Koslowski, Daniella Rigodanzo2020-04-2020192020-04-202020-04-20https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/17310acf-b189-425f-9d96-5b8714dccc1773 f.Esta monografia visa a compreender o fenômeno das fake news e a crescente propagação de desinformação na sociedade, que culmina por prejudicar a profissão do jornalismo. A partir desta temática busca-se analisar o trabalho realizado pela primeira agência de fact-checking do Brasil, a Lupa, criada em 2015, e que atualmente presta serviços à população no combate e checagem de fake news que circulam na internet. A pesquisa utilizou o método de observação, onde as postagens dos meses de agosto, setembro e outubro de 2019, resultaram em um entendimento de como as informações são checadas pela Lupa e quais os critérios são levados em consideração. Neste período, ao todo 162 notícias foram averiguadas, sendo maioria da área política, onde há uma maior propagação de fake news. Ademais, reflete sobre a desinformação em uma sociedade democrática, pautando-se no direito à informação, no papel principal do jornalismo e nos desafios que o mesmo vem enfrentando neste século. A base teórica da )pesquisa fundamenta-se em autores como Branco (2017), D'ancona (2018), Moraes; Ramonet; Serrano (2013), Wolton (2010) e Traquina (2012), a fim de discutir sobre estes conceitos que tem transformado o modo de comunicar e de consumir informações no mundo contemporâneo.pt-BRCiências Sociais AplicadasComunicação SocialJornalismoFake NewsDesinformaçãoFact-checkingDireito à informaçãoFake News e o combate à desinformação: um estudo de caso da agência de checagem lupaMonografia