Padoim, Jéssica Kapper2016-08-2220152016-08-222016-08-22https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/0c3cf11f-8f4a-4439-8dcf-c72f49dc5a1955 f.Este trabalho tem como ponto de partida a minha vivência e experiência em escolas estaduais, municipais, creches de Educação infantil. Durante a minha caminhada profissional de professora formada no Curso Normal – Magistério, tive a oportunidade de vivenciar escolas diferentes, bem como fazer parte deste ambiente. Foi então que despertou a ideia de procurar entender melhor estes ambientes de ensino, quanto a sua diversidade estrutural. Procurei manter a pesquisa no foco inicial que é os prédios das escolas, a sua estrutura física e encontrei dificuldade em começar a escrever sobre este assunto, pois na área da educação não tem muito material que fale sobre as edificações dos prédios das escolas de educação infantil. Durante a elaboração deste trabalho descobri fatos importantes para a história das primeiras escolas no nosso País, informações na qual não imaginava que fossem relevantes para a história das escolas no Brasil, muitas das escolas chegaram ao que são hoje pelo fato de que Manoel Alvarenga e João Pinto que reivindicaram pela criação do primeiro prédio escolar, em 1870, de lá para cá as escolas no Brasil foram crescendo e hoje existem muitas escolas espalhadas pelo País. Para a realização deste trabalho retornei as escolas em que passei, para entender como realmente elas eram, pois na época em que trabalhei tinha detalhes que não procurava entender, que a partir das leituras essas curiosidades foram sendo despertadas.pt-BRCiências HumanasPedagogiaArquitetura escolar edificações dos prédios da educação infantilTCC