MBA Marketing e Comunicação Digital
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Navegando MBA Marketing e Comunicação Digital por Assunto "Ciências Sociais aplicadas"
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Item O atendimento como ferramenta principal para fidelização de clientes no varejo das lojas de eletromóveis(2019-12-04) Maciel, Paulo CidarteO presente trabalho tem por objetivo entender o mercado consumidor, suas características e hábitos, além de diagnosticar como as ações de treinamento para o melhor atendimento ajudam na retenção dos clientes de varejo das lojas de Eletromóveis, assim como, os níveis de lealdade e fidelização entre o público feminino e masculino destas lojas. O referencial metodológico deste trabalho, foi realizado através de pesquisa bibliográfica com autores que estudam a área de varejo, recursos humanos e vendas, assim como o comportamento dos consumidores. A aplicação da fase Exploratória, adequada para o estágio de investigação, contou com uma pesquisa de profundidade com a gerência e a coordenação de uma loja do ramo estudado, já na segunda fase, utilizou-se a pesquisa Descritiva. Para a coleta dos dados utilizouse o método Survey, através de um questionário estruturado por questões quantitativas que foram respondidas de forma eletrônica pelas redes sociais e grupos digitais de compra e venda, contando com 202 questionários válidos para avaliação. A partir da análise dos itens pesquisados, percebe-se que os consumidores avaliam de forma muito positiva o acompanhamento de um vendedor bem treinado na sua jornada de compra, correspondendo a 83% das respostas, o que contribui para sua fidelização com a loja. Os fatores preço e atendimento, aparecem decisivos acima de 60% na avaliação dos respondentes, considerando a importância para que esses retornem à novas compras e tenham preferência por essas lojas. Além disso, esses clientes valorizam o pós-venda que aparece de forma enfraquecida na experiência de suas compras, na escala de 1 a 5 em que 1 condiz com muito insatisfeito e 4 muito satisfeito, 52% responderam entre 1 e 2, afirmando que se sentem insatisfeitos quanto ao serviço de pós-venda realizado em suas compras.Item Comprar, manter posição ou vender? Eis a questão! Análise do comportamento dos investidores em bolsa de valores(2019-12-04) Baggio, Daniel KnebelO presente estudo tem como objetivo compreender como que determinadas análises e acontecimentos influenciam na tomada de decisões dos investidores individuais em ativos da bolsa de valores de São Paulo. Trata-se de um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, realizado com 35 investidores individuais de ações no mercado acionário brasileiro. Os resultados apresentados levam a conclusão que os investidores interpretam diferentemente as variáveis estudadas, fazendo com que eles tomem diferentes decisões ao longo do processo de valorização e desvalorização dos seus investimentos. O estudo contribui para a teoria no que reside a tomada de decisão de investimentos em renda variável e ao comportamento financeiro.Item A influência do instagram no consumo de moda.(2019-12-04) Lanz, Jaqueline VivianeO universo da moda vem alcançando grandes dimensões nos últimos anos, e um fator determinante para o que vem ocorrendo é a facilidade e a rapidez com que se tem acesso aos conteúdos relacionados à moda, através das redes sociais, principalmente o Instagram. Diante do crescente volume de consumidores que utilizam tal ferramenta virtual, julga-se importante a realização deste estudo, cujo objetivo buscou identificar o perfil dos consumidores de moda e analisar as atitudes dos consumidores influenciados pelo Instagram. Os questionários aplicados conforme o método de survey, possibilitaram dados por meio de questões estruturadas e fechadas. A pesquisa contou com 200 respondentes, a maioria reside no município de Três Passos, composto em 67% pelo público feminino, com idade entre 21 e 28 anos. Utilizam o Instagram entre 1 a 3 horas no dia, e o conhecem bastante, usam-o frequentemente e conseguem auxiliar outras pessoas. Quanto às atitudes dos consumidores de moda, percebe-se que a grande maioria acha interessante e segue perfis de lojas que publicam notícias sobre tendências em seu perfil no Instagram. Esta rede social serve como influenciadora, pois os consumidores estão atentos às tendências do mundo da moda e de alguma forma já influenciou e/ou ajudou a complementar o seu estilo de vestir. Costumam visitar perfis de lojas de moda para conhecer seus produtos e sentem-se motivados a comprar, devido a alguma ação de marketing sobre um produto.Item Observação sobre o processo de vendas em uma distribuidora de produtos da São Paulo Alpargatas do Brasil (Havaianas)(2021-02-24) Oliveira, Jader Assen deA área de vendas compreende as atividades de seus setores com etapas diversas O processo de vendas se dá desde a produção do produto até o momento em que o consumidor adquiriu o mesmo. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar as etapas do processo de vendas da distribuidora das Sandálias havaianas no Rio Grande do Sul, a partir da percepção de pesquisa participante. Para atender o objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva, qualitativa e pesquisa participante, onde o autor do trabalho analisa sua experiência nessa organização. Os resultados mostram que a empresa tem bem definido o processo de vendas e trabalha objetivamente atendendo a todas as etapas, ciente das técnicas e métodos mais eficazes para cada perfil de cliente. Por fim conclui-se que a distribuidora analisada, desenvolveu observação de suas atividades de gestão do processo de vendas, para obtenção das metas propostas pela fábrica da São Paulo Alpargatas S/A.Item A utilização do Inbound marketing através da rede social Instagram para atrair e engajar clientes(2019-12-04) Secchi, Raísa JulaiO tema deste artigo é a utilização do inbound marketing no Instagram como meio de atração e engajamento de pessoas através da criação de conteúdo. O objetivo é fazer uma análise de como o inbound marketing pode ser aplicado nessa rede social para atrair prospectos para um contato inicial por meio do marketing de conteúdo. A estratégia inbound propõe se destacar frente a uma geração dispersa em meio a tantas informações, graças a uma comunicação não intrusiva, permissiva e relevante. A metodologia adotada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e na internet. Na apresentação e análise dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo a partir da observação, na internet, das ações da Red Bull, Vult e Nubank no Instagram, onde verificou-se que, com a aplicação do inbound marketing, as marcas tornam-se interessantes para o público através de conteúdo digital, conquistam os clientes adequados ao negócio da empresa, aproximam o consumidor da marca e tornam o conteúdo valioso ao influenciar as ações das pessoas e ao gerar o seu envolvimento. A conclusão do estudo é de que o modelo de marketing inbound possui as ferramentas adequadas para prospectar e engajar as pessoas na era digital em que vivemos, onde as marcas que ganham espaço são aquelas com a capacidade de atrair os clientes certos para elas e de gerarem valor para os mesmos.