Comunicação Social - Jornalismo
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/427
Navegar
Navegando Comunicação Social - Jornalismo por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 69
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item O acontecimento e a cobertura da Gaúchazh sobre a tragédia com o avião da Associação chapecoense de futebol(2018-04-23) Santos, Mariane RamosA queda do avião que levava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, ocorrido em 2016, configurou uma tragédia que, além de levar à morte quase um time inteiro, além de um grande número de jornalistas, afetou famílias, torcedores e também uma instituição, que precisou se reconstruir. Neste trabalho, o objetivo é compreender a relação do jornalismo com o acontecimento e os processos de apuração e escrita de textos jornalísticos sobre a tragédia. Para isso, é aplicado o protocolo metodológico para a análise de cobertura de acontecimentos (SILVA; MAIA, 2011) que serviu de embasamento para analisar as matérias do website do veículo GaúchaZH, que tratavam do acidente com a Chapecoense durante um ano. Estudou-se também, a teoria sobre acontecimento jornalístico e fontes, contextualizando-as com o acontecimento da tragédia. O resultado da análise mostra que o veículo conseguiu de forma suficiente suprir os leitores de informações, atuando também como um dos responsáveis por harmonizar a ordem habitual.Item Uma análise da influência do repórter Esso na síntese noticiosa: o caso do programa panorama notícias da rádio Sepé Tiarajú de Santo Ângelo(2019-03-01) Santos, Lara Cristina dosEste trabalho de conclusão de curso estuda por meio de revisão bibliográfica a cobertura do Repórter Esso na segunda guerra mundial e observa a sua contribuição para a estruturação da síntese noticiosa no rádio brasileiro. O Esso nos seus 27 anos no ar, de 1941 à 1968, tornou-se o programa referência para o rádio brasileiro, principalmente no que diz respeito a síntese noticiosa, configurando-se como, testemunha ocular da história. Um dos principais objetivos da realização da monografia é mostrar como eram feitas as transmissões de rádio no maior conflito bélico da história mundial, e , principalmente, retratar como era feito o rádio naquela época com as técnicas disponíveis naquele tempo. As técnicas introduzidas no rádio brasileiro por meio do Repórter Esso, foram as responsáveis por mudar os rumos da radiofonia do país. Com ele, os textos ficaram mais sucintos, coesos e com períodos curtos de narração, além de a locução ser mais vibrante. Vale ressaltar que dentre essas técnicas a principal delas que chegou com o Esso foi a síntese noticiosa, que mesmo após anos desde o início do noticiário, é a responsável por nortear os programas de rádio brasileiros. Além de observar as técnicas do Esso, um dos propósitos é verificar a influencia do Repórter Esso na Rádio Sepé Tiaraju de Santo Ângelo, fazendo a análise do panorama notícias, por meio do reconhecimento das técnicas e da forma de conduzir o programa na emissora.Item Análise narrativa da cobertura jornalística sobre o feminicídio: o caso Aline Kall, em Santa Rosa(2020-07-31) Silva, Mariele Greff daDiariamente mulheres morrem pelo simples fato de serem mulheres. Esta monografia propõe-se a fazer uma Análise da Narrativa (MOTTA, 2013) da cobertura realizada no único feminicídio do primeiro semestre de 2020, ocorrido em Santa Rosa, estado do Rio Grande do Sul, no dia 11 de março de 2020. Para tanto, são analisadas as matérias publicadas no período pelas mídias on-line e impressa do Jornal Noroeste e Jornal Gazeta Regional, on-line do Portal Plural News, Gaúcha ZH e portal G1 sobre o caso Aline Kall, observando como o jornalismo tem aplicado a ética, de acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, na sua narrativa. Entende-se que o Jornalismo é capaz de promover a produção de conhecimento (GENRO FILHO, 1987) e de ser um elemento importante para a construção social da realidade (TRAQUINA, 2005). Metodologicamente, esta pesquisa ampara-se ainda numa análise da caracterização dos personagens na narrativa, de acordo com os movimentos metodológicos propostos por Motta (2013). Os resultados apontam para os significados propostos pelas narrativas feitas pelas mídias analisadas sobre o tema feminicídio, mostrando como a vítima e o autor do crime são retratados pelo narrador, e como o Jornalismo pela sua linguagem é fundamental na construção de pontos de vista e de reflexão na sociedade sobre temas tão emergentes como o feminicídio.Item Ânsia de liberdade(2018-07-12) Carlini, Leonardo