Serviço Social
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/610
Navegar
Navegando Serviço Social por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 35
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acessibilidade arquitetônica e humana das pessoas com deficiência (PCDS) na Associação De Pais E Amigos De Excepcionais (APAE) de Ajuricaba/RS(2015-11-19) Garzella, Célia MariaEste trabalho de Conclusão de Curso é fruto das experiências vivenciadas no campo de Estágio Supervisionado do Serviço Social da UNIJUI, realizado na APAE de Ajuricaba-RS. O tema refere-se às possíveis propostas de intervenção do Profissional Assistente Social na garantia dos direitos das PCDs, prevista em lei quanto ao acesso às vias, edificações públicas, transporte coletivo no município. O trabalho aborda o compromisso do Serviço Social na luta pelos direitos sociais para as Pessoas com Deficiência (PCDs), tendo sido realizado com o objetivo de analisar o direito à acessibilidade das PCDs que frequentam a APAE de Ajuricaba/RS, a fim de contribuir para maior visibilidade em relação aos direitos das PCDs e de promover melhorias no Município para garantir o acesso as PCDs. Como metodologia, optou-se por uma exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, e por uma revisão bibliográfica. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento e técnica de pesquisa um questionário aberto com questões sobre o tema da pesquisa, documentos elaborados pela autora durante os Estágios Supervisionados II e III do Serviço Social, como os diários de campo, relatórios finais, observações, passeios, visitas, entrevistas, registros e audiência com o poder público. Como resultado da pesquisa, destaca-se como relevância social os dados obtidos na investigação, os quais poderão subsidiar a construção de políticas públicas e sociais, voltadas para a inclusão e acessibilidade universal, o que não foi encontrado, pois verificou-se que leis existem para proteger os direitos das PCDs, mas que não são efetivadas na prática da vida PCDs. No município de Ajuricaba/RS, há muitas melhorias as serem feitas nas ruas, praças, calçadas, mas houve um comprometimento do Poder Público Municipal em viabilizar essas melhorias. Nesse contexto, o papel do Assistente Social é garantir junto à sociedade, família e usuários da APAE esses direitos. Para isso, é preciso conhecimento das famílias e atitude. Mas, o maior desafio não está apenas na efetivação da lei em relação à acessibilidade arquitetônica, mas na acessibilidade humana, na mudança de “olhar” da sociedade em relação as PCDs, que ainda os vê como incapazes, e da família que, na pretensão de proteger a PCD, isola-o, impedindo a sua autonomia, a independência e a visibilidade perante a sociedade, pois somente tornando visível essa realidade é que a sociedade poderá mudar de cultura. A inclusão não está, portanto, em ser aceito num lugar, mas em ser aceito com suas diferenças como qualquer cidadão de direito. Para tanto, resgatase, nesse contexto, a contextualização história do Movimento Brasileiro das APAES e da APAE de Ajuricaba com muitas conquistas.Item O acolhimento institucional de crianças e adolescentes a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social(2015-11-16) Araújo, Amanda Franciele Pereira deO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Serviço Social trata sobre o acolhimento institucional de crianças e adolescentes. É uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no método dialético crítico, observando as categorias de historicidade, totalidade e contradição. A partir desta pesquisa, buscou-se desenvolver e fundamentar uma reflexão crítica sobre o acolhimento institucional na sociedade, levando em conta as crianças e adolescentes ao longo do desenvolvimento social em diferentes períodos históricos, com destaque no Brasil, também sobre o surgimento e desenvolvimento do acolhimento institucional desse público alvo. Outro aspecto importante que a pesquisa ressalta, são os direitos das crianças e adolescentes e a violação desses, resultante da questão social que muitas vezes contribui para a inserção nas instituições de acolhimento. E ainda versa sobre a experiência de estágio supervisionado em Serviço Social, na instituição de acolhimento Lar da Criança Henrique Liebich de Ijuí/RS, trazendo o “papel” do profissional Assistente Social, mostrando a importância do Serviço Social nesse processo e os desafios profissionais encontrados. Embora o acolhimento institucional tenha um caráter provisório de proteção, ele se tornou muito importante para as crianças e adolescentes que tiveram a violação de seus direitos, fez com que não ficassem desamparados quando não há amparo no seio de suas famílias consanguíneas e outras, levando em conta o cuidado para que não corram risco de vida e possam se desenvolver de forma qualitativa como seres humanos e cidadãos.Item O acolhimento institucional de crianças e adolescentes a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social(2015-11-16) Araújo, Amanda