Rosa, Joselaine Fátima da2012-08-0220122012-08-022012-08-02https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/0eafe9cf-f35c-4355-a566-f3da83f96ba044 f.O presente trabalho aborda o bullying como um problema social e universal, crescente nos estabelecimentos de ensino. A pesquisa pretende elucidar a problemática do bullying, traçando seu processo histórico, conceitos e definições, para se ter uma dimensão do problema, procurando, observar, analisar e refletir sobre como a prática do bullying se desenvolve na sociedade e chega às escolas. Procura também apresentar a problemática na escola, referindo quem são os protagonistas, as vítimas e os espectadores dessa prática agressiva, que traz consequências ao indivíduo, tanto físicas como psicológicas, prejudicando, muitas vezes, até o seu processo de formação. O objetivo geral é compreender a prática do bullying e as relações deste com a violência social, contribuindo para o esclarecimento de suas causas e consequências e buscando formas de prevenir e dirimir esses comportamentos agressivos na escola. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, de cunho explicativo, desenvolvida a partir de materiais já publicados, constituídos de livros, artigos e leituras complementares. Como resultado da pesquisa, pode-se dizer que o bullying é um comportamento agressivo que advém da nova construção social que reordenou a vida em sociedade, gerando insegurança, intolerância, medo e angústias, resultando em conflitos e violência que estão se manifestando nas escolas. Um problema preocupante, por se fazer cada vez mais presente nas escolas. Estas, por sua vez, precisam implementar estratégias de prevenção e combate ao bullying, utilizando-se do diálogo no âmbito escolar e engajando-se com setores da sociedade para criar uma cultura de não violência.pt-BRBullyingSociologiaViolênciaEscolaSociedadeFamíliaO fenômeno bullying como expressão das relações sociais conflituosas de poderMonografia