Matemática
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Item Ações docentes em aulas de matemática(2015-04-17) Lacerda, Natani Raquel FolettoO presente texto se constitui a partir de uma pesquisa que objetiva a compreensão das ações docentes em aulas de matemática que visam o ensino de conceitos da geometria plana. A referida pesquisa se faz a partir do seguinte questionamento: quais elementos das ações docentes se mostram em aulas de matemática que consideram o uso de um software de geometria dinâmica? A pesquisa se fez sob uma abordagem qualitativa e o material empírico considera o diário de campo, gravações e transcrições de áudios de aulas de matemática, planejamento do professor e registros produzidos pelos alunos, tanto em papel quanto em arquivos com as construções no software GeoGebra. Machado (2008) propõe quatro verbos que representam as ações docentes, mas, em função das delimitações da pesquisa, decidiu-se problematizar e analisar somente duas: tecer significações e mapear relevâncias. Estas referidas ações constituem as unidades de análise. Através desta pesquisa, compreende-se que as ações docentes nas aulas de matemática permitem ao professor examinar sua docência, verificando suas estratégias para elaborar um planejamento até o desenvolvimento do mesmo. A pesquisa enfatiza que todo este processo precisa ser refletido pelo professor, que é necessário possibilitar a constituição do significado pelo aluno e que neste processo requer que o docente mapeie o que de relevante será fundamental para possibilitar a construção da aprendizagem.Item Algumas situações matemáticas de livros didáticos da EJA: contextos e contextualização(2013-12-18) Rodrigues, Charles MouraO presente artigo foi produzido a partir de uma pesquisa documental, em parte da Coleção Tempo de Aprender, tendo como objetivo identificar como são propostas as situações matemáticas nos livros Didáticos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da EJA e quais contextos são abordados nestas situações. Os dados foram coletados por meio de uma análise detalhada dos referidos livros, em que foram analisadas as situações em quatro contextos: cotidianas, interdisciplinares, intradisciplinares e história da matemática. Para a análises foram considerados os seguintes referenciais: Vieira (2004), Spinelli (2011), OCEM (2006), PCN EJA (2002), e outros. A partir da análise, constatamos que as situações matemáticas no livro de 8º ano que mais se destacam são as interdisciplinares e as cotidianas, os contextos intradisciplinares e envolvendo a história da matemática aparecem pouco. No livro de 9º ano os quatro contextos aparecem de modo uniforme, sendo que um dá suporte para o outro. Consideramos que as situações matemáticas nos livros didáticos de 8º e 9º anos são propostas a partir de diferentes contextos que ultrapassam a ideia do cotidiano como dia a dia, pois há uma preocupação em que os diferentes contextos sejam abordados ao ensinar e ao aprender matemática, mas é preciso tomar alguns cuidados para não enfatizar apenas a contextualização e esquecer a descontextualização, para que se produzam os conceitos matemáticos.Item Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano(2019-02-07) Schaefer, Mireli PatríciaO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática- Licenciatura, a qual discute se o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais com alunos do ensino fundamental, e a forma que ocorre. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, como procedimento metodológico foi realizado análises de atividades realizadas por uma turma de alunos do 6° ano, durante a realização de estágio por meio de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática. De modo geral pode-se destacar que o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais, o contexto do cotidiano do aluno desenvolve o interesse, a curiosidade dos mesmos. E para acontecer a apropriação do saber escolar este contexto precisa ser descontextualizado, pois o saber escolar é diferente do saber cotidiano. Foram feitas problematizações pela professora, partindo de conhecimentos prévios dos alunos, constatou-se que os alunos foram sendo instigados, provocados, e a partir de alguns conhecimentos já adquiridos, aconteceu a realização de atividades. Estes conhecimentos prévios dos alunos é um conhecimento cotidiano, e este é utilizado para o aluno fazer relações e assim gerar significados, e acontecer o domínio do saber escolar.Item Aprendizagem de conceitos relacionados a Homotetia, por alunos do 9º ano de uma Escola da Rede Municipal de Ijuí, utilizando material concreto manipulável como recurso didático(2020-02-21) Noviski, Nadine FriedrichO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática - Licenciatura, a partir de uma intervenção no 9º ano do ensino fundamental, tendo como finalidade uma pratica pedagógica que utilizasse material concreto manipulável como recurso didático, para o estudo do descritor 7 de matemática