Brönstrup, Elaine Hilde2016-04-1320152016-04-132016-04-13https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/0cdd9066-3bf6-4784-add1-01005983ac3726 f.A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo analisar a importância do estágio na formação inicial do professor de Matemática. A referida pesquisa considera como dados empíricos dois relatórios de conclusão de estágio desenvolvidos no ensino fundamental e médio que tem como intenção responder a seguinte questão de pesquisa: quais elementos constitutivos das vivências em estágios curriculares, apresentados em relatórios sistematizadores, podem intervir na formação inicial do professor de matemática? Os dados e excertos coletados dos relatórios foram analisados, principalmente a partir das proposições de Nacarato (2006) e Fiorentini (2005). As análise se fazem a partir das unidades: organização do ensino, desenvolvimento das aulas e reflexão sobre os fazeres. Apontamos como resultados o reconhecimento da importância do estágio na formação inicial do professor de Matemática, a reflexão acerca de todos os procedimentos que constituem o estágio curricular supervisionado, desde acompanhamento de aulas, planejamento, metodologia, uso de recursos, e gestão de classe, como preponderante, como condição desta formação. Nesse sentido, a prática pedagógica acompanhada da reflexão nos e sobre os diversos fazeres se torna essencial para a formação do professor de Matemática, possibilitam a transformação das vivências em experiências e são estas que possibilitam o desenvolvimento profissional do professor de matemática.pt-BRCiências Exatas e da TerraMatemáticaAulas de MatemáticaEstágio curricular supervisionadoFormação inicial do professorO estágio na formação inicial de uma professora de matemáticaArtigo