Kreutz, Stefani Daiana2012-07-1920122012-07-192012-07-19https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/0f4df928-b7c3-4761-abaf-8aa513c034cb24 f.Considerando o papel da gestão de pessoas no desenvolvimento de estratégias para qualificar os processos organizacionais, realizou-se estudo de como a comunicação organizacional pode ser estratégica para que os gestores possam desenvolver o comprometimento das equipes de trabalho. A pesquisa bibliográfica consistiu na busca por concepções teóricas de comprometimento e comunicação organizacional, na relação entre ambos e também no entendimento do contexto da educação superior, uma vez que o estudo foi desenvolvido em uma universidade. Complementando essa investigação, realizou-se pesquisa documental em materiais da própria organização. A pesquisa de campo com aplicação de dois questionários consolidou a coleta de dados, sendo focada em dois grupos distintos e relacionados entre si, técnico-administrativos integrantes de equipes de trabalho e seus respectivos gestores. A partir disso, identificou-se como se dá o processo de comunicação entre gestor e equipe, a sistemática dos gestores para transmitir os objetivos organizacionais e a percepção dos técnicos sobre esses objetivos. Buscou-se conhecer como se dá a construção do comprometimento pela comunicação. Como resultados, há apontamentos sobre a expressão da criticidade, sugestão de estudo sobre barreiras à comunicação eficaz e engajamento das equipes às diretrizes organizacionais. Constatou-se ainda a habilidade comunicativa dos gestores e o alinhamento de concepções entre gestores e técnico-administrativos.pt-BRGestorEquipeComunicaçãoComprometimentoVantagem competitivaA comunicação como instrumento gerador de comprometimento para gestoresMonografia