Franciele Pereira deO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Serviço Social trata sobre o acolhimento institucional de crianças e adolescentes. É uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no método dialético crítico, observando as categorias de historicidade, totalidade e contradição. A partir desta pesquisa, buscou-se desenvolver e fundamentar uma reflexão crítica sobre o acolhimento institucional na sociedade, levando em conta as crianças e adolescentes ao longo do desenvolvimento social em diferentes períodos históricos, com destaque no Brasil, também sobre o surgimento e desenvolvimento do acolhimento institucional desse público alvo. Outro aspecto importante que a pesquisa ressalta, são os direitos das crianças e adolescentes e a violação desses, resultante da questão social que muitas vezes contribui para a inserção nas instituições de acolhimento. E ainda versa sobre a experiência de estágio supervisionado em Serviço Social, na instituição de acolhimento Lar da Criança Henrique Liebich de Ijuí/RS, trazendo o “papel” do profissional Assistente Social, mostrando a importância do Serviço Social nesse processo e os desafios profissionais encontrados. Embora o acolhimento institucional tenha um caráter provisório de proteção, ele se tornou muito importante para as crianças e adolescentes que tiveram a violação de seus direitos, fez com que não ficassem desamparados quando não há amparo no seio de suas famílias consanguíneas e outras, levando em conta o cuidado para que não corram risco de vida e possam se desenvolver de forma qualitativa como seres humanos e cidadãos.Item Adoção internacional e serviço social(2012-08-28) Sebastiany, NatáliaO trabalho de pesquisa apresentado tem como objetivos abordar a Adoção Internacional como uma alternativa para colocação de crianças e adolescentes em família substituta e aprofundar o conhecimento do papel do profissional Assistente Social neste processo. Neste trabalho é feito um resgate histórico do instituto da adoção assim como de seus procedimentos legais. É também abordada a dialética contemporânea do perfil de preferência pelos adotantes brasileiros e a realidade encontrada nas instituições de acolhimento, assim como as mudanças advindas das novas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) referentes à adoção. A partir dessas mudanças, aprofunda-se a pesquisa acerca da Adoção Internacional, abordando seus aspectos positivos e negativos e como se dá o seu processo, para se compreender a viabilidade desta ser uma boa alternativa ou não, para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária de crianças a adolescentes em situação de acolhimento institucional. Procurase enfocar o Social neste instituto, em toda a sua variedade de manifestação e complexidade, compreendendo o fundamental trabalho de um profissional capacitado para atender a essas demandas: o Assistente Social, seu papel, competências, instrumentos e desafios com relação à Adoção Internacional.Item As contribuições do assistente social nas demandas de guarda de criança e adolescente atendidas no núcleo de práticas jurídicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), campus de Ijuí/RS(2014-03-17) Silva, Sabrina Borré daO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o Serviço Social e a guarda de crianças e adolescentes, tendo como objetivo identificar as contribuições do trabalho do assistente social nas demandas de guarda de criança e adolescente atendidas no Núcleo de Práticas Jurídicas, pertencente ao Escritório Modelo de Direito do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), campus de Ijuí/RS, destacando a importância do trabalho profissional na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Para nortear essa construção, realizou-se uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, fundamentada no Método Dialético Crítico e nas categorias: historicidade, totalidade e contradição, utilizando-se como instrumento de pesquisa as fichas de atendimento dos usuários e os diários de campo construídos durante o processo de estágio no espaço sócio jurídico, realizado no período de março de 2012 a julho de 2013, cujos resultados encontrados foram analisados a partir das informações contidas nestes documentos, para a caracterização do usuário, construiu-se uma planilha, na qual constava informações sobre usuário (sexo, idade, composição familiar, profissão). Buscou-se analisar baseando-se nas informações, na vivencia do estágio, buscando fundamentação teórica para tais informações. Nesse contexto, busca-se identificar o trabalho do assistente social no espaço sócio jurídico, em especial nas demandas relacionadas à guarda de crianças e adolescentes, bem como os motivos apresentados pelo solicitante para a obtenção da guarda e as contribuições do assistente social em tais demandas. Para tanto, primeiramente realiza-se um resgate histórico sobre os conflitos familiares, destacando-se o trabalho do assistente social e os instrumentos