História
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/421
Navegar
Navegando História por Assunto "Alunos-professor"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A tecnologia auxiliando no ensino de história(2016-08-31) Chagas, Daniele CristianeO presente trabalho tem a finalidade de apresentar as possibilidades de tornar a disciplina de História em sala de aula mais atraente e motivadora, levando os alunos a perceberem o universo em que estão inseridos e que fazem parte nesta sociedade, como sujeito histórico. Refletir sobre o uso do computador nas salas de aula, especificamente nas aulas de História, não como mera ferramenta auxiliar de professores e estudantes, mas como equipamento inserido no fazer pedagógico que amplia os recursos e materiais de apoio para a aprendizagem às fontes históricas primárias já digitalizadas. Para que haja uma mudança é preciso serem derrubadas algumas barreiras, o professor tem que deixar o lado tradicional, para não haver quaisquer questionamento por parte dos estudantes “O Porquê estudar História” e o docente saiba responder a esta pergunta que incomoda a todos. Para deixar os alunos motivados e participativos, o interessante é mudar a forma de ministrar as aulas de História, fazendo uso das novas tecnologia, como por exemplo, leitura de imagem, vídeo, e jogos educativos, proporcionando aos educandos uma nova forma de aprender e debater a História passado e presente. Entende-se que para ocorrer uma integração, os professores devem dominar e aprender as novas abordagens, criando métodos para ministrar em sala de aula, as novas linguagens, adequadas a diversas metodologias, mas sempre com o intuito de conduzir e resgatar informações ao educando. Estas novas abordagens gera desafios aos professores, em primeiro momento, mas será superado com total dedicação e profissionalismo. Logo, com a superação destes desafios, despertará nos alunos que o estudo de História pode ajudá-los a organizar as informações e a criticá-las. Enfim transformar informações que o ajudarão na produção do saber histórico.