Haas, Leandro Baptista2013-02-0720132013-02-072013-02-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/19af04ab-b51b-4734-93c7-493f88d37b1136 f.Este estudo pretendeu identificar as possibilidades e dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física no ensino do futsal. Buscou-se observar, se os professores estão tendo condições de trabalho? Quais dificuldades encontram para ensinar o esporte futsal, as relações existentes entre alunos e professores, se existe a preocupação com a formação educacional e se estão oferecendo condições para que os alunos tenham formação e capacidades de serem críticos. Para realizar este trabalho contamos com a participação de três professores. As observações e questionamentos feitos com os participantes nos deram a realidade de quem são, e como são as suas atuações frente ao ensino e a aprendizagem do esporte futsal, quais objetivos estabelecem na elaboração dos planejamentos e metodologia ao ensino do Futsal. O estudo foi desenvolvido no Instituto Estadual de Educação Fagundes Varella, do município de Miraguaí – RS, e na Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto de Tenente Portela-RS. Foram realizados questionários e observações. Com esse trabalho foi possível compreender melhor como está sendo trabalhado e tratado o ensino dos esportes na escola, especificamente o futsal. Os conteúdos, objetivos e planejamentos, bem como, entender as práticas pedagógicas que os professores usam para o desenvolvimento de suas aulas e principalmente diagnosticar a possibilidade de inserir um bom planejamento sobre o ensino do futsal no plano de estudo da Educação Física na Escola com a turma observada, visando oferecer ao aluno novas formas de aprendizagem, que venham auxiliar as crianças e adolescentes na sua personalidade e em seu crescimento como ser humano.pt-BRFutsalAprendizagemEducação físicaPlanejamentoCiências da SaúdeO ensino do futsal na escola: a perspectiva pedagógica assumida pelos professores de educação físicaMonografia