Gestão de Cooperativas (MBA)
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Item O acesso a serviços financeiros por meio de caixas eletrônicos: uma análise da utilização pelos associados de uma cooperativa de crédito(2012-08-28) Dresch, Luciana PatriciaMudanças significativas têm ocorrido no atendimento aos clientes que utilizam os serviços oferecidos pelas instituições financeiras. E a utilização de tecnologias vinculadas ao serviço de autoatendimento bancário buscam proporcionar aos seus clientes maiores facilidades, além de buscar garantir a segurança das transações bancárias objetivando agilizar o atendimento tornando mais cômodo e padronizado. O objetivo deste artigo é analisar a utilização pelos associados de uma Cooperativa de Crédito aos produtos e serviços oferecidos nos caixas eletrônicos. Para coleta das informações primeiramente foram efetuadas pesquisas de dados bibliográficos, onde é relatado conceito referente a Serviços, Autoatendimento e automação Bancária, resistência a utilização da tecnologia e Cooperativas de Crédito. Para o estudo utilizou-se dados secundários obtidos através do relatório de Canais da Central Sul e foram analisados de forma qualitativa. Onde foi possível a partir do grau de utilização dos associados aos serviços disponibilizados via caixa eletrônico identificar que sobre o total de transações efetuado na Cooperativa de Credito de Livre Admissão de Associados Serro Azul – Sicredi União RS. 24,47% são efetuados via caixa eletrônico. As unidades que tem maior índice de transações financeiras efetuadas via caixa eletrônico são as unidades de porte Grande I com 26,38% do total de suas transações efetuadas via este canal, e que considerando o total de caixas eletrônicos que a Cooperativa possui esta sendo utilizados 69,14% da capacidade de transações via este canal. E que de 22 serviços oferecidos via caixa eletrônico os serviços saque e deposito em conta corrente representam 84% do total de transações.Item A agricultura familiar e o consumo de alimentos na merenda escolar: o caso da Região Fronteira Noroeste(2012-02-01) Schröetter, Magnus RodrigoEste artigo discute, a partir de um estudo de caso, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) está sendo utilizado para reconstruir as relações de produção e consumo. Seu objetivo consiste em refletir sobre uma experiência de construção de cadeias alimentares curtas na região Fronteira Noroeste, Rio Grande do Sul/Brasil. Através deste trabalho buscouse entender como ocorre a consolidação de sistemas diferenciados de produção e consumo de alimentos. Para isso, almeja-se evidenciar como ele vem sendo utilizado no Brasil em relação à aquisição de gêneros alimentícios de agricultores familiares para a alimentação escolar. As dificuldades e barreiras enfrentadas, as formas encontradas para superação, os efeitos e contribuições quando da efetivação dessa prática. Para tanto, após a classificação do estudo, realizou-se o mapeamento da potencialidade de produção de alimentos pelas cooperativas da agricultura familiar direcionadas à merenda escolar. Na seqüência, foram levantadas as características do território em estudo, através de informações coletadas junto a nutricionistas, secretários municipais envolvidos no projeto, onde se identificou a quantidade de escolas e alunos atingidos pelo benefício, através de coleta de dados com as Secretarias Municipais de Educação e passamos ao diagnóstico da demanda, volume de gêneros alimentícios consumidos na merenda escolar de cada município que compõe a Fronteira Noroeste, bem como a média de preços praticados. Os exemplos dos municípios descritos demonstram a importância da coesão e da interação social através das cooperativas. Observou-se como resultados aparentes, uma modificação no nível do consumo quanto à aceitação de alimentos mais saudáveis e adequados por parte dos alunos, uma revitalização com novas perspectivas de mercado para a agricultura familiar e o fomento de práticas de produção menos nocivas ao ambiente.Item Análise da participação dos associados nas decisões de uma cooperativa de produção - filial 01(2012-02-02) Ratzlaff, Janice TeresinhaA participação do associado junto à cooperativa é importante e muitas vezes decisivas para o fortalecimento dos negócios. Portanto, as ações da cooperativa precisam estar voltadas aos interesses e necessidades dos seus sócios. Este artigo tem por objetivo principal identificar qual o grau de participação do associado em uma Cooperativa de produção –filial 01, destacando os fatores que contribuem e os que inibem a participação dos mesmos a não exercer sua totalidade de entrega e compra de produtos. A metodologia utilizada para este artigo foi de natureza exploratória quantitativa e descritiva. E também uma pesquisa de campo. Os dados primários foram coletados através de entrevistas com o apoio de questionários com 40 associados. Já os dados secundários foram obtidos através de pesquisas bibliográficas e leituras em artigos científicos. Na análise dos dados foi utilizado tabelas de dados da própria cooperativa, e o restante da análise são dados pesquisados com perguntas diretamente ao associado. O estudo identificou que os principais fatores que contribuem o associado para a participação estão relacionados ao bom atendimento prestados pelos colaboradores, preços, assistência técnica, a confiança, e o retorno financeiro. Entre os fatores que inibem a participação do associado na cooperativa estão os descontos para pagamento antecipado, maiores prazos nas compras, custos/benefícios, não se consideram donos destra empresa e localização da unidade de recebimento de grãos.Item Análise da utilização do crédito rural na unidade de atendimento do Sicredi Noroeste - RS do município de Doutor Mauricio Cardoso(2015-11-25) Dalcin, Quérli TaiseO presente estudo versa sobre crédito rural no Sicredi Noroeste, Unidade de Dr. Maurício Cardoso. Para tanto, estuda-se os volumes de credito liberados, nas modalidades de custeio e investimento, através do Sicredi Unidade de Doutor Maurício Cardoso, no período de 2010 a 2014. Neste estudo, encontram-se a caracterização do município de Doutor Maurício Cardoso e a Unidade do Sicredi local, a delimitação dos volumes de crédito rural liberados através da unidade, a análise da distribuição entre as diferentes modalidades de financiamentos, e a proposição de mecanismos de aprimoramento deste sistema de crédito visando ampliar os aportes ao desenvolvimento rural. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, exploratória, quali-quantitativa e descritiva. Os dados foram coletados na unidade, em fontes secundárias, como sistema de registro de dados do Sicredi e em referencias bibliográficas e documentais. A análise e descrição dos dados esteve sustentada nos referencias teórico-conceituais e nas evidências empíricas. O estudo revela o crescimento na participação da unidade nas liberações de crédito rural ao longo dos últimos anos, sendo que a maior parte das liberações deu-se na linha do PRONAF custeio agrícola. Foram elaboradas propostas que visam aprimorar os sistema de crédito, ampliando seus impactos no desenvolvimento rural. O crédito se constitui em importante instrumentos de fomento ao desenvolvimento rural e total do município e da região.Item Análise de processos de gestão em uma cooperativa de crédito(2021-03-30) Hillebrand, Ricardo JoséEste artigo apresenta um estudo acerca das práticas da governança corporativa dentro da cooperativa Sicredi União RS face às diretrizes estabelecidas pelo Banco Central e seus reflexos causados na Cooperativa e Agencias. Nessa perspectiva, a pergunta de pesquisa questiona como são as práticas de governança corporativa adotadas pela Sicredi União RS? e que impactos e mudanças as diretrizes estabelecidas pelo Banco Central tiveram na Cooperativa e suas agencias? neste nosso caso específico na Agência de Porto Mauá/RS. Com efeito, objetiva-se estudar a governança corporativa, afim de compreender como se efetiva a questão investigação. Justifica-se a pesquisa, pois trata de um tema relevante à empresa, que precisa ter informações fidedignas no que tange aos procedimentos gerenciais, no intuito de analisar e estabelecer ações apropriadas à manutenção de métodos eficientes e ao aprimoramento técnico eficaz de pontos de melhoria, visando a qualificação da gestão, garantindo maior segurança, transparência e alcance dos objetivos da cooperativa. Trata-se de um pequeno estudo descritivo, que objetiva descrever algumas mudanças percebidas na Cooperativa do Sicredi União/RS e Agência de Porto Mauá, a metodologia caracteriza-se como teórico-empírica, com tratamento qualitativo das informações e fins explicativos. A geração de dados acontece por meio de documentação indireta, em fontes primárias e secundárias. A análise e a intepretação do estudo constroem-se pelo método principal hipotético-dedutivo, além de procedimentos secundários histórico, comparativo e monográfico. Analisando os resultados, a cooperativa preenche grande parte das diretrizes para as boas práticas de governança propostas pela cartilha do BACEN, mostrando que há um equilíbrio entre os itens avaliados e elevado nível de atendimento às exigências.Item Análise de risco de crédito pós-liberação na cooperativa de crédito de livre admissão de associados noroeste do RS - Sicredi Noroeste(2012-02-02) Segatto, RodrigoO estudo faz uma análise do risco de crédito dos 480 maiores associados devedores de crédito da Cooperativa de Credito de Livre Admissão de Associados Noroeste do RS – Sicredi Noroeste. Tem como objetivo central dar segurança a gestão administrativa da cooperativa, quanto ao risco de crédito envolvido com os seus associados. A pesquisa é de muita relevância, pois permite evidenciar possíveis falhas nos processos de avaliação do risco, identifica associados potenciais a efetuar novos negócios, demonstra associados com problemas financeiros e possibilita a gestão do risco de crédito com fundamentos voltados a prospecção do resultado operacional da cooperativa. Buscaram-se na base cadastral, os 480 associados com maior saldo devedor de crédito, sendo evidenciadas pessoas físicas e jurídicas em ordem de comprometimento, foram renovados todos os cadastros e realizadas novas classificações de risco. O resultado alcançado foi de que a Sicredi Noroeste está com procedimentos de análise de crédito adequados, o nível de risco da carteira de crédito alocada nos maiores devedores está baixo, ficando enquadrada no nível de risco C, tendo que efetivar uma provisão no valor de R$ 2.625.798,23 para alcançar o montante ideal de R$ 8.262.175,16 em provisão de crédito dos 480 maiores devedores. Portanto, a gestão administrativa da cooperativa está atuando com coerência e eficiência nos processos da carteira de crédito, onde obtêm segurança para continuar estipulando metas de resultado sem sofrer conseqüências maiores ou ser afetada pelo risco de crédito.Item Análise do custo da intermediação financeira para a formação das taxas de juros em uma cooperativa de crédito(2012-02-02) Bordin, RafaelA busca constante por maiores resultados pelas instituições financeiras requer uma qualificação e conhecimento de seus gestores, tanto na análise dos dados, quanto na interpretação dos indicadores financeiros. As Cooperativas de Crédito inseridas neste contexto buscam os resultados financeiros para que possam se manter neste mercado com forte concorrência, oferecendo aos seus associados soluções financeiras adequadas, bem como realizando a distribuição das sobras ao final de cada exercício. Assim, optou-se neste trabalho realizar um estudo para apurar como são analisados os custos da intermediação financeira para a formação das taxas de juros em uma cooperativa de crédito. Este estudo abordou os principais conceitos e métodos para identificar os diversos tipos de despesas e custos envolvidos nas atividades de prestação de serviços por uma instituição financeira. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa exploratória e estudo de caso, pois se buscou os dados da cooperativa de crédito, fazendo-se uma análise das Unidades de Atendimento desta cooperativa. Por meio do estudo realizado junto à cooperativa, percebeu-se que existe uma grande oscilação dos custos das operações entre as Unidades de Atendimento, determinados pelo volume de recursos administrados e outras variáveis analisadas. Dessa forma, apresenta-se como sugestão e como principal resposta deste estudo, a utilização da metodologia e dos cálculos utilizados que poderão servir como uma ferramenta de gestão na busca pela geração de receitas relacionadas aos produtos de crédito pela Cooperativa e de forma individual pelas Unidades de Atendimento.Item Análise do Impacto das Fintechs na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária(2019-05-15) Weiss, Anderson Luiz TraeselO presente trabalho teve como objetivo fazer um estudo sobre as fintechs e compará-lo com a percepção de líderes da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), apresentando ao final algumas possíveis soluções para estes harmonizar a relação da Cresol às fintechs. O estudo foi conduzido por meio de uma análise de conteúdo, através de pesquisa exploratória. A coleta de dados foi efetuada por meio de pesquisa bibliográfica e o estudo de campo através