propostos na Prova Brasil/SAEB, se configuram como sujeitos da pesquisa estudantes de uma escola de rede municipal, localizada no município de Ijuí. É de abordagem qualitativa revestindo-se de um caráter bibliográfico e interpretativo buscando identificar de que forma a proposição de um ensino a partir do uso de materiais manipuláveis como recursos didáticos, em uma aula de matemática, proporciona ao aluno a elaboração e ampliação de conhecimentos e significados sobre o conceito de homotetia. A análise dos dados apresentados foi desenvolvida a partir de proposições apresentadas por Tozoni-Reis (2010), Bairral (2009), Lorenzato (2006), Vergnaud (1998, 1988, 1996, 2012, 1994, 1990), Magina (2001), Pais (2018). O material empírico considerado para as análises foram os questionários, registros dos alunos, fotos e o planejamento do professor. A partir da análise dos dados e das proposições dos autores, foram definidas duas Unidades de análises: i) Os sentidos e significados atribuídos e reconstituídos através da exploração do material concreto manipulável; ii) O constante estado de devir dos conceitos e as aprendizagens que ainda não foram constituídas. Os resultados indicam que a partir da manipulação dos materiais concreto é possibilitada a mobilização de conhecimento anterior e articulação com novos conceitos, gerando novas aprendizagens, que se constituem dentro de um campo conceitual. Porém esses conceitos não estão prontos. Estão sempre numa estado de devir, sendo modificado, evoluindo se constituindo.Item O conceito função a partir das proposições da base nacional comum curricular (Brasil, 2017) na unidadetemáticaálgebra(2019-01-04) Ernandes, Emanoela AlessandraO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática - Licenciatura, a qual analisa como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) na Unidade Temática Álgebra, apresenta o conceito Função para o Ensino Fundamental- Anos Iniciais e Anos Finais. A pesquisa parte da questão: como o conceito Função é tratado na Unidade Temática Álgebra pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017)? A análise dos dados apresentados configura-se como qualitativa, a partir de proposições apresentadas por Boralho (2017), Vale (2007), Caraça (1998), Dante (2009), Gil (2008), Pires (2000), Botelho e Rezende (2011), Bonini et al (2018), Junior (2016), Van de Walle (2009), Silva (2015), Ponte, Branco e Mattos (2009), Triches (2018), Reis (2017), Nascimento (2009), Fortunato (2013), Vasconcelos (2008). O material empírico considerado para as análises é a Base Nacional Comum Curricular. A partir da análise dos dados e das proposições do autores, foram definidas duas Unidades de análises: i) A Unidade Temática Álgebra na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017); ii) O conceito Função apresentado pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Os resultados indicam a partir dos Objetos de Conhecimento que o conceito Função, é considerado durante toda a Base Nacional Comum Curricular, sendo ampliado e complexificado a cada ano da Educação Básica. No decorrer dos Anos Inicias a BNCC (2017) considera diferentes contextos, mas todos estes relacionados as ideias de: Padrão, Sequência e Proporcionalidade. As Habilidades consideradas para os Anos Finais apresentam, a partir das análises, que as ideias de Contextualização e Interdisciplinaridade, surgem como um principio pedagógico, mas atrelado especialmente a resolução de problemas que pode considerar diferentes contextos.Item Conceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio(2020-02-21) Guterres, PedroA presente escrita constitui-se a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como questão norteadora: Quais entendimentos são apresentados por alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual, acerca do conceito função quadrática, a partir do desenvolvimento de questões que consideram o uso do software GeoGebra? Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de 4 questões referente ao conceito função quadrática, aplicadas em uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública estadual. No desenvolvimento das questões foi considerado o uso do software GeoGebra. As análises consideraram, especialmente, proposições apresentadas por, Bayer (1998), BRASIL (1998), Caraça (1998), Garbi (2007), Hariki; Onaga (1981 ,Kenski (2007),Lima (2010), Pereira (2012), Rego ( 1995) e Ribeiro (2013), e se fizeram por meio de três unidades: Raízes da função e o estudo do sinal; Vértice da Parábola: valor de máximo e de mínimo; e Significado conceitual dos parâmetros na função quadrática: quais entendimentos podem ser produzidos? Os resultados da pesquisa indicam que o software possibilitou a construção da representação gráfica de forma rápida e prática, também possibilitou a visualização dos alunos do comportamento da parábola a partir da análise da representação gráfica. Foi possível indicar, ainda, que os alunos apresentaram entendimentos relacionados as