Manjabosco, Evandro Carlos2018-12-0520182018-12-052018-12-05https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/06b72490-4b69-4173-80b6-f9828c55d6d819 f.O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o Trabalho de Conclusão de Curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa aspectos relacionados ao ensino e a aprendizagem de conceitos interligados à proporcionalidade considerando temas ambientais, especificamente, desmatamento e reflorestamento. Como material empírico foi considerado planejamento de aulas de Matemática e registros produzidos por alunos de uma turma de 7º ano, de uma escola pública da rede estadual, localizada no município de Ijuí, a partir de ações desenvolvidas em Estágio Curricular Supervisionado. As análises constituíram-se, especialmente, por Brasil (1998, 1999), Lorenzato (2010), Fraga et al (2012) e Tomaz; David (2017). Como conclusão é indicado o desafio que é para o professor planejar aulas de Matemática levando em conta temáticas do cotidiano do aluno, mas também fica um indicativo que ensinando desta forma a chance de se obter bons resultados de aprendizagem em Matemática, por parte dos estudantes, é muito grade, além da sensibilização que pode contribuir na sensibilização dos estudantes diante dos temas abordados.pt-BRCiências exatas e da terra.Matemática.Desmatamento.Reflorestamento.Proporcionalidade.Ensino.Aprendizagem.O ensino e a aprendizagem do conceito proporcionalidade a partir de temas ambientais, com alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamentalMonografia