Turra, Charline2012-02-0120112012-02-012012-02-01https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/01e611f4-d746-4744-a12e-fcc9a45155d322 f.Este estudo tem por objetivo avaliar o comportamento dos consumidores da Coopervino no que diz respeito ao processo decisório da compra do vinho. A compreensão do processo decisório possibilita criar estratégias relacionadas à venda, manutenção e busca de novos clientes/associados. Quanto à metodologia adotada, a abordagem pode ser classificada como quali-quantitativa. Quanto aos objetivos, é de modo exploratório-descritivo. A pesquisa foi realizada com 52 consumidores de vinho, no período de 01 a 30 de agosto de 2011, sendo eles associados da cooperativa e seus familiares, que tem conhecimento do produto. O estudo se baseou nas cinco categorias do processo decisório de compra para facilitar a análise: reconhecimento da necessidade, busca de informação, avaliação de alternativa de compra, decisão de compra e avaliação pós compra. Com esta pesquisa, pode-se observar que os aspectos atendimento, opinião de amigos e qualidade do produto são de maior relevância na tomada de decisão da compra. Percebe-se que o consumo de vinho pelos associados/clientes da Coopervino tem influência cultural, mantendo tradições de antepassados, principalmente da etnia italiana. A cooperativa possui um vasto campo de mercado a ser conquistado, visto que possui qualidade agregada em seu produto, que, mesmo sendo de valor acessível à maioria da população, este, não perde em qualidade e outros quesitos se comparado a vinhos finos produzidos com alta tecnologia, por grandes vinícolas estabelecidas na região da Serra Gaúcha.pt-BRCoopervinoComportamento do consumidorVinhoComportamento dos consumidores do vinho da Coopervino: um estudo a partir do processo decisório de compra dos associadosMonografia