Braz, Luciane Zanchi Horn2018-02-2620172018-02-262018-02-26https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/053fc09c-55c2-4717-a938-705efe32075e28 f.O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como objetivo identificar que entendimentos sobre frações e seus significados, alunos de diferentes idades e níveis de escolarização, desenvolvem de foram autônoma a partir do método Kumon. Os dados empíricos foram produzidos a partir de um instrumento de avaliação composto por treze (13) situações-problema, e mais cinco (5) questões pessoais sobre a escolha pelo método. Estas situações-problema foram aplicadas a quatro (4) alunos matriculados no método Kumon que estão resolvendo no método os conteúdos relacionados às frações. Para as análises foram consideradas, especialmente, proposições apresentadas por Kumon (2009), Van de Walle (2009), Caraça (2002), Bertoni (2008), Moura (2007), Brasil (1997) e Damico (2007). O artigo se estrutura nas seguintes unidades de análise: I) Desenvolvimento da autonomia dos alunos do método Kumon; II) O estudo das frações; III) O significado das frações. De acordo com a pesquisa acredita-se que o método Kumon possa favorecer um estudo individualizado e que este método de ensino e aprendizagem da matemática também ofereça condições para formar alunos autodidatas.pt-BRCiências exatas e da terraMatemáticaAlunoNíveis de escolarizaçãoEstudo individualizadoEstudo das fraçõesSignificados das fraçõesQue entendimentos sobre frações e seus significados alunos, de diferentes idades e níveis de escolarização, desenvolvem de forma autônoma a partir do método KumonMonografia