MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas
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Item Uma análise comparativa entre a identidade e a imagem de marca de um profissional(2018-07-12) Boni, Laura CristianeNosso valor como profissionais no mercado é definido pela percepção que nossas redes de relações tem em relação a nós. O que sugere que busquemos avaliar nossa audiência para descobrir como estamos sendo interpretados e se essa percepção condiz com nosso objetivo de carreira e a nossa própria percepção. Portanto, foi propósito deste estudo realizar uma análise da marca pessoal de um profissional da área financeira, através de uma avaliação e posterior comparação entre a visão que o próprio profissional tem de si mesmo, sua identidade de marca, e a visão que sua equipe de trabalho possui em relação a ele, sua imagem de marca. A pesquisa classificou-se quanto à natureza como aplicada; quanto à abordagem como qualitativa e quantitativa, utilizou-se pesquisa exploratória e descritiva; quanto aos procedimentos técnicos foram utilizados pesquisa bibliográfica, entrevista em profundidade e survey que contemplou um questionário com perguntas fechadas e abertas; os sujeitos da pesquisa foram todas as pessoas que trabalham diretamente com o profissional, o que caracteriza um censo. Como resultado do estudo foi levantado que a equipe do profissional o percebe quanto à sua imagem de forma adequada e positiva pois quase sempre o avaliaram melhor do que ele próprio. Apesar de a grande maioria das questões apresentarem dissonância entre as visões, observou-se que em grande parte delas o índice de dissonância foi relativamente baixo o que indica que a visão do profissional e de sua equipe não estavam completamente desalinhadas. Pode-se supor então, que a identidade e a imagem de marca do profissional apresentam-se parcialmente alinhadas.Item Coaching – um metodo revolucionador para o desenvolvimento pessoal e profissional(2019-05-06) Traesel, Deise MariaNos últimos anos o termo “coaching” vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas e das organizações. Ele tem sido utilizado em todo o mundo com o objetivo de potencializar e acelerar o alcance de resultados no mundo dos negócios, além de desenvolver o potencial do capital humano. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de abordar o conceito de coaching e avaliar seu resultado na prática. Para a coleta de dados dessa pesquisa optou-se pela metodologia aplicada, onde foram analisadas as respostas de 17 voluntários que passaram pelo processo de coaching, de um questionário composto por 9 perguntas. E para complementar e melhor entender esta pesquisa foi também avaliado o perfil dos voluntários. Para isso solicitou-se: gênero, profissão, idade, escolaridade e renda. A metodologia utilizada está baseada em uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória. Os resultados coletados indicam um impacto muito positivo na vida dessas pessoas, onde relatam ganhos como autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional, melhor qualidade de vida, determinação ao alcance de metas e objetivos e autoconfiança. Ainda pode-se salientar o quanto as ferramentas auxiliaram na descoberta de comportamentos que puderam serem alterados a partir da constatação do estado atual para o estado desejado. Por fim, entende-se ter o coaching atendido as expectativas dos coachees em relação a suas metas na sua grande maioria. Palavras-chave: Coaching, objetivos, resultados, autoconhecimento.Item O coaching como estratégia de desenvolvimento da cultura organizacional e formação de equipes de alto desempenho: uma visão construída através de coaches profissionais(2017-08-28) Graffunder, Jonas LaércioO presente estudo tem como tema o coaching como estratégia de desenvolvimento da cultura corporativa e a formação de equipes de alto desempenho. Objetivou-se analisar como as técnicas e abordagens do coaching podem contribuir para o desenvolvimento da cultura organizacional, proporcionando a formação de equipes de alto desempenho. Os objetivos específicos se constituíram em relatar o perfil profissional dos coaches profissionais participantes da pesquisa, identificar com base em entrevista a inter-relação do coaching com os mecanismos de revaloração da cultura corporativa de Johann (2004), analisar as percepções dos entrevistados acerca das características das equipes de alto desempenho, comparando-as com as referências bibliográficas, e, propor estratégias de fortalecimento da cultura organizacional e desenvolvimento das equipes através do processo e técnicas de coaching. O referencial teórico foi construído com base em autores como Johann (2004), Johann