LauriO presente projeto experimental intitulado Ânsia de Liberdade aborda em documentário em vídeo, com formato experimental e documental, histórias de vida de presidiários da Penitenciária Modulada Estadual e Instituto Penal, ambos de Ijuí. Observa-se que as entrevistas e imagens estão pautadas no cotidiano prisional explorando os aspectos tanto relacionados com os delitos cometidos quanto as expectativas pós-cumprimento de penas. Cabe lembrar que o título do documentário expressa o sentimento de busca da liberdade.Item Assessoria de comunicação social/imprensa: um estudo de caso da assessoria da Prefeitura de Santo Ângelo - RS(2020-05-05) Luft, Isabelle KesterkeEsta monografia visa compreender a importância da assessoria de comunicação social/imprensa na comunicação pública, a partir de um estudo de caso aplicado com o objetivo de analisar a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo. Essa proposta busca analisar o funcionamento de uma assessoria governamental, como é sua estrutura, quantos profissionais compõem a equipe e quais são as dificuldades. A pesquisa se baseia em uma análise bibliográfica cuja fundamentação se ocorre pelos autores Lopes (1995), Duarte (2003; 2010), Ferraretto (1996; 2001) e Kopplin (1996; 2001), para compreender a evolução da assessoria de imprensa. O final deste estudo consiste na análise da rotina da assessoria da Prefeitura de Santo Ângelo e em uma entrevista realizada na redação com o assessor chefe do setor, dessa forma, será possível analisar e responder a todos os questionamentos propostos.Item Blumengarten: o resgate da identidade cultural alemã no interior(2018-07-11) Berwanger, Larissa CarolineNeste trabalho apresenta-se uma reflexão teórica sobre a reportagem “Blumengarten: o resgate da identidade cultural alemã no interior”, desenvolvida como projeto de conclusão de curso. São apresentados aspectos relacionados a cultura (TYLOR, 1920) e identidade cultural (HALL, 1999). Além disso, discutem-se características do jornalismo na internet e das narrativas em formato longform a partir da Baccin (2015). Por fim, são apresentados os métodos e técnicas adotados para a realização do trabalho, que teve como principal referência o uso de entrevistas e diário de campo. Conclui se que o trabalho de “Blumengarten: o resgate da identidade cultural alemã no interior”, contribuiu para que as pessoas conheçam mais sobre a cultura que levam como sua, e para que a comunidade de Santo Cristo conheça mais sobre o trabalho do grupo.Item Branded content: a relação – possível – entre o jornalismo e o marketing(2017-06-21) Diel, Ana LouíseO presente trabalho tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas ao longo dos últimos anos na prática do Jornalismo. Em virtude da ascensão da Internet e da influência da tecnologia e das redes sociais na vida das pessoas, a forma de consumo da informação mudou. Assim, esta pesquisa busca analisar como a relação entre o Jornalismo e o Marketing pode retomar aos veículos de comunicação os investimentos em publicidade e atrair e fidelizar o leitor, que está cada vez mais exigente. A pesquisa centra as análises na revista Donna, publicação semanal do Jornal Zero Hora, do Grupo RBS, e investiga como a aproximação entre as áreas acontece na prática. No geral, o estudo prevê a compreensão sobre como ocorre a relação, os efeitos dela para a comunicação e o Branded Content como fator determinante para reaproximar marcas, mídias e público.Item Caldeirão missioneiro: a trajetória da Associação Grande São Luiz no futsal gaúcho(2013-11-20) Caetano, Genaro de MoraisItem Cobertura jornalística: um estudo de caso das notícias veiculadas pelo Correio do povo sobre a morte do apresentador Gugu Liberato(2021-06-30) Breunig, Leticia ZanelaEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar a maneira como foi noticiada a morte do apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu), tendo como base as notícias publicadas pelo Correio do Povo. Com o estudo de caso, metodologia escolhida para esta análise, veremos o quanto e como são utilizados os valores-notícia e as fontes jornalísticas. A partir disso, analisamos seis notícias, sendo uma por dia, durante o período de recorte de 21 à 28 de novembro de 2019 e assim analisamos quais foram os valores-notícia encontrados e o quanto eles apareceram em cada notícia e também quais as fontes jornalísticas que estiveram presentes em cada notícia. Observamos, através disso, que os valores-notícias mais presentes foram notoriedade (em todas as notícias) e tempo (em quatro notícias). As fontes jornalísticas