Baptista, Francini2018-09-0320182018-09-032018-09-03https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/12f3ce52-71c1-4911-9e47-be77ed3c602622 f.No atual contexto mercadológico em que as organizações estão inseridas, o capital humano é a chave para se alcançar a excelência nos serviços prestados, tornar-se competitiva e alcançar o sucesso. Para isso é fundamental investir em estratégias e ferramentas que tornem os colaboradores comprometidos, motivados e alinhados com os objetivos da empresa. No presente estudo, foi realizado um diagnóstico das variáveis do Endomarketing, a partir das variáveis do marketing interno; companhia, custo, coordenação e comunicação, por meio de um questionário, aplicado a 18 colaboradores de uma indústria de móveis, para avaliar como as pessoas percebem as ações do endomarketing dentro da empresa, e assim identificar qual a sua importância e as áreas que necessitam de melhorias. Foi identificado que a empresa em estudo não possui um programa de endomarketing formal, e que em todas as variáveis analisadas, necessitam de melhorias, sendo que os atributos relacionados a remuneração receberam os menores índices, bem como os relacionados a treinamentos e a motivação por parte dos coordenadores. Os atributos que ficaram melhor avaliados se referem a imagem da organização perante a sociedade. Isso demonstra, que a organização precisa investir seus esforços primeiramente nestas áreas que estão com maior disparidade, e após repetir o estudo para uma nova análise.pt-BRCiências sociais aplicadas.Gerenciamento de pessoas.Endomarketing.Capital humano.Cliente interno.Um estudo sobre a importância do diagnostico das variáveis do Endomarketing de uma indústria de móveisTCC