et al (2015), Schein (2009) no que diz respeito à cultura organizacional. Para os pressupostos do coaching foram usados autores como Marques(2012), Paes (2012), Blanco (2006) e Garcia (2011). Tonet et al (2009), Finamor et al (2015) e Marques (2012) subsidiaram os referenciais acerca das equipes de alto desempenho. Tratou-se de um estudo de caráter qualitativo de natureza descritiva e exploratória. A coleta de dados se deu através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, através de aplicação de questionário estruturado à coaches profissionais atuantes no mercado de trabalho. Os dados foram analisados comparando os resultados das entrevistas com as referências bibliográficas. Os resultados mostraram alinhamento das respostas dos entrevistados com a pesquisa bibliográfica e permitiram concluir que o coaching pode contribuir com o desenvolvimento da cultura organizacional, proporcionando a formação de equipes de alto desempenho capazes de gerar resultados importantes para a sustentabilidade das organizações.Item Coaching: dos processos de gestão de pessoas a formação de equipes de alta performance(2017-08-01) Peterson, Daniela AdrianeA formação de equipes de alta performance é um tema que vem ganhando uma grande atenção por parte das organizações na atualidade. Quanto mais assertiva a Gestão de Pessoas for durante o processo de recrutamento e seleção maior será a chance da formação de uma equipe que produza resultados satisfatórias para as organizações. O presente artigo visa apresentar os benefícios da implementação de um processo de recrutamento e seleção, proporcionando as mesmas oportunidades aos candidatos a inclusão das pessoas aptas as vagas de trabalho, uma melhor escolha levando em consideração o perfil do candidato com relação ao que ele procura e o que a empresa busca em um colaborador. O presente estudo teve como abordagem o método qualitativo e dedutivo. Os procedimentos foram o método de observação analise descritiva, a pesquisa exploratória, se utilizando das técnicas de coleta de dados, alicerçados em uma entrevista não estruturada com o gestor da organização. Este estudo foi realizado em uma empresa de transporte intermunicipal e turismo no município de Três Passos. O objetivo do estudo foi demonstrar como é importante um ter um processo de Recrutamento e Seleção implantado e padronizado, auxiliando na formação de equipes de alta performance, utilizando o coaching como ferramenta de escolha no processo. Constatou-se que a organização, está reestruturando o processo de recrutamento e seleção, que acontecia de um modo informal, e hoje busca utilizar todos os procedimentos pertinentes para a escolha do candidato mais adequando. Tal mudança deve-se pelo fato da empresa buscar uma nova cultura organizacional e perceber que se fazia necessário tal mudança para obter um quadro de colaboradores mais qualificados e que viessem a produzir maiores e melhores resultados, diminuindo custo com rotatividade e proporcionando oportunidades a todos os interessados.Item Coaching: priorizando engajamento na sáude pública(2019-05-07) Dal Forno, Bruna MellerO engajamento de equipes de saúde pública vem sendo um importante tema a ser discorrido. Por suas características singulares, configura-se como um desafio a ser enfrentado dentro do campo de gestão de pessoas. Quanto mais assertiva a gestão for durante o processo de desenvolvimento, maior será a chance da formação de uma equipe que produza resultados satisfatórios. Assim, o coaching entra como uma importante ferramenta para o processo de desenvolvimento nesse trabalho. O presente artigo visa apresentar as possibilidades de engajamento dentro de equipes com cargos estáveis em saúde pública, priorizando possibilidades de desenvolvimento, levando em consideração as características burocráticas desse público. O presente estudo teve como abordagem o método qualitativo, através de uma pesquisa com abordagem dedutiva com procedimentos definidos em estudos de casos. Este estudo foi realizado através de desenvolvimento de duas equipes de saúde pública e três líderes, dentro de um mesmo município do Noroeste do Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo, primeiramente foi investigar a percepção e os anseios dos servidores em relação ao cargo e funcionamento interno de modo geral, a fim de identificar qual a melhor forma de intervenção que proporcionasse um alinhamento com o objetivo esperado pela Gestão Municipal. Posteriormente, montar estratégias de desenvolvimento com ferramentas facilitadas pelo Coaching, para equipes com perfil de estabilidade, auxiliando no desenvolvimento e no resgate de missão e valores. Nos resultados desse estudo, os