Fabrim, Deisi2014-06-0420132014-06-042014-06-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/0b5d719f-1421-4b07-8fb9-d29d5d8c377292 f.A comunicação sempre foi essencial para a vida humana. A partir dela que seres e mundo puderam-se evoluir, através do relacionamento uns com os outros, sendo possível estabelecer a ideia de sociedade. Assim, como a comunicação faz-se necessária para a vida humana, também é importante para a sobrevivência de organizações empresariais, em mundo cada vez mais complexo e acirrado, repleto de necessidades e desejos que mudam a cada pouco. Para suprir essas necessidade e gerenciar a comunicação entre os públicos de interesse de uma organização, é que os profissionais da comunicação, por meio das Assessorias de Comunicação apresentam-se como relevantes na busca de uma boa imagem institucional para o sucesso do negócio. Neste sentido, este estudo objetivou apresentar como que a falta de Assessoria de Comunicação interfere nas mensagens recepcionadas pela comunidade atingida pela empresa. Além de demonstrar como esta recepção reflete na imagem institucional da empresa estudo de caso: o Frigorífico da Alibem Comercial de Alimentos Ltda, localizado no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa quali-quantitativa apresentou resultados que comprovaram a importância das Assessorias de Comunicação. Tanto no gerenciamento dos fluxos de comunicação com seus públicos como na construção e manutenção da imagem das organizações abordados pelos conceitos de Comunicação Organizacional e compreendidos pela Teoria da Recepção.pt-BRCiências Sociais AplicadasComunicação SocialJornalismoComunicação organizacionalAssessoria de comunicaçãoImagem institucionalRecepçãoComo a falta de assessoria de comunicação social reflete na imagem de uma organização: caso frigorífico Alibem em Santa Rosa/RSMonografia