de entrevista semiestruturada com cinco diretores da Cresol. A entrevista possibilitou verificar que as fintechs não são vistas pelos entrevistados como um novo modelo tecnológico que viabiliza novos canais de comunicação com o associado. Os entrevistados, na sua maioria, visualizam as fintechs como soluções financeiras pontuais. O estudo permitiu também verificar o posicionamento dos Diretores da Cresol perante situações pré-definidas fundamentadas pelo estudo de Haddad e Hornuf (2016). Perante estas situações, percebeu-se que a cooperativa necessita evoluir em seus serviços financeiros tecnológicos, mas mantendo os fundamentos do cooperativismo. Para tanto, é sugerido, entre outros, o desenvolvimento de um ambiente com associados virtuais, mantendo disponível o atendimento personalizado e humanizado, a fim de sustentar a proximidade com o cooperado.Item Análise do nível de satisfação dos associados em uma unidade de atendimento de uma cooperativa de crédito(2015-11-16) Volkweis, Adriel AngeloEste artigo trás como objetivo central a análise dos resultados de uma pesquisa feita em uma Unidade de Atendimento de uma Cooperativa de Crédito que avaliou o nível de satisfação dos associados em relação a produtos (Crédito geral, Poupança, Investimento, Cartão de Crédito, Cheque Especial, Consórcio e Seguros)e Canais de Atendimento (Assistente, Caixa, Caixa Eletrônico, Gerente, Internet e Telefone). A discussão é fundamentada no resgate conceitual do cooperativismo, cooperativismo de crédito/financeiro, conceitos de marketing, marketing de relacionamento, marketing de serviços, atendimento e satisfação de clientes e fidelização para atribuir uma dimensão teórica ao estudo. A metodologia utilizada para o estudo foi a utilização de uma pesquisa de natureza aplicada, com uma abordagem quantitativa, e que possui objetivo exploratório com utilização do método Survey. A partir da análise dos dados da pesquisa através de tabelas de gráficos, com amostragens de 1285 associados no período de janeiro de 2014 a janeiro de 2015, pode-se construir diagnósticos de cada um dos itens analisados, com avaliações de notas médias dos respondentes em relação a todos os produtos ou canal avaliados, assim como dos associados promotores, neutros e detratores conforme metodologia utilizada para a pesquisa. Constataram-se boas médias nas avaliações dos produtos e canais, assim como bons percentuais de associados promotores e baixo percentual de associados detratores, confirmando a qualidade dos produtos e atendimento da Unidade avaliada na pesquisa, assim como a confiabilidade e a satisfação da maioria dos associados respondentes em relação aos itens avaliados.Item Análise dos apontamentos da auditoria interna e de compliance de uma cooperativa de crédito e seus reflexos na qualificação dos controles internos(2019-06-17) Haas, Kelly ReginaO presente artigo objetiva analisar os apontamentos da auditoria interna e os respectivos controles internos da cooperativa de crédito, buscando potencializar seus resultados e o gerenciamento das falhas. Para tal, utilizou-se das pesquisas aplicada, descritiva, qualitativa com a coleta de dados por meio do estudo de caso, da observação in loco, da análise documental e de entrevistas não estruturadas com gestores e auditores internos, sendo analisados os relatórios que a auditoria interna emitiu entre os períodos de 2015 a 2018, estando esses divididos por datas aleatórias de realização da auditoria, sem aviso prévio. Constatou-se que nestes relatórios foram realizados apontamentos de conformidade ou não das atividades da cooperativa em relação às exigências e manuais existentes, identificando falhas dos controles internos e sugerindo melhorias para sanar os apontamentos. Por meio desse estudo, foi possível a percepção das falhas e pendências a regularizar, uma vez que, parte desse período, a cooperativa apresentou resultados não satisfatórios. A auditoria interna pontuou as inconformidades de acordo com os controles utilizados, elencando pontuações por escalas de risco, entre baixa e alta apresentação desse risco. Conclui-se que a situação em que atualmente a cooperativa se encontra, em comparação ao que apresentava no primeiro relatório analisado, apresenta várias melhorias, visto que foi possível a percepção da evolução quanto aos aprimoramentos e desenvolvimento de novos controles internos, trazendo mais solidez e confiabilidade na marca da cooperativa de