sujeitos de pesquisa demostraram que existem capacitações suficientes no âmbito técnico, mas infelizmente, é visível na prática, que no campo comportamental é falho. Desse modo, itens essenciais para engajamento satisfatório não são alcançados, como iniciativa, persistência, compromisso com o setor público, comportamento assertivo em equipe. É visível que muito dessas falhas acontecem pela garantia de permanecia no trabalho que a maior parte dos cargos públicos oferecem, assim como o envolvimento do fazer político que ali estão. Assim, constatou-se, que o estudo mesmo cumpriu com seus objetivos ao proporcionar mudanças possíveis para os trabalhadores e até mesmo feedbacks positivos dos usuários do sistema. Demostrando, desse modo, que é possível desenvolver quem deseja, verdadeiramente, ser desenvolvido.Item Compreendendo as aspirações de carreira: um estudo sobre a escolha, o sucesso e a empresa ideal para jovens da Geração Z(2019-02-07) Santos, Édina Aparecida Sperandio dosO objetivo do presente artigo é compreender as aspirações de carreira dos estudantes da geração Z. Dessa forma, foi desenvolvida uma pesquisa em duas instituições (pública e privada) da cidade de Cruz Alta/RS. A pesquisa é classificada como descritiva e quantitativa, em que foi elaborado um questionário com 26 questões, aplicados a 35 estudantes. Na escolha da carreira, observou-se que consideram as habilidades e vocação pessoal importantes, e a escolha de carreira deve ser tomada sem interferência de outras pessoas. Nos atributos para o sucesso, querem fazer o que gostam, e sentir sensação de realização ao cumprir o que desejam. Quanto aos atributos para consolidação da empresa dos sonhos (ideal), os jovens querem trabalhar em um ambiente agradável, e terem possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Assim, isso faz com que as empresas necessitem compreender essa nova realidade, desenvolvam competências para motivar essa geração, além de ter inovação e valorização no ambiente de trabalho.Item Conhecendo e construindo o perfil do lider ideal: um estudo com gestoras de uma rede de lojas do vestuário da região Noroeste do RS(2019-04-04) Moresco, Andréia Cristiane ZanosoO artigo teve como objetivo geral identificar o perfil comportamental dominante em gestoras de uma rede de lojas do comércio de vestuário e acessórios femininos de Ijuí-RS.Trata-se de uma pesquisa descritiva, a partir da aplicação da ferramenta DISC e posterior realização de três sessões de coaching com as três gestoras. Quanto ao perfil, duas gestoras já possuem o Perfil Dominância, sendo este com mais características alinhadas com gestão. Este resultado, não permitiu muitos pontos a desenvolver, porém mesmo com uma quantidade reduzida de sessões, foi possível construir um bom trabalho onde foram concretizadas ações, dentre elas a montagem de uma biblioteca dentro da Empresa objetivando desenvolver as colaboradoras como um todo. Na gestora com o Perfil Influência, surgiram dificuldades principalmente para realizar as sessões, demonstrando uma das características negativas deste perfil, a procrastinação, o deixar para depois, situação observada para trabalhar. Findando a pesquisa é possível afirmar que, sim o coaching pode (e deve!) ser usado como ferramenta de desenvolvimento de lideranças e possui, pelos seus métodos, eficácia permitindo o crescimento não só do gestor, mas também da equipe como um todo. Deve-se ressaltar ainda que o Perfil Dominância é o melhor para coordenar equipes.Item Cultura de sucessão: uma análise do processo de reestruturação da liderança estratégica da Cotripal agropecuária cooperativa(2019-06-17) Amaral, Cátia Daiane de Moura doChega um momento na vida de toda organização em que a liderança estratégica deve ser sucedida. Para isso é indispensável haver preparo, visão de futuro e estratégias que desenvolvam e qualifiquem uma cultura de sucessão. O objetivo geral desse estudo é saber se a Cotripal tem criado uma cultura de sucessão em sua liderança estratégica, por meio de pesquisa de campo, contemplando apuração documental, participante e, ainda, entrevistas à dois diretores e à gerente de recursos humanos, realizadas durante os meses de março e abril de 2019, através de roteiro semiestruturado. Foi possível levantar dados suficientes para atender ao tema, identificando percepções bem semelhantes e alinhadas. A Cotripal tem praticado ações como: contratação de consultoria para questões estratégicas, formação de comissão interna de reestruturação, segmentação em unidades estratégicas de negócio, aproximação do RH e dos gerentes da alta direção e indicação de sucessores, que podem ser consideradas estratégias para a sucessão. Ainda, é possível