Berton, Deise2015-05-0420142015-05-042015-05-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/02c702d2-3852-4e3a-9b63-225b9565936d41 f.A presente monografia foi desenvolvida tendo como campo de pesquisa duas escolas de educação infantil do município de Ijuí e propõe-se a discutir se por meio da metodologia de projetos é possível à criança ser protagonista no seu processo de aprendizagem. Para tanto, buscou-se referências que discorrem sobre o tema da infância, da metodologia de projetos, da participação e do protagonismo infantil. Dentre os autores referência destacam-se: Barbosa & Horn, para quem a metodologia de projetos faz com que a criança pense sobre temas de sua realidade, desenvolvendo assim sua capacidade de reflexão, exercendo sua crítica e opinião, despertando a curiosidade e o gosto do estudar, do pesquisar e do aprender. Catarina Tomás, que conceitua participação como um processo de negociação entre adulto e criança, um processo embasado em objetivos no qual ambos (criança e adulto) participam ativamente desta caminhada. Evidencia-se que neste processo estão envolvidos os sujeitos professor e crianças, bem como todos os outros sujeitos que compõe a sociedade escolar e a sociedade em geral. Os conceitos de criança e infância, cuidar e educar, professor mediador e a metodologia, também são discutidos no sentido de que destas relações e da mediação pedagógica, nascem ou são ressignificadas as aprendizagens. Este trabalho resultou de estudos teóricos e por meio de pesquisa participante, observando-se práticas pedagógicas, dialogando com os professores e as crianças com o intuito de conhecer e refletir acerca dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da metodologia de projetos. Contudo, ressalta-se que a metodologia de projetos é uma discussão recente no âmbito da educação, e assim, as instituições de ensino estão aos poucos se adaptando a esta realidade, pois colocá-la em prática não é um processo fácil, porém, não é impossível. O importante é que se está dando início a esta caminhada, e com muito estudo, discussões e experimentações chegar-se-á ao objetivo final que é conceber a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem.pt-BRCiências HumanasPedagogiaEducação infantilMetodologia de projetoProtagonismo infantilMediação pedagógicaAprendizagemProtagonismo infantil na metodologia de projetosArtigo