidação de sistemas diferenciados de produção e consumo de alimentos. Para isso, almeja-se evidenciar como ele vem sendo utilizado no Brasil em relação à aquisição de gêneros alimentícios de agricultores familiares para a alimentação escolar. As dificuldades e barreiras enfrentadas, as formas encontradas para superação, os efeitos e contribuições quando da efetivação dessa prática. Para tanto, após a classificação do estudo, realizou-se o mapeamento da potencialidade de produção de alimentos pelas cooperativas da agricultura familiar direcionadas à merenda escolar. Na seqüência, foram levantadas as características do território em estudo, através de informações coletadas junto a nutricionistas, secretários municipais envolvidos no projeto, onde se identificou a quantidade de escolas e alunos atingidos pelo benefício, através de coleta de dados com as Secretarias Municipais de Educação e passamos ao diagnóstico da demanda, volume de gêneros alimentícios consumidos na merenda escolar de cada município que compõe a Fronteira Noroeste, bem como a média de preços praticados. Os exemplos dos municípios descritos demonstram a importância da coesão e da interação social através das cooperativas. Observou-se como resultados aparentes, uma modificação no nível do consumo quanto à aceitação de alimentos mais saudáveis e adequados por parte dos alunos, uma revitalização com novas perspectivas de mercado para a agricultura familiar e o fomento de práticas de produção menos nocivas ao ambiente.Item Intercooperativismo para o desenvolvimento sustentável na Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul: o caso da Coopervino(2012-02-01) Turra, Dejalma LuizCom o objetivo de analisar e avaliar as estratégias de desenvolvimento sustentável, priorizando o produtivo, a vida, o trabalho e o ser humano, as quais, ao invés de especular o mercado e o trabalho, vêm a agregar valor e qualidade de vida na pequena propriedade rural. Esse estudo está relacionado ao processo de intercooperação e desenvolvimento através da pesquisa que é um caso de contexto real e de natureza exploratória fundamentada em uma abordagem qualitativa, a qual vem identificar e validar as estratégias de uma pequena cooperativa a Coopervino, Cooperativa do Vinho Fronteira Noroeste e Economia Solidaria, e com suporte e assessoria do Prodemirs, Programa de Desenvolvimento Micro Regional Sustentável, o qual contempla a cadeia produtiva da vitivinicultura localizada na região fronteira noroeste do RS. A pesquisa contemplou amostras proveniente de dirigentes, colaboradores e associados, de estudo utilizou-se de pesquisa qualitativa através do método de entrevistas direcionadas a uma amostragem não probabilística, coletada nas assembleias mensais do conselho administrativo e fiscal, com apoio de um questionário com perguntas abertas primeiramente e seguindo com perguntas direcionadas. Dessa forma, foi possível desenvolver uma interpretação e análise, flexibilizando ajustes nas estratégias da cooperativa no decorrer do tempo, visto que esse trabalho vem sendo realizado há três anos. Resultados significativos importantes estão sendo apresentados e consolidando a cadeira produtiva da Uva e a contribuição para uma nova visão do cooperativismo por segmentação.Item A mulher no cooperativismo: uma abordagem sobre a Cotrirosa(2012-02-01) Hein, Flávia AndréiaO fortalecimento do cooperativismo no Brasil revela uma faceta interessante: o forte crescimento da participação feminina nas cooperativas. O presente artigo tem por escopo apresentar a mulher no cooperativismo, realizando uma abordagem sobre a Cooperativa Cotrirosa. Para tanto, inicialmente parte-se da história do cooperativismo, apresentando a evolução da mulher na sociedade e finalmente considerando a importância de sua participação nas cooperativas na atualidade. Para o desenvolvimento deste estudo utilizou-se de pesquisa exploratória, dissertando sobre a mulher no cooperativismo, realizando uma abordagem com base em dados obtidos junto a Cotrirosa. A pesquisa foi iniciada com um levantamento bibliográfico sobre a temática da mulher no cooperativismo, para tanto foram coletados documentos disponibilizados pela Cotrirosa, com o intuito de identificar a participação da mulher ao longo da história desta cooperativa. Através da análise dos dados levantados em campo e da comparação desses dados com outros estudos, pode-se compreender um pouco mais sobre as mudanças para as mulheres a partir de sua participação em novas formas de organização do trabalho.Item O cooperativismo e a produção de leite: um estudo de caso dos produtores de leite da Coopermil, município de Giruá-RS(2012-02-01) Wisniewski, CladimirConsiderando a importância da atividade leiteira para o município de Giruá no desenvolvimento econômico, realizou-se um estudo sobre o cooperativismo e a produção de leite dos produtores da Coopermil, unidade de Giruá- RS, buscando entender os fatores impulsionadores e inibidores da competitividade. As propriedades rurais estão enfrentando um ambiente de muitas turbulências e de constantes mudanças. As empresas agropecuárias necessitam de novas capacidades para tomada de decisão em ambientes complexos, incertos e competitivos, requerendo