MBA Marketing e Comunicação Digital
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Navegando MBA Marketing e Comunicação Digital por Assunto "Ciências sociais aplicadas."
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Item Brand experience: um estudo sobre a experiência de marca na era digital(2018-10-29) Hansen, RogérioEm um universo cada vez mais competitivo, as regras dos negócios tendem a mudar de forma rápida e disruptiva. As organizações buscam inserir-se rapidamente em cenários mutantes e desafiadores onde os consumidores passam a ocupar um novo posicionamento na relação com as marcas. O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise sobre a experiência de marca na era digital por meio de pesquisa bibliográfica complementada por uma pesquisa aplicada que obteve 99 respostas. O público em sua maioria é residente na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, composto em 51,5% pelo público feminino, entre 31 e 35 anos que por meio de questionário próprio relataram suas preferências e comportamento de consumo no que se refere a experiências positivas ou negativas na era digital. Os resultados apontam uma elevada consciência de consumo, onde não há fidelidade absoluta às marcas e que a qualidade é um fator de busca e experiência elevada com as marcas. Os resultados também comprovam a importância da rede de amigos e familiares na divulgação das experiências. Empresas que possuem uma comunicação clara e honesta são valorizadas e a cultura de colaboração e participação entre consumidores e marcas é o fator chave nesta nova era, onde o cliente é o protagonista.Item Estratégias de marketing para engajar pessoas: uma análise sobre o banco digital Nubank(2020-03-11) Bayer, Jéssica DaianaEste estudo procura investigar as estratégias ligadas ao Marketing 4.0 que foram utilizadas pelo Nubank (banco digital) em sua rede social Facebook. Para isso, a investigação é sustentada por conceitos como convergência midiática, internet, mídias sociais e marketing 4.0, a partir de autores como Jenkins (2008), Telles (2010), Recuero (2011), Kotler (2017) entre outros. Também é apresentada uma breve história sobre o objeto empírico do estudo, bem como os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa e o cumprimento de seus objetivos. Partindo de uma abordagem quanti-qualitativa, realizou-se um estudo de caso através de uma análise dos conteúdos veiculados na fanpage do Nubank, visando compreender quais são as estratégias utilizadas e como elas estão amparadas nos conceitos de Marketing 4.0. Assim, esta pesquisa buscou demonstrar como a evolução do Marketing 3.0 para o Marketing 4.0 influencia a maneira como as marcas se relacionam com seus clientes. Dos resultados, destacamos a utilização da técnica de marketing de conteúdo, do marketing centrado no ser humano e do marketing de engajamento através de aplicativos para celulares.Item Fatores que influenciam o comportamento do consumidor quanto a escolha do supermercado de sua preferência: uma análise do setor supermercadista da cidade de Ijuí – RS.(2018-12-06) Santos, Iron Vinícius Bortolini dosEste artigo fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e exploratória que teve por objetivo identificar os fatores que influenciam o processo de compra dos consumidores no ramo alimentício, mais especificamente na compra em Supermercados. O propósito de desenvolver um estudo focado nos itens que mais satisfazem o consumidor do setor supermercadista decorre da intensa concorrência que existe nesse ramo, e também, que a muito tempo o preço deixou de ser o único diferencial importante. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar o processo decisório de compra em supermercados analisando os itens com maior e menor relevância para o consumidor com o intuito de contribuir em estudos que foquem nos resultados financeiros dessas empresas. Quanto aos objetivos, podemos classificar a pesquisa como exploratória e descritiva. Em um primeiro momento, na fase exploratória, houve uma abordagem dos clientes dentro dos supermercados para que de forma espontânea falassem quais itens ele mais valorizava dentro de um supermercado. Após isso, na etapa descritiva, foi aplicado um questionário que contempla vários itens que se mostraram relevantes dentro das variáveis de: Conforto e conveniência; Organização e Estrutura e Serviços disponíveis. Esse questionário foi aplicado para uma amostra de 46 pessoas, de ambos os sexos, e com idades de 18 a mais de 60 anos. A partir das análises realizadas, percebeu-se que, nos itens relacionados a conforto e conveniência, e a organização e estrutura, o que é mais valorizado pelo consumidor são itens relacionados a estacionamento próprio, facilidade acesso ao supermercado, tempo de espera em fila de caixa, organização de produtos nas prateleiras, organização das seções e também a variedade das marcas dos produtos, demonstrando que hoje em dia a agilidade e a facilidade de acesso possuem grande relevância pela vida corrida da maioria da população. Dentro da Organização e estrutura, podemos destacar como itens bem importantes a Organização dos Produtos nas prateleiras, e organização das secções. Dentro dos serviços disponibilizados, o que é visto com muita importância a entrega de compras em casa, Os caixas exclusivos, e a cortesia e simpatia de funcionários.Item Plano de marketing em serviços: um estudo de caso em uma empresa de design(2018-12-06) Berti, Angelita PriscilaDiferenciando-se por várias características específicas, o setor de serviços possui grande representatividade na economia do país. No sentido de estudar o marketing no setor, bem como a especificação na área de Design, a presente pesquisa possui como objetivo a elaboração de um plano de marketing para uma empresa de Design, utilizando-se de referenciais teóricos e de coleta de dados na empresa para a elaboração de diagnóstico e a proposição de estratégias que agreguem valor à mesma. Através de pesquisas bibliográficas, dados estatísticos, análise documental, observação e entrevistas, elaborou-se um plano de marketing com a análise do perfil da empresa, do mercado no qual está inserida, da concorrência e do mix de marketing. A partir das análises, foi proposto um plano de marketing, com destaque para os objetivos, estratégias e ações, além de ferramentas para controle de monitoramento e avaliação, no período de implantação do plano. Assim, propõe-se a auxiliar o setor de serviços agregando qualidade aos trabalhos realizados de forma a estruturar as ações de marketing direcionadas a caraterísticas específicas da área, bem como correlacionadas à proposta da marca da empresa.