Design - Gráfico
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Item Camona: sistema de descanso multifuncional para acompanhantes em hospitais(2024-04-30) Matzembacher, Natália HidalgoA acomodação e descanso fazem parte da essência do bem-estar para um melhor rendimento diário. Tal ambiente deve ter sempre uma adequação propícia ao usuário, porém, muitas vezes os espaços de descanso não se encontram em uma adaptação devida, o leito ou local de descanso pode trazer malefícios ao usuário. Este estudo contribui para a remodelação dos conceitos ergonômicos nos descansos para acompanhantes de enfermos, trazendo a elaboração de um protótipo que apresente as principais diferenças de um objeto ergonomicamente estudado e os atuais mobiliários utilizados no local. Tendo como metodologia projetual utilizada como referência para o desenvolvimento do produto a metodologia proposta por Bonsiepe (1986) das quais podemos observar cinco etapas para a elaboração do projeto. Denominado CAMONA, o mobiliário multifuncional criado na elaboração deste trabalho atende as necessidades básicas de descanso para acompanhantes e proporciona de maneira eficaz uma estadia mais confortável e adequada durante um período de estadia e fragilidade para acompanhantes e enfermos. Palavras chaves: Ergonomia. Design. Mobiliário Multifuncional. Ambiente Hospitalar. Produto.Item O cartaz e sua contribuição para a evolução da linguagem visual na indústria cinematográfica(2013-09-05) Jung, Renan SartoriPara o Designer Gráfico obter êxito em seu processo de criação, ele precisa conseguir passar com clareza uma mensagem àqueles que ficam diante de seu trabalho. Então, é função do Designer, escolher a melhor forma de concepção dos elementos da comunicação visual. Para isso, a escolha dos elementos gráficos utilizados e a disposição dos mesmos no projeto, estão diretamente ligadas com o êxito na transmissão da mensagem proposta. Com o design de cartazes, isso não é diferente. Todo o cartaz tem uma mensagem a ser transmitida, e cabe ao designer, fazer com ela chegue com clareza para os espectadores. Para isso, todo o projeto precisa seguir uma metodologia, onde o referido profissional busca e analisa referências, afim de criar limitações e requisitos para a sua criação. Uma boa ferramenta para realizar essas análises, são as Leis da Gestalt. Essas leis favorecem a interpretação e a análise dos elementos visuais contidos em um trabalho. Com base em análises de cartazes de filmes de sucesso em Hollywood foram definidos alguns parâmetros para executar a criação de um projeto gráfico, e, usando essas referências obtidas, redesenhar um cartaz de um filme nacional, buscando uma melhor qualidade no produto final.Item Contribuições do design para promoção da mobilidade urbana através da criação de manual de acessibilidade das vias públicas do município de Ijuí(2014-04-28) Meller, Marcel MegierAo estabelecer uma linha de pesquisa para elaboração deste estudo buscamos como objetivo principal a criação de uma ferramenta que atue na redução das desigualdades sociais presentes nos ambientes urbanos. Para entendermos melhor as desigualdades sociais presentes em nossa sociedade atual, recorreremos a fatos históricos. Usamos como ponto de partida para contextualização do objetivo proposto, a Revolução Industrial, ocorrida a partir da segunda metade do século XVIII na Inglaterra, buscando através disso compreender, a sociedade da época e os fatores que ocasionaram estas mudanças, que interferiram e influenciaram de forma profunda e intensa o curso da história humana na terra. Dentro deste processo analítico serão levantadas as consequências desencadeadas pela Revolução Industrial na estrutura econômica e social global, bem como as mudanças ocasionadas no ambiente urbano e na vida do trabalhador. Além dos movimentos migratórios ocorridos através do êxodo rural, e imigratórios que ocasionaram na colonização e povoamento do estado do Rio Grande do Sul e consequentemente do município de Ijuí. Sendo assim, encontramos no município de Ijuí, um microambiente característico que nos ajudará a compreender algumas falhas desencadeadas através do processo de desenvolvimento econômico ocorrido em nosso país as pressas, e sem planejamento, ocasionando assim, profundas desigualdades sociais. Essa análise e contextualização histórica servirá como base para chegarmos ao objetivo específico deste estudo, através dela delimitaremos uma das falhas decorrentes do processo de desenvolvimento urbano desencadeado pela Revolução Industrial, mais especificamente a falta de acessibilidade nas vias públicas urbanas, onde serão