Pós-Graduação - Lato Sensu
URI Permanente desta comunidadehttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/68
Navegar
Navegando Pós-Graduação - Lato Sensu por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 674
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Análise da distribuição de riquezas das empresas: setor de tecnologia da informação, listadas na BM&FBOVESPA(2011-12-16) Rosa, Tiago Medeiros daO presente trabalho teve o objetivo de elucidar e entender os objetivos e resultados obtidos pela demonstração do valor adicionado, buscando uma visão não apenas de resultados monetários, mas sim de resultados econômicos, ou seja, como uma entidade pode influenciar no crescimento econômico e social do ambiente em que esta inserido. Também com este estudo foi possível verificar que a grande preocupação das empresas sempre foi alta carga tributaria que estão enquadradas, todavia foi possível identificar que esta não é a maior receptora de riqueza que a empresa gera. Esta pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como objetivo principal interpretar o fenômeno que observa, ajudando o pesquisador a gerar ou revisar as estruturas teóricas adotadas anteriormente, oferecendo base para descrições e explicações muito ricas de contextos específicos.Item O controle interno como ferramenta de gestão: um estudo de caso em uma empresa de serviços(2011-12-16) Padilha, Fabiano BitencourtO presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado em uma empresa prestadora de serviço, localizada na cidade de Santa Maria-RS, tendo com objetivo levantar o sistema de controles internos existente no departamento financeiro e sugerir, caso necessário, melhorias e adequações. O desenvolvimento deste trabalho foi fundamentado numa pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso. A técnica de coleta dos dados utilizada para este estudo foi à aplicação de um questionário de procedimentos de controles internos. Concluiu-se que a empresa utiliza procedimentos de controle interno no seu departamento financeiro e que alguns destes procedimentos necessitam de melhorias para que os objetivos de controlar os ativos, de salvaguardar o patrimônio e de suprir o gestor com informações fidedignas, sejam alcançados.Item Fases de estresse de familiares de usuários de substâncias psicoativas, interrelação com internação hospitalar(2011-12-16) Fontana, Itiana ViannaTer um familiar usuário de substâncias psicoativas contribui para o estresse. Pesquisa busca relacionar fases de estresse de familiares de usuários de substâncias psicoativas, assistidos em um hospital geral, em um Centro de Atenção Psicossocial e em um grupo de apoio a familiares de dependentes químicos de um município do noroeste do Rio Grande do Sul, com a variável internação hospitalar dos referidos sujeitos. É quantitativa, descritiva, transversal, com 40 familiares, em março e abril/ 2010, com os instrumentos: ”Inventário de Sintomas de Stress”, dados sociodemográficos. Observados preceitos éticos de pesquisas com pessoas. Maioria mulher, divorciada, mãe, cônjuge, nas Fases Intermediárias e Finais do Estresse, independente do número e formas de internação. Cruzamento de formas de internação segundo grau de parentesco, na espontânea e por imposição familiar, percentual maior, mães, cônjuges; por ordem judicial, pai, outros. Resultados podem ser utilizados para qualificar a assistência aos familiares desses usuários.Item A fisioterapia no cuidado ao idoso em um hospital geriátrico, com enfoque multiprofissional(2011-12-16) Farias, Ana MariaO trabalho tem como objetivo sistematizar a atuação do profissional fisioterapeuta em uma unidade hospitalar destinada à assistência ao idoso, num trabalho multiprofissional. Trata-se de um relato de experiência realizado no decorrer do componente curricular Vivências em Geriatria e Gerontologia do curso de Pos- Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia. O mesmo ocorreu no Instituto de Geriatria e Gerontologia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com duração de sessenta horas. O referido hospital conta com uma equipe multiprofissional, composta por profissionais especializados na área de geriatria e gerontologia para a assistência à saúde do idoso. A dinâmica do cuidado do idoso compreende uma relação de cuidado com os pacientes e entre os profissionais uma relação de diálogo e respeito à opinião do outro, fundamentais para a boa evolução do idoso. Importante que os profissionais compreendam o idoso numa dimensão global, ir além de sua área, ter uma avaliação bio-psico-social e espiritual para então agir dentro da sua especialidade. A essência da atividade multiprofissional é o restabelecimento da saúde do