Bomhart, Camila2019-01-0420182019-01-042019-01-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/18d94741-071a-4f23-8175-6c605c531f6d29 f.Na presente escrita estão apresentados resultados de uma pesquisa qualitativa. O alvo da pesquisa é identificar de que forma ocorreu o desenvolvimento do pensamento algébrico, considerando dois pensamentos fundamentais para esse processo: o pensamento relacional e o pensamento generalizante. Os dados foram produzidos através de uma atividade desenvolvida com uma turma de 8° Ano do Ensino Fundamental, na qual a Álgebra estrutural se fez presente através do estudo de polinômios. As análises possibilitam afirmar que tanto o desenvolvimento do pensamento relacional como o desenvolvimento do pensamento generalizante se mostraram evidentes nas ações dos estudantes durante a realização desta atividade desencadeadora de aprendizagem, constituindo assim elementos importantes no desenvolvimento do pensamento algébrico.pt-BRCiências exatas e da terraMatemáticaAbstraçãoÁlgebra EstruturalPolinômiosEstudantes do 8º anoO pensamento relacional e generalizante no desenvolvimento do pensamento algébricoMonografia