Educação Especial - Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem
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Navegando Educação Especial - Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem por Assunto "Educação inclusiva"
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Item Caminhos da inclusão na educação infantil: uma experiência no município de Ijuí/RS(2012-07-23) Cossetin, Eliane Fátima MariottiA presente pesquisa intitulada Caminhos da inclusão na Educação Infantil: uma experiência no município de Ijuí/RS pretende mostrar que ainda estamos trilhando os caminhos da inclusão desejada, mas que muito já está sendo alcançado na medida em que educadores sensíveis e comprometidos, vão mudando o seu modo de olhar para as diferenças e aos poucos procuram entender, conhecer e contribuir para que todos tenham as mesmas oportunidades, independente da sua condição física, psicológica, social ou cognitiva. Este trabalho apresenta experiências e expectativas de profissionais de uma escola de Educação Infantil do município de Ijuí, explicitando a complexidade e seriedade com que trabalham pela educação de qualidade para todos. Sendo assim, o universo investigado nessa pesquisa envolve escola, professoras, auxiliares de educação infantil, equipe diretiva e uma mãe que tem filha com deficiência, atualmente incluída na escola. Portanto, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com viés etnográfico, que teve como técnica a observação participante, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário com questões semi-estruturadas, observação e registros. A visão de uma educação para todos demonstra a preocupação de repensar os papéis que passam a ser desempenhados pelas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental diante dessa nova realidade.Item Inclusão de uma aluna com síndrome de west numa escola infantil(2012-05-04) Torres, Denise FigueiróEste estudo de caso busca identificar estratégias pedagógicas para uma criança com síndrome de West. Seu objetivo principal foi possibilitar meios para que ela pudesse desenvolver seu processo de ensino aprendizagem e socialização. Para conhecimento do sujeito em estudo foi realizada uma anamnese com a mãe, pesquisas sobre a Síndrome em questão, aplicação do teste de Gessel, assim como atividades direcionadas para esse fim. O resultado deste estudo de caso apontou que o sujeito com Sindrome de West necessita que todas as áreas sejam trabalhadas e estimuladas constantemente, como por exemplo: comportamento pessoal-social , cognitivo, adaptativo dentre outros. A criança do estudo de caso conseguiu realizar todas as atividades que a ela foram propostas, embora com suas limitações motoras, cabe destacar que há possibilidades de envolvê-la em atividades pedagógicas e de socialização, devemos pensar que a aprendizagem ocorre na interação sendo que o lúdico torna-se educativo quando desperta na criança a curiosidade. Precisamos utilizá-lo como facilitador da aprendizagem. Os jogos e as brincadeiras pedagógicas despertam nas crianças o gosto pela vida e a criança com síndrome de West necessita ainda mais dessa ludicidade.Item Inclusão escolar : o desafio de uma educação para todos?(2012-05-04) Fumegalli, Rita de Cassia de AvilaA Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade. Desenvolvida na década de 70, ela envolve muito mais que a pessoa com deficiência, envolve também a família, a escola e a sociedade. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos com deficiência na classe regular. Com esta pesquisa, busca-se analisar as circunstâncias interativas que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas nas classes da rede regular de ensino. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inserção desses alunos no contexto da classe comum, em que a maioria dos alunos, não apresenta tais necessidades. Acredita-se que essa situação traz impactos em relação às possibilidades de interação, comunicação e construção de conhecimento desses alunos. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam a não existência de um território comum, com consequências para a explicitação de ideias e o diálogo autêntico, principalmente porque escola/professores estão despreparados para atender a essa clientela. A escola no transcorrer da sua história, se caracterizou pela visão elitista da educação onde a escolarização é privilégio de um grupo – uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização da educação se evidenciou o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões normais da escola.