idoso, melhorando sua capacidade funcional geral e diminuindo o tempo de internação. Estar com profissionais que trabalham em equipe no atendimento aos idosos com saúde fragilizada, foi uma experiência valiosa na minha formação profissional. Todo o embasamento teórico obtido durante o curso de pós-graduação pode ser visto na prática e, nesse sentido, ficou mais bem expresso na nossa missão como fisioterapeutas.Item Relatórios de sustentabilidade: uma análise de sua contribuição para o sistema de informações das entidades(2011-12-16) Tizotte, Tiago Rodrigo LutzerA sustentabilidade em empresas hoje é essencial para o crescimento e manutenção de corporações no cenário mundial. Menores gastos produtivos, otimização energética e redução do uso de recursos ambientais são objetivos das companhias, que vem buscando aliar o desenvolvimento empresarial aos novos conceitos de produção sustentável. Uma das formas de se medir o desempenho sustentável de empresas é utilizar os Indicadores de Sustentabilidade, uma ferramenta utilizada atualmente que tem como objetivo demonstrar de forma objetiva o desempenho de um dos elementos corporativos, que são geralmente ambiental, social ou econômico. O presente estudo traz uma refleção sobre a utilização de Indicadores de Sustentabilidade Ambientais em um conjunto de grandes empresas instaladas no Brasil, apresentados em Relatórios de Sustentabilidade no padrão GRI (Global Reporting Initiative). As empresas que fazem parte do trabalho foram selecionadas através do site da Bovespa utilizando como critério a utilização pelas empresas do modelo de relatório de sustentabilidade disponibilizado pela GRI nos anos de 2006 a 2009. O foco aqui é tentar descobrir se o que está sendo mostrado nos relatórios demonstra efetivamente o desempenho sustentável das empresas.Item Instalações de dispositivos segurança para máquinas operatrizes conforme a norma regulamentadora nº12 com ênfase em dispositivos elétricos(2011-12-16) Schneider, Elmo EbanêsEsse estudo tem por objeto reunir metodologia técnica que visa auxiliar à tomada de decisão na escolha de ações para adequação de máquinas e equipamentos, uma vez identificados os principais riscos frente às exigências da NR12. Tal proposta visa auxiliar o profissional da área de segurança do trabalho a ter parâmetros de escolha entre as diversas medidas e ações possíveis, quanto às instalações e dispositivos elétricos possíveis de serem usados na partida, acionamento e parada das máquinas e equipamentos, garantindo os objetivos de segurança estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras, preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. O tema foi desenvolvido a partir de pesquisa em bibliográfica complementar a respeito do assunto, passando por uma abordagem sobre o sistema elétrico na gestão da segurança nas máquinas e equipamentos utilizando nas empresas, mostrando os dispositivos / equipamentos, ferramentas e os meios de controle adotados por esse sistema. Como conclusão, busca-se mostrar que o trabalho, para ser realizado de forma segura, depende além do conhecimento e compromisso dos profissionais, da aplicação da medida (ação) correta.Item Gestão estratégica de custos e resultados na Comercial Tijolinhos(2011-12-19) Ciotti, Luciana Maria MatteEmpresas de vários setores enfrentam dificuldades para determinar o preço de venda de seus produtos, visto que, com o aumento da competitividade, precisam atuar de maneira mais ágil e flexível, pois o preço sofre grande influência do mercado, levando-se em conta o poder aquisitivo da população, a qualidade e a oferta dos produtos conforme escolha de preferências. Com isso, o mercado demanda que as empresas ofereçam produtos de qualidade com preços que o consumidor deseja pagar. No valor dos preços, precisam estar inclusos todos os custos e despesas, margem de retorno sobre o capital, e ainda levando em conta os objetivos da empresa, ramo, concorrência, entre outros. Na correta aplicação dos preços, podem-se analisar todas as metas anteriormente definidas, e também definir descontos, promoções e melhores prazos, de acordo com cada produto e sua margem. Neste contexto, a Contabilidade de Custos é indispensável para qualquer empresa, pois auxilia no processo de gestão, planejamento e controle estratégico. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo descrever e analisar a gestão estratégica de custos e resultados na Comercial Tijolinhos. Inicialmente, o relatório apresenta a contextualização do estudo, onde foi definido o tema, o problema, os objetivos e a justificativa a ser utilizada no desenvolvimento do estudo. No capítulo II, apresenta-se a revisão bibliográfica, baseada em pesquisas de livros, artigos e Internet, que define e conceitua, por meio do conhecimento de diversos autores, informações sobre os assuntos necessários para a realização do estudo. 