raízes da função, à parábola e aos parâmetros a, b e c da função f(x)=ax²+bx+c, porém, um número considerável de estudantes apresentou dificuldades acerca da função dos parâmetros no comportamento da função.Item Conceito função: entendimentos produzidos por licenciandos de um curso de Matemática(2017-07-24) Neuckamp, Sandra BeatrizO presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como objetivo identificar e analisar entendimentos que acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática apresentam acerca do conceito função. A referida pesquisa considera como dados empíricos um questionário elaborado e aplicado aos licenciandos prováveis formandos do curso de matemática. As análises se estruturaram em três unidades: relação entre variáveis e a interdependência entre elas, as diferentes representações da função e os padrões e regularidades no conceito função. As analises fundamentaram-se principalmente a partir de proposições apresentadas por Caraça (2002) e Van de Walle (2009). A pesquisa aponta que os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática apresentam dificuldades nas noções estruturantes do conceito, como por exemplo, na interpretação de padrões e regularidades, gráficos e tabelas. Desse modo, a pesquisa acomete para a necessidade de aprofundar a base de conhecimentos relacionada ao conceito função no decorrer da formação inicial dos futuros professores de Matemática, para que os educadores tenham os subsídios necessários para a organização de um ensino adequado deste conceito para sua atuação na Educação Básica.Item O conceito número fracionário na ideia parte-todo: entendimentos apresentados por alunos do 6º ano do ensino fundamental(2020-02-21) Cavallin, AlanO artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa realizada com o 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. No desenvolvimento da pesquisa foram apresentadas aos alunos 10 questões, cuja análise possibilitou a identificação e compreensão dos entendimentos produzidos pelos alunos acerca do Número Racional na representação fracionária, significado parte-todo. Para análise foram organizadas duas unidades: partição de um todo em partes iguais, qual é o inteiro?; e dupla contagem: um obstáculo que precisa ser superado, considerado como aporte teórico, principalmente por Nunes; Bryant (1997), entre outros. Como resultado foi possível indicar que os estudantes muitas vezes não consideram o inteiro corretamente, ou seja, não o identificam, tanto para inteiro contínuo, quanto para inteiro discreto. A dupla contagem para alguns alunos pode ser identificada, pois não compreendem o número fracionário como único e com representatividade, visto apenas como dois números naturais. Percebemos o domínio de um determinado conteúdo pelos alunos, quando são contempladas situações em contextos diferentes. Nas questões proposta os alunos reconhecem o conceito apenas em determinadas situações, onde muitas vezes, aquelas onde pela escola é dada com prioridade, por exemplos representações na forma geométricas.Item O conceito transformação linear, no contexto da álgebra linear e na formação do professor de matemática: algumas considerações(2018-02-26) Ghisleni, Luiza de PaulaO professor de Matemática trabalha a partir dos saberes docentes (experienciais, disciplinares, pedagógicos e curriculares), atuando em consonância com o objetivo da escola da Educação Básica - formação cidadã dos estudantes a partir do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, através dos conceitos científicos de cada área do conhecimento -. O campo algébrico, assim como os outros campos que constituem a área Matemática, vem se desenvolvendo ao longo da história da humanidade e ganhando cada vez maior abstração. Há conteúdos, como transformação linear, que não fazem parte do currículo da Educação Básica, mas que devem ser compreendidos pelo futuro professor. A presente escrita está fundamentada na pesquisa que objetiva investigar as relações existentes entre os conceitos matemáticos que compõem o currículo do Ensino Médio e o conceito transformação linear, para entender de que forma o estudo desse conceito pode contribuir na formação do professor de Matemática. O estudo se dá a partir da questão norteadora: quais entendimentos acerca do conceito transformação linear, no contexto da Álgebra Linear, são apresentados por licenciandos de um curso de Matemática? A pesquisa tem caráter qualitativo e aconteceu em dois momentos: período exploratório - estudo dos conceitos da Álgebra Linear e das Ementas de um curso de licenciatura em Matemática; investigação quanto aos licenciados que já cursaram as disciplinas de tais ementas e elaboração de um Instrumento de Coleta de Dados - e; análise dos registros de E1, E2 e E3 no presente texto estruturado em uma unidade de análise e três subunidades. Como aporte teórico são considerados autores como Stormowski (2008), Milies [20--?] e Nébias (1999). A análise em livros didáticos e as Orientações