Cezimbra, Nilson Jonathan Dornelles2022-02-282021-12-162022-02-282022-02-28https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/1b54a392-31b8-430f-aa29-bb5ace4c177e72 f.O conhecimento da margem de contribuição dos produtos e sua rentabilidade em uma empresa é determinante para os gestores tomarem decisões assertivas. Com informações fidedignas e detalhadas de seus produtos é possível reduzir as perdas e alavancar seu resultado, que cada vez se torna mais crucial para a sobrevivência no atual cenário competitivo do segmento de varejo farmacêutico. O presente trabalho de conclusão de curso visou estudar o sistema gerencial de custos em uma rede de farmácias, sendo abordado a importância do ranqueamento da margem de contribuição, e sua utilidade para a tomada de decisão. Para isso foi realizado o levantamento de 25 produtos do seguimento de perfumaria de oito filiais pertencente a rede de farmácias objeto de estudo, em seguida foi apresentado os cálculos relativos aos custos destes produtos, o faturamento unitário e total desses mesmos 25 produtos, também foi realizado o cálculo de sua margem de contribuição unitária e total, foi realizado o ranqueamento da margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança operacional. Ao concluir o estudo pode se observar a importância do conhecimento gerencial de custos e as ferramentas que ele fornece são um diferencial positivo na hora de se tomar as decisões dentro da empresa. Porque é a partir dessas ferramentas gerenciais que fica claro se a empresa alcançou seu objetivo, obtendo o resultado desejado.pt-BRCiências sociais aplicadas.Ciências contábeis.Custos.Margem de contribuição.Gestão.Análise.Resultados.A relevância da gestão de custos na atividade comercial a partir da utilização do ranqueamento da margem de contribuiçãoMonografia