Kraisig, Adriana Roselia2015-04-1720152015-04-172015-04-17https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/097e376f-ad58-4624-950e-ca8d3881162f18 f.O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar quais são as dificuldades de alunos que estão concluindo o ensino médio, com relação ao conceito de número racional na representação fracionária. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu a partir de uma busca de pesquisa que tratava sobre a temática e a teoria dos registros de representação semiótica de Duval (2004, 2009). Este processo permitiu a elaboração de um instrumento de coleta de dados, contendo onze situações problemas, considerando os significados de frações defendidos por David e Fonseca (1997), os quais são: fração como medida, fração como quociente, fração como razão, comparando grandezas de naturezas diferentes e fração como operador. Este instrumento foi aplicado a duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio. As respostas dos alunos foram analisadas considerando as atividades de conversão e tratamento, a partir da organização de um banco de dados com a explicitação dos acertos e erros dos alunos, para cada questão. Concluímos que os alunos embora concluintes do ensino médio, ainda não compreendem e significam o conceito de números racionais, na sua representação fracionária. Isso nos leva a afirmar que é necessário uma mudança profunda no processo de ensino desenvolvido na educação básica na matemática.pt-BRCiências Exatas e da TerraMatemáticaRegistros de representação semióticaNúmeros racionaisSignificadosRepresentação fracionáriaRepresentação fracionária no ensino médio: incompreensões conceituaisArtigo