propor outras ações, sendo: mapeamento de competências, avaliação de pessoas e plano de desenvolvimento de lideranças, que, certamente, são ferramentas estratégicas determinantes para o futuro.Item Diagnóstico das práticas de endomarketing: uma análise com colaboradores de uma metalurgica de ferro fundido e usinagem na cidade de Cerro Largo - RS(2019-05-07) Borghetti, Viviane BolzanConsiderando a importância das relações internas e do comprometimento das pessoas para que as organizações tenham êxito em suas atividades, bem como a competitividade existente entre as indústrias hoje é essencial que as organizações valorizam o seu bem maior que é o capital humano. Analisando os cenários contemporâneos das empresas, industrias e comércio, eles indicam que o capital humano é o maior bem que uma organização pode ter, pois com profissionais criativos e comprometidos é possível que essa organização obtenha bons resultados no seu campo de atuação. Para que esses profissionais permaneçam dando suas contribuições e se sintam comprometidos com a organização onde trabalham. Portanto percebe-se cada vez mais a importância da implantação de novas ações, principalmente por parte dos gestores, ações essas que reflitam de forma positiva interna e externamente gerando novas atitudes e ações e consequentemente pessoas mais comprometidas e felizes no seu ambiente de trabalho. Assim através de um programa de Endomarketing e a colaboração da alta direção, gestores, a indústria estudada visa qualificar sua estrutura interna e o seu capital humano. O presente estudo realizou um diagnóstico de Endomarketing em uma Metalúrgica metal mecânica, fundição de ferro, usinagem e emborrachamento de peças na cidade de Cerro Largo –RS, a partir das quatro variáveis do marketing interno – companhia, organização, custo e comunicação – para identificar como os colaboradores que atuam na atividade-fim avaliam as ações de endomarketing e comparar as diferenças significativas dessa avaliação, por meio da aplicação de 86 perguntas, visando avaliar a importância e a percepção dos colaboradores com relação a atual situação dos colaboradores x empresa no momento, visando fortalecer, manter e principalmente criar novas as ações de endomarketing pela organização. O trabalho foi dividido em oito partes: introdução; referencial teórico; opção metodológica; caracterização da amostra; caracterização da organização; análise dos dados obtidos; proposições e as conclusões apuradas. A menor diferença apurada no diagnóstico foi Outras formas de recompensa, além do salário, da variável Custo; sendo que a que mais se aproximou da “região de urgência”, a partir do grau de importância atribuído (89,8) e da concordância apurada (44,0).Item Estratégias de liderança para a formação de uma equipe de alto desempenho: estudo em uma empresa farmacêutica(2017-08-28) Carpes, Débora Caroline SpohrO objetivo geral deste estudo consiste em formular estratégias de liderança orientada ao Coaching que podem ser utilizadas para o gerenciamento de uma equipe de alto desempenho na Tchê Farmácias de Santo Augusto/RS. A metodologia utilizada, no que se refere à natureza do estudo, é aplicado, quanto à abordagem, é qualitativo e, quanto aos objetivos, classifica-se como descritivo. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, levantamento (survey) e pesquisa de campo, logo, o universo amostral foi composto por cinco funcionários da farmácia em estudo sendo quatro vendedores e as práticas de liderança descritas a partir do olhar da gerencia. O estudo permite afirmar que, de um modo geral, o uso das ferramentas do Coaching faz significativa diferença no dia a dia do gestor/líder, principalmente nas práticas de lideranças orientadas para a formação de uma equipe de alto desempenho, sendo possível a equipe Tchê Farmácias – filial de Santo Augusto/RS chegar a este nível de desenvolvimento.Item Estudo de endomarketing em uma agência bancária(2018-09-03) Cavallini, PriscilaO endomarketing visa criar um ambiente interno motivador, atraente e que capacite os funcionários das organizações, sendo de fundamental importância, visto que consiste em promover o desenvolvimento da organização através dos clientes internos, ou seja, seus funcionários. No cenário atual, pode-se considerar que o capital humano de uma organização é seu maior bem e pode ser fator de diferencial competitivo. O endomarketing é uma ferramenta estratégica nas organizações, em especial nas que atuam em serviços. Diante deste contexto, o presente artigo teve como objetivo analisar as variáveis do Mix de Endomarketing em uma agência bancária, com base na percepção de seus funcionários. Aplicou-se questionários considerando as