10 No capítulo III, apresenta-se a metodologia do trabalho, onde foi definida a classificação da pesquisa, o plano de coleta de dados e o plano de análise do mesmo. No capítulo IV, foi desenvolvido o estudo aplicado, onde foram apresentados os produtos em análise, o custo de aquisição, despesas mensais da empresa, mark-up, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança e demonstração do resultado da empresa com relação aos produtos em estudo, com suas respectivas análises. E por fim, o estudo apresenta a conclusão e a bibliografia que foi consultada durante a sua realização.Item Gestão ambiental: um estudo em instituições financeiras(2011-12-19) Uecker, Cinara TaisEste trabalho mostra um estudo dos modelos de gestão ambiental das instituições financeiras, demonstrando a preocupação das mesmas com o meio ambiente onde estão inseridas. Traz uma breve comparação dos modelos de gestão ambiental das instituições analisadas, onde percebemos que os pontos principais são tratados quase que por todas as instituições. Demonstrando que as instituições financeiras cada vez mais se preocupam com o meio ambiente e vem a cada ano melhorando a forma de apresentar esta preocupação. Apresenta um modelo básico de gestão ambiental que pode ser utilizado em uma cooperativa de crédito.Item Educação em saúde na oncologia(2011-12-19) Scheren, FrancianeObjetivo: Analisar as publicações em periódicos nacionais, entre os anos de 2005 a 2010, que discutem os aspectos relativos à Enfermagem e o processo de Educação em Saúde na Oncologia. Método: pesquisa de revisão bibliográfica. Os dados foram obtidos por meio eletrônico, disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde – BVS: Scientific electronic library on-line (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Base de Dados de Enfermagem (Bdenf) com os seguintes descritores: Enfermagem, Educação em Saúde e Oncologia. Resultados: foram selecionados quatro artigos que abordavam o assunto em questão. Na interpretação dos resultados emergiu uma categoria: Educação em saúde e oncologia. Conclusão: os artigos analisados estão voltados para a discussão de ações e intervenções curativas para o enfrentamento da doença e tratamento, visto que, as ações educativas de promoção e prevenção aparecem de forma limitada nos textos.Item Estudo da ergonomia na colheita de frutas(2011-12-19) Steinke, Caroline VizzottoSão constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas, poucas pessoas prestam atenção nestes detalhes. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador. Assim, para se ter maior eficiência de uma atividade, é necessária a avaliação ergonômica da mesma, e para isso inclui-se toda e qualquer atividade, desde a mais simples até a mais complexa. Para tal, a análise ergonômica da colheita de frutas tem como principal objetivo observar a atividade desenvolvida, os deslocamentos realizados pelos trabalhadores, identificando os principais problemas ergonômicos e que tragam prejuízos em longo prazo para a saúde, realizando-se uma avaliação ergonômica para o processo de colheita de frutas, voltado para Agricultura Familiar, e propondo soluções mínimas necessárias e econômicas, para futuras modificações. Busca-se com este estudo inicial de avaliação ergonômica uma maior eficiência na atividade de colheita, garantindo segurança e saúde aos trabalhadores.Item A flexibilização da impenhorabilidade no processo de execução por quantia certa: análise legislativa e doutrinária(2011-12-20) Librelotto, Priscila BresolinA proposta da presente pesquisa consiste em analisar a possibilidade de flexibilização do conceito legal de impenhorabilidade dos bens do devedor e sua importância no ordenamento jurídico atual, com base no Código Processual vigente e nas modificações à fase da penhora no processo de execução por quantia certa, sugeridas pelo Projeto Substitutivo do Novo Código de Processo Civil, de 15.12.2010. Para tanto, inicia-se com a apresentação dos principais princípios norteadores do processo de execução por quantia certa e a conceituação e generalidades acerca do procedimento executório em estudo, em especial quanto às fases do arresto e da penhora. Num segundo momento, abordar-se-á como o Código de Processo Civil atual e a Lei Federal n.