que aparecem nas notícias são a equipe médica e o neurocirurgião Guilherme Lepski, que apareceram cada um em uma notícia.Item Como a falta de assessoria de comunicação social reflete na imagem de uma organização: caso frigorífico Alibem em Santa Rosa/RS(2014-06-04) Fabrim, DeisiA comunicação sempre foi essencial para a vida humana. A partir dela que seres e mundo puderam-se evoluir, através do relacionamento uns com os outros, sendo possível estabelecer a ideia de sociedade. Assim, como a comunicação faz-se necessária para a vida humana, também é importante para a sobrevivência de organizações empresariais, em mundo cada vez mais complexo e acirrado, repleto de necessidades e desejos que mudam a cada pouco. Para suprir essas necessidade e gerenciar a comunicação entre os públicos de interesse de uma organização, é que os profissionais da comunicação, por meio das Assessorias de Comunicação apresentam-se como relevantes na busca de uma boa imagem institucional para o sucesso do negócio. Neste sentido, este estudo objetivou apresentar como que a falta de Assessoria de Comunicação interfere nas mensagens recepcionadas pela comunidade atingida pela empresa. Além de demonstrar como esta recepção reflete na imagem institucional da empresa estudo de caso: o Frigorífico da Alibem Comercial de Alimentos Ltda, localizado no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa quali-quantitativa apresentou resultados que comprovaram a importância das Assessorias de Comunicação. Tanto no gerenciamento dos fluxos de comunicação com seus públicos como na construção e manutenção da imagem das organizações abordados pelos conceitos de Comunicação Organizacional e compreendidos pela Teoria da Recepção.Item Comunicação na educação: um estudo com professores e alunos de Ijuí(2014-06-04) Ketzer, Araciele MariaA comunicação está presente em todas as práticas sociais, constituindo-se como peça fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A revolução dos meios de comunicação de massa, do acesso à informação e do alcance das tecnologias define a mídia como agência socializadora, presente em todos os segmentos. Este contexto deu origem a um novo campo do conhecimento, a educomunicação, que associa as áreas da comunicação à educação. Apesar dos diversos estudos que estão sendo realizados, esta área ainda é pouco conhecida. O objetivo deste trabalho foi produzir um diagnóstico sobre a educomunicação no município de Ijuí-RS, e a partir disso, avaliar como professores e alunos vêem a prática de usar os meios de comunicação para promover o conhecimento. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, realizado com 50 alunos de uma escola municipal, 50 alunos de uma escola estadual e 50 alunos de uma escola particular, somando um total de 150 estudantes. Além disso, outro questionário foi aplicado a 12 professores, subdividos da mesma forma. O suporte teórico foi a Teoria da Recepção e conceitos relacionados à educomunicação. O resultado da análise revela um cenário aberto às práticas educomunicativas, mas, ao mesmo tempo, uma cultura de ensino tradicional, com a qual os alunos não se identificam mais.Item A contribuição de notícias, reportagens da mídia local para a história de clubes de futebol: um estudo de caso do Grêmio Esportivo Gaúcho de Ijuí(2020-04-20) Carniel, Crystian DiasEste estudo tem como objetivo contribuir para o registro da história do Grêmio Esportivo Gaúcho, de Ijuí, a partir de notícias e materiais. O clube, durante os anos de 1948 e 1971, foi o principal rival do Esporte Clube São Luiz de Ijuí que atualmente é o único da cidade a participar do campeonato gaúcho (primeira divisão estadual). O Gaúcho assim como o São Luiz possui estádio próprio, utilizado atualmente para jogos amadores, sendo um dos primeiros construídos na cidade de Ijuí. Esta pesquisa é baseada em uma busca no acervo do Museu Antropológico Diretos Pestana, além de entrevistas com profissionais da imprensa local e pessoas ligadas à diretoria do clube. Os resultados encontrados mostram que o clube possuí uma história rica e seus membros, atuais e os por ali passaram, sentem orgulho em representar a entidade. Todos estes reconhecem que atualmente o clube deve seguir investindo nas categorias veterano e master, mas não deixar de sonhar que o clube volte a ter anos dourados.Item Convergência da mídia: um estudo de como os jovens ouvem o rádio(2012-07-24) Carneiro, Elenise de OliveiraEste trabalho analisa a recepção radiofônica entre os jovens e a convergência da mídia. Além da pesquisa teórica, foi realizada a pesquisa de campo