Fontoura, Julia Figueira2019-09-0420182019-09-042019-09-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/189c2dbc-7460-4501-a746-59a1cb7b9ad529 f.A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre as experiências pedagógicas vividas durante o estágio supervisionado, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica, em uma escola da rede pública de ensino do município de Ijuí, Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso. Os dados produzidos emergiram de reflexões, registradas em diário de bordo, durante a minha formação inicial com destaque para os três momentos de interação (intervenções) com instituições de ensino. Do estágio em Biologia no Ensino Médio posso destacar a marcante interação entre alunos e professores reforçando a importância da afetividade no processo formativo dos professores. Do programa de iniciação à docência enfatizo o sentimento de pertencimento àquele espaço como sujeito formador, aprimorando o nosso fazer pedagógico. E, por fim, da Residência Pedagógica, destaco as reflexões viabilizadas pelo programa, uma vez que objetiva promover a adequação dos currículos em função de uma Base Nacional Comum Curricular, tornando este um desafio para os sujeitos formadores envolvidos.pt-BRCiências da saúde.Biologia.Estágio supervisionado.Formação inicial e docência.Pibid.Residência pedagógica.Contribuições do estágio supervisionado, do PIBID e da residência pedagógica no processo de formação inicial de professoresMonografia