Curriculares do Ensino Médio (BRASIL, 2006), permitiu o entendimento de que a transformação linear está presente no currículo no Ensino Médio de maneira indireta, através de conceitos como matrizes, transformações geométricas etc. A partir do conceito transformação geométrica e sistema de equações, matrizes e determinante ganham novo significado quando estudados a partir do contexto geométrico. E1, E2 e E3 compreendem o conceito como um cálculo a ser desenvolvido, mas não percebem as relações possíveis entre ele e os conceitos como função, vetor e espaço vetorial. É possível verificar que todos essas definições podem ser elevadas a um nível de significação maior pelos graduandos. Por isso, é pertinente que se realize uma pesquisa visando compreender o processo de ensino e aprendizagem desses conceitos, uma vez que, a elaboração da definição de transformação linear pelo futuro professor de Matemática, proporciona maior propriedade para trabalhar conceitos do programa curricular do Ensino Médio.Item A contextualização no processo de ensino e de aprendizagem do conceito função quadrática: análise de materiais produzidos em ações de um estágio curricular supervisionado(2018-02-26) Epple, Bruna MaiqueliO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa aspectos relacionados a contextualização no processo de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática. Nas discussões são consideradas ações que contemplam a organização do ensino do conceito função quadrática, com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Panambi – RS, desenvolvidas a partir do Estágio Curricular Supervisionado: Matemática no Ensino Médio pela referida autora. A pesquisa parte da problemática: Quais aspectos relacionados a contextualização mostram-se relevantes e potenciais no estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem do conceito função quadrática em aulas de matemática, com alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio? A análise dos dados apresentados configura-se como qualitativa, sob uma abordagem histórico-dialética, por meio de proposições apresentadas por Maioli (2012) e Spinelli (2011). O material empírico constitui-se das produções do estágio (planejamento, diário de campo, resolução de problemas, mapa conceitual). A partir da análise dos dados empíricos, entrelaçados com o referencial teórico apresentado, foram definidas duas unidades de análise, as quais estruturam o artigo: i) A contextualização como princípio pedagógico na organização do ensino de Matemática; ii) O ensino e a aprendizagem do conceito Função Quadrática a partir de situações que consideram a contextualização: alguns entendimentos. Os resultados indicam que considerar o princípio pedagógico da contextualização na organização do ensino é relevante, pois possibilita aos estudantes a atribuição de sentidos em diferentes contextos, contribuindo consequentemente para o estabelecimento de uma rede de significações.Item A contribuição do uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de equação de 1° grau em uma turma do ensino fundamental(2019-01-04) Gonçalves, Jéssica ZilioO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa e traz como o uso da Tecnologia pode contribuir no processo de ensino / aprendizagem em aulas de caráter exploratório/investigativo sobre Equação (1° Grau). Nas discussões são consideradas ações realizadas com alunos de uma turma multisseriada do 8° e 9° ano do ensino fundamental da rede pública do município de Jóia – RS, desenvolvida a partir do Estágio Curricular Supervisionado – Tecnologias da Informação e da Comunicação. A pesquisa parte da problemática: De que forma as aulas com caráter exploratório/investigativo que consideram recursos da tecnologia de informação e da comunicação contribuem na aprendizagem/compreensão do conceito de equação de 1° grau por educandos do ensino fundamental? A análise de dados apresentados configura-se como qualitativa, sob as proposições dos autores: Ponte (2003), Fiorentini e Lorenzato (2006), Van de Walle (2009), Borba e Penteado (2007), Junqueira e Valente (1998). O material empírico constitui-se: o planejamento do plano de estudo, o artigo elaborado na disciplina de estágio (o estágio foi realizado em dupla, sendo as escritas também elaboradas em conjunto, assim o artigo é referido á Rodrigues, 2017), cópia de cadernos dos alunos e fotos das aulas. Os resultados indicam que através da visualização e da manipulação no objeto virtual, contribuem na compreensão e na ressignificação de conceitos matemáticos pelos educandos e através da problematização, registros e sistematizações do conceito faz a mediação do processo de construção do conhecimento.Item Disciplina pré-cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos(2017-07-25) Diefenthäler, Andressa Taispresente artigo constitui-se de uma pesquisa elaborada como trabalho de sistematização do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados à disciplina Pré-Cálculo em uma universidade