técnico - operativos utilizados no atendimento das demandas de guarda de criança e adolescente no espaço jurídico. Na sequência, apresentam-se os resultados encontrados na pesquisa, bem como as contribuições do profissional assistente social nas demandas referentes à guarda de crianças e adolescentes. Constatando-se, a necessidade de atuação do assistente social no Núcleo de Práticas Jurídicas, espaço este, que atende diariamente demandas relacionadas a conflitos familiares, em especial, pedido de guarda de criança e adolescente, devido à natureza de seu trabalho, ou seja, o reconhecimento da realidade social. Os resultados alcançados apontaram para a importância do assistente social nas demandas de guarda de crianças e adolescentes.Item Contribuições do estágio supervisionado em serviço social na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro Getúlio Vargas em Ijuí/RS(2015-11-16) Linassi, Graciela da SilvaO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre contribuições do Estágio Supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar as intervenções da estagiária em Estágios Supervisionados em Serviço Social, II e III dos trabalhos realizados pelo Assistente Social na área da atenção básica, mais precisamente na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Bairro Getúlio Vargas em Ijuí/RS. Para tanto, fez-se um estudo descritivo com revisão bibliográfica e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição. Para tanto apresenta-se o Serviço Social e pressupostos da profissão, comtemplando os aspectos conceituais e legais do estágio supervisionado em Serviço Social, regimentos e as normatizações da UNIJUI, e o seu significado para o Serviço Social, evidencia-se a Política Pública no Brasil desde o século XX até a institucionalização do Sistema Único de Saúde, desde a sua criação e reprodução, além dos levantamentos de ações que devem existir para que a saúde no Brasil. Discorre-se sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF), apresenta-se o projeto de intervenção. E por fim, fala-se da visita domiciliar como técnica de intervenção e instrumento do cuidado, explicitando a educação em saúde e os resultados encontrados quanto às suas contribuições para as famílias participantes e a equipe multiprofissional.Item Contribuições do estágio supervisionado em serviço social na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro Getúlio Vargas em Ijuí/RS(2015-11-16) Linassi, Graciela da SilvaO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre contribuições do Estágio Supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar as intervenções da estagiária em Estágios Supervisionados em Serviço Social, II e III dos trabalhos realizados pelo Assistente Social na área da atenção básica, mais precisamente na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Bairro Getúlio Vargas em Ijuí/RS. Para tanto, fez-se um estudo descritivo com revisão bibliográfica e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição. Para tanto apresenta-se o Serviço Social e pressupostos da profissão, comtemplando os aspectos conceituais e legais do estágio supervisionado em Serviço Social, regimentos e as normatizações da UNIJUI, e o seu significado para o Serviço Social, evidencia-se a Política Pública no Brasil desde o século XX até a institucionalização do Sistema Único de Saúde, desde a sua criação e reprodução, além dos levantamentos de ações que devem existir para que a saúde no Brasil. Discorre-se sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF), apresenta-se o projeto de intervenção. E por fim, fala-se da visita domiciliar como técnica de intervenção e instrumento do cuidado, explicitando a educação em saúde e os resultados encontrados quanto às suas contribuições para as famílias participantes e a equipe multiprofissional.Item As contribuições do estágio supervisionado em Serviço Social para formação profissional(2013-01-31) Tonetto, Elisa WeyrichEste Trabalho de Conclusão de Curso é um relato das experiências vivenciadas durante os três níveis de Estágio Supervisionado em Serviço Social, realizado no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Santo Augusto, Rio Grande do Sul. A partir da temática escolhida, “As contribuições do estágio supervisionado em Serviço Social para formação profissional”. A escolha do tema deu-se devido à importância representada pelo Estágio Supervisionado em Serviço Social em seus três níveis. Buscando demonstrar tal importância, inicialmente faz-se um resgate histórico de leis e regulamentações de estágio, desde a década de quarenta com a Lei N.º 4.073 de 1942, até a Lei N.