Serviço Social
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Navegando Serviço Social por Assunto "Adolescente"
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Item Adoção internacional e serviço social(2012-08-28) Sebastiany, NatáliaO trabalho de pesquisa apresentado tem como objetivos abordar a Adoção Internacional como uma alternativa para colocação de crianças e adolescentes em família substituta e aprofundar o conhecimento do papel do profissional Assistente Social neste processo. Neste trabalho é feito um resgate histórico do instituto da adoção assim como de seus procedimentos legais. É também abordada a dialética contemporânea do perfil de preferência pelos adotantes brasileiros e a realidade encontrada nas instituições de acolhimento, assim como as mudanças advindas das novas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) referentes à adoção. A partir dessas mudanças, aprofunda-se a pesquisa acerca da Adoção Internacional, abordando seus aspectos positivos e negativos e como se dá o seu processo, para se compreender a viabilidade desta ser uma boa alternativa ou não, para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária de crianças a adolescentes em situação de acolhimento institucional. Procurase enfocar o Social neste instituto, em toda a sua variedade de manifestação e complexidade, compreendendo o fundamental trabalho de um profissional capacitado para atender a essas demandas: o Assistente Social, seu papel, competências, instrumentos e desafios com relação à Adoção Internacional.Item As políticas sociais de atendimento ao adolescente autor de ato infracional e as condições de execução das medidas socioeducativas , em meio aberto, no município de Ijuí RS(2012-11-01) Camargo, Tatiele dos SantosEste Trabalho de Conclusão de Curso é um recorte das atividades desenvolvidas a partir do projeto de pesquisa “As políticas sociais de atendimento ao adolescente ator de ato infracional e as condições de execução das medidas socioeducativas, em meio aberto, nos municípios de Ijuí e Santa Rosa, RS”, por uma equipe interdisciplinar composta por docentes dos cursos de graduação em Serviço Social e Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ e um estagiário bolsista PIBIC/UNIJUÍ no período de Fevereiro de 2012 à Janeiro de 2014. Foi através da inserção no desenvolvimento desse projeto de pesquisa, o qual se volta para um estudo a cerca das políticas sociais de atendimento aos adolescentes submetidos a medidas socioeducativas em meio aberto, que interessou-se pela temática abordada. Esta monografia tem como tema “As políticas sociais de atendimento ao adolescente autor de ato infracional e as condições de execução das medidas socioeducativas, em meio aberto, no município de Ijuí RS”, a escolha por delimitar a pesquisa especificamente para o município de Ijuí/RS deve-se ao fato deste ser sede da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÍ, mantenedora do projeto de pesquisa, e também, por serem respectivamente, município e a instituição onde se realizou os estágios curriculares obrigatórios supervisionados do curso de graduação em Serviço Social, no âmbito do espaço sócio jurídico, no Núcleo de Práticas Jurídicas, Escritório Modelo de Direito/ UNIJUÍ, ou seja, aprofundar conhecimento sobre a realidade a qual se está inserida. Para fins de melhor compreensão a cerca deste tema tão atual, porem histórico, faz-se um resgate histórico a cerca da estreita relação adolescente e a prática de ato infracional no Brasil e as legislações criadas para esta parte da população desde o primeiro Código de Menores (1927) até o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Discorre-se sobre a questão do ato infracional praticado por criança e/ou adolescente, as medidas de proteção e as medidas socioeducativas a partir do Estatuto. E, por fim, analisa-se a pesquisa de campo realizada no Centro de Referência Especializado em Assistência Social, local responsável pela aplicação das medidas socioeducativas no município através do Serviço de Atendimento a Medidas Socioeducativas. Dentre os objetivos de pesquisa estavam: identificar e analisar as políticas de atendimento, os tipos de medidas socioeducativas em meio aberto, o perfil dos adolescentes autores de atos infracionais, bem como conhecer e analisar as condições de execução das medidas socioeducativas em meio aberto - prestação de serviço à