da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Nas discussões são consideradas tratativas relacionadas ao desempenho de acadêmicos de cursos da área de Ciências Exatas na referida disciplina. A pesquisa se faz a partir da problemática: Qual o desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo no período de 1º/2011 a 1º/2016? Segundo os acadêmicos, quais os fatores que intervêm em seu desempenho na disciplina? Quais os conceitos que os acadêmicos consideram ter maior grau de dificuldade? Os dados apresentados na pesquisa configuram-se como quantitativos e são analisados sob uma abordagem qualitativa. O material empírico constitui-se de um relatório acerca do desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo (aprovações, reprovações, cancelamentos, trancamentos e notas finais), das respostas de acadêmicos a um questionário que aborda fatores que influenciam no desempenho destes na referida disciplina e de elementos do Plano de Ensino. Para as análises foram consideradas, especialmente, proposições apresentadas por Barreto (1995), Fernandes Filho (2001), Fiorentini, Lorenzato (2006) e Zarpelon (2016). O artigo se estrutura nas seguintes unidades de análise: i) Desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo: alguns entendimentos; e ii) Fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo. As análises indicam que os altos índices de reprovação e evasão do Cálculo Diferencial e Integral persistem nesta disciplina introdutória e que os principais fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos são: desenvolvimento de exercícios em horário extraclasse e das atividades propostas nas aulas, tempo dedicado ao estudo extraclasse, conhecimentos matemáticos da Educação Básica e metodologia de ensino do professor. Além disso, evidenciou-se a importância atribuída pelos estudantes à disciplina Pré-Cálculo.Item O ensino e a aprendizagem do conceito proporcionalidade a partir de temas ambientais, com alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental(2018-12-05) Manjabosco, Evandro CarlosO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o Trabalho de Conclusão de Curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa aspectos relacionados ao ensino e a aprendizagem de conceitos interligados à proporcionalidade considerando temas ambientais, especificamente, desmatamento e reflorestamento. Como material empírico foi considerado planejamento de aulas de Matemática e registros produzidos por alunos de uma turma de 7º ano, de uma escola pública da rede estadual, localizada no município de Ijuí, a partir de ações desenvolvidas em Estágio Curricular Supervisionado. As análises constituíram-se, especialmente, por Brasil (1998, 1999), Lorenzato (2010), Fraga et al (2012) e Tomaz; David (2017). Como conclusão é indicado o desafio que é para o professor planejar aulas de Matemática levando em conta temáticas do cotidiano do aluno, mas também fica um indicativo que ensinando desta forma a chance de se obter bons resultados de aprendizagem em Matemática, por parte dos estudantes, é muito grade, além da sensibilização que pode contribuir na sensibilização dos estudantes diante dos temas abordados.Item Entendimentos apresentados por estudantes de uma turma do 7º ano do ensino fundamental acerca dos números inteiros: uma analise a partir do desenvolvimento de questões no aplicativo Mathgo(2020-02-21) Richter, Joel LuisA educação formal, em nível de Educação Básica, é essencial na formação/constituição dos seres humanos. Possibilita, a partir da aprendizagem de conhecimentos de diferentes áreas, o desenvolvimento cognitivo, o que amplia as possibilidades de o sujeito viver em sociedade e na sua formação profissional. Nesse contexto, a Matemática, como uma área de conhecimento, é fundamental. Porém, pesquisas como a de Soares (2007) indicam o baixo desempenho dos estudantes com relação a habilidades que consideram conceitos matemáticos, de forma especial aos relacionados a números inteiros. Nesse sentido, a pesquisa que embasa o presente artigo, tem como objetivo identificar e analisar entendimentos produzidos por alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública do município de Ijuí, acerca dos números inteiros, com o desenvolvimento de um questionário no aplicativo MathGO onde as questões são baseadas no que propõe três Descritores (16, 18 e 20) da Prova Brasil. A partir dos resultados e com base em Van de Walle (2009), Glaeser (1985) e Teixeira (1993) é realizado um levantamento de potencialidades e dificuldades encontradas na resolução dos exercícios.Item Entendimentos produzidos por alunos do 6° ano do ensino fundamental sobre significados da multiplicação(2017-07-24) Pedry, Paula Maria dos SantosO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa que tem como objetivo analisar o desempenho e as estratégias de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na resolução de situações problemas que envolvem os significados da multiplicação. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja análise está fundamentada, especialmente, por Brasil (1997, 1998 e 2014) e em Magina (2012). Para a produção de dados empíricos foi elaborado e aplicado um teste em uma turma de alunos do 6º ano, de uma Escola Pública do município de Crissiumal-RS. As discussões estão centradas em quatro significados da multiplicação: multiplicação comparativa, comparação entre razões, configuração retangular e ideia de combinatória. A partir das análises foi possível concluir que ainda há muitas lacunas na aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em se tratando do significado da multiplicação. Os alunos apresentaram saber resolver as questões as quais tinham os dados explícitos na situação problema e para se chegar à resposta precisava apenas o domínio da tabuada.Item O estado da arte da pós-graduação stricto sensu em Modelagem Matemática da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) a partir da análise das dissertações: período de 2010 a 2012(2014-10-06) Silva, Geferson Gustavo Wagner Mota daO presente trabalho consistiu numa abordagem investigativa sobre a constituição da Modelagem Matemática enquanto uma ferramenta suporte para averiguação das temáticas de pesquisa presentes na região do noroeste do Rio Grande do Sul, advindas das dissertações produzidas pelos estudantes do curso de Mestrado em Modelagem Matemática (MMM) da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). A fim de investigar as contribuições que as dissertações corroboram em cada linha de pesquisa, realizou-se uma análise destas, com base no estado da arte, considerando o período de 2010 à 2012, evidenciando nestas produções as temáticas abordadas, os modelos matemáticos e os softwares utilizados, juntamente com a forma de condução da pesquisa (mista ou aplicada). Além disso, são fornecidas informações adicionais a respeito do perfil dos estudantes do referido curso, antes de ingressarem no mesmo e após sua conclusão. Desta forma, percebeu-se que a linha de pesquisa em Sistemas Complexos mostrou-se inconclusiva com base no estado da arte, pois a densidade de dissertações defendidas na referida linha não aponta para uma tendência em temática, modelo matemático, software e forma de condução da pesquisa. Com relação à linha de pesquisa em Novos Materiais e Nanoestruturas, verificou-se que a temática com maior índice de concentração foi a de rompimento de pavimentos flexíveis (42,86%), que se utiliza do Método dos Elementos Finitos em seus modelos. Na linha de pesquisa em Sistemas Não-lineares e Controle de Sistemas Dinâmicos não houve um direcionamento único em relação a temática abordada, porém em relação aos modelos matemáticos utilizados, a maior concentração foi o Modelo de Tao e Kokotovic (12,5%) e o Modelo Não Linear de 5ª Ordem (9,38%). Em relação à linha de pesquisa em Teoria de Transporte, a temática com incidência de dissertações foi armazenagem de grãos em silos (38,46%), com a predominância de modelos matemáticos que utilizam o Método das Diferenças Finitas (20,69%). Em todas as linhas de pesquisa o software mais utilizado foi o MatLab (variado de 35,22% a 66,6% conforme a linha de pesquisa). Em relação à forma de condução de pesquisa, percebeu-se que a ampla maioria das 32 dissertações se enquadrou no quesito misto, de acordo com as características inerentes a este quesito. Já em relação aos egressos do curso de MMM, percebeu-se que os mesmos são oriundos predominantemente de universidades ou faculdades da região sul do Brasil e pós-defesa da dissertação os mesmos se encaminham para alguma universidade ou faculdade do referido país, de modo a atuarem como docentes do ensino superior, o que demonstra a alta empregabilidade que o curso de MMM confere aos estudantes concluintes do mesmo.Item O estágio na formação inicial de uma professora de matemática(2016-04-13) Brönstrup, Elaine HildeA presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo analisar a importância do estágio na formação inicial do professor de Matemática. A referida pesquisa considera como dados empíricos dois relatórios de conclusão de estágio desenvolvidos no ensino fundamental e médio que tem como intenção responder a seguinte questão de pesquisa: quais elementos constitutivos das vivências em estágios curriculares, apresentados em relatórios sistematizadores, podem intervir na formação inicial do professor de matemática? Os dados e excertos coletados dos relatórios foram analisados, principalmente a partir das proposições de Nacarato (2006) e Fiorentini (2005). As análise se fazem a partir das unidades: organização do ensino, desenvolvimento das aulas e reflexão sobre os fazeres. Apontamos como resultados o reconhecimento da importância do estágio na formação inicial do professor de Matemática, a reflexão acerca de todos os procedimentos que constituem o estágio curricular supervisionado, desde acompanhamento de aulas, planejamento, metodologia, uso de recursos, e gestão de classe, como