variáveis Companhia, Custo, Coordenação e Comunicação, sendo que os funcionários puderam elencar o que consideravam importante e posteriormente a concordância em relação a mesma afirmação sobre a organização. Foi possível verificar pontos que necessitam maior atenção da organização, especialmente no que tange a comunicação interna, benefícios e liderança. Ainda, considerações positivas quando ao investimento em treinamento, valorização financeira e boa imagem da organização frente a seus públicos.Item Estudo do clima organizacional em empresa multinacional francesa do ramo do agronegócio com atuação nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina(2019-06-12) Pedralli, Luis Carlos VossPara o crescimento e lucratividades das empresas, não basta pensar apenas em tecnologias avançadas e equipamentos, mas também, é preciso que se saiba gerenciar o capital humano. Neste sentido, vem ganhando espaço a preocupação com os colaboradores e com o clima organizacional, levando-se em consideração a motivação, satisfação, e aspectos psicológicos dos mesmos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo identificar as formas pelas quais o clima organizacional interfere no desempenho de um grupo de colaboradores das áreas comercial, industrial e administrativa. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico e a pesquisa documental com estudo de caso junto a empresa multinacional Timac Agro, por meio de dados coletados na pesquisa de clima organizacional realizada por meio de questionário aplicado a 400 colaboradores da empresa. Buscou-se identificar os pontos de maior fragilidade apontados pelos colaboradores, sendo que mostraram pontos de insatisfação como com os aspectos de motivação atrelados a remuneração, sendo este o ponto em que apresentam maior insatisfação. Além disso, no que se refere as oportunidade de crescimento, as relações que se estabelecem entre os colaboradores, além de outros pontos, atinentes ao clima organizacional. Buscar corrigir estas fragilidades é uma forma de engajar os colaboradores e de oportunizar que haja um clima organizacional positivo e sadio para todos. Além disso, é importante que se desenvolvam constantes pesquisas de satisfação, a fim de verificar o que esta melhorando, sendo corrigido e os pontos que merecem maior atenção.Item Um estudo sobre a importância do diagnostico das variáveis do Endomarketing de uma indústria de móveis(2018-09-03) Baptista, FranciniNo atual contexto mercadológico em que as organizações estão inseridas, o capital humano é a chave para se alcançar a excelência nos serviços prestados, tornar-se competitiva e alcançar o sucesso. Para isso é fundamental investir em estratégias e ferramentas que tornem os colaboradores comprometidos, motivados e alinhados com os objetivos da empresa. No presente estudo, foi realizado um diagnóstico das variáveis do Endomarketing, a partir das variáveis do marketing interno; companhia, custo, coordenação e comunicação, por meio de um questionário, aplicado a 18 colaboradores de uma indústria de móveis, para avaliar como as pessoas percebem as ações do endomarketing dentro da empresa, e assim identificar qual a sua importância e as áreas que necessitam de melhorias. Foi identificado que a empresa em estudo não possui um programa de endomarketing formal, e que em todas as variáveis analisadas, necessitam de melhorias, sendo que os atributos relacionados a remuneração receberam os menores índices, bem como os relacionados a treinamentos e a motivação por parte dos coordenadores. Os atributos que ficaram melhor avaliados se referem a imagem da organização perante a sociedade. Isso demonstra, que a organização precisa investir seus esforços primeiramente nestas áreas que estão com maior disparidade, e após repetir o estudo para uma nova análise.Item O impacto do processo de Coaching na Comunicação Organizacional: Um estudo de caso dentro do ramo imobiliário(2019-05-21) Lunardi, Ana Marli FrederechEste artigo analisa e identifica fatores relevantes para uma comunicação organizacional eficiente, levando em consideração, principalmente, a relevância dos gestores e líderes neste processo. Partindo da ideia de que o grande responsável pela gestão de uma organização seja seu líder, e que a comunicação é um dos alicerces de uma organização, cabe aos executivos e líderes compreenderem seu processo e inseri-la como instrumento de gestão. Neste contexto, este estudo apresenta o coaching como uma ferramenta capaz de direcioná-los ao pensamento estratégico, potencializando o autoconhecimento, sua visão sistêmica, e, por consequência, suas habilidades e percepções sobre a comunicação. Esse artigo discorre, portanto, sobre a relevância