crédito.Item Análise dos elementos de recuperação de serviços/produtos: Um estudo na Cooperativa de Crédito Cresol - Tiradentes do Sul/R(2019-05-17) Foesch, Magda Letícia StraussA Cooperativa de Crédito é uma instituição financeira que disponibiliza aos seus associados produtos e serviços com a mesma qualidade de um banco, e ainda com várias outras vantagens. Porém, a participação do associado ativamente na cooperativa é muito importante para o fortalecimento da mesma, portanto as ações desempenhadas devem estar voltadas a otimização do atendimento ao associado, atendendo aos seus interesses e necessidades. Diante deste contexto, o estudo busca analisar os elementos de recuperação de serviços dos associados ativos e inativos junto a Cooperativa. Para a construção do mesmo, utilizaram-se os métodos de abordagem quantitativa e qualitativa, como procedimentos a pesquisa descritiva, e as técnicas utilizadas para coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, survey, formulário com escala de Likert, e para análise dos dados utilizou-se a planilha eletrônica. A pesquisa foi realizada junto a associados ativos e inativos, sendo que a amostra foi não-probabilística em uma amostragem por conveniência. O estudo permitiu, uma melhor compreensão acerca da recuperação de serviços, identificando as características dos entrevistados, se já haviam vivenciado alguma falha na prestação de serviços ou produtos, e avaliação quanto as estratégias utilizadas na tentativa de recuperação de serviços. Destaca-se que em relação as estratégias de recuperação de serviços, a Cooperativa apresenta bons resultados quanto questões voltadas a relacionamento com o associado, já em relação a situações que necessitam de agilidade, poder de decisão, observa-se que a Cooperativa apresenta dificuldades e necessita de ações de melhoria. Com o alcance do objetivo proposto, avalia-se a realização deste estudo de grande valia para a Cooperativa Cresol Tiradentes do Sul pois o mesmo disponibiliza dados importantes para serem avaliados e criadas ações de melhoria em alguns processos desempenhados pela Cooperativa, buscado assim otimizar ainda mais o atendimento e relacionamento da Cooperativa com o Cooperado.Item Análise dos procedimentos de controles internos do ativo imobilizado em uma cooperativa(2015-11-19) Capelletti, SolangeAtualmente as cooperativas estão inseridas no mercado competitivo dos negócios, na mesma proporção das empresas de médio e grande porte. Frente a essa situação, as cooperativas se sentem obrigadas a desenvolver mecanismos que assegurem a sua sustentabilidade no mercado. Um dos mecanismos que precisa ser adotado é o controle. Ter um bom controle significa organização, eficiência nos serviços prestados e oferta de produtos de boa qualidade. Um bom nível de controle está hoje no nível da confiança estabelecida entre as pessoas e nas relações entre elas e com a cooperativa. Hoje qualquer empresa precisa controlar seu saldo de caixa, controlar os bens que possui em seu ativo imobilizado e qualquer operação que realiza. Fazer uma boa gestão baseada no controle pode render muitos benefícios. O estudo realizado tem seu embasamento no controle, mais especificamente no controle do patrimônio de uma cooperativa do ramo agropecuário da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, atuando em mais de 20 municípios da região, com vista ao que acontece nos atuais contextos, onde frequentemente cooperativas e empresas de todos os ramos fecham suas portas porque não possuem um planejamento específico focado no seu negócio quebrando de certa forma, a aliança de confiança estabelecida pelo produtor na cooperativa. Baseado nesses pilares, o estudo tem o objetivo de analisar o processo de controles internos em uma cooperativa, com relação ao seu ativo imobilizado, verificando se os atuais controles são efetivamente eficazes. Este estudo trata de uma pesquisa aplicada, descritiva, de abordagem qualitativa, onde a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas despadronizadas com os responsáveis dos setores envolvidos no processo de controle. Os resultados do estudo demonstraram que a cooperativa não possui atualmente um controle efetivo de seu ativo imobilizado, permitindo assim, que seus bens fiquem vulneráveis e desprotegidos.Item A aplicabilidade dos principios do cooperativismo na gestão cooperativa como uma vantagem competitiva(2019-05-06) Werner, Moises GeovaniO cooperativismo