° 8.009/90, referente ao Bem de Família, disciplinam as questões pertinentes à impenhorabilidade e as tentativas de reforma do Código Processual quanto ao tema.Item Avaliação do ruído e da iluminação em uma indústria de esteira de inox(2011-12-20) Oliveira, Jelson Silva deOs ambientes de trabalho não devem oferecer danos à saúde dos profissionais que lá estão expostos. Sabe-se que uma iluminação inadequada e a exposição a níveis de ruídos elevados são fatores que influenciam diretamente o bem estar das pessoas, além de acarretar diversos comprometimentos no indivíduo, causando desde uma simples e passageira mudança no organismo até uma mudança mais grave irreversível ou até mesmo a morte. Este trabalho tem por objetivo quantificar através de medições os níveis de ruído e de iluminação da empresa Andrapell de Cruz Alta RS – fabricante de esteira inox para distribuição de calcário, e então verificar se os resultados das medições estão de acordo com os índices aceitáveis pelas normas. As medições foram realizadas nos postos de trabalho com o auxílio dos seguintes equipamentos: luxímetro digital utilizado para as medições de níveis de iluminação e o decibelímetro digital empregado para medir os níveis de pressão sonora instantânea (ruídos gerados pelas máquinas), seguindo as exigências dispostas nas normas. Os resultados obtidos para os níveis de iluminação em todos os setores da empresa apresentaram valores abaixo daqueles exigido pela norma NBR 5413 - Iluminância de interiores. Já os resultados obtidos para os níveis de ruído entre todos os setores analisados apenas o setor de corte e o setor de rebitagem apresentam valores acima do estabelecido pela NR 15 – Atividades e operações insalubres, anexo 1 como sendo o limite de exposição de 85 dB(A), para uma jornada de 8 horas. Para o setor de corte encontrou-se 93 dB(A) e para a sala de rebitagem 104 dB(A), no entanto esses valores podem ser atenuados com a utilização de equipamentos de proteção individual selecionados de forma corretamente, assim estarão protegendo os trabalhadores desses níveis elevados, garantindo a saúde e o bem estar de todos os envolvidos na empresa.Item Avaliação da dor de neonatos e crianças pela enfermagem em terapia intensiva(2011-12-20) Bottega, Fernanda HankeAvaliar a dor e instituir medidas para seu alívio torna-se um diferencial no cuidado a crianças em terapia intensiva. Este estudo busca apreender ações de uma equipe de enfermagem referentes à avaliação de neonatos e crianças em situações de dor durante o processo de hospitalização em uma Unidade de Terapia Intensiva. É qualitativo, descritivo, estudo de caso, realizado em uma instituição hospitalar do noroeste do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu mediante entrevista aberta, com dezesseis trabalhadores de enfermagem. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e emergiu a categoria analítica: a enfermagem na avaliação e controle da dor de neonatos e crianças em uma Unidade de Terapia Intensiva Neo-Pediátrica. Existem barreiras para tratar a dor em pediatria, que incluem ausência de avaliação, reavaliação adequada; entendimento inadequado sobre conceitos, quantificação da dor e déficit de conhecimento.Item A realidade sobre a saúde do idoso no município de Nova Ramada/RS e a construção de um modelo assistencial(2011-12-20) Mafalda, AlineO aumento de idosos na população brasileira e o conseqüente predomínio das doenças crônico-degenerativas desafiam o Sistema Único de Saúde a buscarem novos modelos assistenciais de atenção a pessoa idosa, que necessita de um cuidado contínuo, complexo e interdisciplinar. Neste contexto e como profissional inserida na equipe básica de saúde do município de Nova Ramada (RS), objetivou-se estudar a população idosa deste município e assim elaborar um plano assistencial à esta população.Item Grupos nas instituições: uma alternativa para os idosos (relato de experiência)(2011-12-20) Hedlund, Jeferson PinheiroItem Perfil dos idosos praticantes de pilates(2011-12-20) Casalini, Elenise Daiane BudelA imensa maioria dos idosos relata estar bem de saúde, dentro deste contexto, as praticas preventivas ocupam, então, um lugar de destaque. Os resultados de diversas pesquisas apontam que a pratica regular e sistemática de atividade física revela-se como um dos principais benefícios inerentes à longevidade, contextualizando-a numa dimensão de estratégia tanto profilática como curativa para os distúrbios ou as disfunções associadas ao envelhecimento. O estudo, de caráter descritivo, realizou-se na instituição “Pilates Studio Gym” que realiza atendimentos específicos do método Pilates com aparelhos no município de Ijuí/RS. Esta vivência teve como objetivo observar a dinâmica funcional do serviço, a partir disso traçar o perfil dos idosos praticantes de Pilates. A coleta de dados ocorreu a partir das fichas de inscrições que os praticantes de Pilates preenchem ao iniciarem a pratica do método, totalizaram-se 169 fichas. A análise dos dados