Oliveira, Gilmara Tápia de2013-08-2920132013-08-292013-08-29https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/18047fca-637f-4937-9d0d-f8bf813b3eac60 f.Este trabalho foi motivado a partir das observações feitas no período de três anos em que atuei como auxiliar e educadora na Escola de Educação Infantil denominada ―Escolinha‖ no município de Cruz Alta, a presente pesquisa não pretende criticar as expectativas dos pais em relação às crianças, entende-se que a modernidade em que a sociedade está inserida cobra resultados devido à competitividade, desta forma percebe-se a preocupação que os pais tem em relação ao futuro de seus filhos. A partir dos relatos feitos pelas crianças onde narram suas experiências com atividades realizadas no período inverso a escola, como futebol, balé, língua estrangeira, Kumon etc. surgiu dessa maneira uma inquietação no que diz respeito a esta questão, seguindo tal perspectiva foi realizado uma pesquisa na qual foram entrevistadas trinta e duas famílias, percebe-se que as crianças estão disponibilizadas a realizar múltiplas atividades, portanto o tempo de ser criança acaba sendo minimizado restando um tempo limitado para brincadeiras inerentes a sua idade. Outros fatores abordados no presente trabalho baseados em referências bibliográficas foram a terceirização e o consumismo das crianças pertencentes da sociedade contemporânea. Para uma melhor compreensão sobre a infância atual o trabalho fundamenta-se a partir de referências bibliográficas e pesquisa.pt-BREducaçãoPaisCriançaSociedadeInfânciaPedagogiaCiências humanasO tempo de ser criança na contemporaneidadeMonografia