º 11.788/08 vigente, e a partir disso, a importância do estágio curricular para a formação profissional no Curso de Serviço Social. Após tais discussões, a Política de Assistência Social é abordada através do Sistema Único de Assistência Social- SUAS e do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS como espaço de atuação profissional e campo de inserção de estagiários. Materializando os assuntos abordados, encerra-se trazendo relatos e experiências vivenciadas durante os três níveis de estágio, oportunizando uma reflexão quanto aos desafios e perspectivas da profissão no espaço do CRAS.Item Contribuições do projeto de intervenção de estágio supervisionado em Serviço Social na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Panambi/RS(2014-04-30) Schmidt, PriscilaO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar as contribuições do projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social junto ao projeto institucional ―Clínica precoce: brincar enquanto o futuro não vem‖ da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Panambi/RS, a fim de garantir a inserção do assistente social nas atividades desenvolvidas, tendo em vista o acesso e a garantia de direitos sociais e a interdisciplinaridade. Está embasado numa pesquisa de campo e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição, que teve como sujeitos as dez (10) famílias das crianças com deficiência de 0 a 06 anos de idade que participaram do projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário composto de questões abertas e fechadas sobre o tema da pesquisa, complementado pela análise documental dos materiais elaborados pela autora durante o Estágio Supervisionado em Serviço Social, a exemplo do diário de campo e relatório final. Para tanto, resgata-se, nesse contexto, a contextualização histórica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Brasil e no município de Panambi/RS, apresentando-se também, o processo de inserção do Serviço Social no contexto institucional, discorre-se sobre o processo de Estágio Supervisionado em Serviço Social e o projeto de intervenção de Estagio Supervisionado em Serviço Social e, por fim, os resultados alcançados com a pesquisa, que consistem na identificação do perfil das famílias participantes do projeto de intervenção e nas contribuições para as famílias e a equipe multiprofissional. Conclui-se ser inegável a importância do assistente social no projeto institucional ―Clínica precoce: brincar enquanto o futuro não vem‖, pois além de contribuir para as famílias participantes do projeto de intervenção, também contribuiu de forma interdisciplinar para a equipe multiprofissional, para a própria profissão e para a população usuária, na construção de novos aprendizados e qualificação nos serviços prestados. Percebe-se, porém, que o trabalho em equipe multiprofissional apresenta inúmeros desafios, que envolvem desde o planejamento da ação profissional até a avaliação dos resultados alcançados.Item Contribuições do trabalho do/a assistente social no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Ijuí/RS(2015-11-18) Almeida, Raquel KarlinskiEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo evidenciar e analisar as contribuições do trabalho do/a assistente social no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Ijuí- RS a fim de dar visibilidade ao trabalho realizado para a efetivação dos direitos sociais dos usuários. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória com natureza qualitativa, fundamentada pelo método dialético critico. A coleta de informações e dados sobre os profissionais participantes da pesquisa, deu-se através da técnica de entrevistas semiestruturadas. Após, os dados coletados foram transcritos e utilizada à técnica de análise de conteúdo para tratá-los. Os principais resultados da pesquisa demonstraram o trabalho do/a assistente social no CACON de Ijuí- RS juntamente com os elementos consecutivos dos processos de trabalho em que se inserem e as mediações cotidianas realizadas em equipe multiprofissional. Desta forma, observam-se na materialização deste trabalho, o cotidiano profissional do assistente social neste espaço sócio-ocupacional articulando com os princípios firmados pelo Código de Ética e Projeto Ético–Político da profissão, conforme o problema de pesquisa e as questões norteadoras construídas.Item As contribuições do trabalho do/a assistente social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) “Comunidade Mãe” no município de Cruz Alta/RS(2015-12-03) Rosa, Jaline Amarante daO presente Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social aborda como tema as contribuições do trabalho do assistente social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) “Comunidade Mãe” no munícipio de Cruz Alta. O objetivo geral é analisar as contribuições do profissional e refletir sobre a importância deste trabalho, para a efetivação dos direitos dos usuários na Política de Assistência Social. Analisando a partir do Estágio Supervisionado em Serviço Social, como o profissional se insere neste espaço socio-ocupacional do serviço social, suas competências, atribuições, direitos, seus limites e possibilidades de trabalho para a consolidação da profissão. Através da abordagem qualitativa, do tipo exploratório de campo e com auxílio de pesquisas bibliográficas e da documentação realizado no processo de estágio. O