convertidos os conhecimentos adquiridos através do curso de Design, em um projeto gráfico específico, de caráter público e social, voltado a atender as necessidades dos habitantes da cidade de Ijuí, portadores de limitações físicas e mentais.Item Desenvolvimento da marca da copa do mundo de 2030(2024-07-19) Ribeiro, Eduardo LeãoA Copa do Mundo de Futebol, que é realizada de quatro em quatro anos, é considerada a maior competição esportiva do mundo. É um campeonato muito valorizado e que envolve o mundo inteiro. Este trabalho tem como objetivo, por meio do Design, criar uma identidade visual para a Copa do Mundo 2030. O evento ainda não escolheu o país (ou países) sede, e por isso não possui identidade visual fixa. Em todas as edições é realizada uma nova marca com referência ao país sede e a vantagem de mudar a identidade se dá pelo fato de cada edição ser única e diferente da anterior, dando uma identidade nova para a Copa. Com isso, cada edição fica marcada na história e consequentemente será lembrada eternamente.Os resultados obtidos neste projeto foram a identidade da marca, suas aplicações e formas de uso. A metodologia que será utilizada para a realização deste trabalho será a de Alina Wheller. Pode-se concluir que para o desenvolvimento de uma marca é necessária aplicar diferentes tipos de estudos e busca de diversos materiais. Palavras-chave: Design; Identidade Visual; Copa do mundo de Futebol.Item Desenvolvimento de identidade visual para sapataria(2024-07-22) Costa, Vitoria Caroline da SilvaAssim como os seres humanos, as empresas também possuem personalidade. Esta não se apresenta pela forma de se vestir ou de se portar simplesmente, mas sim através de uma identidade visual bem construída. Por meio de informações, conceitos e normas bem elaboradas, o uso da identidade visual corrobora para o crescimento da empresa e para sua fortificação no mercado. Ajuda a marca a se concretizar e ganhar a confiança dos consumidores através dos valores e do tom de voz utilizados para se comunicar. O presente trabalho busca apresentar uma nova identidade visual para a Sapataria Costa e Silva, a fim de que a mesma transpareça mais a responsabilidade, credibilidade e experiência que os proprietários possuem com o trabalho prestado a seus clientes. Para a realização do mesmo foram utilizadas as etapas da metodologia de design de identidade da marca de Alina Wheeler e com este processo espera-se que as dificuldades encontradas pelo empreendimento atualmente sejam sanadas e que o manual de identidade visual possa ser um guia para a normatização da marca em diferentes suportes para o futuro da comunicação da empresa. Palavras chaves: design, identidade visual, marca, sapataria, comunicaçãoItem Desenvolvimento de uma proposta de design de interiores para um motorhome(2024-07-22) Picinini, Giovana dos SantosO trabalho consiste no desenvolvimento do Design de Interiores de um motorhome do tipo van, a fim de demonstrar a importância de se ter profissionais qualificados para o desenvolvimento desse estilo de projeto. O Design possibilita inúmeras atuação nas mais variadas áreas e resolver grandes quebra-cabeças é o princípio dessa profissão, de modo especial ao projetar um ambiente que servirá de moradia exige-se um cuidado maior e uma atenção redobrada, para isso o designer desempenha um papel essencial ao solucionar e alinhar funcionalidade, eficiência, estética, conforto e segurança nesses ambientes reduzidos. Todavia, o motorhome nada mais é que uma casa sobre rodas, onde não é possível separar a casa da tração, diferente dos trailers. Os mesmos tiveram um crescimento significativo nos últimos anos devido a busca por uma rotina menos estressante e novas formas de descansar e se aventurar sem que os usuários fiquem no compromisso com reservas em hotéis, restaurantes e lugares de passeios. Ademais, devido aos avanços e desenvolvimentos desses veículos recreativos os mesmos são autossuficientes contando com armazenamento de água e energia solar, podendo ficar dias sem precisar da ajuda de terceiros para reabastecer/ recarregar. Outrossim, a pesquisa consiste em duas principais fases, o referencial teórico que busca entender o assunto e apresentar os pontos essenciais para a construção da parte prática, destacando de modo especial o conforto ambiental, que evidencia todo o estudo sobre o ambiente considerando três níveis, acústico, luminoso e térmico, mais os fatores ergonômicos, que indiferente da sua aplicação se faz indispensável em todos os recinto. Além disso, a revisão bibliográfica também faz uma abordagem sobre a questão de casas inteligentes, visto que, cada