Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Assunto "Alfabetização"
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Item Alfabetização de jovens e adultos: resistência, sonhos e esperança(2017-09-06) Sulzbach, Fabiana FátimaEste estudo trata do tema “Alfabetização de Jovens e Adultos: Resistência, Sonhos e Esperança.” Tem como objetivo investigar como ocorre o processo de alfabetização de adultos buscando compreender quais as causas que levam muitas pessoas a serem analfabetas e/ou quais os motivos destas não terem concluído seus estudos quando em idade escolar, e porque, ainda existe analfabetismo no Brasil e no município de Santa Rosa/RS. A opção metodológica se caracteriza como um estudo bibliográfico e empírico. A produção de dados do campo empírico foi realizada através da observação de aulas da turma da Totalidade 1 de uma escola estadual em Santa Rosa/RS. Nestas observações foram realizadas intervenções, em forma de entrevistas, a fim de ouvir as narrativas de três adultos da idade de 40 a 65 anos de idade. Viver o processo de alfabetização para muitos alunos da Educação de Jovens e Adultos significa ampliar a visão de mundo, buscar autonomia. Neste sentido a escola não se limita apenas a uma tarefa escolar, mas está atrelada a atender as expectativas, por isso quando o sujeito se alfabetiza há possibilidades de obter uma vida melhor ou pelo menos com mais oportunidades. No entanto, na escola a alfabetização de jovens e adultos não acontece da mesma forma como na infância, não é um processo simples de ensinar a leitura e a escrita, pois a prática requer muito conhecimento teórico. O professor precisa refletir buscar novas metodologias e adequá-las à realidade de seus alunos, buscando formar sujeitos críticos, reflexivos, além disso, os alunos necessitam ser motivados para que não desistam dos desafios e das dificuldades em relação ao processo de alfabetização. Nesse sentido, buscou-se também entender porque a taxa de analfabetismo no Brasil e na cidade de Santa Rosa/RS não diminui. A superação do analfabetismo é uma meta muito relevante, porém enfrenta-se ainda exclusão social, preconceito em relação aos sujeitos analfabetos e isso faz com que estes acabem por não procurar a escola para não serem visualizados. Se o processo de alfabetização de jovens e adultos se tornar uma prática sistemática que venha a formar sujeitos críticos, autônomos, há possibilidades de reduzir os índices de analfabetismo e construir um país humanizado, justo e igualitário.Item Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2015-05-04) Santi, Paula AparecidaItem Alfabetização e letramento: como potencializar o processo de ensino aprendizagem(2017-09-06) Schwertz, Susana Karina de MoraesAlfabetizar letrando significa não só dar a oportunidade do aluno apropriar-se do sistema alfabético, mas de possibilitar o uso da língua materna nas práticas sociais da leitura e da escrita. O objetivo desta pesquisa é evidenciar como ocorre a prática pedagógica de alfabetização que potencialize a ideia de letramento através de uma aprendizagem significativa e lúdica. Nesta o aluno é um sujeito ativo, os seus conhecimentos prévios e a cultura que carrega são valorizados. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com observações e entrevistas com a professora e os alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola na cidade de Três de Maio. Neste estudo ficou evidente que a literatura infantil, os jogos e as brincadeiras possibilitam aos alunos vivências expressivas com a língua materna. Assim acabam aprendendo de forma espontânea e divertida. Dentro dessa perspectiva, alfabetizar letrando se constitui num desafio tanto para o professor quanto para o aluno. Uma das políticas públicas em destaque atualmente no Brasil é o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este é um programa do governo federal em parceria com os municípios que escolhem participar do mesmo. Nele os professores têm a oportunidade de ter uma formação continuada, na qual recebem subsídios para o seu trabalho com os alunos. A escola também é beneficiada com materiais pedagógicos como jogos e livros infantis. Nesse sentido, o papel da educação é contribuir na formação de leitores e escritores, que sabem expressar-se corretamente, dialogando, interagindo e assim sendo sujeitos ativos na construção do conhecimento.Item Alfabetização: processos do ensinar e do aprender(2016-11-01) Gabi, Tatiane Corassapresente monografia busca responder diversas questões que surgem no dia a dia de um processo bastante complexo que é a alfabetização. Busca entender, ao longo dos capítulos, de que forma a criança aprende a ler e a escrever, evidenciando o que devemos mediar e de que forma mediar. Em busca destas respostas percebe-se que não existe um método salvador, cada professor formará seu próprio