estudo inicia-se com a contextualização histórica da Assistência Social como um direito universal, a partir da regulamentação da Constituição de 1988, entrando em vigor a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que consequentemente consolida a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), no qual prevê a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) uma nova gestão às políticas sociais assistenciais. Para a materialização do SUAS, constitui-se o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma instituição que oferta a Proteção Social Básica, responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais. O projeto profissional do Serviço Social regulamentada e relevante nas intervenções das relações sociais, para o enfrentamento da questão social, onde prevê uma nova sociedade em prol da melhoria da qualidade de vida dos usuários. Através do Estágio Supervisionado retratam-se brevemente relatos sobre as experiências vivenciadas e, assim analisa-se que a forma de enfrentamento da categoria trabalho do assistente social na instituição em seu cotidiano, apresenta-se mais limites do que possibilidades de trabalho, desafios que muitas vezes limitam a consolidação do exercício profissional. Mas, contudo são as possibilidades de intervenção do profissional assistente social que apesar de mínimas, tem a capacidade de observação da realidade social, com ética, competência teórica e atendimento técnico para promover o bem estar dos usuários atendidos no CRAS “Comunidade Mãe”. Contribuindo através de suas ações profissionais, a garantia dos direitos dos usuários, e na regulamentação da política de assistência social.Item Direito à convivência familiar de adolescentes institucionalizados no Lar Bom Abrigo do município de Ijuí (RS)(2015-11-17) Silva, Jéssica Fróes Libert daO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre a convivência familiar de adolescentes inseridos em programas de acolhimento institucional, e tem como objetivo principal analisar como vem se efetivando o direito à convivência familiar das adolescentes institucionalizadas no Lar Bom Abrigo do município de Ijuí/RS, no ano de 2014, a fim de fortalecer a importância da garantia do mesmo. A pesquisa desenvolvida é exploratória de campo, de abordagem qualitativa, mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), e fundamentada no método dialético crítico. Utilizou-se como instrumento a aplicação de um questionário aos profissionais da instituição, como técnicas de pesquisa a realização de entrevista semiestruturada às adolescentes acolhidas, e como fonte documental utilizou-se do Plano Individual de Atendimento (PIA), a fim de encontrar dados que respondam consideravelmente o problema de pesquisa, que é justamente saber como vem se efetivando o direito à convivência familiar das adolescentes institucionalizadas. Visando fortalecer a relevância do tema nas pesquisas sociais, o trabalho aborda a institucionalização, frisando a garantia do direito à convivência familiar durante o período de acolhimento institucional. A contextualização da escrita na pesquisa, é orientada pelo referencial teórico das ciências sociais, que embasam o debate do Serviço Social e sua atuação no âmbito da efetivação dos direitos das adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os dados obtidos indicaram que a convivência familiar como um direito instituído é benéfico às adolescentes institucionalizadas, quando garantido e que o trabalho em direção ao reestabelecimento de vínculos contribui para o resgate da convivência familiar. Porém é um desafio cotidiano para a equipe técnica da instituição, que entre limitações e possibilidades lutam ao lado do assistente social que possui competências para tal defesa, visando conquistar essa convivência na vida de cada adolescente institucionalizado.Item Direito social à habitação: reflexões a partir da experiência de estágio em Serviço Social na Secretaria de Habitação do município de Ijuí/RS(2015-11-17) Reimann, Andressa LaísO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como o Programa Minha Casa, Minha Vida vem contribuindo para a garantia do direito social da habitação no Município de Ijuí/RS. Consiste em um relato e reflexões a partir da experiência de Estágio Supervisionado em Serviço Social realizado na Secretaria Municipal de Habitação de Ijuí/RS, no período de Março 2013 à Junho de 2014. Este trabalho tem embasamento no método dialético crítico, trata-se de um estudo de caráter descritivo, no qual utiliza-se de revisão bibliográfica e dados dos estágios supervisionados. Para isso, será realizado um breve resgate histórico do problema habitacional no Brasil a partir do século XX, trazendo algumas consequências que se encontram na cena contemporânea, as quais deram origem às múltiplas expressões da questão social. Ainda, enfoca-se a política brasileira de habitação, apresentando a base legal e as condicionalidades para o acesso a esse direito. Por fim, destaca-se a experiência de