dos produtores, principalmente mais técnicas e aperfeiçoamento contínuo na atividade leiteira. Considerando a importância da atividade leiteira para o município de Giruá no desenvolvimento econômico, realizou-se um estudo sobre o cooperativismo e a produção de leite dos produtores da Coopermil, unidade de Giruá- RS, buscando entender os fatores impulsionadores e inibidores da competitividade. A metodologia utilizada caracteriza-se pelo método de estudo de caso, sendo de natureza exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas de contato direto com apoio de um questionário semi-estruturado, para 25 produtores, contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados da pesquisa apontaram prosperidade na maioria das propriedades, resultando na busca na melhoria da produtividade e qualidade através de projetos da cooperativa e do governo, conscientizando os produtores pela busca de estratégias para o desenvolvimento do setor. Em termos de fatores inibidores, o estudo apontou que a falta de conhecimento técnico prejudica a rentabilidade da propriedade, o preço do litro de leite pago ao produtor rural possui alta variação, está ligado diretamente à indústria, que em períodos de sazonalidade, baixa o preço do leite pago ao produtor rural.Item Fidelidade e lealdade: uma relação dos cooperados com sua cooperativa(2012-02-01) Melesko, Bruno MateusEste trabalho tem como objetivo verificar e identificar os fatores que influenciam a lealdade e a fidelidade dos associados da Cotrirosa, unidade da Linha Primeiro de Março, interior de Campina das Missões. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória, devido o estudo ser realizado em uma área na qual existe pouco conhecimento acumulado e sistematizado, e pesquisa descritiva porque tratou da exposição de características de determinados associados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas, aplicado diretamente aos sujeitos implicados no estudo. A coleta foi realizada nos meses de julho e agosto de 2011, pela parte da noite entre as dezenove e vinte e duas horas, com visitas a vinte e dois sócios, onde também toda a família participou da entrevista. Os associados entrevistados foram escolhidos pelo método da acessibilidade e da conveniência de forma que representasse os diferentes perfis de produtores. A partir da análise dos questionários pode se construir um diagnóstico do perfil dos associados e verificar ações que podem contribuir para o fortalecimento da fidelidade. Para isso, fez-se necessário, analisar itens em relação ao atendimento, assistência técnica, estrutura de recebimento da produção, preços dos insumos que são praticados pela cooperativa, entre outros. O estudo conclui que os principais fatores que contribuem para a fidelidade dos associados estão relacionados à confiança e credibilidade da cooperativa, a boa qualidade da assistência técnica oferecida, ao atendimento satisfatório oferecido pelos colaboradores e ao bom preço dos produtos oferecidos pela cooperativa. Já os fatores inibidores estão relacionados aos descontos praticados na hora da entrega da produção, ao convívio familiar e informal com o comerciante da região e aos contratos de “soja verde” oferecidos pela concorrência. Conclui-se também que a fidelidade é uma estratégia muito eficiente para conquistar os associados, no momento em que estes estão satisfeitos.Item Educação continuada corporativa: um estudo no Sicredi Noroeste(2012-02-01) Sehn, Alexandre PohlO mundo vem sofrendo significativas mudanças nas últimas décadas, e com isso o trabalho passa a assumir novos formatos e as pessoas envolvidas nos processos precisam estar cada vez mais qualificadas. Frente a este contexto o propósito deste artigo foi conhecer o processo de educação continuada denominado Sicredi Aprende, na Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Noroeste RS, e analisar como ele está refletindo no trabalho diário dos colaboradores. Para conhecer esse processo foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica, documental, estudo de caso, bem como uma pesquisa de campo onde foi aplicado um questionário aos colaboradores para identificar o seu perfil e identificar qual contribuição que os cursos oferecidos possuem no desenvolvimento profissional dos mesmos. Os cursos são desenvolvidos para suprirem as necessidades que os colaboradores possuem a respeito dos processos e práticas utilizadas no trabalho na unidade de atendimento. Foi possível verificar que em muitas vezes os cursos disponibilizados pelo Sicredi Aprende estão agregando um alto conhecimento sobre os processos que envolvem a organização contribuindo assim para o seu aprendizado pessoal e profissional. A educação continuada vem a agregar muito nos dias de hoje, ela ajuda no desenvolvimento das competências para que o colaborador consiga juntamente com a equipe de trabalho alcançar as metas e objetivos propostos pela organização.Item A comunicação social como ferramenta para a consolidação dos princípios do cooperativismo(2012-02-02) Wagner, VilsonEste artigo propõe identificar o papel da comunicação dentro do cooperativismo, especialmente no cumprimento dos sete princípios que norteiam este sistema socioeconômico. Para