é um método que possui o intuito de satisfazer aspirações econômicas, sociais e culturais de uma determinada região. Além disto, o cooperativismo é baseado na ajuda mútua, solidariedade e democracia a fim de obter uma meta em comum do grupo de indivíduos, e também para desenvolver a região em que está inserido. Por isto, a presente pesquisa possui como objetivo geral mapear práticas de gestão de acordo com os princípios cooperativistas como uma vantagem competitiva, na Cooperativa de Crédito Sicredi Noroeste RS, agência de Tiradentes do Sul RS. Para atender este objetivo foi realizada pesquisa bibliográfica descritiva, pois atua com os objetivos de descrever, registrar, analisar e interpretar fatos que ocorrem na Sicredi Noroeste RS agencia de Tiradentes do Sul RS. Assim, faz-se uma generalização e busca-se a compreensão do método de funcionamento. Os resultados mostram que a aplicabilidade dos princípios na gestão pode trazer benefícios e vantagens aos associados principalmente em relação a participação do associado nas tomadas de decisões, na participação do desenvolvimento da Cooperativa como um todo, instituição, associados e comunidade, a participação nos resultados que são distribuídos aos associados conforme suas movimentações financeiras realizadas no período, a participação em formações e informações quanto a aprendizados que a mesma proporciona a seus colaboradores conselheiros e associados.Item Uma busca teórico sobre o Cooperativismo: A formação e a associação de novos sócios nas cooperativas(2021-03-29) Saueressig, Marcelo AugustoPartindo da ideia da formação e a associação de novos sócios nas cooperativas, a história do Cooperativismo traz consigo grandes experiências. Tem suas origens em momentos de grande dificuldade econômica como ideológica. Inspirado pelos ideais libertários e impulsionado pela falta de recursos, o cooperativismo já era uma realidade bastante conhecida no meio rural até se tornar uma instituição regulamentada por leis e regimento. Com isso têm-se como objetivo a busca das origens históricas e ideológicas do cooperativismo, o que embasa a atual formação da instituição cooperativa. Assim é possível verificar as condições de adesão, sempre livre e espontâneo e o caráter interativo de toda a cooperativa no contexto social. Em um contexto histórico de bastante dificuldades para o trabalho cooperado, a revisão das origens e a estruturação das cooperativas se faz necessário, em um modelo de pesquisa bibliográfica, para uma visão mais ampla do que constitui estas instituições. Buscando maiores referências em artigos e materiais bibliográficos para a construção da revisão, é possível uma reflexão que, na sua integridade pontua, desde os primórdios, a ideia de formação cooperativa e a importância da adesão.Item Classificação de risco de crédito na Sicredi União-RS(2018-11-08) Alberti, Roberto SergioEste trabalho tem como objetivo levantar informações sobre a classificação de risco de crédito na Cooperativa Sicredi União RS, com base no levantamento por amostragem de 300 associados, com saldo em carteira de crédito no ano de 2016. A classificação de risco de crédito, tem referência ao processo de ordenação de cada operação de crédito para um nível de risco compatível com a perda esperada, normatizada pelo Banco Central do Brasil, motivada pela possibilidade de não receber parte ou totalmente uma ou mais operações pactuadas, no vencimento. Caso houver o pagamento integral dentro do prazo contratado, o valor provisionado no decorrer da operação será revertido, e a operação liquidada. Para o presente estudo foram selecionadas 100 contas com maior exposição de crédito, 100 contas intermediárias e 100 contas com menor saldo médio em carteira no período analisado. Para esta amostragem foi levado em conta além do saldo devedor médio no período analisado, o valor médio de provisão ou reversão no mesmo período, bem como o setor de atividade, nível de risco e também a Classificação de pessoa física ou pessoa jurídica. Sabe-se que as provisões em operações de crédito se fazem necessária, porém devem ser bem administradas, pois quanto menor for o valor provisionado, melhor será o resultado líquido da empresa no período. O estudo demonstrou que o setor de atividade Agropecuário é o que possui maior valor de crédito tomado e com maior número de associados, porém na média a provisão fica em torno de 0,13% na média da amostragem, ficando acima apenas