MBA Marketing e Comunicação Digital
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Navegando MBA Marketing e Comunicação Digital por Assunto "Ciências Sociais Aplicadas"
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Item A adoção dos conceitos do jornalismo digital em um aplicativo de notícias regionais do noroeste do RS(2017-08-01) Welter, Lahis BorgesAtualmente a internet ganhou um papel de protagonismo na vida das pessoas. Negócios, relações pessoais, trabalho, agenda, tudo está conectado por um smartphone, um tablet ou um computador, ou todos os dispositivos juntos. Aproveitar esses conceitos para vislumbrar oportunidades de negócio e de inserção da comunicação é a intenção desse trabalho de conclusão. Os dados oficiais e de pesquisas mostram uma crescente no setor de venda de dispositivos móveis, de uso de internet e nos gráficos de utilização desses dispositivos para fazer compras e se atualizar. Os conceitos de e-commerce, e-business e m-commerce estão ligados e são base para os negócios digitais que a cada dia ganham novas adesões. E a conectividade exige que conceitos ligados à comunicação digital, ao jornalismo online devem ser levados em conta na hora de produzir para o meio online. A proposição de um aplicativo de notícias regionais e locais é ma forma de aproveitar a tecnologia para difundir o jornalismo e lucrar com negócios online. Nicho de mercado que ainda não é bem gerenciado no interior do Rio Grande do Sul e que pode ser alternativa de renda e de popularização da comunicação social digital.Item O advento das redes sociais e seu impacto no interior(2016-04-14) Moraes, Pâmela Andrade deCom o desenvolvimento da tecnologia e com a ascensão das redes sociais, a comunicação, e, principalmente o jornalismo, vem passando por significativas transformações. O presente artigo faz uma análise de como as redes sociais em destaque na atualidade facebook e twitter podem contribuir para essas mudanças no fazer jornalístico. Além disso, compreender como o noroeste gaúcho ingressa nesse contexto. Verificar a nova tendência de jornalismo colaborativo, o qual, aceita essas mudanças que a rede oferece, e cria oportunidade de programação dinâmica. Realizando a conclusão da pesquisa com a abordagem sobre a importância da inserção dos mecanismos digitais no trabalho dos profissionais da comunicação e a relação entre público e informação. Comparando os meios tradicionais e quais sites de redes sociais são mais significativos aos seus interesses.Item Análise do comportamento do consumidor nas comunidades virtuais: netnografia da fanpage do festival Planeta Atlântida no facebook(2015-11-19) Ferrari, Aila WayhsO presente trabalho consiste em apresentar uma análise acerca do comportamento do consumidor nas redes sociais, verificando – através da netnografia –quem participa, por que participa, quando participa e de que forma interage e/ou compartilha informações e opiniões em comunidades virtuais. Assim, com intuito de dar embasamento à pesquisa, foi escolhida para observação não participante a fanpage do Festival de Música Planeta Atlântida no facebook. Foi desenvolvida uma metodologia qualitativa e quantitativa, juntamente com a revisão bibliográfica. Desta forma, pode-se perceber a grande importância das redes sociais para as empresas e da atenção e retorno à opinião e questionamentos do consumidor para a construção da identidade das mesmas.Item Below the line - experiência e visibilidade de marca nos mundos online e offline: um estudo do caso da Sicredi das culturas RS(2015-11-18) Sausen, Lucas Mannmodernização dos meios de comunicação de massa, marcada principalmente pela eficácia da internet, gerou uma verdadeira revolução na forma como as empresas se comunicam com seus públicos. A popularização das redes sociais e a mudança comportamental causada por ela vêm provocando uma grande inovação nas formas de se fazer a comunicação empresarial e o marketing destas empresas. Com este trabalho, busca-se analisar o papel das redes sociais neste processo, bem como as novas linhas de comunicação que surgiram a partir desta nova realidade. A comunicação below the line,que objetiva desenvolver ações alternativas de experiência no off(vida real) com grande impacto e visibilidade no on(mídias sociais).O trabalho foi realizado através de análises bibliográficas e do estudo de caso da ação denominada GreenmenSicredi, promovida pela Sicredi das Culturas RS em 2014. Ao enquadrar a ação como exemplo da linha belowtheline3, analisou-se a repercussão e a interação geradas por ela nas mídias sociais, concluindo e evidenciando o valor extremamente positivo que ações desta natureza podem impactar para a marca.Item Estratégias de comunicação de marca e produto da IVM foto produtos(2017-08-28) Basso, Igor FranciscoO fortalecimento de marca e a formulação de estratégias de comunicação constituem-se em uma necessidade das empresas que buscam diferenciação e sustentabilidade no mercado global e altamente competitivo que vivenciamos atualmente. Nesse contexto existem muitas ferramentas potencialmente eficazes