Seibel, Tiago Luis Cesa2013-12-1620122013-12-162013-12-16https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/0dd18057-029d-4461-b166-17da815b72b8177 f.O constante aumento na competitividade entre as organizações leva-as ao aprimoramento contínuo de seu desempenho. Neste sentido, os recursos fornecidos pela tecnologia da informação têm reconhecido potencial de apoio às organizações para atingir seus objetivos de negócio, permitindo-as se tornar mais competitivas frente aos concorrentes. O objetivo deste estudo foi aplicar o Modelo de Análise de Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação (MASITI) em uma cooperativa do agronegócio. O modelo MASITI, que em estudos anteriores foi aplicado a organizações distintas, permite identificar o grau de alinhamento da tecnologia da informação e dos sistemas de informação aos propósitos de negócio das organizações. Esta é uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, ao considerar a percepção dos entrevistados, e de abordagem quantitativa, ao empregar técnicas estatísticas na coleta e análise de dados. Estruturou-se a pesquisa em um estudo de caso, aplicando o modelo MASITI ao contexto da cooperativa, sistematizando-o por processos. O estudo desdobrou-se em: identificar o processo principal, aplicar o instrumento de coleta e realizar a análise e interpretação dos dados. Identificou-se o processo de recebimento e comercialização de cereais como o processo principal, e neste, aplicou-se o MASITI através de questionários. Os dados foram coletados e analisados através técnicas de estatística descritiva e inferencial, proporcionando a interpretação do grau de alinhamento. Através da interpretação de dados, constataram-se as classificações mais elevadas nas perspectivas suporte às operações e competitividade, respectivamente atribuídas à oferta de instrumentos adequados para suporte aos negócios e pela preocupação em utilizar recursos de tecnologia da informação na organização como diferencial competitivo. Pôde se perceber, que o processo de armazenamento obteve a menor classificação, enquanto que o processo de compra obteve a melhor classificação, relacionando-se, ao nível de informatização das atividades que os compõe. O modelo utilizado possibilitou a identificação do grau de alinhamento de tecnologia e sistemas de informação para as perspectivas suporte e controle, e parcialmente, para as perspectivas alinhamento e competitividade. Os resultados deste estudo foram sistematizados por meio de um parecer sobre a aplicação do modelo e recomendações aos gestores da organização, para que, se possam realizar iniciativas voltadas à melhoria do alinhamento de sistemas de informação e tecnologia da informação aos propósitos de seus negócios.pt-BRProcessos empresariaisEstatística descritivaEstatística multivariadaSistemas de InformaçãoAlinhamento estratégicoTecnologia da informaçãoDesenvolvimentoCiências Sociais AplicadasAnálise do grau de alinhamento das estratégias de tecnologia da informação e de negócios em uma cooperativa do agronegócioDissertação