estágio apresentando a importância do assistente social inserido na politica de habitação, destacando os desafios e contribuições de seu trabalho para a garantia desse direito, em especial na viabilização do Programa Minha Casa, Minha Vida.Item Envelhecimento e grupo de convivência : reflexão e prática(2012-03-21) Almeida, Márcia CristinaO presente trabalho tem como objetivo principal identificar a importância da formação de Grupos de Convivência para Idosos na perspectiva do envelhecimento ativo, como alternativa de ação do Serviço Social inserida nas diretrizes da nova Política Nacional do Idoso, que está consubstanciada na Lei nº. 8.842/94, Lei Orgânica da Assistência Social/LOAS. Segundo define esta Lei, “Envelhecer é um fenômeno social e pelo qual a sociedade e o poder público devem responsabilizar-se, através dos princípios de promoção da autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”. A metodologia utilizada para a pesquisa apresenta caráter observatório, descritivo e qualitativo, e teve como âncora a formação de um Grupo de Convivência para Idosos durante a realização da prática do Estágio Curricular III, no CRAS do município de Panambi, no Estado do Rio Grande do Sul, além de estudos referentes ao Envelhecimento. A prioridade da ação centrou-se no atendimento à população idosa de determinado bairro, em situação de vulnerabilidade social, com oferta de serviços de ordem cultural, informativa e recreativa, culminando com a divulgação dos direitos conquistados a partir do advento do Estatuto do Idoso e suas garantias, para esta população. O conhecimento obtido resultou na comprovação da importância que os Grupos de Convivência possuem quando se pretende priorizar o acesso dos mais velhos às políticas sociais e aos direitos garantidos em Lei. As ações envolveram e comprometeram os idosos com atividades de socialização, cultura e informação, e despertaram os sujeitos para a importância da participação social como forma de garantir a sua dignidade e a inclusão comunitária nessa fase da vida.Item O estágio supervisionado em serviço social no centro de alta complexidade em oncologia (CACON) da Associação Hospital de Caridade de Ijuí: relato de experiências(2012-10-04) Aguiar, Sirlene deEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como principal objetivo fazer um relato de experiência e vivência em Estágios Supervisionados em Serviço Social I, II e III e dos processos de trabalhos realizados pelo Assistente Social na área hospitalar, mais precisamente no Centro de Alta Complexidade em Oncologia, no município de Ijuí/RS. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o referido trabalho.Item O estudo social: um instrumento de garantia de direitos no espaço sócio jurídico do núcleo assistencial de práticas jurídicas do escritório modelo de direito da Unijuí(2013-03-01) Carvalho, Lenir Teresinha Wiezbicki deO trabalho de pesquisa apresentado tem como objetivo abordar a relevância do estudo social como um instrumento de garantia de direitos aos sujeitos usuários do espaço sócio jurídico do Núcleo Assistencial de Práticas Jurídicas (NAPJ) da UNIJUÍ. Neste trabalho é feito um resgate histórico da trajetória do Serviço Social. O Serviço Social tem sua origem no sistema capitalista e ocorreu pela necessidade de controlar as famílias dos operários na Europa. Já nasceu com uma identidade atribuída, tendo em vista a finalidade de controlar a classe operária. É também abordado o modo de produção capitalista e todas as mudanças e consequências advindas do sistema, dando origem às expressões da questão social, objeto de trabalho do Serviço Social. A partir da questão social abordam-se as formas de desigualdade precedentes, produzidas pelo capitalismo e aprofunda-se a pesquisa acerca do desvendamento da questão social na vida dos sujeitos que recorrem ao Serviço Social como forma de acessar e garantir os direitos negados pelo Estado. Enfoca-se a importância do assistente social na elaboração do estudo social, instrumento este que permite a garantia de direitos no espaço sócio jurídico. Na fase final da pesquisa, analisam-se três estudos sociais que fundamentam este trabalho, buscando o desvendamento das expressões da questão social que ocorrem na vida dos sujeitos. Concluiu-se com este trabalho que os estudos sociais realizados no NAPJ da UNIJUÍ possibilitam e promovem a inclusão dos sujeitos nas políticas públicas e sociais das quais tem direito; desta forma, o estudo social é um documento que contribui na garantia de direitos e na inclusão dos sujeitos.Item Gênero no mundo do trabalho: uma aproximação à realidade das mulheres usuárias do centro de referência de assistência social Comunidade Mãe de Cruz Alta/RS(2013-07-17) Lorenzoni, Janete CordeiroEste trabalho de conclusão do curso de Serviço Social faz uma aproximação à realidade de usuárias da Assistência Social em relação ao mundo do trabalho. Assim, apresenta-se a trajetória da organização da produção e do trabalho, bem como uma discussão acerca das questões