da Saúde (0,04%); Serviços (0,05%) e a educação com reversão (-0,15%). Tendo um conhecimento melhor sobre as características dos associados que estão gerando maior provisão, é possível buscar medidas que possam auxiliar nesta gestão, e que podem impactar na decisão da operação, no momento de novas concessões de crédito, e com acompanhamento do associado até a liquidação da operação.Item Comportamento dos consumidores do vinho da Coopervino: um estudo a partir do processo decisório de compra dos associados(2012-02-01) Turra, CharlineEste estudo tem por objetivo avaliar o comportamento dos consumidores da Coopervino no que diz respeito ao processo decisório da compra do vinho. A compreensão do processo decisório possibilita criar estratégias relacionadas à venda, manutenção e busca de novos clientes/associados. Quanto à metodologia adotada, a abordagem pode ser classificada como quali-quantitativa. Quanto aos objetivos, é de modo exploratório-descritivo. A pesquisa foi realizada com 52 consumidores de vinho, no período de 01 a 30 de agosto de 2011, sendo eles associados da cooperativa e seus familiares, que tem conhecimento do produto. O estudo se baseou nas cinco categorias do processo decisório de compra para facilitar a análise: reconhecimento da necessidade, busca de informação, avaliação de alternativa de compra, decisão de compra e avaliação pós compra. Com esta pesquisa, pode-se observar que os aspectos atendimento, opinião de amigos e qualidade do produto são de maior relevância na tomada de decisão da compra. Percebe-se que o consumo de vinho pelos associados/clientes da Coopervino tem influência cultural, mantendo tradições de antepassados, principalmente da etnia italiana. A cooperativa possui um vasto campo de mercado a ser conquistado, visto que possui qualidade agregada em seu produto, que, mesmo sendo de valor acessível à maioria da população, este, não perde em qualidade e outros quesitos se comparado a vinhos finos produzidos com alta tecnologia, por grandes vinícolas estabelecidas na região da Serra Gaúcha.Item A comunicação social como ferramenta para a consolidação dos princípios do cooperativismo(2012-02-02) Wagner, VilsonEste artigo propõe identificar o papel da comunicação dentro do cooperativismo, especialmente no cumprimento dos sete princípios que norteiam este sistema socioeconômico. Para identificar até que ponto as Assessorias de Comunicação Social conseguem contribuir para a gestão destes princípios, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica, abordando temas como Comunicação e Cooperativismo e optou-se ainda pela realização de estudos de caso entre as cooperativas que integram a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), especialmente a Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda (Ceriluz Distribuição) e a Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Social Ltda (Ceriluz Geração). Estas organizações responderam à pesquisa composta por questões de múltipla escolha e dissertativas. Os resultados apontam que os setores de comunicação social contribuem para a consolidação dos sete princípios, alguns com mais intensidade, outros com menos. Destaca-se o fato dessa contribuição ser bastante ampla, acontecendo no relacionamento direto entre as cooperativas e o associado, por meio de reuniões e assembleias, ou através de veículos de comunicação utilizados por estas cooperativas, especialmente programas de rádios e informativos impressos próprios. A comunicação mostrou-se uma ferramenta indispensável capaz de suprir carências deixadas na área social, que podem surgir no atual contexto socioeconômico globalizado e competitivo, onde a prioridade é a viabilidade econômica das organizações.Item A contabilidade como instrumento de gestão nas cooperativas agropecuárias: análise das demonstrações contábeis como ferramenta de apoio às decisões: um estudo de caso(2015-11-19) Oliveira, Fabiane Padilha deO presente artigo trata do uso da contabilidade como instrumento de gestão nas cooperativas agropecuárias, tendo como ferramenta a análise das demonstrações contábeis. Este estudo se justifica devido à representatividade das cooperativas nas economias tanto em nível mundial quanto regional e, também, no sentido de demonstrar o quanto as informações geradas pela contabilidade são relevantes e podem auxiliar os gestores de cooperativas na tomada de decisões. No referencial teórico foram abordados os tópicos