para alavancar uma marca e mantê-la na mente dos clientes. Dentre elas temos os mais diversos tipos de mídias, que, de maneira geral, são classificadas em tradicionais e digitais. Este estudo visa a identificar qual delas se constitui em uma ferramenta mais efetiva e eficaz na consolidação e manutenção de marca da empresa IVM FOTO PRODUTOS, localizada em Ijuí (RS), a partir de uma pesquisa bibliográfica e em websites. Durante a execução do trabalho foi possível perceber que a estratégia atual da empresa estava desatualizada e era insuficiente para as pretensões do negócio. As alternativas propostas servirão de base para uma nova formulação estratégica acerca do planejamento de comunicação e divulgação da marca e dos produtos comercializados pela empresa.Item Os fatores motivacionais dos estudantes/consumidores: um estudo de caso sobre um polo de apoio presencial de uma instituição de ensino a distância(2020-08-21) Fagundes, Mara Aparecida BarnaskiOs fatores que motivam o estudante no ensino na modalidade EaD vem sendo amplamente debatido na educação. Neste contexto que o presente artigo aborda a temática no que se refere aos fatores motivacionais na percepção dos estudantes de um polo de apoio presencial de uma universidade de ensino à distância, com o propósito de identificar o perfil demográfico e os fatores motivacionais que levaram esses alunos a optar por essa modalidade de ensino, levando-se em consideração a instituição de ensino e o polo de apoio presencial. Os fatores de influência foram analisados sob a ótica do comportamento do consumidor, amplamente discutidos por Kotler e Keller (2006) em seus estudos. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa, utilizando-se da coleta de dados por meio da aplicação de um questionário aos estudantes, utilizando-se da escala Likert como opções de respostas, posteriormente analisados com a utilização de métodos estatísticos e caracterizou a amostra com o cruzamento das informações. Os resultados apontam que os estudantes/consumidores do polo de apoio presencial, possuem as características demográficas de uma amostra jovem e em idade laboral, motivados pelo ensino à distância devido a flexibilidade de seus horários, os valores dos cursos e a oportunidade de promoção profissional na área em que atuam. Desta forma, conclui-se que o principal fator motivacional para a escolha do ensino a distância são decisões pessoais que estão intimamente ligadas ao tempo e regidas pelas novas tendências do mercado de trabalho.Item A importância da marca, identidade visual e marketing para o empresário de Ijuí(2017-08-28) Loeblein, Letícia Maria WeberO presente artigo é uma pesquisa, efetuado com 76 empresários de Ijuí/RS, sobre a sua visão com relação a Marca, Marketing, Identidade visual, sua percepção, com relação a estes assuntos e suas principais dificuldades. Através de uma pesquisa via e-mail, com perguntas objetivas, e algumas descritivas, para uma posterior análise, com relação a estes assuntos específicos. Esse questionário foi enviado por e-mail, com lista disponibilizada pelo Sindilojas Noroeste, e ACI- Associação Comercial de Ijuí, pedindo um retorno de prazo curto, que teve retorno de 38% dos questionários, respondidos. Os resultados foram expostos de forma simples, com gráficos e tabelas para melhor visualização de cada ponto específico, colocando ainda algumas partes descritivas, narradas por alguns empresários. Levando em conta as análises efetuadas, esta amostra de empresários, acredita-se que eles sabem sobre o assunto, mas possivelmente com ajuda profissional, poderiam melhorar mais.Item Inclusão e alinhamento do plano de marketing e comunicação digital ao planejamento estratégico da associação comercial e industrial de Panambi(2015-11-17) Pedroso, Julio Cesar LopesComo parte da pesquisa encontram-se os objetivos que desencadeiam a mesma; a metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica e um estudo de caso do processo de alinhamento da estratégia em marketing digital, a revisão dos objetivos institucionais e também a avaliação constante das ações propostas na entidade. Pode-se concluir que as ações de marketing e comunicação digital devem partir dos objetivos traçados no planejamento estratégico. Foi verificado que aprimorar o uso do Marketing Digital não é somente um meio de melhorar os resultados da entidade, mas também uma forma de fortalecer a marca a partir dos objetivos estratégicos, como o associativismo, a prosperidade dos associados e da comunidade.Item O Perfil do Consumidor de Pescado na Cidade de Santa Rosa - RS(2017-08-28) Santos, Gelson dosO presente artigo foi elaborado buscando explicitar o perfil do consumidor de pescado na cidade de Santa Rosa, com o intuito de perceber quais fatores influenciam a escolha do pescado, quais locais o consumidor procura no momento da compra e quais atributos conhece ou busca encontrar nos produtos que adquire. O mercado de peixes e frutos do mar tem crescido exponencialmente e as demandas em busca destes produtos aumentam a cada dia. O Brasil é um grande produtor de