Lima, Juliana Nascimento de2012-09-1120112012-09-112012-09-11https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/068389bd-57ff-41d9-a9bc-eed385e3664353 f.Na busca de compreender a inclusão das “necessidades educacionais especiais” em escolas comuns, se realizou o trabalho intitulado “A escola, a diferença, o sujeito: tessituras da inclusão”. Com base em pesquisa bibliográfica, partiu-se da história da “deficiência”, chegando à luta por direitos e a conquista legal destes A “deficiência” foi marcada pela exclusão, que repercute na cultura até os dias de hoje. A própria escola foi constituída dentro desta cultura e sofre influência de elementos que circulam no discurso social, marcada pela tendência à homogeneidade. Esta instituição precisa trabalhar com o heterogêneo, com a diversidade. A diferença é palavra chave ao pensar a inclusão, bem como o modo com que as subjetividades podem operar diante dela, envolvendo mecanismos de defesa e a própria constituição psíquica determinante na possibilidade de inclusão. A pesquisa realizada permitiu compreender a inclusão como um processo ainda em construção, estar na escola comum não significa necessariamente estar “incluído” (expressão utilizada com banalidade no meio escolar). Incluir envolve; poder investir no sujeito, acreditar que a diferença e a diversidade podem permitir a aprendizagem. É indispensável poder atribuir um novo olhar sobre a diferença, que não o da segregação. Construir recursos, inclusive subjetivos para conviver e operar com esta diferença.pt-BRInclusãoEscolaSujeitoDiferençaPsicologiaA escola, a diferença, o sujeito: tessituras da inclusãoMonografia