Neuckamp, Sandra Beatriz2017-07-2420162017-07-242017-07-24https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/19b0e8e6-4826-459b-ac74-edda0829fb2628 f.O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como objetivo identificar e analisar entendimentos que acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática apresentam acerca do conceito função. A referida pesquisa considera como dados empíricos um questionário elaborado e aplicado aos licenciandos prováveis formandos do curso de matemática. As análises se estruturaram em três unidades: relação entre variáveis e a interdependência entre elas, as diferentes representações da função e os padrões e regularidades no conceito função. As analises fundamentaram-se principalmente a partir de proposições apresentadas por Caraça (2002) e Van de Walle (2009). A pesquisa aponta que os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática apresentam dificuldades nas noções estruturantes do conceito, como por exemplo, na interpretação de padrões e regularidades, gráficos e tabelas. Desse modo, a pesquisa acomete para a necessidade de aprofundar a base de conhecimentos relacionada ao conceito função no decorrer da formação inicial dos futuros professores de Matemática, para que os educadores tenham os subsídios necessários para a organização de um ensino adequado deste conceito para sua atuação na Educação Básica.pt-BRCiências Exatas e da TerraMatemáticaConceito FunçãoLicenciandos de matemáticaFormação do professorConhecimento do conteúdoConceito função: entendimentos produzidos por licenciandos de um curso de MatemáticaArtigo