método. Para entender e apropriar-se de certos conhecimentos que encontramos em uma escola pública elementos para continuar a reflexão sobre a alfabetização, buscando entender como a criança se manifesta e de que forma se manifesta em sala de aula, fazendo parte de seu processo de aprendizagem ou como mero expectador? Como isso se evidencia? Com principais referencias cito Pedro Demo, Patrícia Corsino, sem esquecer-se de Magda Soares que brilhantemente contribuíram muito para as discussões geradas ao longo do presente trabalho. Ao término desta monografia afirmo que, não basta um método, é necessário interação entre professora e alunos, as situações de aprendizagem desafiadoras são essenciais, bem como o ambiente escolar contribui para este processo. Todavia, para que este processo ocorra é necessária formação continuada da professora mediadora.Item A apropriação da escrita pela criança: uma construção libertadora(2017-09-06) Dieminger, Shana RonelleEste trabalho visa compreender a apropriação da escrita pela criança. A escrita é considerada uma das invenções mais importantes da humanidade, pois é através dela que ocorrem registros históricos, a comunicação, transmissões de informações, entre outros aspectos. A escrita passou por uma evolução. Na antiguidade, as pessoas usavam desenhos, traços e alguns signos para se comunicar. Somente depois de muitos séculos surgiu o alfabeto, e esta evolução está divida em três fases distintas: fase pictórica, fase ideográfica e a fase alfabética. O sujeito que aprende a escrever, age e interage com o meio, com os objetos que o cercam, modificando e ampliando as informações até chegar a sua compreensão. Desta forma, amplia seu conhecimento, partindo da sua vivência e das interações com o ambiente, já que isto facilita o entendimento e a compreensão da escrita. O processo de aprendizagem da escrita apresenta muitos desafios em que a criança precisa desenvolver, desde as suas habilidades motoras como segurar um lápis, até evoluir à fase alfabética. Ferreiro e Teberosky (1999) descrevem o processo de aquisição da escrita em quatro níveis. Os dois primeiros níveis correspondem ao pré-silábico e ao silábico, o terceiro nível é denominado de silábico alfabético, e o quarto nível, alfabético. Precisa-se ressaltar que quando a criança está alfabetizada ela já conhece as letras e as transcreve por conta própria formando palavras. Assim, cabe ao educador auxiliar o educando a compreender a real função social da escrita, contribuindo para a formação de um sujeito autônomo e consciente, que se posicionará de maneira crítica perante as informações que lhe serão expostas, transformando a sociedade na qual está inserido.Item Contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento(2016-08-22) Graeff, NádiaEsta monografia tem como tema as contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento, abordando, de forma ampla, a importância que o ato de contar e ler histórias tem na ação pedagógica e em que aspectos pode favorecer o desenvolvimento infantil. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em uma escola pública estadual com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de 9 anos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora da turma e conversa com os alunos. Para fundamentar este trabalho os autores Freire (1993); Vigotsky (2006); Corso (2006); Soares (2008); Libâneo (2008); Ferreiro e Teberosky (1979), foram de fundamental relevância para isto; e com eles vimos que a leitura de textos, especialmente a Literatura Infantil, pode contribuir para uma educação de qualidade e alargar capacidades e habilidades importantes para o desenvolvimento infantil como: estimular e desenvolver a prática da leitura prazerosa e analítica, bem como outras linguagens e a compreensão da vida. Também tivemos como objetivo colocar em evidência e refletir acerca do valor que a literatura tem no primeiro ano do ensino fundamental na aprendizagem significativa da leitura e a escrita na escola; conhecer e analisar as questões didático metodológicas privilegiadas pela docente no contexto da sala de aula que envolvem o contato e o trabalho com literatura infantil em sala de aula; conhecer quais os valores trabalhados por meio da bibliografia escolhida e o que pensam as crianças sobre a experiência de leitura. Na análise de dados, pode-se reafirmar o quanto a literatura infantil é atraente às crianças, pois em suas falas elas afirmaram que gostam muito de ler e ouvir história, uma vez que a professora incentiva muito os educandos a cada dia gostar mais da literatura. Ao refletir, tendo como referência os relatos das crianças, compreendemos que elas gostam da literatura infantil, e também as afirmações delas evidenciam que a professora gosta muito de contar histórias, e que a literatura está presente todos os dias em sala de