dia mais é importante aliar tecnologia e interiores com a finalidade de facilitar a vida dos usuários, trazendo assim mais segurança e economia. Adiante, a segunda fase, a prática, é responsável por elencar o desenvolvimento da proposta prevista e cada etapa desenvolvida dentro da mesma, sendo também a qual apresenta o resultado final do trabalho. Por fim, a solução do projeto foi uma proposta de interiores para uma van sprinter 515, a qual atendeu aos requisitos estudados e teve presente fatores importante como a distribuição dos cômodos, conforto, o minimalismo de materiais e a estética funcional, passos os quais se deram devido ao estudo de campo desempenhado. Palavras chaves: Ambientes; Design; Interiores; Motorhome; Veículo recreativo.Item O design como fator diferencial no valor empresarial e social de hospitais e instituições de saúde(2014-10-17) Benedetti, TiagoO projeto tem como objetivo mostrar a importância do design, desde os seus primórdios até os dias de hoje, visando também como ponto principal a gestão do design, que tem como foco a organização empresarial. A combinação dos dois juntos fornece o âmbito para a pesquisa acadêmica, que tem por finali-zação o redesign da identidade visual do Hospital São Patrício, incluindo posicionamento estratégico do mesmo.Item Design de ambiente institucional : estudo de caso do espaço Mais Inovação Unijuí(2024-07-19) Bratz, Dara CristinaO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do design de interiores de um ambiente institucional para a Sala de Ideação, que tem a finalidade de estimular a criatividade e está localizada no Espaço Mais Inovação da UNIJUÍ, na cidade de Ijuí - RS. A partir de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, foi realizado o levantamento para que fosse possível um melhor entendimento do espaço, das suas necessidades e objetivos, de modo a contribuir com o desenvolvimento do projeto. No entanto, foi possível observar que existe uma gama de fatores que devem ser levados em consideração na produção de projetos de ambientes desse tipo para que seja alcançado um nível máximo de satisfação. O projeto resultou em uma proposta viável para a sala, levando em consideração fatores como funcionalidade, acessibilidade, ergonomia e estética, a partir da utilização de diversos elementos que garantem o objetivo principal desta pesquisa. Palavras-chave: Design; ambiente; acessibilidade; ergonomia; criatividade.Item Design de ambiente sustentável: o estudo de caso do refeitório da Escola E.I. Mundo Encantado, em Lajeado do Bugre-RS.(2018-08-27) Brizola, Larissa AntunesO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta de refeitório para Escola de Educação Infantil Mundo Encantado, seguindo conceitos de design, ecodesign e sustentabilidade, também atendendo as necessidades dos usuários e a ergonomia aplicada ao ambiente e mobiliário. Desenvolver um ambiente dentro de uma escola requer muitos cuidados básicos, tais como: segurança e conforto. Com o apoio das metodologias de pesquisa científica e o método de projeto de Elizabeth Regina Platcheck obter resultados satisfatórios para a proposta elaborada com maior possibilidade de sucesso. A pesquisa no campo de design, sustentabilidade, ambiente escolar e alimentação infantil são realizadas na primeira parte do trabalho levando a clareza da necessidade do desenvolvimento da proposta, por fim nos resultados é possível concluir a proposta através da metodologia científica. O projeto resultou em uma proposta viável para o refeitório escolar, com mobiliário versátil e de baixo custo, que proporciona o máximo de conforto e segurança aos usurários. Palavras chaves:Item Design de estampas através de fotos automotivas(2024-07-19) Vieira, Dalton VieiraO projeto desenvolvido segundo a metodologia do Design Thinking, permitiu verificar, as necessidades de desenvolver artes digitais para aplicação de estampas, tais como, camisas, bonés, sacola e adesivos. Para tanto, analisou-se em um primeiro momento aspectos conceituais sobre o Design gráfico e suas vertentes, com destaque no Design de Superfície, bem como nas artes digitais. Em seguida, foram estudadas questões ligadas à fotografia de carros antigos. O presente trabalho abordou o estudo do Design de Superfície, com base na criação de ilustrações e estampas a partir de fotografias de carros antigos. Nesse viés, pode-se perceber que o Design não é só teoria, mas também sentimento humano. Ademais, apesar de ser um desafio para o Design, trazer a fotografia para amantes de carros é mais do que especial, é materializar esse amor em estampas para serem usadas no dia a dia dessas