Kreulich, Paula Cristine2018-02-2620172018-02-262018-02-26https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/117b84d1-cecb-4808-a20f-02d9beca53b419 f.O presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados a forma que os professores de matemática da rede municipal de ensino de Horizontina se colocam diante da inserção de recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC’s) nas suas aulas. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo. Como procedimento metodológico foi realizado um questionário com 8 professores da rede municipal do referido município. As unidades de análise são: concepções dos professores em relação ao uso de recursos da TIC’s nas aulas de matemática e possibilidades e dificuldades encontradas pelos professores de matemática na organização e desenvolvimento de um ensino que considera o uso das TIC’s. De modo geral pode-se destacar que os professores compreendem a importância de fazer uso das tecnologias em aulas de matemática, pelo fato de possibilitar a apreensão de conhecimentos, motivar os alunos despertando o interesse desses, proporcionar momentos de visualização, reflexão, manipulação, para assim construir o conhecimento junto com os alunos. Além de tornar as aulas mais versáteis, dinâmicas e práticas, com mais opções para serem explorados conceitos matemáticos, como também, proporcionar o envolvimento de diferentes conteúdos em um mesmo recurso tecnológico.pt-BRCiências exatas e da terraMatemáticaTecnologias da informação e da comunicaçãoProfessores de matemáticaLimites e possibilidades do uso de TICsAulas de matemáticaProfessores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemáticaTCC