MBA Marketing e Comunicação Digital
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Navegando MBA Marketing e Comunicação Digital por Assunto "Comunicação digital"
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Item A adoção dos conceitos do jornalismo digital em um aplicativo de notícias regionais do noroeste do RS(2017-08-01) Welter, Lahis BorgesAtualmente a internet ganhou um papel de protagonismo na vida das pessoas. Negócios, relações pessoais, trabalho, agenda, tudo está conectado por um smartphone, um tablet ou um computador, ou todos os dispositivos juntos. Aproveitar esses conceitos para vislumbrar oportunidades de negócio e de inserção da comunicação é a intenção desse trabalho de conclusão. Os dados oficiais e de pesquisas mostram uma crescente no setor de venda de dispositivos móveis, de uso de internet e nos gráficos de utilização desses dispositivos para fazer compras e se atualizar. Os conceitos de e-commerce, e-business e m-commerce estão ligados e são base para os negócios digitais que a cada dia ganham novas adesões. E a conectividade exige que conceitos ligados à comunicação digital, ao jornalismo online devem ser levados em conta na hora de produzir para o meio online. A proposição de um aplicativo de notícias regionais e locais é ma forma de aproveitar a tecnologia para difundir o jornalismo e lucrar com negócios online. Nicho de mercado que ainda não é bem gerenciado no interior do Rio Grande do Sul e que pode ser alternativa de renda e de popularização da comunicação social digital.Item O advento das redes sociais e seu impacto no interior(2016-04-14) Moraes, Pâmela Andrade deCom o desenvolvimento da tecnologia e com a ascensão das redes sociais, a comunicação, e, principalmente o jornalismo, vem passando por significativas transformações. O presente artigo faz uma análise de como as redes sociais em destaque na atualidade facebook e twitter podem contribuir para essas mudanças no fazer jornalístico. Além disso, compreender como o noroeste gaúcho ingressa nesse contexto. Verificar a nova tendência de jornalismo colaborativo, o qual, aceita essas mudanças que a rede oferece, e cria oportunidade de programação dinâmica. Realizando a conclusão da pesquisa com a abordagem sobre a importância da inserção dos mecanismos digitais no trabalho dos profissionais da comunicação e a relação entre público e informação. Comparando os meios tradicionais e quais sites de redes sociais são mais significativos aos seus interesses.Item Análise do comportamento do consumidor nas comunidades virtuais: netnografia da fanpage do festival Planeta Atlântida no facebook(2015-11-19) Ferrari, Aila WayhsO presente trabalho consiste em apresentar uma análise acerca do comportamento do consumidor nas redes sociais, verificando – através da netnografia –quem participa, por que participa, quando participa e de que forma interage e/ou compartilha informações e opiniões em comunidades virtuais. Assim, com intuito de dar embasamento à pesquisa, foi escolhida para observação não participante a fanpage do Festival de Música Planeta Atlântida no facebook. Foi desenvolvida uma metodologia qualitativa e quantitativa, juntamente com a revisão bibliográfica. Desta forma, pode-se perceber a grande importância das redes sociais para as empresas e da atenção e retorno à opinião e questionamentos do consumidor para a construção da identidade das mesmas.Item Below the line - experiência e visibilidade de marca nos mundos online e offline: um estudo do caso da Sicredi das culturas RS(2015-11-18) Sausen, Lucas Mannmodernização dos meios de comunicação de massa, marcada principalmente pela eficácia da internet, gerou uma verdadeira revolução na forma como as empresas se comunicam com seus públicos. A popularização das redes sociais e a mudança comportamental causada por ela vêm provocando uma grande inovação nas formas de se fazer a comunicação empresarial e o marketing destas empresas. Com este trabalho, busca-se analisar o papel das redes sociais neste processo, bem como as novas linhas de comunicação que surgiram a partir desta nova realidade. A comunicação below the line,que objetiva desenvolver ações alternativas de experiência no off(vida real) com grande impacto e visibilidade no on(mídias sociais).O trabalho foi realizado através de análises bibliográficas e do estudo de caso da ação denominada GreenmenSicredi, promovida pela Sicredi das Culturas RS em 2014. Ao enquadrar a ação como exemplo da linha belowtheline3, analisou-se a repercussão e a interação geradas por ela nas mídias sociais, concluindo e evidenciando o valor extremamente positivo que ações desta natureza podem impactar para a marca.Item Redes sociais e o fortalecimento de marcas: o caso da rádio URI FM(2015-11-19) Canterle, SonairaO público, antes passivo, transformou-se em protagonista do processo comunicacional. Enxerga hoje, com o Facebook, por exemplo, a possibilidade de obter informações rápidas e eficazes. Colocando as redes sociais em destaque, especialmente no quanto elas podem ser úteis aos meios de comunicação, este artigo tem como objetivo compreender como elas poderão contribuir para fortalecer uma marca, no caso, da Rádio URI FM. A convergência das mídias estabeleceu mudanças profundas na comunicação, fazendo diminuir as barreiras e diferenças entre os meios. Buscando uma reflexão sobre este tema, resgataram-se fatos e conceitos que nos fazem entender o momento em que vivemos. Realizaram-se revisão bibliográfica e entrevistas qualitativas para compreender este universo. O rádio, enquanto meio de comunicação, não se restringe mais à informação sonora ao seu ouvinte. Procuramos inserir a Rádio URI FM neste contexto, visando fortalecer a marca da emissora, bem como, quanto a oferecer conteúdos que os ouvintes gostariam de ter, tanto no meio tradicional quanto na Internet.Item SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERISistematização de experiência profissional: estudo compartivo do comportamento de duas empresas ijuienses do ramo varejista no facebook(2015-11-17) Schneider, LeandroEste trabalho tem como tema principal a análise comportamental de algumas empresas do ramo varejista da cidade de Ijuí nas redes sociais, e apresenta como objetivo de estudo construir o conhecimento sobre a realidade das empresas estudadas nos meios digitais, bem como analisar sua conduta, promovendo ações de melhoria. Deste modo, o estudo evidenciou como alvos específicos o comportamento das empresas no Facebook, bem como o envolvimento dos seus fãs e clientes com estas ações. O modelo de pesquisa utilizado foi delimitado como uma pesquisa de campo, onde baseou-se na experiência realizada de forma qualitativa e quantitativa, analisando dados obtidos para o comparativo das empresas subdividido em pesquisas bibliográfica e netnográfica, e por fim, sua análise. O presente trabalho consiste em observação e análise das referidas empresas, percebendo seu comportamento e suas atuais estratégias nas redes sociais propondo possíveis ações de melhoria.