Borgmann, Marta Estela2018-05-0820162018-05-082018-05-08https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/0b0f4e2d-fdf9-43f7-afc1-bc1f464b8d4d173 f.Este estudo analisa a forma como o reconhecimento das diferenças de pessoas com deficiência se produz no contexto do ensino superior. Para tanto, tomou-se como campo empírico de investigação uma Instituição de Ensino Superior (IES) comunitária - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. A investigação procurou ir além dos indicadores numéricos que expressam o quanto a universidade tem dado conta de metas de inclusão, ou quantos estudantes com deficiência estão incluídos e concentrou-se nos sujeitos participantes da pesquisa, naquilo que eles podem narrar sobre si mesmo, seus desafios, conflitos, entendimentos e produções sobre o reconhecimento à diferença. Em abordagem qualitativa que utiliza o método de entrevistas narrativas, a pesquisa procurou interpretar as narrativas de quatro estudantes com deficiência que estão matriculados em cursos de graduação e são assistidos pelo Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional na UNIJUÍ. A ancoragem teórica principal situa-se nos estudos do filósofo alemão Axel Honneth. As categorias de análise foram delimitadas a partir das esferas descritas na teoria do reconhecimento da diferença, quais sejam: a esfera do amor (autoconfiança) que se refere às relações primárias do amor com familiares e colegas, definindo o significado de ser um sujeito com deficiência; a esfera do direito (autorrespeito) que envolve a dimensão da cidadania, no direito à educação, à diferença e à acessibilidade; e a esfera da solidariedade (autoestima), nas relações sociais que se refere à capacidade própria de conquistar a formação universitária e a dimensão do trabalho em suas vidas. A partir desta investigação, as leituras e as interpretações das narrativas possibilitaram olhar para o reconhecimento da diferença como sendo um dos grandes desafios para a inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior, desde a esfera afetiva, do amor com quem se relacionam; da esfera jurídica na garantia do ingresso e permanência na universidade em sua imersão nos processos socioeducacionais inclusivos e da esfera da solidariedade, da ética na inserção futura de sua escolha profissional e, assim, foi possível mostrar que a Tese que se construiu neste trabalho investigativo pode ser expressa da seguinte forma: As pessoas com deficiência somente estarão incluídas, tanto no âmbito educacional como social, quando houver o reconhecimento de suas diferenças.pt-BRCiências humanas.Educação.Reconhecimento.Inclusão.Deficiência.Ensino Superior.Reconhecimento da diferença: desafios para a inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superiorTese