Santos, Josiane dos2020-02-2220192020-02-222020-02-21https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/17ae80ec-0a6c-405f-89b0-f2499299baee19 f.Muitas são as discussões a respeito do papel da escola na educação e do papel do professor no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, porém, é preciso ver a escola e o professor para além de somente transmitir conhecimentos aos alunos. É necessário olhar além do que os olhos podem ver, pois muito mais do que ensinar conteúdos, é preciso ensinar os alunos a pensarem sobre o mundo, a sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças para dar subsídios aos alunos para enfrentarem as adversidades da vida, sem esquecer da empatia e da ética. Os pensadores Henri Wallon e Paulo Freire têm estudos acerca deste tema e mostram como a afetividade está ligada à aprendizagem. Este trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Letras é uma pesquisa com metodologia bibliográfica das teorias de Wallon e Freire, que buscará analisar as teorias sobre afetividade desses dois autores. Suas teses buscam embasar a afirmação de que a afetividade influencia a aprendizagem, ou seja, a boa relação professor-aluno melhora a aprendizagem de maneira significativa, melhora até mesmo situações comportamentais dos alunos. O objetivo maior é o de pensar como se constrói laços de afetividade e como esses laços interferem no processo de ensino-aprendizagem, norteando assim a relação entre professor/aluno, discutindo a postura do professor.pt-BRCiências humanas.Letras.Afetividade.Aluno.Aprendizagem.Relação.Educação.Professor.Afetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri WallonMonografia