Medeiros, Cátia Silene Gehrke de2014-11-1820142014-11-182014-11-18https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/0c838de7-be83-4adb-870d-ddc34bb991de23 f.A competitividade apresentada entre as Instituições de Ensino Superior tem exigido a implantação de novas ações, principalmente por parte dos gestores, as quais reflitam de forma positiva interna e externamente. Nestas organizações, o aperfeiçoamento dos serviços prestados e a melhoria contínua no atendimento não são fenômenos naturais, pois dependem de ações, planos estratégicos, educação continuada e, principalmente, o envolvimento de todo o seu público interno. Assim, através de um programa de Endomarketing e a colaboração dos gestores, a Instituição estudada visa qualificar sua estrutura interna e o seu capital humano. Este estudo buscou avaliar o nível de resultados proporcionados pelas ações de Endomarketing em duas Unidades de Atendimento de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, por meio da aplicação de 47 questionários, visando avaliar a importância e a percepção dos colaboradores com relação às ações adotadas pela Universidade. Percebeu-se que as dimensões Custo e Comunicação estão com grande parte de suas variáveis necessitando de aprimoramento.. A Universidade precisa direcionar seus esforços para tais atributos, pois tanto o fluxo de informações quanto o investimento nos colaboradores são fundamentais para a consolidação de um adequado programa de Marketing interno. Da mesma forma, foi realizado um comparativo dos resultados entre as Unidades e Câmpus, através da metodologia ANOVA, identificando as variáveis que apresentaram maior disparidade e requerem maior atenção.pt-BRAdministraçãoGestão de pessoasEndomarketingDiagnóstico das práticas de endomarketing: uma análise com colaboradores de dois setores em uma UniversidadeArtigo