Almeida, Tarcisio Monegat de2014-03-0620132014-03-062014-03-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/005de0d8-acc8-4baa-86a7-6c65a8c0df1f72 f.Atualmente as empresas buscam formas alternativas para ganhar competitividade no mercado em que atuam. Uma alternativa muito discutida e amplamente utilizada no momento, por grandes e médias empresas, trata-se do relacionamento com o cliente, que tem como objetivo conquistar novos clientes, e fidelizar os antigos, a fim de ter um relacionamento mais duradouro e, consequentemente mais lucrativo. Neste contexto surge um conceito conhecido como CRM (customer relationship management), que em uma tradução livre para o português significa Gestão do Relacionamento com Cliente. Pensando nisso, esta obra tem como principal objetivo, através de uma pesquisa de softwares existentes no mercado, sugerir uma ferramenta de software que sirva como base para implantação do conceito de CRM na pequena empresa. Para o entendimento da proposta da obra é necessário à apresentação de conceitos de marketing de relacionamento, cliente, e CRM. A partir dos conceitos necessários será apresentada uma ferramenta de software e suas principais funcionalidades que contemplem os objetivos do CRM.pt-BRCRMMarketing de relacionamentoFerramentas de softwarePequena empresaCiência da ComputaçãoCiências Exatas e da TerraAplicação do conceito de CRM na pequena empresa com o auxílio da tecnologia da informaçãoTCC