pessoas. Palavras chaves: Design Gráfico; Design de Superfície; Artes Digitais; Fotografia Automotiva; Carros Antigos.Item Design de identidade : criação de baralho para o jogo "truco gaudério"(2024-07-22) Luft, Diogo AugustoEste projeto teve por finalidade criar um produto que valorize a identidade cultural do povo gaúcho. A ideia de trabalhar com o tema surgiu através da percepção de que o jogo truco, amplamente praticado pelos gaúchos, carecia de uma representação autêntica. Observou-se que a versão tradicional do jogo utiliza cartas do baralho espanhol, não refletindo as características e a identidade do povo gaudério. A partir dessa lacuna cultural, surge a ideia de criar um jogo de truco autenticamente gaúcho, para oferecer uma experiência que se conecte verdadeiramente com a cultura local. Para realização deste trabalho, foram utilizados os conhecimentos adquiridos durante todo o curso, aplicando conceitos e práticas de diversas áreas do design. Além disso, buscou-se utilizar a metodologia de Design Thinking proposta por Gavin Ambrose e Paul Harris (2011). Essa metodologia centrada no usuário guiou o desenvolvimento do Baralho de Truco Gaudério, buscando criar elementos e símbolos que representassem e envolvessem os jogadores com a identidade gaúcha. A conclusão do projeto reforçou a relevância da identidade cultural para preservar as tradições e fortalecer o orgulho regional. Palavras-Chave: Truco, Gaúcho, Baralho, Design, Cultural.Item Design de identidade visual : Eternizze - confeitaria artesanal(2024-07-17) Almeida, Amanda BettiDevido ao crescente surgimento de novos empreendimentos, faz-se cada vez mais necessário para estas novas empresas criarem destaque em meio aos seus concorrentes e, em consequência disso, os novos empresários começaram a abrir os olhos e a mente para as ferramentas de marketing e design. Mesmo que ainda haja os céticos em relação ao design - que só o veem como uma forma decorativa e puramente estética -, também existem aqueles que acreditam no potencial do design como uma ferramenta estratégica. O poder do design vai muito além do visual e do bonito para uma marca, pois ele tem a capacidade de atingir o âmago do ser humano e despertar sensações e percepções que às vezes nem mesmo são compreendidas por completo pelos consumidores, mas que são o suficiente para gerar uma opinião ou uma impressão e até mesmo desencadear o desejo de compra. Neste sentido, o ramo alimentício surge como um grande exemplo do que o design é capaz, pois muitas vezes consegue despertar a sensação de fome somente utilizando cores. Portanto, tendo isso em vista, este trabalho surge com o objetivo de ajudar uma confeitaria familiar a se estabelecer no mercado local, através do posicionamento da sua marca e desenvolvimento da sua identidade visual. Para isso, fez-se imprescindível realizar estudos sobre os principais conceitos e conhecimentos que se fazem necessários no processo de criação de uma identidade visual. Assim, sendo possível chegar ao resultado de uma identidade fundamentada, eficaz e com personalidade. Palavras-chave: identidade visual; design gráfico; confeitaria; marca; criação.Item Design de jogos : elaboração de um jogo que estimula a criatividade de crianças(2024-07-22) Pies, MarceloAtualmente, percebe-se que os jogos educativos são grandes aliados para as crianças no campo educacional, pois propõe trabalhar conteúdos escolares de forma dinâmica e prazerosa. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um jogo educacional para crianças do ensino infantil, estimulando sua criatividade, utilizando o design como principal ferramenta. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados os fundamentos da área pedagógica e do design cognitivo, além de métodos educacionais, proporcionando estímulos e aprendizagens. A metodologia projetual utilizada foi a sugerida por Bonsiepe (1986), no qual, possui cinco etapas principais. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo, na qual possibilitou técnicas de observação e resultados para o projeto. O propósito de trabalhar o design no desenvolvimento de jogos educacionais é facilitar a compreensão e abordar novas soluções e desafios para que as crianças possam aprender brincando, estimulando importantes aspectos cognitivos para seu desenvolvimento. Assim, os resultados obtidos pela aplicação do jogo proporcionaram a interação das crianças, o trabalho em equipe e novas associações criativas durante o processo. Palavras-chave: Jogos educativos; design cognitivo; criatividade; educação infantil.Item Design de superfície: buscando o lado afetivo na criação de estampas