pertinentes ao cooperativismo, à contabilidade e à análise das demonstrações contábeis. A pesquisa classificou-se como qualitativa, aplicada, descritiva, documental e foi realizada por meio de estudo de caso de uma cooperativa agropecuária de grande porte do estado do Paraná que disponibiliza suas Demonstrações Financeiras auditadas na internet, devido à dificuldade em obter dados das cooperativas regionais e com o grau de confiabilidade necessário para as análises. Os dados do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Sobras e Perdas foram analisados com elevado grau de detalhe tendo como consequência, após as análises, a descrição da situação econômico-financeira da cooperativa. O foco foi direcionado à análise por meio de índices, constatando-se que os gestores conseguem visualizar com clareza a situação econômico-financeira da cooperativa, podendo ser utilizada como ferramenta para definição de estratégias futuras, para nortear as relações com o mercado, bem como para revisar processos internos e melhorar a sua performance, ou seja, as informações geradas pela contabilidade são relevantes para a tomada de decisões.Item Cooperativa de crédito e seus diálogos com os princípios do cooperativismo(2021-03-29) Casarotto, RenatoO presente trabalho busca compreender, de como os colaboradores, do Sicredi União, no Rio Grande do Sul, praticam a educação cooperativa, no seu fazer profissional. Ou seja, como se efetivam os diferentes sentidos e significados de práticas cooperativas, em um processo, que tem a pretensão de implementar um novo modelo de gestão. Essa diretriz contempla a ampliação do nível de conhecimento, especialmente, sob as lentes do quinto Princípio do Cooperativismo, Educação, Formação e Informação, considerado como “regra de ouro” do cooperativismo. Assim, a pesquisa pretende responder, de como esse processo de formação poderá contribuir para a perenidade da cooperativa. O caminho metodológico conta com os referenciais teóricos, a pesquisa semiestruturada, que utiliza a ferramenta Google Forms, contemplando a participação de 111 respondentes de perfis variados. Os achados do estudo indicam práticas educativas presentes e na efetivação da cultura de cooperação. Os resultados obtidos demonstram a importância da absorção do conhecimento em relação aos benefícios e vantagens obtidos através da prática dos princípios cooperativos, bem como na tomada de decisões, participação no desenvolvimento e resultadosItem A cooperativa de crédito e sua relação com a comunidade(2021-03-29) Wagner, Elaine TerezinhaTem-se presente, de que as organizações se destacam, pela capacidade de promover a sustentabilidade. Entre elas, as organizações cooperativas, que contam em seus princípios, o compromisso não só de buscarem sua sustentabilidade, mas também das comunidades, onde estão inseridas. Assim, o presente estudo busca compreender, de como o Sicredi Noroeste, atua e é percebido pelos entrevistados, que são em sua maioria, jovens entre 19 e 30 anos. A conquista das respostas conta com a pesquisa, de natureza aplicada, com a abordagens, qualitativa e quantitativa, com finalidades, exploratória e descritiva. Significa, que o estudo se credencia, como sendo uma investigação científica, o que qualifica seus resultados, especialmente, ao identificar o Sicredi Noroeste, como um ambiente de atração de novos sócios. Essa constatação, vem em boa parte, pelas práticas realizadas pela cooperativa, com destaque: pelos benefícios, bom atendimento, pela percepção dos entrevistados, em relação aos bancos comercias, ao apontarem o diferencial, especialmente pela cooperativa, ao valorizar o quadro associativo, pela transparência das atividades, pela gestão democrática. Esse processo, certamente conta a valorização dos princípios cooperativistas, presente nas escolas, ao contar com o Programa União Faz a Vida, o Programa para a Juventude, que opera entre os jovens, para despertar novas liderança. Esse processo fortalece o movimento cooperativista, em um ambiente fértil para a conquista de novos sócios, desenhando desta forma a possibilidade da perenidade do Sicredi Noroeste e quem sabe, a esperança, das pessoas, que não aceitam a valorização do individualismo, do egoísmo e sim buscam uma sociedade que valorizar o espirito coletivo, o empreendimento cooperativado, em uma sociedade de desigual distribuição de rendas, o que certamente fortalece a relação da cooperativa com a comunidade.