comunidade (PSC) e liberdade assistida (LA) por serem estes “competências” de âmbito municipal. Este estudo baseia-se nos referenciais das ciências sociais e sociais aplicadas e pauta-se nos pressupostos do método dialético crítico, a partir das categorias de totalidade, historicidade e contraditoriedade. A metodologia proposta está alicerçada na articulação entre a abordagem quantitativa e a qualitativa. Propôs-se uma pesquisa por amostragem intencional, a partir da técnica de questionário.Item As políticas sociais na efetivação dos direitos para crianças e adolescentes, no município de Ajuricaba(2012-08-28) Corassa, Deize HoffmannO presente estudo tem como objetivo recuperar a história social da criança e do adolescente no Brasil, observar a rede de atendimento e identificar as políticas sociais que estão sendo desenvolvidas com crianças e adolescentes no município de Ajuricaba. O Trabalho de Conclusão de Curso aconteceu a partir das experiências de estágio e faz uma análise da história da criança no Brasil Colônia, baseado em uma cultura repleta de superstições, no qual os pais tinham uma preocupação com as crianças que nasciam vulneráveis a todos os tipos de doença. Retrata também a situação das crianças que eram rejeitadas pela sociedade, aquelas que eram abandonadas e depositadas em instituições que disponibilizavam a roda dos expostos. Refere-se também a história das crianças e adolescentes no Brasil Império. É apresentado uma análise do Código de Menores de 1927 e de 1979 relacionando-os com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no qual passa a garantir os direitos aos mesmos. São mencionadas as políticas sociais que estão sendo desenvolvidas com crianças e adolescentes no município de Ajuricaba, a Política Nacional e Municipal de Assistência Social e as experiências vivenciadas com o grupo de adolescentes do Projeto Aquarela durante o processo de estágio supervisionado em Serviço Social III, realizado no Departamento de Assistência Social. O estágio contribuiu para alertar sobre o objeto no qual irá ser pesquisado. A intenção do Trabalho de Conclusão de Curso a partir das experiências de estágio é de contribuir para reflexões de que o segmento crianças e adolescentes representam o futuro na sociedade e por isso é necessário desenvolver políticas sociais, que atendam a suas necessidades para assim tornarem-se cidadãos.Item O processo de reinserção social de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente: experiência vivenciada durante o período de estágio supervisionado em serviço social(2012-08-28) Satur, Adelise Matiéle HöpnerEste trabalho é resultado de uma experiência de Estágio Supervisionado em Serviço Social realizado nas instituições Lar da Criança Henrique Liebich de Ijuí e no Programa de Acolhimento de Meninos e Meninas em Ijuí – Projeto Meninos e Meninas dos Olhos de Deus. Observou-se, no contexto em que estão inseridas estas instituições, que crianças e adolescentes são acolhidos por se encontrarem em situação de vulnerabilidade, expressada através de violência, pobreza, negligência, abandono, abuso e exploração sexual, consumo e tráfico de drogas, entre outros. Durante o período de acolhimento institucional dessas crianças e adolescentes, necessita-se trabalhar para que os direitos previstos no ECA sejam efetivados, considerando que em um período anterior ao acolhimento, eles não tinham acesso a tais direitos. Diante disso, este trabalho visou abordar, de forma mais específica, o processo de reinserção social de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente e os principais aspectos relativos a este processo, considerando a trajetória histórica-social da criança e do adolescente, bem como de suas famílias. Neste processo, pelo empenho da equipe técnica da instituição de acolhimento associado ao serviço prestado pela rede, de forma articulada viabiliza-se o resgate, o fortalecimento e/ou manutenção dos vínculos com a família em que a criança será inserida, seja a de origem, extensa ou a substituta. Considera-se ainda que no caso de adolescentes, existe um trabalho específico, com encaminhamento para cursos técnico-profissionalizantes e inserção dos mesmos no mercado de trabalho para eles se emancipem, pois a maioria das situações que envolvem adolescentes acolhidos por um extenso tempo na instituição apresenta esgotamento das alternativas de inserção em um ambiente familiar.