exclusivas com o uso do desenho infantil(2023-09-11) Andreola, Fernanda ZorzanEste projeto foi desenvolvido visando à criação de estampas exclusivas com o uso do desenho infantil. Em um primeiro momento, busca se uma coleta de dados buscando como foco crianças de 4-5 anos de idade, pois é nesta fase que a criança possui uma grande atividade motora e tem um maior controle de seus movimentos. É nesta faixa etária também que as crianças começam a compreender que os desenhos e símbolos podem representar objetos reais, e conseguem reconhecer esses padrões entre objetos. A ideia central é desenvolver estampas exclusivas com os próprios desenhos das crianças buscando assim, o lado afetivo dos pais. Palavras-chave: Crianças. Pais. Design de Superfície. Estampa exclusiva. Sublimação.Item Design editorial : proposta de um livro que auxilia no estímulo do sistema cognitivo do público idoso(2024-07-15) Alves, Maria Alice BorgesO processo de envelhecimento é um desenvolvimento natural, gradual e irreversível que traz consigo alterações neurobiológicas estruturais, funcionais e químicas que ocorrem com a passagem do tempo, acarretando mudanças em fatores ambientais e socioculturais de cada indivíduo que chega à chamada terceira idade. Com o passar dos anos vivenciamos inúmeras experiências de acordo com a nossa idade, cada qual no seu tempo, conforme ficamos mais velhos se faz necessário algumas mudanças no estilo de vida e hábitos. Dentre essas mudanças destaca-se o fator físico que atinge grande parte da população idosa, gerando inúmeros problemas de saúde, podemos citar alguns: perda de memória, dificuldade na fala e escrita. A proposta deste trabalho visa apresentar a aplicação de um design editorial na elaboração de um livro interativo que auxilia na estimulação do sistema cognitivo de pessoas com idade avançada. No projeto, foram utilizados os fundamentos da área do design gráfico e editorial, como estudo das cores, tipografia, grids e ilustrações. Como metodologia-base, foi utilizada a do Rodolfo Fuentes (2009), a qual é dividida em seis etapas, que é uma compilação de dados e estudos bibliográficos sobre o assunto, gerando então ideias e refinando a execução do projeto. A intenção do design na produção deste tipo de livro é de criar uma ferramenta de comunicação que seja adequada para o público alvo e que estimule a inteligência cognitiva. Palavras chave: Design editorial. Ergonomia cognitiva. Idosos. Livro. Interação. Saúde. Atividade.Item Design editorial na educação infantil: proposta de um livro interativo inspirado em Alice no país das maravilhas(2024-05-23) Wildner, FernandaO lúdico tem se tornado uma ferramenta na produção de itens voltados ao público infantil, uma vez que estimula a criatividade e torna as atividades mais atrativas para eles. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo apresentar a aplicação do design editorial na construção da aprendizagem de crianças de 4 a 7 anos, por meio da criação de um livro interativo baseado em um clássico da literatura infantil, Alice no País das Maravilhas. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados os fundamentos da área do design gráfico e editorial, como o estudo de ilustrações, cores e formas, bem como da literatura infantil e seu desenvolvimento ao longo dos anos. Como metodologia-base, foi utilizada a de Archer (1963), a qual foi dividida nas etapas de compilação de dados e estudo bibliográfico sobre o assunto, geração de ideias e refinamento e execução do projeto. A intenção do design na produção de livros infantis é de criar uma ferramenta de comunicação que seja adequada a este público-alvo e que o estimule de forma criativa. Dentro desse contexto, o projeto teve como fruto o desenvolvimento de um kit infantil interativo, contendo um livro com os personagens de Alice e outro para colorir, em que a criança se coloca como personagem principal e cria a sua própria versão da história, a fim de incentivar a criatividade e a relação do público com o livro. Palavras-chave: Design editorial. Educação infantil. Ilustração. Interação. Literatura.Item O design gráfico como agente potencializador do turismo regional e como fundamento para o projeto de sinalização do município de São Luiz Gonzaga(2013-09-05) Bieger, Junior CastroEste trabalho monográfico apresenta um projeto de design de sinalização turística para a cidade de São Luiz Gonzaga/RS, fundamentado a partir de estudos da história e cultura deste município. Um dos Sete Povos das Missões, a cidade conta com vários pontos turísticos, que bem sinalizados podem potencializar o turismo regional. Contando com uma rica história