Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado
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Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado por Assunto "Educação física escolar"
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Item Educação física escolar e práticas corporais de aventura na natureza: uma proposta para o ensino médio no Litoral Norte do Rio Grande do Sul(2025-02-04) Gehrske, Patríciaconhecimento referentes à cultura corporal, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo que sua gênese foi influenciada por uma abordagem militar, higiênica e esportiva no Brasil. A partir da década de 80, com o movimento renovador ela passou por mudanças, assumindo uma identidade, pelo menos do ponto de vista teórico, muito mais próxima das ciências humanas, da filosofia e da pedagogia. No contexto de inserção na educação básica, especialmente no Ensino Médio, existem muitas possibilidades de inovações pedagógicas, já que temos os temas transversais que são bastante abrangentes. As práticas corporais de aventura na natureza enquanto manifestação da cultura corporal de movimento, pela variedade de objetos de conhecimento de potencial educativo, constituem-se como um relevante tema a ser desenvolvido, de maneira a atender as especificidades dessa etapa de ensino, dentro do contexto que está inserida a comunidade local. O objetivo deste estudo foi o de investigar os limites e potencialidades de implementação de uma Unidade Didática de Práticas Corporais de aventura na natureza, enquanto possibilidade de ampliação da cultura corporal de movimento de estudantes matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola do litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul. Como objetivo específico, também foi verificada a possibilidade de ampliação da constituição da consciência ambiental desses mesmos estudantes. Nesse sentido, para auxiliar os professores de Educação Física, foi criado uma Unidade didática com histórico, materiais, vídeos, sugestão de experimentação e um movimento para essa inovação pedagógica contemplando o planejamento da prática educativa. A pesquisa, de natureza qualitativa, com referencial teórico na pesquisa-ação, contou com a participação de 24 alunos, matriculados em 2022, em uma turma do Primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se como instrumento de produção de dados o Diário de Campo, registros iconográficos e de vídeos/fotos. Como resultado foi elaborado um relatório da aplicação das atividades da UD e foi possível perceber o engajamento e encantamento durante todas as propostas e indagações, claramente potencializando a consciência ambiental e fomentando a inovação pedagógica. As práticas corporais de aventura na natureza propiciam que o aluno confronte-se com ele próprio, superando limites, ultrapassando barreiras e vencendo desafios, além de agregar novos saberes. Cabe ressaltar que é na escola que devemos encontrar esses desafios e aprender em todas as dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal.Item Mudança de atuação de um professor na educação física escolar: uma autoetnografia a partir do ingresso no programa de mestrado profissional em educação física em rede nacional(2025-02-04) Schreiner, Jonas RobertoA partir do ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), um professor passou a questionar a própria compreensão sobre seu trabalho no ambiente escolar. Passados aproximadamente 16 meses do ingresso no referido curso, o docente alterou sua concepção sobre a Educação Física na escola, mudando sua forma de atuação docente, o que o levou ao objetivo desta pesquisa: verificar quais fatores induziram uma mudança na atuação como professor na Educação Física escolar, a partir do ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional. Para tanto, metodologicamente o estudo se pautou numa abordagem qualitativa, constituindo-se numa autoetnografia que diz respeito à investigação na qual o próprio pesquisador é o sujeito analisado e, portanto, a figura central do estudo. Os instrumentos para levantamentos das informações foram: a) o caderno utilizado em disciplinas cursadas no ProEF, contendo as anotações sobre as aulas; b) os trabalhos avaliativos realizados em disciplinas cursadas no ProEF; c) os planejamentos das aulas na escola, realizados antes e após o ingresso no ProEF; d) um diário de campo com os registros sobre as formas de intervenções realizadas nas aulas na escola, antes e após o ingresso no ProEF; e) um diário de campo com as anotações acerca dos aprendizados por ocasião da participação como ouvinte em reuniões do subprojeto Educação Física no Programa Residência Pedagógica; f) um diário de campo com as anotações acerca dos aprendizados por ocasião da participação em dois componentes curriculares de um curso de graduação em Educação Física. A apreciação dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo, por meio da qual foram destacados trechos e recortes relacionados ao objetivo da pesquisa. Feito isso, os dados foram estruturados em um conjunto de aspectos e sistematizados em matrizes de análise. Posteriormente, com base neste processo de análise de fragmentos destacados dos documentos, as categorias foram definidas. Os resultados indicam que os fatores indutores da mudança na atuação como professor de Educação Física escolar, a partir do ingresso no ProEF, foram: ter refletido sobre o direito de aprendizagem dos alunos considerando os marcos legais; ter participado de experiências de estruturação curricular como forma de organizar as temáticas em cada ano escolar; estudar a unidade de ensino como meio de planejar as temáticas de ensino; compreender os modelos de ensino dos esportes; testar e reconhecer a viabilidade do desenvolvimento dos saberes estudados considerando a cultura escolar. O conjunto desses achados pode ser um indicado de assuntos que as Instituições de Ensino Superior, responsáveis pelas formações inicial e continuada de professores, e os polos do ProEF podem adotar em seus cursos visando a qualificação dos docentes e, consequentemente, o aprimoramento das aulas de Educação Física na escola.