identificar até que ponto as Assessorias de Comunicação Social conseguem contribuir para a gestão destes princípios, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica, abordando temas como Comunicação e Cooperativismo e optou-se ainda pela realização de estudos de caso entre as cooperativas que integram a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), especialmente a Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda (Ceriluz Distribuição) e a Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Social Ltda (Ceriluz Geração). Estas organizações responderam à pesquisa composta por questões de múltipla escolha e dissertativas. Os resultados apontam que os setores de comunicação social contribuem para a consolidação dos sete princípios, alguns com mais intensidade, outros com menos. Destaca-se o fato dessa contribuição ser bastante ampla, acontecendo no relacionamento direto entre as cooperativas e o associado, por meio de reuniões e assembleias, ou através de veículos de comunicação utilizados por estas cooperativas, especialmente programas de rádios e informativos impressos próprios. A comunicação mostrou-se uma ferramenta indispensável capaz de suprir carências deixadas na área social, que podem surgir no atual contexto socioeconômico globalizado e competitivo, onde a prioridade é a viabilidade econômica das organizações.Item Estudo do processo de vendas no atacado e distribuidor da Cotrirosa(2012-02-02) Silva, Gisieli Adriana daO presente estudo tem como objetivo analisar o atual processo de vendas do atacado e distribuidor da Cooperativa Tritícola Santa Rosa - Cotrirosa, e propor estratégias que possibilite o atacado cooperativado competir com os demais distribuidores atacadistas no estado do Rio Grande do Sul e, principalmente promover a venda do mix de produtos das marcas Nutrirosa e Cotrirosa, que são as duas marcas de produtos da cooperativa. Para a realização deste estudo foi elaborada uma pesquisa de natureza aplicada, pois visa gerar conhecimentos para a aplicação prática e apresenta soluções alternativas. Quanto à abordagem ela é classificada como qualitativa, pois não requer o emprego de métodos e técnicas estatísticas, o próprio pesquisador analisa os dados indutivamente. Seus objetivos a caracterizam como exploratória, por utilizar a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso como procedimentos técnicos, como técnica de coleta de dados foram realizadas entrevistas com profissionais que atuam na área de vendas, as entrevistas seguiram um roteiro semiestruturado. Na análise e interpretação dos resultados foi identificado que, o atacado e distribuidor da Cotirosa apresentam um processo de vendas com deficiências, o que deve ser avaliado pelo gestor de vendas. Também foi constatada a necessidade de haver maior investimento nas marcas de produtos da cooperativa. Algumas estratégias foram propostas para superar as deficiências do processo, o que pode torná-los fortes competidores com os demais concorrentes não cooperativados.Item Análise da participação dos associados nas decisões de uma cooperativa de produção - filial 01(2012-02-02) Ratzlaff, Janice TeresinhaA participação do associado junto à cooperativa é importante e muitas vezes decisivas para o fortalecimento dos negócios. Portanto, as ações da cooperativa precisam estar voltadas aos interesses e necessidades dos seus sócios. Este artigo tem por objetivo principal identificar qual o grau de participação do associado em uma Cooperativa de produção –filial 01, destacando os fatores que contribuem e os que inibem a participação dos mesmos a não exercer sua totalidade de entrega e compra de produtos. A metodologia utilizada para este artigo foi de natureza exploratória quantitativa e descritiva. E também uma pesquisa de campo. Os dados primários foram coletados através de entrevistas com o apoio de questionários com 40 associados. Já os dados secundários foram obtidos através de pesquisas bibliográficas e leituras em artigos científicos. Na análise dos dados foi utilizado tabelas de dados da própria cooperativa, e o restante da análise são dados pesquisados com perguntas diretamente ao associado. O estudo identificou que os principais fatores que contribuem o associado para a participação estão relacionados ao bom atendimento prestados pelos colaboradores, preços, assistência técnica, a confiança, e o retorno financeiro. Entre os fatores que inibem a participação do associado na cooperativa estão os descontos para pagamento antecipado, maiores prazos nas compras, custos/benefícios, não se consideram donos destra empresa e localização da unidade de recebimento de grãos.Item A influência das promoções nos preços, no volume de vendas e nos resultados dos supermercados São Luiz(2012-02-02) Johann, Jóice SuzeteO presente trabalho tem por objetivo identificar as influências das promoções nos preços, no volume de vendas e nos resultados dos supermercados São Luiz, através de uma análise das vendas anteriores, durante e posteriores a um período promocional, para apuração dos resultados financeiros. Para tanto, buscou-se apresentar uma visão do varejo supermercadista no referencial teórico e a respectiva influência dos preços e das promoções para a tomada de decisão. A metodologia adotada para a elaboração deste artigo baseou-se em uma pesquisa exploratória e explicativa. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental, experimental e uma entrevista em profundidade com o supervisor dos supermercados, para entender melhor como ocorreu o processo para a realização das promoções. O estudo é de natureza quantitativa por meio de tabelas com a apresentação dos resultados financeiros das promoções do encarte e da promoção do final de semana, trazendo análises e considerações sobre os dados levantados e também de natureza qualitativa no que diz respeito à entrevista em profundidade. Constata-se que, após um determinado período, as promoções influenciam nos resultados, na rentabilidade, tais como nos alimentos da cesta básica, na cerveja, em alguns produtos de higiene e limpeza e no leite, os quais aumentam as vendas e o fluxo de pessoas. Os clientes sentem-se atraídos pelas ofertas e promoções que, ao serem bem planejadas pelos supermercados contribuem para aumentar os resultados.Item A performance do Sicredi cartões em Horizontina: um estudo comparativo na cooperativa Sicredi Noroeste do Rio Grande do Sul(2012-02-02) Zamin, Francieli DéboraO presente artigo tem como principal objetivo avaliar o desempenho do cartão Sicredi diante dos associados ativos da cooperativa Sicredi Noroeste do Rio Grande do Sul, dando enfoque para as unidades de atendimento de Horizontina. Quanto à metodologia adotada, a abordagem fora em forma de pesquisa quantitativa e quanto ao objetivo, um estudo exploratório, buscando dados secundários de registros internos e entrevista com o gestor de uma das unidades de atendimento. Desta forma, este estudo aborda a utilização do cartão Sicredi, comparando seu uso pelo público urbano e rural mediante a separação de duas unidades de atendimento do Sicredi de Horizontina, além de relacioná-las às demais unidades de atendimentos da cooperativa. Diante da análise dos dados de valores absolutos sobre a quantidade de transações efetuadas e valores transacionados a débito e a crédito bem como a média de valores transacionados em cada unidade de atendimento da cooperativa, ficou evidenciado que a maioria das transações e valores é realizada na funcionalidade crédito pela cooperativa Noroeste; já na separação das unidades por grupo foco de atendimento, visualizase uma distinção de opção de uso do cartão, sendo que o público urbano utiliza, em sua maioria, a funcionalidade do crédito em suas transações, já o público rural prefere a utilização do cartão na funcionalidade do débito. Assim sendo, conclui-se que o estudo sobre o cartão múltiplo é de suma importância para que o Sicredi possa mensurar, avaliar esforços e usar os dados de estudo para visualizar os problemas e encontrar soluções para este produto.Item Estudo comparativo das práticas inovadoras das cooperativas agropecuárias: o caso do território missioneiro no Brasil, Argentina e Paraguai(2012-02-02) Naujork, SenirioNeste artigo será apresentada a caracterização de três cooperativas do Mercosul, objetos deste estudo, de modo a permitir que se conheça sua história, seus feitos e principalmente seu modo de atuar junto aos associados. De cada cooperativa serão apresentados os principais produtos, suas práticas e atividades, assim como as ações e projetos que desenvolvem voltadas a responsabilidade social, preservação e conservação do meio ambiente, e como se utilizam do marketing para divulgar estas ações.Item Análise de risco de crédito pós-liberação na cooperativa de crédito de livre admissão de associados noroeste do RS - Sicredi Noroeste(2012-02-02) Segatto, RodrigoO estudo faz uma análise do risco de crédito dos 480 maiores associados devedores de crédito da Cooperativa de Credito de Livre Admissão de Associados Noroeste do RS – Sicredi Noroeste. Tem como objetivo central dar segurança a gestão administrativa da cooperativa, quanto ao risco de crédito envolvido com os seus associados. A pesquisa é de muita relevância, pois permite evidenciar possíveis falhas nos processos de avaliação do risco, identifica associados potenciais a efetuar novos negócios, demonstra associados com problemas financeiros e possibilita a gestão do risco de crédito com fundamentos voltados a prospecção do resultado operacional da cooperativa. Buscaram-se na base cadastral, os 480 associados com maior saldo devedor de crédito, sendo evidenciadas pessoas físicas e jurídicas em ordem de comprometimento, foram renovados todos os cadastros e realizadas novas classificações de risco. O resultado alcançado foi de que a Sicredi Noroeste está com procedimentos de análise de crédito adequados, o nível de risco da carteira de crédito alocada nos maiores devedores está baixo, ficando enquadrada no nível de risco C, tendo que efetivar uma provisão no valor de R$ 2.625.798,23 para alcançar o montante ideal de R$ 8.262.175,16 em provisão de crédito dos 480 maiores devedores. Portanto, a gestão administrativa da cooperativa está atuando com coerência e eficiência nos processos da carteira de crédito, onde obtêm segurança para continuar estipulando metas de resultado sem sofrer conseqüências maiores ou ser afetada pelo risco de crédito.