preponderante, como condição desta formação. Nesse sentido, a prática pedagógica acompanhada da reflexão nos e sobre os diversos fazeres se torna essencial para a formação do professor de Matemática, possibilitam a transformação das vivências em experiências e são estas que possibilitam o desenvolvimento profissional do professor de matemática.Item O estágio supervisionado de ensino na formação profissional de licenciandos em matemática(2013-05-07) Roncaglio, VivianeO presente artigo tem por objetivo problematizar e discutir acerca do Estágio supervisionado de ensino enquanto instância privilegiada de produção de saberes para a formação profissional do professor. Se constitui a partir de uma pesquisa documental, com abordagens qualitativas, realizada por meio de uma análise textual atenta em relatórios finais de estágio do Ensino Fundamental de licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), realizado durante o componente curricular de Prática de Ensino sob forma de Estágio Supervisionado I: Matemática no Ensino Fundamental, no primeiro semestre de 2011. Como fundamentação teórica para as análises aqui empreendidas, consideramos as discussões apresentadas por Freire (1996), Tardif (2002), Fiorentini (2003), Imbernón (2000), Nóvoa (1995), entre outros que tratam da prática docente e dos saberes docentes necessários para a formação profissional. As análises nos permitem pontuar que o estágio supervisionado de ensino, para este grupo de licenciandos, possibilita a produção/mobilização de saberes docentes necessários a prática educativa a partir de reflexões desenvolvidas nas e após o transcorrer das ações em sala de aula.Item Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental(2019-12-16) Kochenborger, Everton Luís SchusterO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como questão norteadora da pesquisa “Quais as estratégias consideradas por alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na resolução de situações problemas que envolvem números inteiros?”. Para produção dos dados empíricos foram elaboradas quatro situações problemas, sendo estas desenvolvidas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual. As quatro situações problemas consideradas envolveram números inteiros e operações adição e subtração com este conjunto numérico em diferentes contextos. No decorrer do artigo, procurou-se analisar e investigar quais as dificuldades ou compreensões já estabelecidas e as estratégias tomadas, sendo que o conteúdo já era de conhecimento da turma. Para a análise dos dados produzidos foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Van de Walle (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). As estratégias usadas pelos grupos na resolução das situações problemas foram agrupadas considerando recorrência e são apresentadas estejam elas adequadas ou não. De acordo com a pesquisa foi observado semelhanças no desenvolvimento apresentado por alguns grupos, considerando duas formas diferentes como estratégia, uma foi representação na forma figural, modelo este trabalhado por Van de Walle, e a outra realizando cálculos. Aponta-se assim, o quanto o professor deve ser criterioso e atento nas suas proposições, pois cada aluno é único e seus conhecimentos o tornam assim.Item O estudo das metodologias e dos projetos de ensino no curso de licenciatura em matemática da Unijuí/RS(2013-12-02) Kraus, Jessé MarcosO presente artigo tem por objetivo analisar como os licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIJUÍ (Ijuí/RS) consideram as metodologias de ensino e a metodologia através de projetos. Os dados foram obtidos com os alunos da disciplina de Modalidades Diferenciadas de Ensino da Matemática, que compõem o 6º semestre da grade curricular do Curso, a partir de um questionário e analisados, considerando os seguintes referenciais: OCEM (2006), DCEM (2012), PCN (1998) e outros documentos que traçam os novos paradigmas educacionais, e ainda, de acordo com Mello (2000), Spinelli (2011), Ricardo (2005) e Oliveira (2006). Identificamos duas unidades de análise: “As metodologias de ensino e os diferentes modos de aprender e ensinar matemática” e “A metodologia de Projetos: ideias de contexto e interdisciplinaridade”. Percebemos que a discussão das metodologias para ensinar e aprender matemática está fortemente presente no Curso, os licenciandos conhecem as metodologias de ensino, sabem quais são e onde encontrar nos Documentos Oficiais as orientações para uma determinada situação de ensino. No entanto, percebemos que existem alguns entendimentos diferenciados em relação aos conceitos de metodologias e de recursos para ensinar matemática. Portanto, os licenciandos caminham na direção das mudanças propostas pelos Documentos Oficiais, que redefinem o papel do professor e do aluno, na busca de maneiras diferenciadas de propor o ensino e a aprendizagem, através dos princípios da contextualização e da interdisciplinaridade.
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