Kremer, Tatiana dos Reis2019-02-0720182019-02-072019-02-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/16f502fc-3969-4494-be12-944993a6e25d25 f.Pessoas que possuem altos níveis de Inteligência Emocional (IE) conseguem identificar e descrever os seus e os sentimentos dos outros, além de controla-los e agir de forma inteligente e consciente, direcionando-os a fim de obter melhores resultados. Deste modo, o objetivo deste estudo é identificar se as dimensões da inteligência emocional (autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e habilidade social) estão presentes em estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu de uma Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e se há alguma relação entre a IE e o perfil da amostra. No intuito de atingir este objetivo, aplicou-se um questionário adaptado de Travis Bradberry e Jean Greaves (Bradberry e Greaves, 2016), em uma amostra de 69 estudantes de quatro Pós-Graduações distintas. Sendo uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva, quantitativa e qualitativa, e de levantamento do tipo Survey, e para análise dos dados utilizou-se o software SPSS®. A partir dos resultados obtidos percebeu-se que a maioria dos estudantes possui alta IE, sendo que a dimensão autocontrole apresentou o menor índice, e a habilidade social o maior. Além disso, também foi possível perceber algumas relações entre o perfil da amostra e a Inteligência Emocional, sendo possível afirmar que, há relação entre a idade e o curso de pós-graduação com os níveis da IE, ainda é possível afirmar que o uso de ferramentas auxilia no desenvolvimento e aumenta os níveis de IE.pt-BRCiências sociais aplicadas.Inteligência emocional.Pós-Graduação,Perfil.A inteligência emocional na visão de pós-graduandos do noroeste do Estado do Rio Grande do SulTCC