pescado, mas isso não é suficiente para que a população brasileira consuma o pescado no mesmo volume que produz. As variáveis que influenciam o processo de decisão para a aquisição do pescado são diversas, podendo citar a exigência dos consumidores, a dificuldade em encontrar locais especializados na venda destes produtos, a dificuldade no preparo, o gosto pessoal, entre outros. Todavia, um dos fatores que mais condiciona a compra de peixes e frutos do mar é o custo. Consumir peixes diariamente ou mesmo algumas vezes durante a semana torna-se inviável para algumas famílias, pois alguns cortes de peixe chegam a custar de quatro a cinco vezes mais caro por quilo do que a carne bovina, suína ou de frango. Mas custos a parte, sabe-se que outros tipos de carne não oferecem os mesmos benefícios a saúde daqueles que a consomem como o peixe e esse é um fator preponderante. Para atingir os objetivos deste artigo foi realizada uma pesquisa de cunho exploratório e de caráter quantitativo, visando evidenciar o perfil do consumidor em questão. Com base nela, pode-se concluir que há um grande mercado a ser explorado e as demandas somente tendem a aumentar, e tanto o fornecedor quanto o varejista do remo de pescado, se investirem em marketing e divulgação de seus produtos, bem como dos atributos inerentes ao mesmo, somente têm a ganhar.Item Personalidade de marca: da gestão à percepção dos consumidores em uma barbearia conceitual ijuiense(2017-08-28) Lucchese, Giovani da SilvaPersonalidade de marca é a sua humanização - quando a marca assume características humanas para que possa ser descrita. Uma pesquisa desenvolvida por Muniz e Marchetti (2005) propôs uma escala de personalidade de marca adaptada ao contexto brasileiro, com base na escala anteriormente desenvolvida por Aaker (1997) ao contexto norte-americano. Esta escala contém cinco dimensões de personalidade. São elas: Diversão, Audácia, Sofisticação, Sensibilidade e Credibilidade. Este estudo visa identificar a personalidade de marca da Barbearia Don Leôncio, localizada em Ijuí, através de uma pesquisa descritiva sobre percepção de seus proprietários e de 84 consumidores, visto que a barbearia utiliza bastante criatividade e humor em sua comunicação. Constatou-se que, para os proprietários, a dimensão de personalidade com maior relevância é Diversão, seguida por Audácia. Já para os consumidores, Audácia e Credibilidade lideram o perfil da empresa. A enquete também apresenta outros tópicos como a visão dos consumidores quanto à diferenciação da Don Leôncio com as concorrentes. Tendo este conhecimento, os proprietários entenderão melhor o cliente e poderão tomar decisões mais precisas no futuro, além de explorar melhor o seu posicionamento.Item Redes sociais e o fortalecimento de marcas: o caso da rádio URI FM(2015-11-19) Canterle, SonairaO público, antes passivo, transformou-se em protagonista do processo comunicacional. Enxerga hoje, com o Facebook, por exemplo, a possibilidade de obter informações rápidas e eficazes. Colocando as redes sociais em destaque, especialmente no quanto elas podem ser úteis aos meios de comunicação, este artigo tem como objetivo compreender como elas poderão contribuir para fortalecer uma marca, no caso, da Rádio URI FM. A convergência das mídias estabeleceu mudanças profundas na comunicação, fazendo diminuir as barreiras e diferenças entre os meios. Buscando uma reflexão sobre este tema, resgataram-se fatos e conceitos que nos fazem entender o momento em que vivemos. Realizaram-se revisão bibliográfica e entrevistas qualitativas para compreender este universo. O rádio, enquanto meio de comunicação, não se restringe mais à informação sonora ao seu ouvinte. Procuramos inserir a Rádio URI FM neste contexto, visando fortalecer a marca da emissora, bem como, quanto a oferecer conteúdos que os ouvintes gostariam de ter, tanto no meio tradicional quanto na Internet.Item SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERISistematização de experiência profissional: estudo compartivo do comportamento de duas empresas ijuienses do ramo varejista no facebook(2015-11-17) Schneider, LeandroEste trabalho tem como tema principal a análise comportamental de algumas empresas do ramo varejista da cidade de Ijuí nas redes sociais, e apresenta como objetivo de estudo construir o conhecimento sobre a realidade das empresas estudadas nos meios digitais, bem como analisar sua conduta, promovendo ações de melhoria. Deste modo, o estudo evidenciou como alvos específicos o comportamento das empresas no Facebook, bem como o envolvimento dos seus fãs e clientes com estas ações. O modelo de pesquisa utilizado foi delimitado como uma pesquisa de campo, onde baseou-se na experiência realizada de forma qualitativa e quantitativa, analisando dados obtidos para o comparativo das empresas subdividido em pesquisas bibliográfica e netnográfica, e por fim, sua análise. O presente trabalho consiste em observação e análise das referidas empresas, percebendo seu comportamento e suas atuais estratégias nas redes sociais propondo possíveis ações de melhoria.