local, São Luiz Gonzaga foi fundada sobre os resquícios de um antigo povoado indígena, planejado e liderado por padres jesuítas espanhóis. O município também possui em seu território outro sítio, São Lourenço Mártir, que ainda preserva boa parte de suas construções. Berço da Coluna Prestes, a cidade abrigou importantes figuras da história, como o primeiro Senador da República pelo estado do Rio Grande do Sul, José Gomes Pinheiro e Jayme Caetano Braun, o mais importante pajador gaúcho. Essa monografia também aborda conceitos relativos a sinalização e seus elementos gráficos (textos, imagens, cores e diagramação) e estruturais (materiais, formas de impressão e acabamentos), que objetivam entender o que é necessário para a produção do projeto. Este projeto segue a metodologia definida por Joan Costa (1989) para apresentar o manual de aplicação da sinalização.Item Design gráfico: um estudo sobre a ilustração e a construção do livro infantil(2018-08-22) Kappes, Karine GiehlO presente estudo tem como objetivo apresentar a importância do design gráfico na produção de livros infantis, principalmente os que contém ilustrações, bem como o intuito de incentivar a criatividade das crianças em fase pré-escolar. Utilizando-se de fundamentos da área do design gráfico e editorial como a diagramação, a escolha da tipografia adequada, a magnitude das ilustrações em uma narrativa infantil, assim como a disposição dos elementos nas páginas. Para tal, foi estudado tanto o princípio da comunicação visual e a propagação da impressão em massa, a criação e o contexto histórico dos livros até chegarmos à elaboração e o desenvolvimento da literatura especificamente infantil e sua expansão desde o princípio até os dias de hoje. A relação dos livros com o design gráfico, desde o princípio é de criar uma ferramenta de comunicação visual adequada para o público alvo, de forma que desperte sua atenção e instigue a sua imaginação. Dentro desse contexto, este estudo fez-se de extrema relevância para o progresso deste projeto, nesse caso o exemplar infantil interativo, de forma a incentivar a criatividade e a relação do público com o livro.Item Design modular para gatos : arranhador de papelão(2024-07-02) Barasuol, João BrenoEste projeto visa desenvolver um arranhador modular para gatos, que vai além do simples exercício de afiar garras, com uma abordagem que promove a interseção entre design, funcionalidade e bem-estar dos animais, a partir da metodologia proposta por Munari (2002). O processo de desenvolvimento iniciou com a elaboração de um moodboard, a partir do qual surgiram rascunhos e protótipos tridimensionais, que culminaram no modelo final, composto por sete peças, que formam uma toca integrada a um arranhador, tudo construído em papelão, uma escolha sustentável e atrativa para os felinos. A modularidade deste arranhador proporciona uma experiência personalizável para os tutores, pois permite adaptações conforme as preferências de seus gatos. A aceitação, por parte dos gatos, nos testes iniciais sugere a eficácia do design em atender às necessidades comportamentais desses animais. Além disso, a coleta de dados (e subsídios para o desenvolvimento deste projeto) foi ampliada por meio de um questionário aplicado a tutores, a fim de entender melhor os comportamentos dos gatos e ajustar o projeto conforme as preferências identificadas. A solução proposta busca atender às necessidades comportamentais dos felinos, proporcionando um ambiente enriquecedor, enquanto considera a praticidade para os tutores. Palavras-chave: Design de Produtos; Arranhador Modular; Bem-estar Animal; Funcionalidade; Sustentabilidade .Item Design para aplicativo de gerenciamento de estoque(2024-07-22) Appelt, Eduarda GabrieliEste trabalho aborda a criação de uma interface gráfica para o aplicativo de Gerenciamento de EPI, destinado a auxiliar empresas no preciso controle de seus equipamentos de segurança, além de proporcionar organização financeira dos gastos e vida útil dos equipamentos. O processo de design do aplicativo segue a metodologia de Garrett (2022), composta por cinco etapas: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície. O estudo apresenta os resultados obtidos nas fases de definição do problema, estruturação, arquitetura de informação e fluxo do sistema. Ao longo desse processo, foram desenvolvidas as telas do aplicativo e seu design visual, culminando na criação de um protótipo virtual. Este protótipo visa avaliar a usabilidade e eficácia da interface desenvolvida. Palavras-chave: UX Design. Gerenciamento de EPI. Interface.
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