aula.Item Os desafios da alfabetização na sociedade contemporânea(2015-05-04) Mattioni, Micheli LaizeItem A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização(2017-07-25) Marinho, Laís Maria MenegolO presente estudo apresenta reflexões sobre a Formação de Sujeitos Leitores no Ciclo de Alfabetização. A escolha da temática surgiu devido à identificação com a mesma e também devido à necessidade de entender melhor as práticas de leitura no Ciclo de Alfabetização, e se estas estão contribuindo para a formação de leitores. A pesquisa teve como subsídio teórico, ideias de autores que tratam da temática alfabetização e leitura, sendo caracterizada por seu caráter interativo e qualitativo. Dessa forma, a monografia, constitui-se em um estudo do significado da leitura no Ciclo de Alfabetização, trazendo inicialmente, o entendimento do conhecimento, como um processo que ocorre por meio de interações sociais, sempre em uma perspectiva própria. Indispensável, para as reflexões do presente estudo, traz informações sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. É preciso compreender, então, a leitura como um princípio para a vida ativa na sociedade, em que os sujeitos têm acesso a muitas informações, e por meio da leitura, ampliam a sua visão de mundo. A pesquisa também se caracteriza pela realização de uma docência em uma escola municipal com alfabetizandos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, para então, dessa forma, explicitar ainda mais, como ocorre a formação de sujeitos leitores nessa etapa da educação básica.Item Literatura infantil: efeitos na alfabetização(2017-07-25) Covari, CirlaniEste artigo aborda algumas questões referentes aos efeitos da literatura no processo de alfabetização de crianças na escola e refletir sobre os fatores que contribuem essencialmente para sua realização. Para tanto, dialogo com alguns teóricos que propõem discussões e esclarecimentos a respeito da temática. E, a partir de entrevista com professora de terceiro ano do ensino fundamental, evidencio a importância de se trabalhar a leitura e suas dificuldades em sala de aula, considerando e explorando os diversos aspectos que conduzem a criança a uma visão mais ampla dos temas. E, por fim, enfatizo a necessidade de uma prática de ensino de leitura que seja significante e satisfatória que motive as crianças os alunos a realizarem leituras futuras.Item O lugar do afeto na alfabetização(2016-08-22) Morais, CleusaO presente trabalho de conclusão do curso tem como tema O Lugar do Afeto na Alfabetização e traz à tona a preocupação a respeito de um menino que foi diagnosticado com déficit de atenção e medicado, e que, segundo o parecer da sua professora, tinha pouco interesse e esforço em aprender, apresentava dificuldades na ortografia, distraindo-se frequentemente em sala de aula, por isso estava repetindo, pela segunda vez, o terceiro ano. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso com esta criança em processo de alfabetização sobre os efeitos do afeto no processo de alfabetização e letramento; investigou-se o quanto as relações afetivas contribuem para potencializar a autoestima de uma criança e gerar desejo de aprender e/ou manifestar suas dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Para tanto, buscou-se orientações decorrentes das políticas públicas, como por exemplo, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na perspectiva de evidenciar concepções e práticas nos processos de alfabetizar letrando, como ensina Soares, as quais podem fundamentar a ação docente na construção da relação adulto e criança para potencializar aprendizagens. Pesquisou-se a importância do afeto durante aprendizagem em termos de emoção e cognição, e buscou-se estudos sobre o TDAH. Por fim, mediante relação afetiva e paciência que lhe foi dedicada esta criança conseguiu recuperar a autoestima e superar as dificuldades até então presentes na sua vida. Conclui-se que dois sujeitos foram beneficiados a partir de uma situação problema vivenciada, a educadora, que não desistiu da sua busca por ter consciência de que desistir do educando seria desistir de si mesma, e o educando que superou os temores e fragilidades, possuindo agora um sentimento de igualdade e de pertença ao seu grupo social.Item O papel da família na aprendizagem das crianças que frequentam os primeiros anos do ensino fundamental(2016-08-24) Spaniol, Rubiane CastroEste trabalho de conclusão de curso, trata do tema da participação da família na aprendizagem das crianças que frequentam os primeiros anos do ensino fundamental, mais especificamente sobre a participação da família na alfabetização, a importância dessa alfabetização e os motivos que levam a falta de participação dos pais na alfabetização de seus filhos e as consequências dessa falta de participação para a aprendizagem dos alunos.