de gênero no mundo do trabalho abordando a divisão sexual do trabalho, as novas conformações familiares, situação de pobreza, entre outros. Faz-se a identificação do grupo de mulheres que integram o objeto de estudo tentando uma maior aproximação da sua realidade considerando sua organização familiar, sua ocupação e relação com o mundo do trabalho. A pesquisa aponta para uma realidade de suas atividades desenvolvidas por meio do trabalho precarizado, desemprego e ainda a forte cultura das obrigações femininas em relação ao cuidado da casa e dos filhos. A tentativa é de análise e reflexão acerca desta realidade a fim de contribuir com as avaliações de trabalhos desenvolvidos e vislumbrar possibilidades para maior compreensão e enfrentamento da realidade da população que se encontra em situação semelhante. O resultado do trabalho indica que a situação de vulnerabilidade social é causada e caracteriza-se por várias categorias (alfabetização, conformação familiar, divisão sexual do trabalho e demandas sociais) que somadas umas às outras aumentam as dificuldades de transpor ou bloquear seu ciclo.Item A inserção de jovens no mercado de trabalho: a realidade de aprendizes do SENAI de Ijuí/RS(2015-12-03) Stroher, Georgia PereiraO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Serviço Social tem como tema a inserção do jovem no mercado de trabalho na condição de aprendiz. Sendo que essa se constitui uma pesquisa documental, realizada a partir da coleta de dados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do município de Ijuí/RS, onde foram analisados relatórios de alunos e professores do curso de auxiliar administrativo no SENAI no segundo semestre de 2014. Para desenvolver essa pesquisa se levou em consideração aspectos que dizem respeito a caráter qualitativo, como opiniões e ideias. A análise desses dados se fundamentou no método dialético crítico e as categorias historicidade, totalidade e contradição. A pesquisa tem como objetivo geral verificar como o programa jovem aprendiz tem contribuído na inserção de jovens no mercado de trabalho, a partir da realidade dos jovens aprendizes, que realizam o curso de auxiliar administrativo, no SENAI do município de Ijuí no segundo semestre de 2014. Os objetivos específicos da pesquisa buscam: verificar como se deu o processo de inserção no mercado de trabalho na condição de aprendiz, analisar os benefícios e os desafios gerados pela inserção desses jovens no mercado de trabalho na condição de aprendizes, identificar as perspectivas dos jovens, a partir do programa Jovem Aprendiz, e refletir sobre o Programa Jovem Aprendiz e as contribuições das instituições de qualificação profissional. A partir da pesquisa foi possível verificar que as maiores contribuições se referem a qualificação profissional e a experiência adquirira. Porém apesar das contribuições para a inserção de jovens no primeiro emprego e na qualificação profissional, esse tem gerado alguns desafios, sendo que é necessário avaliar o programa, assim como verificar o que tem que poderia ser melhorado.Item A inserção de jovens no mercado de trabalho: a realidade de aprendizes do SENAI de Ijuí/RS(2015-11-18) Stroher, Georgia PereiraO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Serviço Social tem como tema a inserção do jovem no mercado de trabalho na condição de aprendiz. Sendo que essa se constitui uma pesquisa documental, realizada a partir da coleta de dados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do município de Ijuí/RS, onde foram analisados relatórios de alunos e professores do curso de auxiliar administrativo no SENAI no segundo semestre de 2014. Para desenvolver essa pesquisa se levou em consideração aspectos que dizem respeito a caráter qualitativo, como opiniões e ideias. A análise desses dados se fundamentou no método dialético crítico e as categorias historicidade, totalidade e contradição. A pesquisa tem como objetivo geral verificar como o programa jovem aprendiz tem contribuído na inserção de jovens no mercado de trabalho, a partir da realidade dos jovens aprendizes, que realizam o curso de auxiliar administrativo, no SENAI do município de Ijuí no segundo semestre de 2014. Os objetivos específicos da pesquisa buscam: verificar como se deu o processo de inserção no mercado de trabalho na condição de aprendiz, analisar os benefícios e os desafios gerados pela inserção desses jovens no mercado de trabalho na condição de aprendizes, identificar as perspectivas dos jovens, a partir do programa Jovem Aprendiz, e refletir sobre o Programa Jovem Aprendiz e as contribuições das instituições de qualificação profissional. A partir da pesquisa foi possível verificar que as maiores contribuições se referem a qualificação profissional e a experiência adquirira. Porém apesar das contribuições para a inserção de jovens no primeiro emprego e na qualificação profissional, esse tem gerado alguns desafios, sendo que é necessário avaliar o programa, assim como verificar o que tem que poderia ser melhorado.