Back, Deisi Marilei2017-09-0620142017-09-062017-09-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/1455543b-7535-4550-89f3-201213b575aa41 f.A educação é um elemento fundamental ao desenvolvimento social e econômico do país, e se o modelo de gestão for democrático há possibilidades de mais qualidade, pois a colaboração e a participação da comunidade escolar viabilizam um processo de ensino mais adequado à realidade. O objetivo desse estudo é compreender as ações institucionais de um gestor escolar que tem como modelo a gestão democrática. Para obter os dados desta pesquisa realizou-se entrevistas com todos os segmentos da escola, ou seja: um gestor de escola pública, um coordenador pedagógico, um aluno os pais deste, e um funcionário de escola. A gestão escolar é sempre desafiadora e, principalmente quando a pretensão é o trabalho coletivo, numa expectativa de comprometimento de todos da escola, no sentido de uma busca da Gestão Participativa, isto é, Democrática. Resultados do estudo revelam que a comunidade escolar que prima por essa gestão constrói uma prática significativa, desenvolve o conhecimento e a autonomia, constituindo uma educação de qualidade.pt-BRCiências HumanasPedagogiaGestão ParticipativaComunidade escolarGestorQualidade de ensinoGestão participativa no âmbito escolar da educação básicaMonografia