Schneider, Isoé Nícolas2017-07-2520162017-07-252017-07-25https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/0ce49dbc-a69d-4e33-a8a9-21a2aa3b4b5190 f.O presente estudo constitui-se numa pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Seu objetivo é analisar os investimentos de renda variável no mercado de ações no segmento educacional, e visualizar os impactos das ações governamentais, da economia e da situação mercadológica no segmento educacional, presente na Bolsa de Valores de São Paulo, nos anos de 2014 e 2015. Para a realização desta pesquisa foram utilizados dados históricos dos desempenhos das ações de empresas que compõem o setor educacional da Bolsa de Valores. São elas: Kroton, Estácio, Ser Educacional e Anima Educação. O desempenho dessas empresas no mercado foi atingido pelas novas regras para obtenção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que dificultou o acesso de estudantes às instituições de ensino superior. Até o final do ano de 2014 as empresas do setor educacional da Bolsa de Valores brasileira eram consideradas defensivas, mesmo que os cenários político e econômico brasileiros apresentassem muitas incertezas. No final do ano de 2014, porém, a visão do mercado mudou em relação às ações, e o ano de 2015 iniciou com fortes quedas nos valores dos papéis das empresas do setor. As empresas que mais sentiram o impacto desta notícia foram a Anima e a Ser Educacional, o que se explica por serem menores que a Estácio e a Kroton, mas também porque atuam mais no ensino presencial, enquanto que as suas concorrentes maiores têm uma atuação maior no ensino a distância.pt-BRCiências Sociais AplicadasAdministraçãoMercado de capitaisBolsa de valoresAçõesKrotonEstácioSer educacionalAnima educaçãoAnálise do valor das empresas do setor educacional: um estudo multicaso na BM&FBOVESPATCC