Engenharia Mecânica
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Navegando Engenharia Mecânica por Assunto "Aços avançados de alta resistência"
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Item Estudo da eficiência de estiradores na conformação de aços avançados de alta resistência DP800 e DP1000(2013-12-02) Stürmer, LindolfoA corrida da indústria automotiva pela redução de peso dos veículos tem alçado os profissionais da estampagem a novos desafios. Muitos conceitos empregados na estampagem convencional perderam efetividade sobre os chamados aços avançados de alta resistência. Este trabalho apresenta um estudo sobre a real eficiência de um componente específico de uma ferramenta de conformação, porém muito importante, que é o estirador (quebra rugas), na estampagem de aços AHSS DP 800 e DP 1000, usando como referência o aço convencional NBR 5915 EEP. Foi apresentado o estado da arte do processo de estampagem de chapas, bem como os materiais disponíveis no mercado para fabricação de peças. Foi feita a caracterização dos materiais estudados através do ensaio de tração, onde as propriedades mecânicas foram usadas para as simulações de estiramento através do software por MEF AutoForm R3.1. Para validação das simulações, foram efetuados testes práticos com uma ferramenta projetada para tal finalidade, usando uma prensa hidráulica de uso industrial. Os resultados foram quantificados através de um novo método de avaliação da eficiência do estirador. A interpretação final apontou que o estirador perfil degrau e altura 9 mm é o mais eficiente na estampagem dos AHSS DP 800 e DP 1000, sendo o estirador perfil quadrado e altura 9 mm o mais eficiente para o aço convencional NBR 5915 EEP.Item Estudo da viabilidade de soldagem de aços similares e dissimilares por resistência à ponto, entre as ligas Usibor 1500 e Docol 2000, processados pelo método de Press hardening steel (PHS)(2024-11-26) Lima, Oélissom deA demanda crescente por redução de peso, sustentabilidade, segurança e conservação de recursos naturais nos veículos comerciais está impulsionando o uso de aços avançados de alta resistência. Esses materiais têm sido amplamente adotados na indústria automotiva devido à sua capacidade de reduzir o consumo de combustível. Ao projetar as estruturas dos automóveis, os componentes são cuidadosamente projetados para distribuir a carga de impacto de forma eficiente, sem comprometer a integridade geral do veículo. Este trabalho apresenta o estudo da soldagem por resistência à pontos dos aços avançados de alta resistência (AHSS) processados através do processo de PHS (Press Hardening Steel). Os materiais propostos são as ligas do aço Usibor 1500 e Docol PHS CR 2000 onde foi soldado as combinações de Usibor com Usibor, Usibor com Docol e Docol com Docol. Ambos os materiais possuem dificuldade de soldar devido às suas características e composição química específicas, são tipos de aços que contém uma proporção significativa de manganês e silício, além de outros elementos de liga como boro. Outra característica a qual desafia a soldagem é que esses materiais possuem uma microestrutura complexa e refinada, pois pode resultar em variações na taxa de resfriamento e na distribuição de tensões, afetando a qualidade da solda, podendo resultar em tensões residuais, trincas e porosidade interna. Para a pesquisa desse trabalho foi utilizado uma célula robótica de soldagem a pontos por resistência, com controladores de média frequência. Na primeira etapa se procurou determinar os parâmetros adequados de soldagem, que após encontrados e validados através dos ensaios visuais e de macrografia, os demais corpos de prova foram submetidos aos ensaios de caracterização das juntas soldadas e comportamento mecânico através de metalografias, microdureza e ensaio de cisalhamento. Para a aprovação da viabilidade de soldagem dos materiais os resultados foram confrontados com as normas GMW14057:2018, AWSD8.1M:2007 e AWSD8.9M:2012 que demostrou que é satisfatória a soldagem dos aços similares e dissimilares das ligas Usibor e Docol quando utilizados os métodos de preparação e os parâmetros adequados de soldagem.