qualitativa, através de questionários gravados em áudio com jovens entre 12 e 30 anos, entre eles, alunos de ensino médio do Colégio José Lange de Augusto Pestana/RS, jovens que estavam na fila para o show do cantor Luan Santana, durante a Expoijuí 2011, e com jovens da Praça da República de Ijuí/RS. O estudo propõe que o rádio tem uma nova geração de ouvintes, e que a forma de ouvir o rádio mudou, uma vez que a cultura e a convergência das mídias estão presentes no cotidiano destes jovens. A internet funciona como elo entre a maioria dos meios, e nesse processo de transformação os telefones celulares multimídia fazem parte de um novo nível de convergência, a qual ocorre entre o rádio, televisão digital, computadores, internet e operadoras de telecomunicações. Além disso, apresenta dados sobre o processo da radiodifusão, assim como as transformações nas mensagens do rádio, e a maneira como os jovens ouvem o rádio, seja pelo celular, pelo aparelho em casa, na internet, ou no carro.Item Credibilidade no jornalismo online(2012-09-06) Erthal, Eduardo EliasA Sociedade da Informação, da qual a maioria de nós faz parte, hoje, exige velocidade em tudo que é produzido. No jornalismo online esta máxima é ainda mais presente. Contudo, ao primar pela instantaneidade das informações, a qualidade é a principal comprometida neste processo. Desta forma, o presente trabalho elabora uma série de fatores que podem ajudar, principalmente, os jornalistas, a transmitirem suas informações com conteúdo e disciplina, conquistando, assim, credibilidade junto ao público. Por meio da verificação exata dos fatos, compromisso com a verdade, respeitando a dignidade humana e primando pelo interesse público, o jornalista pode agregar, ao longo do tempo, confiança à suas informações, tornando o veículo, inserido no ambiente online, para o qual atua, digno de credibilidade.Item Crianças esquartejadas em Novo Hamburgo: um estudo de caso na cobertura do Jornal NH(2020-05-05) Engster, Manuela JoanaEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por finalidade compreender o uso e a relação das fontes oficiais na cobertura jornalística a partir da metodologia do estudo de caso tomando como objeto o Jornal NH e sua atuação no caso das crianças esquartejadas em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Entende-se que a busca por fontes oficiais se tornou prática comum nas redações, que se utilizam da credibilidade das mesmas para simplificar os processos que envolvem a produção de notícias, como a apuração das informações e a edição. Contudo, casos como o da Escola Base, ocorrido em 1994 em São Paulo, exemplificam a necessidade de uma atuação crítica dos jornalistas quanto às informações repassadas por estas fontes. Compreendendo isso, a investigação deste trabalho foi desenvolvida a partir da seleção de nove matérias do Jornal NH, produzidas durante a cobertura do caso das crianças esquartejadas na cidade de Novo Hamburgo. Assim, o período de recorte desta pesquisa é de 03/01/2018 a 08/01/2018. A partir disso, realizou-se uma análise quanti-quali em que foi possível observar que 53% das fontes utilizadas são oficiais, 21% são institucionais, 11% popular, 10% testemunhal e 5% notável. Juntas, essas quatro categorias de fonte elencadas por Schmitz (2011) indicam a predominância do uso das fontes oficiais por parte do Jornal NH no caso analisado. Além disso, apurou-se que as outras fontes dificilmente apareceram na mesma matéria que as oficiais, dificultando a checagem das informações.Item A crítica ao agendamento midiático durante a Guerra Fria em Batman - o cavaleiro das trevas(2020-05-05) Padilha, Eduardo de VargasEsta pesquisa tem como objetivo compreender como a obra em quadrinhos Batman – O Cavaleiro das Trevas representa uma crítica ao agendamento midiático norte-americano nos anos finais da Guerra Fria, buscando entender a mídia durante os anos 80 e o papel dos quadrinhos como forma de crítica social. Com este objetivo, o estudo passa pela história das Teorias da Comunicação, desde seu surgimento com a Teoria Hipodérmica até a Teoria do Agendamento, que fundamenta o estudo de caso ao final desta monografia. Além disso, o texto também busca conhecer as histórias em quadrinhos e reconhecer seu papel como uma mídia de massa, para que possamos analisar a obra fundamental deste trabalho e sua importância ao meio. Para que pudéssemos chegar ao resultado desejado, a metodologia desta pesquisa foi de um estudo de caso, com base na análise de questões visuais e de roteiro, com os dados ali obtidos postos em comparação, obtendo assim a