foi feita utilizando-se estatística descritiva. Observou-se que a dinâmica funcional do Pilates Studio Gym esta em consonância com o que é preconizado pelos Conselhos Profissionais de Educação Física e Fisioterapia, além de conjugar a proposta original de Pilates com novas técnicas e recursos atualmente disponíveis tirando o máximo proveito das possibilidades terapêuticas desta modalidade. A forma de atuação através de uma proposta multiprofissional no cuidado a saúde dos praticantes, faz com que diferentes objetivos e abordagens profissionais sejam socializados e tenham influência positiva na busca de um envelhecimento saudável. Quanto ao perfil dos praticantes: 22% são idosos. Dentre os idosos a maioria são mulheres 68%, 58% praticam pilates uma vez por semana, a maioria 42,1% começaram a pratica por indicação de outros já praticantes, 76,3% ingressaram com o objetivo de reduzir a dor. Apenas 37% dos idosos contemplam em suas atividades os diferentes componentes da aptidão funcional. A maior concentração de idosos se dá no turno da manhã, 50%, também a maioria é atendida por fisioterapeutas 68%. Vários apresentaram déficit de flexibilidade e incidência de dor. A maioria, 65,8% apresenta uma velhice produtiva. A fim de possibilitar uma melhora significativa na manutenção da independência e autonomia de idosos, bem como dos envelhecentes, faz-se necessário agregar ao treinamento os componentes faltantes da aptidão funcional que não são contemplados na pratica do método Pilates. Essa associação assegura a manutenção da mobilidade e da agilidade, prolongando a independência do idoso e melhorando sua qualidade de vida.Item Normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público: uma visão dos profissionais da contabilidade dos municípios da Amuplam(2011-12-20) Thomas, Tárcio RicardoO setor público vem passando, nos últimos anos, por profundas transformações em sua estrutura, e um dos objetivos dessas mudanças é fazer com que a administração dos recursos públicos seja cada vez mais eficaz e transparente. Neste sentido, percebe-se não só a importância, mas a necessidade que a administração pública precisa ter no desenvolvimento de instrumentos de gestão e de controle, a fim de assegurar o sucesso dos objetivos traçados evitando falhas nos atos da administração. Em vista disso, realizou-se um estudo sobre as novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público e sua aplicabilidade nos municípios que integram a Amuplam – Associação dos Municípios do Planalto Médio. Destacando pontos importantes na busca da padronização contábil na área pública visando à convergência para as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Pela busca da adequação legal exigida, apontando as diferenças das normas usadas atualmente e benefícios por ela trazidos, e a partir da implantação das novas normas, perceber que seus resultados produzem melhorias, transparência, bem como, contribuem para a tomada de decisões. A estrutura desse trabalho de conclusão de curso apresenta inicialmente a contextualização do estudo, seguido do tema, questão de estudo, objetivos e justificativa. 8 8 Na segunda parte do trabalho desenvolve-se o referencial teórico, abordando às principais teorias acerca do tema em estudo, desde o conceito inicial da Contabilidade até a sua utilização na Administração Pública. Em seguida apresenta-se a metodologia que demonstra a forma como a pesquisa foi desenvolvida. Posteriormente, apresenta-se uma breve caracterização da região estudada, denominada Amuplam. Na sequencia, elaborou-se a análise do estudo realizado demonstrando os resultados da pesquisa através da análise interpretativa de gráficos. E por fim, as conclusões decorrentes das atividades desenvolvidas, a bibliografia utilizada no desenvolvimento deste trabalho e os anexos contendo os questionários aplicados e, na íntegra as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBCASP.Item Assessoria contábil gerencial para pequena empresa(2011-12-20) Oliveira, Ronilda Chaves Lopes deEste trabalho foi desenvolvido com o propósito de ajudar as micro e pequenas empresas, quanto à organização dos dados no dia-a-dia de suas atividades. Independentemente do porte, todas as empresas precisam ter algum tipo de controle para que possam ao final de um período, avaliar se o negócio está gerando lucro ou prejuízo. Desta forma, a assessoria contábil gerencial é um estudo que busca mostrar para as empresas que, um fluxo de caixa, o controle de estoque, o custo do produto, aplicação dos conceitos de 5S, o controle das compras, marketing, utilização de técnicas de layout, entre outras técnicas podem perfeitamente ser feitos em empresas pequenas, até mesmo de maneira manual, ou