Artes Visuais
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Item Arte/educação na perspectiva da inclusão: desafios contemporâneos(2013-04-08) Tamiozzo, CatieleVivenciamos o momento onde muito se discute e se questiona quando se trata da Educação Especial Inclusiva. A legislação é explicita em termos de obrigatoriedade. Entretanto não basta apenas inserir os alunos com necessidades educacionais especiais, é preciso, criar condições para que todos possam desenvolver suas capacidades perante o ensino e a aprendizagem. Buscou-se por meio desse estudo, compreender esse novo paradigma. Assim sendo, buscou-se como objetivo fazer-se uma reflexão contextualizada dos conceitos, da legislação, da pratica pedagógica vinculando-se no campo da arte educação.Item Artes visuais e seu ensino: a dimensão do feminino como conhecimento escolar(2013-04-08) Martins, Luciane KalkmannEste trabalho tem como base o estudo da arte contemporânea, bem como a biografia e as produções de artistas femininas ao longo de suas trajetórias, como Beth Moysés e Nazareth Pacheco, com o objetivo de aprofundamento do estudo sobre suas temáticas, estéticas, materialidades, conceitos e sentido de suas produções. Buscou-se também estudar a condição da artista feminina nos contextos do ensino e aprendizagem, e no âmbito social.Item Casulos, borboletas e metamorfoses: reflexões acerca de um processo de criação em artes visuais(2013-04-08) Corrêa, Adriane MaasItem A estética da grafia nas obras de Mira Schendel e Alex Flemming(2012-07-23) Branco, Raquel Elisandra BurtetItem Invasão(2013-04-08) Schuch, Diane MagaliO presente artigo discorre sobre a minha poética a qual é baseada em estudos sobre os artistas Beatriz Milhazes, Joana Vasconcelos, Ernesto Neto, que são propulsores do movimento da criação. Desencadeia a necessidade de refletir sobre meu próprio processo de criação, no campo da estética do cotidiano quando transformo técnicas artesanais e materiais do dia em arte. Esta prática, observada com cuidado no trabalho dos artistas já citados somada a aproximação com o trabalho livre e não menos expressivo de artesãs de uma comunidade do interior do Rio Grande do Sul, vem fundamentar a pesquisa poética aqui apresentada, quando promove aproximações entre a arte e o artesanato. Com o objetivo de desmistificar falsas ideias sobre a arte e artesanato e o quanto próximos os dois fazerem podem estar, sem que a contaminação de um sobre o outro seja negativa, mas o contrário, provocando-a de possibilidades, crescimento, de conhecimento e de criações. A metodologia usada compreende dois focos de referências: a pesquisa bibliográfica das obras de Beatriz Milhazes, Joana Vasconcelos e Ernesto Neto e ainda o aprofundando o processo de produção poético que levam a exposição individual: Invasão.Item Mapoemas: territórios ao vinho(2013-04-08) Branco, Raquel Elisandra BurtetEste texto trata da pesquisa artística “Mapoemas: territórios ao vinho”. Nela, foram exploradas ideias como território, mapas, palavras/texto a partir da apropriação de elementos do cotidiano, de livros e de imagens artísticas; ressignificando suas funções e possibilitando novos sentidos, tendo como referência o conceito de mestiçagem. Procedimentos como pintura, fotografia, bordado e interferência, foram usados para materializar as ideias e potencializar concepções referidas à arte contemporânea. O conjunto dessa pesquisa foi apresentado em uma exposição individual, em 2012.Item Paisagens do amanhã: fantasmas da mata(2012-07-23) Stahlhöfer, MarileneO presente artigo tem como objetivo apresentar pesquisa, investigação e processo de criação da obra e sua exposição Paisagens do Amanhã: Fantasmas da Mata, trabalho que está vinculado ao componente curricular Ateliê VII e foi orientado pela professora Salète Protti. Esta exposição é resultado de uma pesquisa acadêmica na qual sempre se utilizou sementes como elemento de criação, tanto poética quanto esteticamente. Neste trabalho enfatizou-se o emprego da fotografia para registrar momentos e transformá-los em tela. Há um misto de curiosidade, euforia, medo, tristeza e também muita alegria; as sementes estão apresentadas implicitamente, pois fazem parte do tema de maneira indireta, isto é, são uma das razões de tantas fotos, viagens e caminhos diferentes, independente da forma como aparecem ou não na exposição. Procurou-se nesta exposição contemplar o território das florestas, seus espaços, tempos, aromas, cheiros e sabores, fazendo com que, ao passear pela mesma o espectador seja reportado ao clima do ambiente, pela visualidade, pelo barulho, pelo tato; um passeio sensível por matas que são verdadeiras relíquias e, se não forem cuidadas, podem sumir feito fantasmas.Item O renascer dos jardins: processo de criação em Artes Visuais(2013-04-08) Martins, Haíssa SantosEste artigo reflexiona acerca da pesquisa plástica realizada no Componente Curricular de Ateliê VII do Bacharelado de Artes Visuais, pensado a partir das experiências criativas dos componentes curriculares práticos cursados no decorrer do curso com ênfase nos ateliês. Nele, busco defender e estabelecer conceitos para minha poética como criação contemporânea, analisando o percurso percorrido que, tendo caráter íntimo e subjetivo, vem se realizando na multiplicidade de procedimentos e meios.Item SanTUÁRIO CACTU'San(2012-07-23) Bottene, SandroO presente artigo refere-se à produção da instalação de arte contemporânea intitulada “SanTUÁRIO CACTU‟San” que destaca a temática norteadora “cacto” e apresenta, através da poética da arte, uma narrativa visual sagrada constituída através de cinco partes interrelacionadas. O espaço da instalação faz metáfora ao local do cactário (estufa onde se cultiva o gênero da planta cacto) desloca o seu significado e transforma o ambiente em um santuário de arte. O percurso do trabalho, num movimento ritualístico inicia com o momento denominado de Ofertório que, por sua vez, caracteriza-se pela construção tridimensional de uma releitura da obra de Leonardo da Vinci: “A Última Ceia de Cristo” oferecendo o corpo do cacto como alimento. Em seguida, a narrativa conduz-se com o momento chamado de Oratório traduzido pela exibição do vídeo arte “Bem-Vindo: siga a luz vermelha” que discute a ideia de outros espaços sagrados e do ato penitente. Logo depois prossegue com a Adoração: composta por objetos que simbolizam o culto a uma divindade relacionada com a sexualidade do gênero da planta. Continua com o momento do Sacrifício destacando uma relação de vida e morte. Por último, o momento final representa a parte do Sepulcro caracterizado pela construção de túmulos simbólicos. A metodologia empregada dá-se através de referências bibliográficas com citações de autores, bem como da descrição da obra, sua contextualização iconográfica e iconológica com fundamentação teórica advinda da História da Arte. A proposta do trabalho justifica-se como desenvolvimento desta linguagem (instalação), no aprofundamento e expansão de conhecimentos sobre o tema em pesquisa do bacharelado e ainda, constitui-se como requisito para elaboração do texto requerido no Componente Curricular do Projeto de Graduação.