identificação em diversos momentos que os conceitos do agendamento estavam presentes no roteiro da obra.Item Da ridigez à interatividade: novas formas de aproximação com o público após a queda da bancada no telejornalismo(2015-10-09) Costa, André daEste trabalho surgiu da necessidade de o público conhecer um pouco mais sobre as facetas usadas pelo telejornalismo brasileiro e gaúcho para obter aproximação e intimidade com o telespectador. Além disso, a especulação foi sobre os reais motivos de os telejornais estarem dando espaço para a voz da comunidade e assim, consequentemente, estarem adotando esse novo formato de fazer notícia, mais participativo e dinâmico, com uma interatividade maior em comparação com o formato antigo. O trabalho irá apresentar o telejornal Jornal do Almoço, do Grupo RBS TV, como foco de pesquisa. A análise se deterá na participação do telespectador no jornal, levando em consideração o espaço que ele dedica ao envio de sugestões e também críticas. O estudo pondera a hipótese de se realmente existe a questão da interatividade ou se o telejornal está usando apenas mais uma estratégia para alavancar os índices de audiência.Item Documentário: identidade(2017-06-30) Souza, Bruno Gonçalves de; Guimarães, Paola BrocardoO objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica sobre o documentário, a partir da produção do vídeo documentário Identidade, projeto experimental para conclusão de curso. A produção utilizou equipamentos de filmagem e captação de imagens alternativos aos comuns usados no jornalismo atual. O artigo discute os conceitos de identidade e memória, com base nos autores Mombelli e Tomaim (2012). Para a discussão do vídeo documentário, as principais referências são Nichols (2016), Vieira e Sabatini (2013). Ao final desse estudo, concluímos que o vídeo documentário é um aliado fundamental na construção social e representatividade de uma comunidade.Item Educação e tecnologia no noticiário do rádio AM de Ijuí(2015-05-20) Lima, Taíse Cristina Heberle deEsta monografia pretende analisar como a temática da educação e da tecnologia estão inseridas nos noticiários do horário do meio dia nas três rádios AM de Ijuí: Rádio Repórter, Rádio Progresso e Rádio Jornal da Manhã. O estudo fundamenta-se na teoria da educomunicação que enfoca a aproximação do campo da comunicação e da educação. Os noticiários do meio dia impresso das três emissoras e os relatos coletados nas entrevistas mostram que existe pouca produção radiojornalística sobre os temas mencionados. O centro dos noticiários são assuntos como política, segurança pública e região. Como vivemos na era da comunicação digital, as informações circulam muito rápido nos veículos de comunicação e o rádio tem o poder de informar com imediatismo, acreditando ser necessário que o indivíduo reflita sobre as informações que recebe diariamente, pois não basta apenas receber a informação é preciso indagar a respeito dela. Como a educação é condição para esta reflexão, o rádio tem um papel importante na abordagem desta temática.Item Empoderamento feminino: estudo de manifestações feministas nas redes sociais por meio de hashtags(2017-06-21) Wittekind, MilenaO objetivo principal é relatar como as diversas manifestações de coletivos/grupos feministas na internet podem contribuir para o empoderamento feminino. Para isso, o referencial teórico aborda o nascimento da internet, seu desenvolvimento e como as mídias sociais ganharam relevância tão rapidamente. É relatado os primórdios do feminismo, como e porque começou a luta pelos direitos das mulheres e também, na atualidade, como os coletivos e grupos feministas utilizam a internet ao seu favor. Como essa ferramenta ajudou e ainda ajuda no debate e na divulgação do assunto, na desconstrução da imagem do feminismo e como a internet pode colaborar para o empoderamento feminino. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário online com questões abertas e fechadas para mulheres de 14 a 40 anos, com o intuído de investigar como, na percepção das entrevistadas, as manifestações feministas na internet poderiam colaborar para o empoderamento feminino atualmente, com ênfase nas manifestações #chegadefiufiu #meuprimeiroassedio e #meuamigosecreto. 75 mulheres responderam ao questionário. A pesquisa revelou que a grande maioria das mulheres entrevistadas compartilham e se identificam com as questões feministas debatidas nas mídias sociais. Mais de 82% das questionadas afirmam que as manifestações feministas realizadas nas mídias sociais, podem sim ajudar no empoderamento e na evolução da luta feminina.