da comunicação nas organizações, levando em consideração, sobretudo, a postura de líderes preocupados em bem se comunicar com seus colaboradores e que, por conta disso, têm buscado o coaching para aperfeiçoar suas habilidades a fim de promover o desenvolvimento de competências e uma liderança ativa.Item A influência das variáveis que compõem o clima organizacional no comprometimento das equipes de trabalho: o estudo em uma IES -RS(2019-05-07) Monteiro, Greice Marta SpananbergO clima organizacional é uma importante ferramenta para o diagnóstico da satisfação dos trabalhadores que auxilia o gestor, de uma forma mais assertiva, nas tomadas de decisões. O presente estudo teve como objetivo analisar o Clima Organizacional em uma instituição de ensino superior do noroeste do estado do RS. A metodologia utilizada para a elaboração do estudo se caracteriza como exploratória e descritiva. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi questionário aplicado aos funcionários. O tratamento dos dados foi de forma quantitativa. A amostra foi de 38 colaboradores. Os resultados apurados destacaram como os empregados percebem o seu ambiente de trabalho, o grau de satisfação dos funcionários em relação aos resultados do seu trabalho, seus rendimentos recebidos, benefícios, apoio do gestor, valorização, condições físicas para a realização dos trabalhos e expectativas. As respostas do questionário nos deram praticamente uma constante, destacando-se a variável “imagem da empresa” onde aponta, quase por unanimidade, a satisfação dos pesquisados. Uma exceção foi a variável “relacionamento da empresa com sindicato e funcionários” onde a grande maioria mencionou não ter conhecimento sobre o assunto. O uso da ferramenta de Clima Organizacional busca auxiliar os gestores na definição das prioridades para um melhor desempenho e comprometimento da equipe de trabalho.Item A influência dos fatores da qualidade de vida no trabalho e o seu impacto no desempenho pessoal: o caso de uma instituição de ensino superior (IES/RS)(2019-05-07) Sauerssig, Rafaela Helena Sulzbach SecchiEste artigo tem por objetivo apresentar e discorrer sobre a importância da qualidade de vida no trabalho (QVT), seus modelos, cultura organizacional, seu impacto sobre a produtividade e a influência da motivação no desempenho do trabalhador, refletindo consequentemente na eficiência organizacional. Dessa forma, para mostrar a importância dessa temática, o trabalho mostra um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, através dos relatos dos Técnicos Administrativos, de dois setores e se concentrou na seguinte questão: de que maneira a Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho influencia no sucesso de uma organização? Nesse sentido buscou-se identificar fatores considerados favoráveis para a melhoria do desempenho no trabalho, na produtividade e motivação. Para tanto foi realizada pesquisa de campo e aplicado um questionário que serviu como instrumento de coleta de dados. A pesquisa evidencia elevado nível de satisfação para os dois Setores A e B quanto às categorias que o modelo de Walton propõe para mensurar a Qualidade de Vida no Trabalho, as quais referem-se à “compensação justa e adequada”, “utilização e desenvolvimento de capacidades” e a “relevância social da vida no trabalho”. Mas também aponta para a insatisfação em algumas categorias, para o Setor B, as quais refletem alguns indicadores que se apresentam negativamente na QVT dos funcionários em destaque para “condições de segurança e saúde no trabalho, “oportunidades de crescimento”, “integração social na organização”, “garantias institucionais” e “trabalho e espaço total de vida”. Diante dessa gama de informações faz-se perceber algumas atitudes que visam melhorar a QVT. Após análise pôde-se afirmar que a qualidade de vida no trabalho e a motivação estão diretamente ligadas a satisfação e ao bem-estar dos funcionários. A insatisfação de uma equipe de trabalho será altamente prejudicial para evolução e produtividade da organização.Item A inteligência emocional na visão de pós-graduandos do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(2019-02-07) Kremer, Tatiana dos ReisPessoas que possuem altos níveis de Inteligência Emocional (IE) conseguem identificar e descrever os seus e os sentimentos dos outros, além de controla-los e agir de forma inteligente e consciente, direcionando-os a fim de obter melhores resultados. Deste modo, o objetivo deste estudo é identificar se as dimensões da inteligência emocional (autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e habilidade social) estão presentes em estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu de uma Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e se há alguma relação entre a IE e o perfil da amostra. No intuito de atingir este objetivo, aplicou-se um questionário adaptado de Travis Bradberry e Jean Greaves (Bradberry e Greaves, 2016), em uma amostra de 69 estudantes de quatro Pós-Graduações distintas. Sendo uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva, quantitativa e qualitativa, e de levantamento do tipo Survey, e para análise dos dados utilizou-se o software SPSS®. A partir dos resultados obtidos percebeu-se que a maioria dos estudantes possui alta IE, sendo que a dimensão autocontrole apresentou o menor índice, e a habilidade social o maior. Além disso, também foi possível perceber algumas relações entre o perfil da amostra e a Inteligência Emocional, sendo possível afirmar que, há relação entre a idade e o curso de pós-graduação com os níveis da IE, ainda é possível afirmar que o uso de ferramentas auxilia no desenvolvimento e aumenta os níveis de IE.Item Neurociência aplicada à gestão de pessoas(2019-05-09) De Bastiani, IndaiaraEste artigo tem como objetivo identificar contribuições da Neurociência para a gestão de pessoas, procurando uma visão diferenciada da gestão, que considere o ser humano capaz de construir a organização, de gerencia-la através de pensamento e ação, trazendo assim a sua contribuição para um ambiente melhor. Considerando os avanços dos estudos dos funcionamentos cerebrais, aplicou-se uma pesquisa com os gestores de uma multinacional do ramo agrícola, afim de identificar o uso das ferramentas da neurociência no dia a dia dos mesmos. Os resultados apontaram que os gestores conhecem algumas ferramentas que estão ligadas a neurociência, porem não sabem como tirar um melhor proveito das mesmas. No entanto ainda há inúmeras possibilidades de melhorar a forma de gerir pessoas utilizando as praticas da Neurociencia.Item O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma(2019-05-07) Bartz, Aline BeatrizUm dos assuntos de grande destaque no objetivo do planejamento estratégico de muitas organizações, é o engajamento dos funcionários no dia-a-dia das operações, em outras palavras, eles precisam se sentir parte do negócio e dos objetivos da organização. Uma das formas de melhorar estes índices de engajamento é através da comunicação adequada e efetiva, que passa a ser considerado um fator primordial para que as organizações sobrevivam e alcancem seus objetivos. Nesta visão estratégica, o papel esperado da comunicação vai mais além; ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade que se torna mais exigente em qualidade e em direitos. A comunicação sem o compromisso estratégico dificilmente conseguirá legitimar-se no novo cenário competitivo, correndo sério risco de se manter irrelevante e trazer pouco ou nenhum valor para a estratégia global da organização. Com base nestas afirmações, este artigo tem como objetivo principal realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, buscando identificar por meio da metodologia Seis Sigma e método DMAIC, oportunidades de melhoria no processo de comunicação. Durante a aplicação das fases do DMAIC, novas pesquisas foram aplicadas para 230 funcionários operacionais usando um questionário composto por 16 perguntas. A metodologia deste artigo, está baseada em uma pesquisa bibliográfica, Aplicada, qualitativa e quantitativa. Como principais resultados, a evidência de que oportunidades de melhoria na área de comunicação, apresentada em 4 etapas na fase de Improve (melhorar), poderão contribuir significativamente com os resultados da pesquisa de satisfação dos funcionários na dimensão engajamento.Item Processo de Coaching e o desenvolvimento pessoal e profissional(2018-09-03) Prauchner, AdrianaO coaching é uma forma de desenvolvimento humano que vem se destacando cada vez mais, seja na área pessoal ou profissional. O presente estudo proporcionou uma oportunidade de autoconhecimento e autodesenvolvimento a 3 clientes. Para os mesmos foram proporcionadas 10 sessões de coaching para cada um deles. Este estudo se classifica com a abordagem dedutiva e qualitativa, com a pesquisa-ação, os procedimentos descritivos, exploratórios, alicerçados pelo estudo de caso. Constatou-se que um processo de coaching reflete no desenvolvimento das competências profissionais e bem-estar pessoal, por trabalhar o indivíduo como um todo. Destacam-se os principais resultados de autoconhecimento, mudanças de atitudes e comportamentos e o autodesenvolvimento da própria pessoa. Os depoimentos corroboram os ganhos com ênfase. Conclui-se assim a eficácia dos processos de coaching e os movimentos que proporcionam bem-estar e felicidade a partir do saber de si.