seja, sem a necessidade premente de tecnologias da informação. O que se propõe mostrar neste estudo, que isso pode ser um pouco mais trabalhoso e levar um pouco mais de tempo, porém dependendo do tamanho do negócio, perfeitamente viável. Quando se fala em controles vem à cabeça sistemas informatizados, sendo que na realidade os controles podem ser efetuados de diferentes formas, e, nem sempre necessitam ser informatizados. Sempre que se pensa em informatização, é porque é mais fácil, mas ainda existem pequenas empresas que não possuem controles nem mesmo manuais, muitas vezes por não poder pagar uma pessoa que desempenha essa função, na maioria das pequenas empresas os próprios proprietários que gerenciam as mesmas, sem domínio da atualização tecnológica. Nesta linha, o estudo foi realizado sobre controles contábeis gerenciais, para empresas de pequeno e médio porte, onde se observou que é possível, aplicar algumas ferramentas na pequena empresa, independentemente de estar informatizada ou não. Este tipo de controles, além de proporcionar uma visão das entradas e saídas, geralmente é o primeiro “choque de realidade” para o proprietário que está implantando um controle desta natureza. Isso é mais freqüente do que se pensa, já que em algumas pequenas empresas familiares, muitas vezes não se separa o caixa da empresa com o bolso do proprietário. Um forte aliado das empresas de pequeno porte para evitar este tipo de situação, é ter um fluxo de caixa bem controlado. Infelizmente, para a maioria das empresas, esta é uma realidade. Há muito por ser feito neste sentido, motivo pelo qual este trabalho foi desenvolvido. Neste sentido, foi desenvolvido no estudo uma proposta de controles pelo sistema de caixa, onde se assume que, se este estiver sendo utilizado com disciplina, diariamente e corretamente, o mesmo proporcionará uma visão clara da situação da empresa e de sua liquidez. Ao mesmo tempo, buscou-se também o controle de estoque que permiti controlar o tempo do produto em estoque assim trabalhando com o mínimo de estoque e com mais compras no mês, para não se ter capital parado. Com a aplicação de conceitos de 5S a organização na empresa, novo arranjo de layout, entre outras atividades, é base para o serviço fluir. Na área de Marketing a elaboração de Planejamento com objetivos e metas para atingir, permite ao gestor um acompanhamento realista da situação e a correção de rumos quando necessário. Com isso, entende-se que implantando esses controles e trabalhando desta forma, pode-se mudar a história, o processo de gestão em busca da melhoria dos resultados deste tipo de empresas.Item Consultoria gerencial aplicada a uma farmácia comercial(2011-12-20) Krabbe, MilenaA consultoria gerencial é uma ferramenta de grande importância para a sobrevivência das organizações no mercado, pois esta auxilia na tomada de decisão fornecendo informações precisas e indispensáveis para que a mesma possa evoluir a cada dia. Normalmente as empresas de pequeno porte não possuem nenhum tipo de controle gerencial, deixando assim uma gestão complicada e talvez duvidosa. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido em uma farmácia comercial gerenciada pela proprietária que utiliza somente receitas e despesas mensais para mensurar seu lucro.Item Análise da aplicação e atendimento às normas regulamentadoras NR-10 e NR-18 em canteiros de obras com relação aos serviços de eletricidade(2012-01-09) Lopes, Henrique CeretaOs canteiros de obras ainda necessitam de maior segurança para os seus trabalhadores uma vez que a construção civil é um mercado em alta e é umas das atividades que mais se registra acidentes de trabalho. Os acidentes ocorrem apesar de a construção, ao longo dos anos, vir se aprimorando, com diferentes métodos de construção, novos equipamentos e a utilização de novas tecnologias e materiais. Uma das justificativas pode ser a falta de mão-deobra qualificada para atender toda a demanda da atividade. Com o objetivo de avaliar e propor melhorias para essa situação, este trabalho traz um estudo de campo onde se verificou como as empresas tratam o assunto de segurança do trabalho nos canteiros de obras. Nesse trabalho a atenção é dada para os serviços de eletricidade, cujas instalações provisórias segundo as normas regulamentadoras (NR-10 e NR-18) apresentam algumas recomendações para que os trabalhadores tenham mais segurança e realizem um serviço de maior qualidade. Com esse trabalho concluiu-se que o setor ainda carece de mais atenção dos empregadores, trabalhadores e profissionais da Segurança do Trabalho visto que os canteiros de obras visitados apresentam desconformidades que podem se tornar focos de acidentes de natureza elétrica.